No Brasil, infelizmente, além de existir um alto número de pessoas negativadas, muitas nem mesmo sabem que estão nessa situação. Por isso, é muito importante descobrir se o seu nome está sujo. Quer ver como é fácil consultar seu CPF? Então continue a leitura!

Esse conteúdo também está disponível na versão podcast. Aproveite a praticidade do áudio que preparamos para você. Para ouvir é só clicar no play!

O que significa ter o nome sujo?

Nome sujo | Como limpar seu nome | Eu Dou Conta

Em resumo, significa que o Cadastro de Pessoa Física (CPF) está inscrito em um banco de dados de restrição ao crédito. Em outras palavras, “nome sujo” é a forma popular de explicar que alguém comprou e não pagou e está com o nome negativado.

Por conta disso, o CPF do devedor é listado nos serviços de proteção ao crédito, como Serasa, SPC e SCPC. Isso será levado em conta na hora de uma análise de crédito feita por instituições financeiras, por exemplo.

São muitos os motivos que podem levar uma pessoa a ficar com o nome sujo: redução do orçamento, perda do emprego, dívidas em atraso ou até mesmo o esquecimento de um boleto. Porém, entender como aconteceu e qual o melhor meio de limpar o nome são atitudes fundamentais para sair dessa situação indesejada. 

Como saber se meu nome está sujo?

Hoje em dia, é possível consultar o CPF online para saber se seu nome está sujo. Os três principais órgãos de proteção ao crédito são: a Serasa Experian, o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

Geralmente, é possível saber se você está com o nome sujo com apenas uma consulta, não sendo preciso verificar todos os órgãos. Vamos explicar agora como conferir em cada um deles. 

Serasa

A Serasa Experian oferece consulta gratuita de CPF através do seu site. Para realizar a consulta online, é só clicar na opção “Consultar CPF Grátis”, fazer um breve cadastro, criar uma senha e confirmar o e-mail. Em seguida, basta ir até o painel “Pendências” para ver as informações.

O site mostra ainda qual foi a empresa que cadastrou a dívida, o valor e as datas de vencimento. Ao longo do ano, também é possível conferir ofertas especiais para quitação dos débitos no Feirão Limpa Nome. Então, uma dica é se atentar às redes sociais do órgão para não perder o dia do evento.

Outra opção é a consulta presencial nas agências do Serasa. Nesse caso, é só visitar a que estiver mais próxima de você. 

Boa Vista SCPC 

A consulta ao banco de dados da SCPC, o serviço mais antigo do Brasil, também é gratuita, e pode ser feita no site Consumidor Positivo. A plataforma também requer a criação de uma conta, mas só é preciso informar seu CPF, e-mail e alguns outros dados pessoais.

Depois, clique no box “Dívidas” para saber a quantidade de pendências no seu nome. A ferramenta mostra os valores das pendências e a empresa responsável pelo cadastro. Além disso, você pode verificar se há registro de cheques devolvidos e protestos.

Um diferencial do SCPC é que, com ele, você também pode criar um cadastro de consumidor positivo, que registra informações de pagamentos e não apenas de dívidas. Essas informações de pagamentos em dia podem facilitar a obtenção de crédito junto às instituições financeiras, como no caso de um financiamento. 

SPC

Por fim, também é possível consultar seu CPF pelo portal do SPC Brasil, mas é necessário pagar uma taxa. Para acessar o serviço, você precisa o criar um registro que inclui documentos, telefone e endereço completo. Apesar do pagamento, a consulta dá direito a visualizar informações mais completas. Você pode, por exemplo, verificar protestos em cartório, registro de cheques, consultas feitas ao seu nome nos últimos 6 meses e contratos concedidos. 

Qual é o problema de ficar com o nome sujo?

Nome sujo | Como limpar seu nome | Eu Dou Conta

Todo mundo sabe que estar com o nome sujo não é um bom sinal e tem suas consequências. Mas você sabe como isso realmente impacta sua vida? Além da dor de cabeça, você pode ficar com a vida financeira comprometida, sendo impedido de tomar diversas decisões importantes.

Para que você entenda melhor, listamos alguns problemas ocasionados pela negativação. Confira. 

