Imagem Meu Decorado | Tenda Blog
Encontre sua inspiração em fotos reais de clientes

COMO FUNCIONA O FINANCIAMENTO PELA CAIXA?

Trilha da Conquista

06/05/22

Tabela de Conteúdo

O financiamento da Caixa Econômica Federal é uma das primeiras opções para quem quer financiar um imóvel. Afinal, a Caixa oferece diversas modalidades de crédito habitacional, todas muito populares e com valores acessíveis. 

Então, se você está à procura de um imóvel e quer saber mais sobre como funciona o financiamento imobiliário da Caixa, continue sua leitura para descobrir os detalhes.

O que é um financiamento imobiliário?

O que é um financiamento imobiliário | Foto de um corretor de imóveis segurando um contrato | Trilha da Conquista | Blog da Tenda

Em primeiro lugar, antes de saber como funciona o financiamento da Caixa, é preciso entender que o financiamento imobiliário é um empréstimo destinado à compra de um imóvel, seja casa, terreno ou apartamento.

De modo geral, o financiamento imobiliário é uma opção de crédito muito utilizada pelos brasileiros que querem comprar a casa própria. Assim, o financiamento de imóveis é uma linha de crédito habitacional que permite que as pessoas consigam comprar seu imóvel próprio à vista e parcelar o pagamento a longo prazo. Portanto, o financiamento imobiliário é a solução mais indicada para quem quer comprar o imóvel à vista mas não tem a quantia suficiente para isso.

Geralmente, o financiamento de imóveis funciona assim: o solicitante tem o valor da entrada do imóvel (cerca de 20% a 30% do valor total da propriedade) e pede o financiamento do custo restante do bem. Assim que o crédito habitacional é aprovado, o comprador do imóvel assina o contrato de financiamento com o banco.

Por sua vez, o banco compra a propriedade, e o cliente vai pagando as parcelas do financiamento com juros e seguros embutidos no valor das prestações. Logo, vale lembrar que o financiamento é um processo que pode durar muitos anos. Enquanto o solicitante do financiamento não quitar toda a dívida, o banco mantém a posse do imóvel. Esse processo é conhecido como alienação fiduciária.

Além disso, existem outros financiamentos que se enquadram nos programas habitacionais do governo federal, como o Minha Casa, Minha Vida (antigo Casa Verde e Amarela). 

No Brasil, os financiamentos feitos pela Caixa Econômica Federal (CEF) costumam ser os mais requisitados, o que torna a Caixa um dos maiores bancos operadores de financiamento de imóveis e, portanto, extremamente importante para o mercado imobiliário.

Como funciona um financiamento imobiliário?

Como funciona o financiamento imobiliário | Foto de uma mulher preocupada em frente ao computador | Trilha da Conquista | Blog da Tenda

O financiamento imobiliário pode variar de banco para banco. Contudo, na maioria das instituições financeiras, incluindo a Caixa Econômica Federal, as etapas do processo são semelhantes. Basicamente, o financiamento imobiliário funciona da seguinte maneira: o solicitante paga um valor de entrada na compra do imóvel e solicita um empréstimo do custo restante para um banco ou instituição financeira. Depois de apresentar os documentos exigidos, o solicitante precisa aguardar a análise de crédito feita pelo banco.

Por isso, é com base nesse processo de análise que o banco avalia se o comprador tem condições de arcar com o pagamento do financiamento. Após a aprovação do crédito, o comprador deve pagar a dívida mensalmente por meio de prestações com taxas e juros embutidos. Nesse sentido, hoje em dia no Brasil, contamos com dois principais sistemas de financiamento habitacional, o Sistema Financeiro Imobiliário (SFI) e o Sistema Financeiro de Habitação (SFH).

Dessa forma, o SFI permite a negociação entre indivíduos e empresas. Isso quer dizer que você pode negociar diretamente com o banco, ou instituição financeira, e a construtora do seu novo imóvel. Já no SFH, é o governo federal que define as regras do sistema, normalmente estipulando limites de preço e o Custo Efetivo Total (CET).

O que é o financiamento da Caixa?

O que é o financiamento da Caixa | Foto de uma pessoa segurando um celular com o logo da Caixa Econômica Federal | Trilha da Conquista | Blog da Tenda

O financiamento da Caixa é uma linha de crédito habitacional que oferece recursos para a compra de um imóvel novo ou usado com pagamento a longo prazo. No caso da Caixa Econômica Federal, as taxas de juros são acessíveis, e o prazo para o pagamento do financiamento, de até 35 anos.

