E que venha novembro! Para fechar outubro com chave de ouro, confira o resumo das dicas do Eu Dou Conta de 2022!

O que é o Eu Dou Conta de 2022?

Eu Dou Conta de 2022

Sem dúvida, 2021 não foi um ano fácil, não é? A gente se empolgou com o “só se vive uma vez”, mas esquecemos que os boletos estão bem vivos todos os meses. Ainda bem que 2022 está aí pra você dar um jeito nas contas!

E, pensando em “ano novo, vida nova”, criamos o “Eu Dou Conta de 2022”, um projeto que tem o objetivo de ajudar você a melhorar sua saúde financeira.

Nós vamos postar dicas e conteúdos que vão te ajudar a economizar, lidar com as dívidas e realizar seus sonhos. São 365 dicas, 365 oportunidades pra você mudar de vida. É só conferir lá nos stories do Instagram. Vamos juntos?

Como limpar o nome

Como limpar o nome | Foto de uma pessoa fazendo contas na calculadora | Eu Dou Conta

Sua meta do ano é limpar o nome? Ainda dá tempo! Em outubro nós tiramos algumas dúvidas sobre nome negativado e aprendemos como é possível sair dessa situação.

Em primeiro lugar, é necessário descobrir quais são as suas dívidas negativadas, qual o valor delas e qual é a empresa que você precisa pagar. Para isso, é só consultar seu CPF nos serviços de proteção ao crédito, como SPC BrasilSerasa ou Boa Vista SCPC. Um simples cadastro em qualquer um dos sites e pronto, você já fica sabendo como está a sua situação!

A seguir, veja como limpar o nome de acordo com a sua dívida e como administrar o seu orçamento:

  • Cheque sem fundo: se você ficou com o nome negativado por conta de um cheque sem fundo, é preciso procurar a pessoa ou empresa que recebeu o cheque, pagar a dívida e solicitar um recibo de pagamento. Depois, leve o recibo até o banco e pague as taxas pendentes;
  • Carnê atrasado: tente renegociar a dívida com a loja que você deixou de pagar. Assim que você fizer isso, não se esqueça de pedir o recibo de pagamento;
  • Cartão de crédito ou empréstimo: o procedimento é o mesmo do carnê atrasado: renegocie a dívida com a instituição, seja realizando um pagamento total ou parcelado;
  • Título protestado: para regularizar um título protestado, vá até o cartório e procure quem registrou o protesto.  Depois, entre em contato com o credor e negocie a dívida, solicitando também um recibo pelo pagamento. Por fim, retorne ao cartório e pague a taxa proporcional ao valor da dívida para retirar o protesto.

Quanto tempo leva para limpar o nome?

Ficou na dúvida de quanto tempo leva para limpar o nome? Na maioria dos casos, após a efetuação do pagamento as empresas têm até cinco dias úteis para tirar o seu nome da lista de inadimplentes.

Se o pagamento for feito por meio de boleto ou cheque, o prazo é um pouco maior. Afinal, é preciso aguardar a confirmação de pagamento da instituição bancária para só depois começar a contar os cinco dias.

Além disso, caso você tenha optado por parcelar a dívida, o seu nome deve ficar limpo após a identificação do pagamento do primeiro boleto. Desse modo, você não precisa pagar o débito por completo para que o seu nome fique limpo, o primeiro pagamento já é o suficiente.

Em conclusão, você precisa fazer o pagamento e aguardar cinco dias. Se mesmo desse tempo o seu nome não voltar a ficar limpo, você pode pedir a exclusão do seu CPF acessando o site do órgão de proteção ao crédito ou entrando em contato diretamente com a empresa.

Como conseguir um empréstimo para negativado?

Muitas vezes, o empréstimo para negativado pode ser a melhor saída para limpar o nome. Isso porque, algumas empresas são especializadas em oferecer esse tipo de crédito para pessoas que estão negativadas. Entretanto, é sempre importante analisar as opções com cuidado para não cair em armadilhas.

Por isso, existem diversas modalidades de empréstimo para negativado. A seguir, lembre com a gente quais são as principais:

  • Com garantia de imóvel: apresenta uma das menores taxas de juros do mercado;
  • Empréstimo consignado para negativado: focado em aposentados e pensionistas, é descontado diretamente da folha de pagamento e apresenta menos riscos de inadimplência;
  • Empréstimo pessoal: é a modalidade que pode ter os maiores juros. Portanto, a dica é que essa seja a sua última opção.

