Vamos começar do começo. Antes de surtar, entenda certinho o que significa estar negativado e como é possível sair dessa situação.

Esse conteúdo também está disponível na versão podcast. Aproveite a praticidade do áudio que preparamos para você. Para ouvir é só clicar no play!

O que é negativado?

Negativado | Como limpar seu nome | Eu Dou Conta

Antes de tudo, estar negativado é o famoso “nome sujo”, quando você fica inadimplente, ou seja, tem uma dívida atrasada no seu nome e seu CPF vai parar em um dos órgãos de proteção ao crédito como o SPC e o Serasa.  

E sim: acontece. A vida não tá fácil e mil coisas podem atrapalhar o pagamento das contas em dia. Perder o emprego, ter uma emergência, esquecer um boleto no fundo da gaveta. Ou, simplesmente, não fechar as contas no fim do mês. 

Quanto tempo leva pra ficar negativado?

Se você acha que tem que atrasar meses o pagamento de uma conta para ter o nome negativado, está redondamente enganado. É, minha gente. Na verdade, com um dia de atraso do boleto, a empresa já pode avisar aos cadastros de proteção ao crédito.

É aí que chega a famosa cartinha avisando que o devedor tem 10 dias corridos pra quitar ou negociar a dívida. Se nenhuma das duas coisas acontecer, o nome vai sim ficar sujo.  

Como eu descubro se estou com o nome sujo?

Quando você atrasa um pagamento, seu nome será listado em órgãos como Serasa, SPC Brasil e Boa Vista SCPC. Uma vez lá, ele pode ser consultado por qualquer empresa que tenha acesso a estas bases de dados e queira checar seu histórico financeiro. Ao mesmo tempo, você também pode descobrir se está ou não negativado ao acessar o site desses órgãos. Acredite, muitos brasileiros estão com o nome sujo e não sabem!

Além de ser simples e rápido, essa consulta é o primeiro passo para descobrir como anda sua saúde financeira, e se planejar para melhorá-la. Que tal aproveitar e conferir isso já?

Serasa e o Boa Vista SCPC disponibilizam sites onde é possível consultar gratuitamente o status de um nome. Só é preciso fazer um cadastro com algumas informações e pronto. Você confere sua situação na hora. Já para consultar o seu nome no site do SPC, é preciso pagar uma taxa. Porém o resultado é bem completo.

Aqui, vale destacar que não é preciso conferir sua situação em cada um desses órgãos. Apesar de possuírem algumas diferenças, qualquer um deles fornece todas as informações que você precisa para entender sua situação financeira.

Como o nome sujo pode me prejudicar?

Nome sujo | Como limpar seu nome | Eu Dou Conta

Quer parcelar uma compra ou fazer um financiamento? Com nome sujo não dá! A primeira coisa que acontece é que você fica sem crédito na praça. Na maioria das vezes, você não tem acesso a nenhum tipo crédito até pagar sua dívida e limpar seu nome. 

Mas é só isso? Infelizmente, não. Veja agora o que mais acontece quando você fica negativado.

Acesso restrito ao crédito

A principal consequência de estar negativo é a restrição para obtenção de crédito. Em outras palavras, não será nada fácil conseguir empréstimos ou financiamentos (de imóvel ou veículo). E isso vale não só para bancos e financeiras, mas também para comércios que possuem crediário próprio, como lojas de departamento e supermercados.

Há poucas fontes de crédito para quem tem nome sujo, e as que existem, cobram caro, porque precisam cobrir o risco de não pagamento do valor emprestado.

Dificuldade para abrir uma conta corrente

Quando você precisa abrir uma conta bancária, tem que apresentar alguns documentos e comprovantes, certo? Nesse momento, o banco acessa os registros de proteção ao crédito, para avaliar se você é um bom pagador.

Caso haja negativação, a abertura da conta pode ser rejeitada. Entretanto, é importante lembrar que isso pode variar de acordo com o banco. Isso porque cada banco é responsável por fazer as próprias regras quanto a aprovação ou não de clientes. Existem empresas que optam por não realizar a consulta ao CPF, ou até mesmo por aprovar a abertura de conta bancária, apesar da existência da restrição.

Cartão de crédito negado

Da mesma forma que você pode ter a abertura de conta negada, o mesmo pode acontecer com o cartão de crédito. Ao receber a solicitação, o banco vai avaliar seu histórico e decidir se, de acordo com suas finanças, você pode ou não ter um cartão liberado. Na maioria dos casos, os cartões não são aprovados para pessoas negativadas.