Portanto, vale ressaltar que a Caixa Econômica Federal (CEF) é uma instituição financeira pública, com autonomia administrativa e patrimônio próprio. Além disso, a Caixa tem vínculo com o Ministério da Economia do Brasil, sendo responsável pela gestão de muitos projetos de ordem financeira do país.

Dentre esses projetos, estão a maioria dos programas governamentais que a Caixa Econômica Federal administra. Nessa linha, um deles é justamente o programa habitacional Minha Casa, Minha Vida (antigo Casa Verde e Amarela), que também conta com os recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), um benefício administrado pela Caixa Econômica Federal. 

Na sequência, confira mais detalhes sobre o financiamento imobiliário da Caixa.

Quais são as regras do financiamento da Caixa?

Regras do financiamento pela Caixa | Foto de um celular com o aplicativo da Caixa Econômica Federal, um bloco de notas e caneta | Trilha da Conquista | Blog da Tenda

A Caixa Econômica Federal é o maior concessor de crédito imobiliário do Brasil. Na maioria das instituições financeiras, existem regras específicas para os financiamentos imobiliários. E as da Caixa costumam ser as mais flexíveis. Daí ser uma das instituições mais procuradas por pessoas que buscam recursos para financiar a compra de um imóvel.

Mesmo assim, a Caixa determina que as parcelas do financiamento não podem ultrapassar 30% da renda familiar mensal bruta. Logo, para atender a essa exigência, quem é casado (ou vive numa união estável) pode somar seu salário ao do seu cônjuge. É a chamada composição de renda, que facilita a liberação do financiamento da Caixa, permitindo que o imóvel seja comprado sem desequilibrar o orçamento familiar.

Mas para poder contar com a composição de renda, é preciso comprovar o estado civil (certidão de casamento ou de união estável) e apresentar os comprovantes de renda. Além disso, o casal não pode estar com restrições no CPF, ou seja, com o “nome sujo” em órgãos de proteção ao crédito como o SPC e Serasa. Assim, se esse for o seu caso, é melhor limpar seu CPF antes de solicitar o financiamento da Caixa, para evitar uma possível reprovação de crédito por parte do banco.

Ainda mais, você não pode ter utilizado o saldo do seu FGTS para outro financiamento habitacional. E falando do imóvel, a propriedade que será financiada deve estar localizada na cidade onde você mora ou trabalha há pelo menos um ano. Outro ponto importante é que o bem não pode ter sido financiado com recursos do FGTS nos últimos 3 anos. 

A seguir, confira mais detalhes sobre como funciona o financiamento de imóveis pela Caixa Econômica Federal.

Principais etapas do financiamento da Caixa Econômica Federal

Em primeiro lugar, para financiar um imóvel pela Caixa Econômica Federal é preciso seguir alguns passos essenciais. Assim, o processo de compra da sua casa própria será mais fácil. A seguir, confira o passo a passo sobre como funciona o financiamento da Caixa.

Faça uma simulação de financiamento

Simulação de financiamento | Foto de uma mulher sorridente fazendo contas | Trilha da Conquista | Blog da Tenda

Hoje em dia, a tecnologia também ajuda no planejamento de quem quer comprar um imóvel, oferecendo diversos simuladores de financiamento. Com essa ferramenta, você pode ter uma visão da sua vida financeira nos próximos anos e calcular diferentes condições de pagamento.

O Simulador da Caixa apresenta os valores bem aproximados dos custos reais de um contrato de financiamento. Então, ao fazer a simulação no site da Caixa, você vai conseguir saber o valor das parcelas, o valor da entrada e as taxas que são inclusas no custo do imóvel.

Pensando nisso, a Construtora Tenda também oferece uma ferramenta poderosa, o Simulador de Financiamento. Gratuita e fácil de usar, essa ferramenta ajuda você a ter todas as informações necessárias para tomar a melhor decisão na hora de comprar seu imóvel.

No Simulador da Tenda, você consegue descobrir o valor aproximado das parcelas do financiamento, se tem direito ao subsídio do governo (benefício do Minha Casa, Minha Vida, o antigo programa Casa Verde e Amarela), qual valor de subsídio você pode conquistar e o preço do apartamento que cabe no seu orçamento. Bom demais, hein?