Pontuação de score

Pontuação de score | Foto de uma mulher sorrindo para o celular | Como limpar o seu nome | Eu Dou Conta

Depois de entender como você pode limpar o seu nome, é essencial aprender como aumentar a sua pontuação de score de crédito.

Para esclarecer, o score é uma pontuação entre 0 e 1.000 que indica a probabilidade de você atrasar ou não o pagamento de uma conta. Para chegar a essa nota, são avaliados os seus hábitos de consumo, como o uso do cartão de crédito, o pagamento das suas dívidas e se você possui conta em banco.

Acima de tudo, o score é muito consultado por bancos e instituições financeiras antes de liberar um tipo de crédito, como um novo cartão, um empréstimo bancário e até mesmo um financiamento imobiliário.

Um score é considerado baixo quando não chega a 300 pontos, de risco médio quando está entre 300 e 700 pontos e de risco baixo se está entre 700 e 1.000 pontos.

Portanto, o ideal é sempre estar próximo do 1.000. Para melhorar a sua pontuação de score, aqui vão algumas dicas:

  • Pague todas as suas contas em dia;
  • Quite as dívidas em atraso;
  • Limpe o seu nome;
  • Não comprometa sua renda com muitas dívidas.
  • Mantenha seus dados atualizados;
  • Se inscreva no Cadastro Positivo;

Como evitar golpes financeiros

Como evitar golpes financeiros | Mulher preocupada olhando para o celular | Como limpar o seu nome | Eu Dou Conta

Os golpes financeiros estão por toda a parte. Seja pessoalmente ou pela internet, eles trazem um grande prejuízo para a vítima. Por isso, é sempre melhor prevenir do que remediar, não é mesmo?

Em outubro, nós falamos sobre algumas ações simples para evitar que isso aconteça. Vamos relembrar quais são? Acompanhe com a gente:

  • Tenha cuidado com as suas senhas;
  • Desconfie da atualização de informações;
  • Cuidado com o cartão de crédito;
  • Fique atento com depósitos e lançamentos errados;
  • Não aceite ajuda de estranhos em caixas eletrônicos;
  • Preste atenção aos boletos e faturas para evitar golpes financeiros;
  • Não acesse sites ou baixe aplicativos de fontes desconhecidas;
  • Não compartilhe seus dados pessoais com terceiros;
  • Desconfie de ganhos rápidos e volumosos.

Como quitar dívidas e sair do vermelho

Como quitar dívidas e sair do vermelho | Foto de um cofrinho de porquinho, calculadora e moedas | Como limpar o seu nome | Eu Dou Conta

As dívidas são uma dor de cabeça enorme. Pior ainda é acabar acumulando contas a pagar. Mas apesar de parecer um problema que não tem fim, saiba que sim, é possível sair dessa situação.

Em outubro nós vimos que com foco, organização e planejamento, você tem grandes chances de colocar as finanças em dia. Se você perdeu alguma dica, a gente relembra agora:

  1. Conheça o valor das suas dívidas;
  2. Tente negociar com os credores;
  3. Faça uma troca de dívida;
  4. Controle os seus gastos;
  5. Peça ajuda da sua família;
  6. Faça uma renda extra;
  7. Use menos o cartão de crédito;
  8. Tenha uma reserva de emergência.

Como saber se a dívida que eu tenho está atrasada ou negativada?

A conta atrasada é um boleto que você não pagou no prazo de vencimento, mas que ainda não corre o risco de negativar o seu CPF pela inadimplência. Por outro lado, a dívida negativada já excedeu o tempo limite para pagamento, e a empresa que você está devendo fez o registro do seu nome nas listas de devedores.

Mas afinal, como saber se aquela conta que você não pagou na data já virou uma dívida negativada? É só consultar o seu CPF em um órgão de proteção ao crédito, como Serasa, SPC ou Boa Vista. Aliás, você não precisa olhar em todos para descobrir quantas dívidas tem.

Quanto tempo dura uma dívida de cartão de crédito?

Você está com uma dívida de cartão de crédito? Então, é importante saber que qualquer dívida tem duração de no máximo cinco anos. Ao completar esse tempo, seu nome é retirado das listas de negativados, mesmo sem quitar a dívida.

É a chamada prescrição de dívida. No entanto, a conta não deixa de existir. Em outras palavras, não resolver o problema vai continuar impedindo que você tome algumas decisões financeiras, como solicitar acesso a crédito, por exemplo.