Restrição de crédito 

Estar com restrição de crédito pode te impedir de comprar, vender ou conseguir crédito. Com isso, você não consegue, por exemplo: 

  • abrir uma conta corrente;
  • ter um novo cartão de crédito;
  • ter um empréstimo aprovado; 
  • fazer qualquer tipo de financiamento com facilidade, seja de carro, imóvel ou outros bens. 

Isso tudo porque as empresas analisam seu histórico de pagamento de dívidas antes de conceder qualquer tipo de serviço financeiro. 

Multas e juros

Conforme o tempo passa, as dívidas acumulam juros e multas pelo atraso do pagamento. Dessa maneira, muitas dívidas que começaram com valores baixos podem ter seu valor dobrado em pouco tempo.

Embora essa pareça uma prática abusiva, na maioria das vezes esses juros e multas constam nos documentos de contratação. Por isso, quando você adquire um produto ou serviço bancário, tendo ou não lido o contrato, está aceitando essas condições. Então, lembre de redobrar o cuidado! 

Suspensão de serviços

Por último, a consequência mais comum do não pagamento das dívidas é o corte de serviços que não são pagos em dia. Entre eles, podemos citar: 

  • água e luz: podem ser interrompidos após 90 dias do vencimento da fatura não quitada; 
  • telefone: a interrupção é feita geralmente após um mês de vencimento da conta; 
  • plano de saúde: o plano de saúde pode ser suspenso depois de 60 dias sem que o boleto da mensalidade seja pago;
  • internet: o corte da internet ocorre de forma parcial, após 15 dias da notificação da empresa. Com mais 30 dias, o serviço é suspenso. 

Viu como é importante saber se você está ou não com o nome sujo? Apesar de ser uma questão desagradável, na maioria das vezes é possível resolver uma pendência sem muita dificuldade. Afinal, as empresas e instituições financeiras estão tão interessados em resolver uma dívida quanto você e, por isso, oferecem condições para que o problema seja solucionado. 

Como limpar um nome sujo?

Nome sujo | Como limpar seu nome | Eu Dou Conta

Existem diversas formas de ter o nome negativado junto aos órgãos de proteção ao crédito. Saiba agora como limpar o nome em cada uma delas.

Nome sujo por dívida de cartão de crédito

Um dos principais vilões da saúde financeira dos brasileiros é o cartão de crédito. Por isso, é muito importante que você saiba renegociar essa dívida. Tente sempre seguir esse passo a passo: entenda a sua situação financeira, descubra o quanto você pode pagar para quitar a dívida, avalie a proposta do banco e corte despesas para conseguir honrar o pagamento.

Após a negociação, a empresa terá um prazo de até cinco dias úteis para solicitar a retirada do seu nome dos cadastros como o SPC e Serasa.

Empréstimo

Aqui, vale seguir o mesmo passo a passo. A dica mais importante é procurar sempre a instituição financeira de quem você contratou o empréstimo. Para isso, basta ir a sua agência ou contatar a empresa pelos canais de atendimentos oficiais. Em muitos casos, inclusive, é possível fazer a renegociação de forma totalmente online, além de realizar as simulações das novas condições de empréstimo.

Além disso, na internet você também encontra sites que ajudam a renegociar dívidas, como o Consumidor.gov ou o Procon, que funcionam como intermediadores entre quem deve e quem tem a receber.

Nome sujo por dívida vencida

Se você tem uma dívida há cinco anos ou mais, seu nome automaticamente sai da lista de inadimplentes cadastrados junto ao SPC ou Serasa. Caso isso não ocorra, você pode registrar uma reclamação junto ao Procon.

Porém, vale ressaltar que a retirada do seu nome da lista de inadimplentes não significa que a dívida não precisa mais ser paga! Isso porque a empresa que você deve poderá continuar cobrando e até mesmo entrando com processos. Por isso, busque sempre entrar em contato com a empresa para quitar suas dívidas.

Lembre-se sempre: o importante é não deixar de correr atrás da solução! Confira a situação do seu CPF, procure resolver as pendências e se planeje para ter uma vida financeira mais saudável. E, para isso, conte com a gente!