Por isso, independentemente do simulador que escolher, é essencial fazer as simulações de financiamento no processo de compra de um imóvel. Afinal, essa forma é a forma mais simples e rápida de ter uma noção dos custos de um financiamento.

Então, para saber mais sobre o simulador de financiamento imobiliário da Construtora Tenda, assista ao vídeo que preparamos:

Escolha o imóvel para financiar pela Caixa

Escolha o imóvel para financiar pela Caixa | Foto de um casal pesquisando imóveis na internet | Trilha da Conquista | Blog da Tenda

Depois de fazer as simulações, é preciso escolher um imóvel para ser financiado pela Caixa. Afinal, esta etapa permitirá a você saber se a propriedade está disponível para compra e se pode ser financiada.

Por isso, pesquise nos sites de construtoras conceituadas como a Tenda, que tem mais de 50 anos de mercado. Depois, faça uma análise de casas ou apartamentos que atendam às necessidades da sua família. Também não se esqueça de considerar a localização, o tamanho do imóvel e outros critérios importantes que podem afetar diretamente o valor do imóvel.

Ao escolher um imóvel para financiar, será possível ter uma ideia da quantia que você precisará dar de entrada (cerca de 20% do custo total do bem) e o valor restante, que deverá ser financiado.

Separe a documentação necessária para o financiamento da Caixa

Em seguida, depois de se certificar que o valor do imóvel não vai comprometer seu orçamento, é preciso separar a documentação exigida pela Caixa para fazer o financiamento imobiliário. Então, procure uma agência da Caixa Econômica e verifique a lista de documentos necessários. Normalmente, em caso de financiamento, a Caixa costuma exigir os seguintes documentos:

  • Documentos pessoais de identidade (RG ou Carteira Nacional de Habilitação);
  • CPF;
  • Comprovante de estado civil (certidão de casamento, divórcio ou união estável);
  • Extrato do Fundo de Garantia;
  • Comprovante de endereço;
  • Declaração do Imposto de Renda;
  • Comprovante de rendimentos (documento para fazer a declaração de Imposto de Renda);
  • Carteira de trabalho;
  • Comprovante de renda.

Já os documentos que serão considerados como comprovante de renda irão depender da colocação profissional do solicitante do financiamento. Por exemplo, no caso de um assalariado, trabalhador com carteira assinada, os últimos holerites, juntamente com a carteira de trabalho, são suficientes. Já para trabalhadores autônomos, empreendedores, MEIs e empresários, será preciso apresentar pró-labore, Decore, RPA e até mesmo extratos bancários. Além disso, quem tem renda informal pode apresentar extratos bancários que comprovem movimentação financeira.

Vale ressaltar que, se você tem saldo no FGTS, é possível utilizá-lo como valor de entrada no financiamento do imóvel da Caixa. Ou seja, quanto maior for a quantia de entrada, menor será o valor das parcelas do financiamento e, consequentemente, menores serão os juros.

Em resumo, para saber o que a Caixa avalia na hora de liberar um financiamento, confira o vídeo que preparamos para você!

Aguarde a análise de crédito e a pré-aprovação

Análise de crédito | Foto de uma mulher fazendo uma pesquisa na internet | Trilha da Conquista | Blog da Tenda

Esta é uma das etapas que costumam gerar muita ansiedade no solicitante. Então, o primeiro ponto é respirar fundo. Isso porque a Caixa Econômica Federal leva, em média, uns cinco dias úteis para dar a resposta da pré-aprovação do financiamento.

Assim que sua solicitação for aprovada, você ficará sabendo os detalhes da compra, como prazo do pagamento do financiamento, valor da entrada, possível utilização de benefícios de programas habitacionais, como o Minha Casa, Minha Vida (o antigo Casa Verde e Amarela), e as taxas de juros. Por fim, será preciso conferir todos os detalhes do contrato e do processo de financiamento da Caixa.

Espere pela avaliação técnica do imóvel feita pelos profissionais da Caixa

É nesta etapa que uma equipe de profissionais da CEF (Caixa Econômica Federal) avalia se o imóvel que você escolheu está regularizado. Então, o que é analisado? Todos os documentos do vendedor e se a propriedade atende aos requisitos do financiamento da Caixa. Geralmente, o laudo final desta etapa é concluído em até 15 dias. Assim, com o financiamento aprovado, chega uma das horas mais emocionantes: a assinatura do contrato.