Cuidados com o crédito rotativo

Já aconteceu de você não conseguir pagar toda a fatura do cartão de crédito? Ao pagar apenas o valor mínimo mensal, você entra no crédito rotativo, deixando a quantia que deveria ser paga nesse mês para o próximo.

Porém, essa fatura deverá ser paga com juros, o que não é muito bom, pois na maioria dos casos esse valor pode ser muito alto. Portanto, é importante tomar certos cuidados com o crédito rotativo, como:

  • Ficar sempre de olho na fatura;
  • Saber quais são os valores das taxas de juros cobradas no rotativo;
  • Tomar cuidado com as compras parceladas;
  • Anotar os seus gastos;
  • Verificar as parcelas que cabem no seu orçamento.

Como regularizar dívida ativa

Agora, se o problema é uma dívida ativa, é importante resolver essa situação o mais rápido possível. Afinal, você está em débito com o governo, seja municipal, estadual ou federal, e as consequências podem ser mais sérias, desde ficar com o nome negativado até perder algum bem, como sua casa e carro.

Sem sombra de dúvidas, é melhor evitar que isso aconteça. Logo, para quitar uma dívida ativa, você deve procurar o órgão responsável e propor um acordo. A nossa dica é que você tente negociar para pagar o valor à vista, fugindo dos juros. Verifique todas as condições e encontre a que se encaixa melhor no seu bolso.

Em seguida, faça o pagamento e o banco vai repassar o valor para o governo. Assim, o órgão deve retirar o seu nome do sistema.

Feirão de negociação de dívidas

Para concluir tudo o que aprendemos sobre dívidas, no mês de outubro nós também falamos sobre o feirão de negociação de dívidas, uma oportunidade para deixar a sua vida financeira em dia e limpar o nome.

O feirão de negociação é um evento organizado para facilitar a renegociação de dívidas entre devedores (pessoas físicas) e credores (empresas), que oferecem condições especiais como descontos, para que as pessoas que estão negativadas possam sair dessa situação com mais facilidade.

Para participar, é importante consultar os sites da Serasa e SPC Brasil, que normalmente organizam os feirões. Depois, confira se será preciso fazer um cadastro no site do evento. Em seguida, veja se as empresas em que você está com contas em aberto estão participando do feirão de negociação. Por fim, verifique as ofertas disponíveis para quitar suas dívidas.

Tudo sobre financiamento

Tudo sobre financiamento | Foto de uma miniatura de casa, chaves e carro | Como limpar o seu nome | Eu Dou Conta

Um dos temas que não poderia ficar de fora do Eu Dou Conta de 2022 de outubro foi sobre financiamento. Então, se você perdeu alguma dica ou quer relembrar o que vimos por aqui, continue acompanhando com a gente!

Financiamento para negativado

O financiamento é uma das formas de comprar um bem de alto valor, como uma casa ou carro, sem precisar pagar tudo à vista, mas sim em parcelas ao longo dos anos.

Por isso, essa modalidade é uma das mais procuradas, pois facilita a conquista de quem sonha com essas aquisições. Porém, muitas pessoas têm a mesma dúvida: é possível conseguir um financiamento estando negativado?

É muito difícil conseguir a aprovação do financiamento nessas condições, pois o banco que vai financiar o imóvel ou o veículo faz uma análise antes de conceder o crédito, justamente para entender se o cliente pode apresentar riscos de inadimplência.

Ou seja, se o banco identificar que o comprador não paga suas contas em dia, possui uma baixa pontuação de score e está com o nome sujo, o financiamento será reprovado.

Logo, a melhor alternativa é renegociar as dívidas e ficar com o nome limpo antes de solicitar um financiamento, aumentando as chances de aprovação.

Como financiar um imóvel?

Na mesma linha, se você sonha em conquistar a casa própria, o financiamento imobiliário é uma das alternativas mais populares. Para isso, é feito um acordo entre o interessado e uma empresa de crédito (normalmente um banco ou instituição financeira), que vai ser responsável pelo pagamento à vista. Assim que o contrato for assinado, o comprador começa a pagar parcelas mensais acrescidas de juros.

O financiamento de imóvel possui várias etapas, desde a simulação de financiamento até a assinatura do contrato e o seu registro no cartório de imóveis. Acima de tudo, para conseguir a tão sonhada aprovação, o ideal é que você se encaixe em todas as regras, separe a documentação corretamente e esteja em dia com as contas.

Qual score é bom para financiamento imobiliário?

Como vimos, a pontuação de score é essencial para conseguir cartões de crédito, empréstimos e claro, a aprovação no financiamento imobiliário.