Quanto tempo um nome fica negativado?

Com toda a certeza, você já deve ter escutado alguém comentar que nome sujo vence em cinco anos. E é verdade mesmo. Esse é o prazo que uma empresa tem para deixar seu nome cadastrado nos órgãos de proteção de crédito, como SPC e Serasa. O termo técnico para isso é prescrição de dívida, que determina o prazo de validade da cobrança.

No entanto, é importante lembrar que a dívida não “desaparece” magicamente, ok? Ela ainda pode ser cobrada através de propostas de negociação. Sendo assim, não é recomendável esperar que a dívida pare de ser cobrada. Principalmente se você parar para pensar que serão cinco anos sofrendo todas as consequências do nome negativado, como dificuldades para conseguir linhas de crédito. É como parar no tempo durante uma dor de cabeça.

Então, se esse é o seu caso, que tal resolver essa situação?

Negativado sim. Em crise, nunca!

O que é negativado | Como limpar seu nome | Eu Dou Conta

Vamos ser honestos: estar negativado é uma dor de cabeça. Mas não é o fim do mundo. Deixar os boletos em dia pode levar um tempo mas é possível. E só tem dois jeitos: ganhar uma bolada na loteria ou… organizar a vida financeira.

A educação financeira é fundamental para aprendermos a lidar com imprevistos e planejarmos o futuro. E não é nenhum bicho de sete cabeças. Quer uma amostra? Confira as principais dicas para colocar suas finanças em ordem.

Seja organizado

Antes de tudo, tente criar uma tabela ou registro de tudo o que você ganha e tudo o que gasta no mês. É um primeiro passo, muito básico, que te ajuda a enxergar sua situação financeira e descobrir se você está gastando mais do que ganha, correndo o risco de acabar negativado.

Então, faça planilhas ou aproveite os diversos sites e aplicativos disponíveis para facilitar essa tarefa. É só encontrar o mais adequado para seu estilo e rotina.

Tenha maior controle das suas contas

Uma boa dica é listar suas contas por data de vencimento e colocar lembretes no calendário, computador ou celular. Isso impede que você perca algum prazo e acabe pagando juros.

Outra opção é colocar as contas no débito automático. Dessa forma, você autoriza que as contas de água e energia, por exemplo, tenham seus valores debitados da sua conta de forma programada, o que ajuda a evitar o esquecimento.

Se tiver boletos de longo prazo ou paga seu aluguel por transferência bancária, você também pode agendar esses pagamentos para datas selecionadas.

Tenha cuidado com as compras impulsivas

Você é uma daquelas pessoas que não consegue resistir à uma promoção? Que tem o shopping como segunda casa? A vontade de comprar coisas é algo comum, mas pode criar uma série de problemas, como o endividamento. Portanto, tente lembrar de alguns cuidados importantes, como evitar comprar o que não precisa; parcelar muitas compras e, principalmente, tomar cuidado com o cartão de crédito!

Controle o cartão de crédito

Ele pode parecer maravilhoso (e de fato é bem útil), porém, quando não é usado corretamente, o cartão de crédito pode se tornar um dos maiores vilões da vida financeira dos brasileiros. Isso porque suas taxas de juros chegam a ser as maiores do mercado. Por isso, use racionalmente seu cartão de crédito. Além disso, procure nunca estourar seu limite e, se possível, guarde o cartão para momentos de real necessidade.

A importância da educação financeira

O que é negativado | Como limpar seu nome | Eu Dou Conta

Você sabe o que é educação financeira? Muito além do que apenas saber economizar o dinheiro, a educação financeira também envolve pequenas ações que tem o objetivo de trazer qualidade de vida pra você, tanto no presente quanto no futuro.

Na prática, a importância da educação financeira é dar condições para você decidir melhor o que fazer com seu dinheiro. Assim, você conquista a tão sonhada independência financeira e fica livre para fazer planos, investir e até realizar aquele sonho de tantos anos. Como resultado, você passa a entender as suas necessidades, gastos e como lidar com o dinheiro, tudo para garantir mais qualidade de vida.

Nesse blog, você vai encontrar conteúdos que vão te ajudar nesse aprendizado. Afinal, a saúde financeira é um dos primeiros passos para a realização de sonhos e conquistas, que estão sim ao seu alcance! Vamos juntos?