Assine o contrato de financiamento com o banco

Depois de todos esses passos, é chegado o grande dia de ir à Caixa e assinar o contrato de financiamento da sua casa própria. Tanto o comprador quanto o vendedor do imóvel devem ir à agência da Caixa para formalizarem tudo.

Com isso, a primeira providência que o novo dono do imóvel deve tomar é registrar a casa ou o apartamento no Cartório de Registro de Imóveis. Aqui vale lembrar que esse é um dos custos adicionais do financiamento e que ele pode variar de estado para estado.

Agora, se você quer comodidade, além da felicidade de financiar sua casa própria, é só acessar a Loja Virtual da Tenda. Nela, todo o processo, indo da escolha do apartamento, passando pela pré-aprovação e chegando à assinatura do contrato, é online. Ficou interessado e quer saber mais detalhes sobre como funciona a Loja Virtual da Construtora Tenda? Fácil! Assista ao vídeo a seguir.👇

Pagamento das prestações

Depois da conclusão do processo de financiamento pela Caixa, chegou o momento de fazer o pagamento das parcelas do crédito habitacional. Assim, ao longo do prazo estabelecido pelo contrato de financiamento da Caixa, as prestações deverão ser pagas mensalmente. Ah, se você achar que facilita, pode colocar o pagamento das parcelas no débito automático da conta. Se preferir, também é possível imprimir mensalmente o boleto de pagamento pelo aplicativo Habitação Caixa.

Em resumo, o importante mesmo é pagar em dia as parcelas do financiamento, porque a Caixa pode tomar seu imóvel com o atraso de até três prestações. Então, fique atento ao pagamento! Se estiver passando por um aperto financeiro, procure imediatamente a agência onde você fechou o contrato para verificar a possibilidade de uma renegociação ou até mesmo da interrupção do pagamento do financiamento por alguns meses.

Gestão do financiamento imobiliário da Caixa

Por fim, caso você receba um dinheiro extra durante o financiamento da Caixa, investir essa quantia na amortização das parcelas é uma ótima ideia. Além disso, também existe a possibilidade de utilizar seu saldo do FGTS (se você tiver) para amortizar o valor das prestações, o saldo devedor ou o prazo do financiamento. Para descobrir quanto você pode reduzir no seu financiamento, acesse o site da Caixa ou o aplicativo Habitação Caixa e faça a simulação de amortização.

Principais critérios do financiamento da Caixa Econômica Federal

Principais critérios do financiamento pela Caixa | Foto de uma pessoa segurando um celular com o aplicativo da Caixa | Trilha da Conquista | Blog da Tenda

A Caixa Econômica Federal estabelece alguns critérios para os financiamentos de habitação, seja na compra de um terreno, imóvel novo, usado ou em construção. Por isso, é muito importante que você saiba os detalhes antecipadamente, para assim poder optar pela modalidade de financiamento Caixa que melhor atende a você. Preparado para tomar uma decisão? Então confira a seguir os principais requisitos do financiamento imobiliário da Caixa:

  • As parcelas do financiamento imobiliário do solicitante podem corresponder a, no máximo, 30% da sua renda familiar mensal bruta;
  • A Caixa financia até 80% do valor do imóvel para os financiamentos pelo Sistema SAC (Sistema de Amortização Constante) e até 70% para o tipo Tabela Price;
  • O valor máximo de financiamento liberado pela Caixa é R$ 1 milhão e meio para os contratos de financiamento pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH). Já para o SFI (Sistema Financeiro Imobiliário), não há limite de valor a ser financiado;
  • O prazo máximo de financiamento da Caixa para os contratos SAC é de 360 meses. Para o financiamento Price, 240 meses;
  • O solicitante pode escolher entre diferentes métodos de aplicação da taxa de juros: prefixado (de 8% a 9,75%); de 6,5% a 8,5% mais a Taxa Referencial (TR) ou 2,95% a 4,95% + IPCA, que é a taxa da inflação.

A seguir, descubra quem pode contratar um financiamento pela Caixa

Quem pode contratar um financiamento da Caixa?