Mas afinal, qual é a pontuação de crédito necessária para conseguir financiar uma casa? De forma geral, tudo vai depender das condições do banco que você escolher para fazer o financiamento. No entanto, o fato é que quanto maior for a sua pontuação de score, maiores são as chances do crédito ser aprovado.

Nesse sentido, uma média a partir de 700 pontos já pode ser considerada suficiente. A ideia é que você mantenha as contas em dia, evitando atrasos e mantendo um bom comportamento financeiro.

Como usar o FGTS no financiamento?

Uma das formas de facilitar o pagamento do financiamento imobiliário é usando o saldo do FGTS. Com este recurso, é possível diminuir o custo das parcelas, reduzir o tempo restante do financiamento, pagar o valor de entrada e até mesmo quitar a dívida.

Para isso, é preciso seguir algumas regras, como ter pelo menos três anos de carteira assinada sob regime FGTS, não ter imóvel registrado no nome e estar em dia com as contas e mais. Além disso, o imóvel escolhido deve ser residencial e urbano, precisa estar localizado na cidade onde você mora ou trabalha e não pode ter sido financiado com FGTS há pelo menos três anos, entre outros.

Crédito ou débito: quando usar cada um?

Crédito ou débito: quando usar cada um | Foto de uma pessoa fazendo compras em uma loja | Como limpar o seu nome

Essa dúvida sempre bate por aí na hora de pagar uma conta? Sabemos como é! Mas para escolher a melhor opção para o seu bolso, tudo vai depender do valor que precisa ser pago e do quanto você tem disponível em sua conta.

Para te ajudar a entender quando usar cada forma de pagamento, fizemos uma comparação:

  • Cartão de crédito: para compras com valores maiores, como eletrodomésticos, passagens aéreas, móveis e tudo o que for possível parcelar, além de compras que gerem benefícios para você. É o caso dos famosos pontos, que podem ser trocados por passagens e produtos em geral, dependendo do plano assinado.
  • Cartão de débito: por outro lado, o cartão de débito é mais recomendado em gastos do cotidiano, como em supermercados e farmácias, por exemplo. Na mesma linha, use essa opção para evitar novas ou mais dívidas, caso já esteja nessa situação.

Tipos de conta corrente

Tipos de conta corrente | Foto de uma idosa usando o celular | Como limpar o seu nome | Eu Dou Conta

Em outubro também falamos sobre os principais tipos de conta corrente e qual é a melhor dependendo das condições do comprador. Confira a seguir um resumo com as principais informações:

  • Conta corrente gratuita: por não cobrar nenhum tipo de taxa, a conta gratuita tem um pacote mínimo de serviços, que são:até dez folhas de cheques mensais, duas transferências bancárias entre contas da mesma instituição financeira, cartão de débito e até quatro saques por mês;
  • Conta com mensalidade: costuma apresentar mais benefícios do que a gratuita, já que o cliente paga a taxa de manutenção. Entre essas facilidades, podem estar inclusas taxas menores, descontos em produtos do mesmo banco e até aconselhamento gratuito;
  • Conta corrente para estudantes: dedicada especialmente para pessoas que estão fazendo faculdade, a conta universitária possui muitos benefícios: taxas menores e em alguns casos isentas, descontos e meia entrada em shows, cinemas, teatros e por aí vai;
  • Conta digital: a conta digital basicamente funciona como uma conta corrente comum. No entanto, a grande diferença está na interação: não é necessário ir até o banco para fazer algumas solicitações, a maioria dos processos podem ser resolvidos digitalmente;
  • Conta conjunta: por fim, a conta conjunta é aquela que duas ou mais pessoas podem ter, onde cada titular pode contribuir e usar o dinheiro aplicado. Normalmente, a conta conjunta é dividida entre parentes ou sócios de negócio, sendo mais popular entre casais e pais e filhos.

MEI

MEI | Foto de um homem trabalhando | Como limpar o seu nome | Eu Dou Conta

Você é MEI ou quer seguir uma carreira empreendedora? No mês de outubro, o Eu Dou Conta trouxe dicas importantes para te ajudar a administrar o seu negócio e ter resultados melhores. Confira:

O que é previdência?

O que é previdência social | Foto de bonecos em cima de moedas empilhadas | Economia e renda extra | Eu Dou Conta

Se planejar para o futuro é tão importante quanto organizar as finanças no presente. Nesse sentido, um dos temas abordados em outubro no Eu Dou Conta de 2022 foi sobre previdência.