Quem pode contratar o financiamento da Caixa | Foto de um homem mexendo em um notebook | Trilha da Conquista | Blog da Tenda

O financiamento da Caixa é um crédito habitacional acessível a muitas pessoas, principalmente as que fazem parte de famílias de baixa e média renda. Contudo, para solicitar um financiamento imobiliário da Caixa é preciso atender a alguns requisitos. Na sequência, confira as condições para pedir seu financiamento pela Caixa:

  • Ter mais de 18 anos;
  • Ser naturalizado no Brasil;
  • Para estrangeiros, ter visto de residência permanente no Brasil;
  • Apresentar comprovante de renda atualizado;
  • Não ter restrições no CPF (negativado ou “nome sujo”).

Portanto, se atender a todos esses requisitos mínimos exigidos pela Caixa Econômica Federal, você poderá pedir seu financiamento. Daí, a partir de uma análise de perfil, a Caixa vai indicar a modalidade de crédito que melhor se encaixa na sua realidade financeira.

Além disso, é importante saber que o governo federal, por meio de programas habitacionais como o Minha Casa, Minha Vida (o antigo Casa Verde e Amarela), oferece melhores condições para as famílias de baixa renda.

A seguir, conheça os tipos de financiamento imobiliário da Caixa Econômica Federal.

Quais são os tipos de financiamento imobiliário da Caixa?

Os financiamentos de imóvel oferecidos pela Caixa Econômica Federal são destinados à compra exclusiva de moradias em construção, usadas ou novas, além de terrenos. Normalmente, o crédito habitacional liberado pelo financiamento da Caixa utiliza os recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) ou do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE). Então vamos saber mais sobre cada um deles. 

Financiamento Caixa pelo FGTS

<b>Quais são os tipos de financiamento imobiliário da Caixa?</b> | COMO FUNCIONA O FINANCIAMENTO PELA CAIXA? | Tenda Blog

Em primeiro lugar, o financiamento imobiliário da Caixa que utiliza os recursos do FGTS faz parte do Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e tem algumas condições para o comprador e para o imóvel. Confira.

Para o comprador

  • Precisa ter no mínimo três anos de registro em carteira sob o regime do FGTS. Além disso, o tempo de trabalho pode ser consecutivo ou não, na mesma ou em empresas diferentes;
  • Não pode ter nenhum financiamento ativo no Sistema Financeiro de Habitação (SFH), em qualquer região do Brasil;
  • Não pode ser dono de nenhum imóvel.

Para o imóvel

  • O valor máximo da avaliação deve ser de até R$ 1 milhão e meio para todos os estados brasileiros;
  • Deve ser um imóvel residencial urbano;
  • A propriedade deve ser para moradia do solicitante;
  • A avaliação final do imóvel deve apresentar o laudo de plenas condições de habitabilidade e ausência de vícios de construção;
  • O bem deve estar matriculado no Cartório de Registro de Imóveis da região onde está localizado;
  • O imóvel não pode ter sido financiado com a utilização do FGTS há menos de três anos, contados a partir da data do registro da matrícula do imóvel.

Por fim, vale lembrar que o financiamento pelo FGTS tem taxas de juros mais baixas que o financiamento pelo SBPE, porém, obedecendo um limite. 

Quer saber mais sobre as regras de utilização do FGTS no financiamento? Então assista ao vídeo a seguir. 👇

Financiamento Caixa pelo SBPE

O SBPE (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo) é um tipo de linha de financiamento oferecida por bancos privados e públicos. É um modelo de financiamento destinado à compra de imóveis com prazo de quitação de até 35 anos. Como o próprio nome diz, o sistema é ofertado pelos bancos por meio dos recursos da caderneta de poupança para o crédito imobiliário.

Assim, para o financiamento Caixa pelo SBPE (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo), não há limite de renda. A diferença é em relação às taxas de juros. Para esclarecer, no Sistema Financeiro de Habitação (SFH), elas podem ser de, no máximo, 12% ao ano. Já no financiamento pelo SBPE, essas taxas de juros podem ser maiores que 12% ao ano.

Financiamento por meio de construtoras

Apartamento direto com a construtora | Foto de duas pessoas apertando as mãos e uma delas segurando um celular | Trilha da Conquista | Blog da Tenda

Os financiamentos negociados diretamente com as construtoras costumam ser mais flexíveis. Isso porque não há limites com relação a valores financiados, renda ou taxas de juros.

Contudo, neste tipo de financiamento, existem riscos para os compradores. Como as construtoras normalmente financiam a construção de casas ou apartamentos com algum banco, o imóvel comprado fica hipotecado pelo banco até a entrega.

Isso quer dizer que, se a construtora falir e deixar uma dívida com o banco, o comprador pode perder o imóvel. Por isso, antes de contratar esse tipo de financiamento, é importante visitar outros empreendimentos da construtora e também verificar se ela tem alguma irregularidade pendente com a Justiça.

Financiamento Caixa atrelado à poupança

Financiamento Caixa atrelado à poupança | Foto do cartão poupança da Caixa | Trilha da Conquista | Blog da Tenda

A Caixa Econômica Federal lançou a linha de crédito habitacional atrelada à poupança em 2020, que permite o financiamento de até 80% do valor do imóvel. Com isso, as taxas de juros desta modalidade de financiamento foram reduzidas em outubro de 2021, e tem sido um sucesso.

Os juros desse financiamento atrelado à poupança são a partir de 2,95% ao ano + rendimento da caderneta de poupança, que tem como base o índice da Selic, taxa básica do país. Para exemplificar, funciona assim: quando a taxa Selic está abaixo de 8,5% ao ano, o rendimento da poupança é de 70% da Selic + TR (Taxa Referencial). Se a taxa básica ultrapassa esse índice de 8,5%, o rendimento passa a ser de 0,5% ao mês + TR.

Por fim, vale destacar que você pode sempre conferir o índice atualizado das taxas acima no site oficial do Banco Central, órgão responsável por regular a Selic.

Financiamento Caixa atrelado ao IPCA

O financiamento atrelado ao IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) é uma exclusividade da Caixa Econômica Federal. Com isso, suas taxas de juros são corrigidas de acordo com o principal medidor da inflação brasileira, o IPCA. Atualmente, é possível encontrar juros a partir de 3,55% ao ano + IPCA nesse tipo de financiamento. Então, antes de escolher financiar seu imóvel nesta modalidade, consulte os índices do IPCA para avaliar se essa linha de crédito habitacional é a melhor opção no momento.

O financiamento Caixa atrelado ao IPCA permite que você financie até 80% do valor total do imóvel, e as parcelas do financiamento não podem ultrapassar 30% da sua renda mensal, de acordo com a Lei nº 8.692.

Financiamento Caixa com a taxa de juros pré-fixada

Tipos de financiamento da Caixa | Foto de notas de dinheiro, um despertador e letras formando a palavra "Juros" | Trilha da Conquista | Blog da Tenda

financiamento Caixa com taxa de juros pré-fixada é também um produto recente da CEF. Como o próprio nome diz, esta linha de crédito trabalha com os juros fixos e permite o financiamento de até 80% do valor do imóvel.

Se por um lado este financiamento da Caixa permite que você saiba antes o valor da taxa de juros, o que traz maior tranquilidade ao longo do pagamento das prestações, por outro, os valores das taxas podem ser mais altos. Um bom exemplo disso é que, com o aumento da taxa Selic, os financiamentos Caixa neste modelo sofreram reajuste ao longo dos últimos meses. Por isso, avalie com cuidado se este tipo de modalidade é ideal para o seu orçamento.

Financiamento Caixa atrelado à Taxa Referencial

Crédito habitacional | Foto da fachada do Banco Central do Brasil | Trilha da Conquista | Blog da Tenda

Assim como nas outras modalidades, a linha de financiamento imobiliário da Caixa atrelada à Taxa Referencial permite que o solicitante financie até 80% do valor do imóvel. Na prática, os financiamentos imobiliários utilizam a TR (Taxa Referencial) para atualizar o valor do financiamento. Com isso, o valor a ser pago passa ser determinado pela soma da Taxa Referencial com o custo dos juros fixos determinados no contrato do financiamento.

Dessa forma, a variação da Taxa Referencial, atualizada diariamente pelo Banco Central, costuma ser pequena, o que acaba por influir pouco no resultado final do financiamento. Mas como já dissemos, é preciso analisar bem para escolher o tipo de financiamento Caixa que se encaixa melhor no seu orçamento.

Financiamento Caixa com o Programa Minha Casa Minha Vida

Antes de mais nada, o Minha Casa Minha Vida é o programa habitacional do governo federal que tem como objetivo facilitar o financiamento da casa própria para famílias com renda mensal de até R$ 8 mil. Logo, isso faz do Minha Casa Minha Vida um ótimo aliado para quem deseja financiar um imóvel com condições de pagamento e taxas de juros ainda mais acessíveis.