Para esclarecer, o Regime Geral de Previdência Social (RGPS) é um seguro que tem como objetivo garantir renda ao trabalhador quando ele não puder mais trabalhar, ou seja, quando se aposentar.

Todas as pessoas que trabalham com carteira assinada são automaticamente filiadas ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), contribuindo com a Previdência Social.

Além disso, autônomos e contribuintes individuais também podem participar. Acima de tudo, a previdência garante o pagamento de uma renda (que vai variar de acordo com as contribuições) quando o trabalhador se aposentar.

A previdência também tem o objetivo de proteger os trabalhadores de riscos econômicos, como perda de renda por doenças, invalidez e por aí vai.

Aprenda a economizar

Aprenda a economizar | Foto de uma mulher segurando notas de cem | Como limpar o seu nome | Eu Dou Conta

Está precisando de uma ajuda para conseguir economizar mais nas contas e fazer um dinheirinho sobrar no final do mês? Veja agora tudo o que aprendemos sobre economia no Eu Dou Conta de 2022 de outubro!

Dicas para economizar no mercado

Economizar é sempre bom, mas economizar nas compras do supermercado faz toda a diferença. Listamos as principais formas de colocar essa meta em prática, que você confere a seguir:

  • Faça uma lista de tudo o que você vai precisar;
  • Defina uma meta de orçamento;
  • Monte um cardápio para a semana;
  • Acompanhe as promoções e pesquise os preços das marcas;
  • Não faça compras quando estiver com fome ou pressa;
  • Escolha o melhor dia e horário;
  • Evite as seções de produtos que você não precisa comprar;
  • Não adicione nada ao seu carrinho próximo ao caixa;
  • Economize fazendo compras em atacado

9 dicas para o orçamento dar certo

Economizar é apenas uma das etapas para ter um orçamento financeiro que funcione da forma certa. Porém, o que mais precisa ser feito para alcançar esse objetivo? Olha só:

  1. Faça uma lista de gastos que reflitam suas despesas;
  2. Saiba quanto você ganha de dinheiro por mês;
  3. Faça também uma categoria para gastos não tão frequentes;
  4. Adicione um espaço para falar de economia;
  5. Defina e escreva metas financeiras;
  6. Sempre revise o seu orçamento;
  7. Controle as compras feitas com dinheiro.
  8. Saiba exatamente quais são os seus gastos mensais;
  9. Veja o orçamento como algo legal.

Eu Dou Conta de 2022: fim de ano

Eu Dou Conta de 2022 | Foto de um calendário de 2023 | Como limpar o seu nome

Aquela época que todo mundo ama tá chegando! É isso mesmo, se você pensou no fim de ano, acertou em cheio!

É Black Friday, Natal, Ano Novo… e com tantas datas no calendário, pode parecer difícil organizar as contas sem ficar apertado. Por isso, em outubro nós trouxemos alguns dos principais assuntos para você já ir aprendendo e se preparando para essa época. Confira!

Como conseguir uma renda extra no final de ano

Mais do que nunca, ter uma renda extra no final do ano pode fazer toda a diferença para o seu bolso. Mas é preciso se organizar e já ter uma ideia do que você pode fazer. Para isso, veja 15 ideias de renda extra que aprendemos em outubro:

  1. Trabalhe como afiliado e ganhe uma renda extra online;
  2. Revenda produtos;
  3. Trabalhe como freelancer;
  4. Seja motorista de aplicativo;
  5. Dê aulas particulares;
  6. Crie uma loja virtual;
  7. Faça peças de artesanato para vender;
  8. Crie um brechó online;
  9. Faça bolos, doces, salgados e marmitas para vender;
  10. Faça entregas por aplicativos;
  11. Dê consultorias;
  12. Alugue um espaço sem uso na sua casa;
  13. Teste aplicativos e sites;
  14. Passeie com animais ou hospede-os em casa;
  15. Responda pesquisas online.

Conta pra gente: qual vai ser a renda extra que você vai fazer nesse final de ano?

20 dicas para economizar na Black Friday 2022

Presente no comércio brasileiro desde 2010, a Black Friday vai acontecer no dia 25 de novembro, e já promete trazer grandes ofertas e descontos para os consumidores.

Porém, com a grande variedade de produtos e serviços por preços atrativos, muitas pessoas acabam perdendo o controle e gastando mais do que deveriam durante a Black Friday, e aí já viu, né? Dívidas no cartão de crédito, orçamento apertado e até mesmo o risco de ter o nome negativado.