Vale destacar que nesta opção de financiamento Caixa, as condições de pagamento são definidas de acordo com a renda familiar mensal bruta do cliente. Assim, o Minha Casa Minha Vida é dividido em grupos de renda para determinar as taxas de juros praticadas e demais vantagens. 

Quer saber quais são as faixas de renda e as taxas de juros do Minha Casa Minha Vida? Confira a seguir!

Faixas de renda e taxas de juros do Minha Casa Minha Vida

Para beneficiar com suas vantagens o maior número possível de brasileiros, o Minha Casa Minha Vida está organizado em três grupos de renda:

  • Grupo 1: destinado às famílias com renda mensal de até R$ 2.640. Para quem mora nas regiões Norte e Nordeste, as taxas de juros são menores, de 4% a 4,25% ao ano (para cotistas do FGTS) e de 4,50% a 4,75% ao ano (para não cotistas). Já para os moradores de outras regiões do Brasil, os juros são de 4,25% a 4,50% (para cotistas do FGTS) e de 4,75% a 5% (para os não cotistas).
  • Grupo 2: o segundo grupo atende famílias com renda mensal entre R$ 2.640,01 e R$ 4.400. As taxas de juros para os moradores das regiões Norte e Nordeste também são menores, de 4,75% a 6,50% ao ano (para cotistas do FGTS) e de 5,25% a 7% ao ano (para não cotistas). Para as demais regiões brasileiras, as taxas de juros são de 5% a 6,50% (para cotistas do FGTS) e de 5,50% a 7% ao ano (para não cotistas).
  • Grupo 3: voltado para famílias com renda mensal entre R$ 4.400,01 e R$ 8 mil. Atualmente, as taxas de juros são iguais em todo o Brasil para os participantes deste grupo, com índices de 7,16% ao ano (para cotistas do FGTS) e de 8,16% (para não cotistas).

Outros benefícios do Minha Casa Minha Vida

Além das taxas de juros mais baixas do mercado imobiliário, o Minha Casa Minha Vida reúne outras importantes vantagens:

  • Subsídio: valor dado pelo governo federal para facilitar a compra do imóvel. Esse valor funciona como um desconto no valor total do imóvel, deixando o financiamento e as parcelas mais baratos. E o melhor: a quantia dada pelo governo federal não precisa ser quitada nem devolvida. Nunca!
  • Composição de renda: é a soma dos salários de duas ou mais pessoas, sejam familiares ou amigos, para financiar um imóvel. Ou seja, esse benefício aumenta as chances de o financiamento ser aprovado.
  • FGTS: o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço pode ser utilizado como valor de entrada do imóvel ou até mesmo para abater parcelas. Além disso, esse valor também pode ser de grande ajuda na hora de negociar o financiamento e suas condições.

Por fim, o valor do financiamento do Minha Casa Minha Vida ainda pode ser utilizado para a regularização de imóveis ou em reformas de uma moradia já existente. Com essa regra, o governo federal visa, até 2024, regularizar 2 milhões de habitações e promover melhorias em 400 mil imóveis.

Então, para saber mais detalhes sobre o Minha Casa Minha Vida e seus benefícios, assista o vídeo a seguir:

Dicas para conseguir a aprovação do financiamento da Caixa

A compra da casa própria é o sonho de muitos brasileiros. Um sonho que traz junto muita ansiedade e apreensão. Então, para apoiar você nesse momento, selecionamos os principais pontos para que seu pedido de financiamento Caixa seja aprovado:

  • Mantenha o nome limpo;
  • Reúna os documentos antecipadamente;
  • Tenha reservado um bom valor de entrada.

E pode ter certeza: ao seguir esses passos, suas chances de aprovação no financiamento Caixa aumentam!

O que pode atrapalhar a aprovação do financiamento da Caixa?

São muitos os motivos que podem contribuir para a reprovação de um financiamento imobiliário. Assim, para ajudar você a evitar erros que podem interferir na liberação do financiamento Caixa, conheça as situações que podem atrapalhar este processo.