Para evitar tudo isso, separamos 20 dicas para economizar na Black Friday 2022:

  1. Faça uma lista;
  2. Estabeleça uma meta de gastos;
  3. Compare os preços entre as lojas;
  4. Tenha cuidado com produtos muito baratos;
  5. Conheça o produto que você vai comprar;
  6. Se atente aos detalhes da compra de celulares;
  7. Use cupons de desconto;
  8. Fique de olho nas redes sociais;
  9. Confira o que outras pessoas estão falando;
  10. Antecipe as compras de Natal;
  11. Tome cuidado com venda casada;
  12. Confira o frete antes de comprar;
  13. Faça as compras de madrugada;
  14. Cuidado com o parcelamento;
  15. Sempre peça a nota fiscal;
  16. Cuidado com o cartão de crédito;
  17. Tire prints;
  18. Não se esqueça do cashback;
  19. Pesquise sobre políticas de troca e devolução;
  20. Evite agir por impulso.

Tudo sobre o décimo terceiro 2022

Estamos há pouco menos de um mês do dia 30 de novembro, mais conhecido como o prazo para o pagamento da primeira parcela ou prestação única do décimo terceiro. Você vai receber esse bônus mas não sabe como ele funciona? Vamos lá!

O décimo terceiro é um pagamento extra que todos os trabalhadores de carteira assinada recebem. Ele também é chamado de gratificação natalina, justamente por ser pago perto do Natal.

Além de pessoas que trabalham no regime CLT, aposentados e pensionistas também recebem o benefício. Acima de tudo, o décimo terceiro pode ser utilizado para muitos fins: quitar dívidas, limpar o nome, tirar um sonho do papel e muito mais.

O valor é sempre proporcional ao tempo que você trabalhou na empresa, então, se você trabalhou durante todo o ano, vai receber um salário inteiro, mas com os descontos do Imposto de Renda e do INSS.

Porém, se você trabalhou menos de um ano, vai receber a quantia proporcional ao tempo trabalhado. Agora que você já sabe como o benefício funciona, é hora de planejar como você vai usar essa quantia valiosa!

7 dicas para fazer uma festa em casa econômica

Já entrando no clima das festas de fim de ano, nada melhor que economizar nessa época que traz tantos gastos, não é mesmo? Para isso, é só seguir essas 7 dicas:

  1. Escolha o tema da festa com antecedência;
  2. Faça sua lista de convidados;
  3. Escolha o local da festa;
  4. Defina um orçamento;
  5. Escolha o cardápio e faça suas encomendas com antecedência;
  6. Faça uma decoração por conta própria;
  7. Crie uma playlist animada.

Eu Dou Conta de 2022: novembro vem aí

via GIPHY

Mais um resumo do Eu Dou Conta de 2022 chega ao fim. Quais são as suas expectativas para novembro? Para continuar acompanhando as nossas dicas, é só seguir a gente no Instagram!

Sobre o Eu Dou Conta

O Eu Dou Conta é uma plataforma de educação financeira que ajuda quem está negativado a sair do vermelho, conseguir juntar uma renda extra e lidar melhor com o dinheiro.

Nós da Construtora Tenda criamos esse projeto para colocar ao alcance de todo brasileiro informações importantes sobre finanças. Queremos mostrar que o dinheiro não precisa ser um problema, mas sim um caminho para alcançar seus objetivos.

Por isso, nosso blog segue uma “trajetória” de conteúdos. Explicamos desde os conceitos iniciais, como negativação e score de crédito, até as principais dúvidas sobre dívidas, como empréstimos e cheque especial. Claro que você também poderá encontrar sempre por aqui dicas sobre como economizar.

Tudo isso em uma linguagem acessível e, por que não, divertida. Queremos que as pessoas aprendam cada vez mais, tirem suas dúvidas e, quem sabe, consigam dar o próximo passo, começando a poupar para, então, realizar sonhos como o da casa própria.

A Tenda é uma grande parceira dos programas habitacionais do governo federal, como o Casa Verde e Amarela, substituto do Minha Casa Minha Vida. Isso quer dizer que, com a gente, o sonho da casa própria está mais próximo do que você imagina.

Pode acreditar: já ajudamos mais de 130 mil famílias brasileiras a conquistar a casa própria por meio das nossas parcerias. Com mais de 50 anos de história, a Construtora Tenda está presente em nove estados e até mesmo na B3, a Bolsa de Valores do Brasil. Então nossa última dica vai direto pra você que quer ter um cantinho só seu: aproveite para conhecer a nossa Loja Virtual e encontrar um apartamento com a sua cara!