  • Problemas com a Receita Federal – o principal motivo é a falta de declaração do Imposto de Renda.
  • Restrições no CPF – ter o nome cadastrado nos órgãos de proteção ao crédito, como Serasa e SPC, ou seja, estar com o “nome sujo”.
  • Renda insuficiente – se seu rendimento mensal for inferior ao estabelecido para financiar um imóvel.
  • Comprometimento financeiro – outras dívidas que também precisem ser pagas mensalmente podem comprometer sua renda e, consequentemente, sua chance de ter seu pedido de financiamento aprovado. Assim, como o valor das parcelas do financiamento não pode ser maior que 30% da sua renda mensal familiar, se você tiver outras dividas, esse valor fica cada vez mais comprometido.
  • Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundo (CCF) do Banco Central – se você fez algum pagamento com cheque sem fundo, saiba que é melhor resolver essa pendência, que fica registrada no CCF do Banco Central.
  • Não ter histórico financeiro – ter score de crédito negativo impede que seu financiamento seja aprovado. Portanto, para consultar seu score, acesse o site da Serasa.
  • Ocultar informações – ocultar ou modificar dados nos formulários do financiamento pode atrapalhar (e muito) a aprovação do seu financiamento, porque as instituições financeiras têm meios para checar todas as informações. Então seja totalmente transparente quando for preencher o cadastro do seu financiamento.

O que fazer se o financiamento da Caixa não for aprovado?

Se o seu pedido de financiamento da Caixa foi negado, o primeiro passo é descobrir o que ocasionou a reprovação. Nesse sentido, a lista pode incluir estar com o nome sujo ou com problemas na Receita Federal ou no INSS, entre outras possibilidades. Depois de saber o motivo, procure resolver as pendências que resultaram na reprovação do financiamento. Assim, você só poderá solicitar um novo crédito habitacional depois de 6 meses do primeiro pedido. Então, use esse tempo para deixar tudo em ordem.

Em resumo, para saber quanto tempo a Caixa leva para aprovar o financiamento, confira agora mesmo o nosso vídeo sobre o assunto!

A escolha do imóvel para financiar

Por fim, de posse de todas as informações que vimos aqui, você já pode se preparar para financiar pela Caixa Econômica Federal o apartamento que será seu novo lar. Assim, uma opção interessante é financiar um dos apartamentos da construtora Tenda por meio do financiamento da Caixa. Confira agora as opções de apartamentos à venda e escolha já o lar que vai tirar você do aluguel!

Sobre a Tenda

Tenda é uma das maiores construtoras do Brasil e  uma das empresas que integram a Bolsa de Valores de São Paulo.  Listada no Novo Mercado da B3, a companhia tem o mais alto nível de governança corporativa do país.   

Com mais de  50 anos de experiência  no mercado imobiliário, a gente sabe que comprar um  apartamento  muitas vezes parece impossível para  muitos brasileiros.  Por isso,  nossa missão  é  colocar a conquista da casa própria ao seu alcance.    

Acredite,  com as nossas condições exclusivas somadas à grande parceria que temos com o Minha Casa, Minha Vida, você consegue ter o seu cantinho.   

Nós já realizamos o sonho de mais de 160 mil famílias, provando que ter um imóvel próprio é possível. Para  ajudar  cada vez  mais  brasileiros, estamos presentes em capitais e regiões metropolitanas de nove estados do país. Existem  apartamentos à venda em São Paulo, Bahia, Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás e Minas Gerais.   

 Além de  diversas lojas físicas  nos estados onde atuamos, também oferecemos a comodidade da  Loja Virtual  Tenda, um ambiente seguro e com todas as informações que você precisa para conquistar o seu imóvel.  No nosso site, você também encontra ferramentas como o  Simulador de Financiamento  e a  Calculadora dos Sonhos, que ajudam você no planejamento da compra.    

Conte com a gente para realizar o sonho de ter o seu apartamento! Estamos prontos para tirar  suas  dúvidas e ajudar você nessa maravilhosa jornada.  

 

Autor do Post | Tenda Blog
Escrito por:

Tenda

Quer um desconto de até R$ 55 mil para comprar seu apartamento?

Clique aqui

Seta Ballon down | Tenda.com
Tais subsídio | Tenda.com Ícone fechar | Botão fechar | Blog da Tenda| Tenda.com

Saia do aluguel e conquiste seu apartamento. Dê o primeiro passo agora mesmo.


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

(0) Comentários
Este artigo ainda não possui comentário. Seja o primeiro.