O ano de 2022 chegou com tudo! E, com ele, um novo projeto surgiu: o Eu Dou Conta de 2022. Durante todo o ano, vamos trazer dicas de como melhorar a sua vida financeira. E você mal piscou e Janeiro já acabou. Mas não se preocupe! Aqui, temos um resumo de todo o conteúdo desse primeiro mês. Aproveite!

Esse conteúdo também está disponível na versão podcast. Aproveite a praticidade do áudio que preparamos para você. Para ouvir é só clicar no play!

O que é o Eu Dou Conta de 2022?

Eu Dou Conta de 2022

Sem dúvida, 2021 não foi um ano fácil, não é? A gente se empolgou com o “só se vive uma vez”, mas esquecemos que os boletos estão bem vivos todos os meses. Ainda bem que 2022 está aí pra você dar um jeito nas contas!

E pensando em “ano novo, vida nova”, nós criamos o “Eu Dou Conta de 2022”, um projeto que tem o objetivo de te ajudar a melhorar sua saúde financeira.

Nós vamos postar dicas e conteúdos que vão te ajudar a economizar, lidar com as dívidas e realizar seus sonhos. São 365 dicas, 365 oportunidades pra você mudar de vida. É só conferir lá nos stories do Instagram. Vamos juntos?

Como definir suas metas de ano novo

Metas financeiras | Como limpar o seu nome | Eu Dou Conta

Antes de tudo, começamos o mês com a missão de te ajudar a definir suas metas para 2022. Afinal, elas podem te ajudar a realizar seus sonhos nesse novo ano!

Geralmente, uma das metas mais comuns entre os brasileiros é ter as finanças em ordem. Acredite, é possível! Em primeiro lugar, para definir suas metas, é preciso ter em mente quais são os seus principais objetivos. Seja limpar o seu nome, fazer uma viagem, um curso ou comprar um imóvel.

Você é uma daquelas pessoas que abandona as metas de ano novo logo depois de defini-las? A gente te entende! Mas calma, vamos te ajudar a não desistir!

Pra manter esses objetivos, lembre dessas dicas:

  • Crie um plano, não só uma resolução, isso vai te ajudar a se organizar para realizar essa meta;
  • Encurte a lista e escreva-a em um papel;
  • Não se cobre tanto (os últimos anos foram difíceis, então não coloque muita pressão sobre si mesmo);
  • Incentive-se com lembretes.

Nada de outro mundo, não é? Ainda dá tempo de definir as suas. Aproveite!

Eu Dou Conta e a importância da educação financeira

Educação financeira | Como limpar o seu nome

Nesse mês, nós também abordamos um tema muito importante: a educação financeira. Infelizmente, esse tema não é muito trabalhado aqui no Brasil. Muitas pessoas acreditam que o termo se refere apenas a estudos, cursos, palestras e muita teoria. Ou seja, algo distante da realidade da maioria de nós.

Entretanto, a educação financeira vai muito além dessa definição. Ela tem a ver com organizar as finanças, saber o quanto se ganha e se gasta, organizar as contas e pensar no futuro. Ainda mais, planejar novas conquistas e realizar sonhos! Viu como é importante?

Além disso, a educação financeira está presente no nosso dia a dia. Com ela, você aprende a lidar com os boletos e até a juntar um dinheirinho no final do mês. E levar informações sobre esse tema até você é um dos principais objetivos do Eu Dou Conta!

Como descobrir se você está negativado

Negativado | Como limpar o seu nome | Eu Dou Conta

Você já atrasou uma conta? Mais de uma? Comprou o que não devia e fez um estoque de boletos? Normalmente, atitudes como essa levam a apenas um resultado: a negativação. Porém, muita calma nessa hora! Ter problemas com dinheiro não é o fim do mundo e muito menos motivo de vergonha, ok? O importante é buscar uma solução! Então que tal começar a mudar essa situação e sair do vermelho?

Pra começo de conversa, é necessário saber se você está negativado. São muitos os motivos que podem levar uma pessoa a ficar com o nome sujo: redução do orçamento, perda do emprego, dívidas em atraso ou até mesmo o esquecimento de um boleto. Quer descobrir qual é a sua situação?

Hoje em dia, é possível consultar o CPF online para saber se seu nome está sujo. Os três principais órgãos de proteção ao crédito são: Serasa, o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

Geralmente, é possível saber se você está com o nome sujo com apenas uma consulta, não sendo preciso verificar todos os órgãos.

Fez a pesquisa e descobriu que está negativado? Nada de pânico! O primeiro passo pra lidar com isso é encarar a situação. Olha só tudo o que pode acontecer se você não buscar uma solução:

  • Dificuldade em ter crédito aprovado (empréstimo, financiamento);
  • Pedido para abertura de uma conta corrente ou de adquirir um novo cartão de crédito negado;
  • Score de crédito prejudicado;
  • Possibilidade de enfrentar um processo judicial;
  • Complicações na vida pessoal.

Não dá, né? Por isso, em Janeiro encorajamos você a buscar entender qual é a sua situação e resolvê-la.

Eu Dou Conta dos boletos de início de ano

Contas de início de ano | Como limpar o seu nome

Outro tema abordado em nossas dicas nesse primeiro mês foram as contas de início de ano. Tem pra todos os gostos e bolsos: IPTU, IPVA e material escolar. Você sabe como se preparar pra elas? Nós te contamos!

IPVA

O IPVA (Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores) é um dos primeiros boletos que você vai ver em 2022. Aqui, a principal dica é tentar pagar o IPVA à vista. Assim, você consegue descontos que valem a pena. Dependendo do estado, do tipo e do valor do carro, esse desconto pode ser de até 10%. Então, programe-se sempre para pagá-lo de uma só vez e economize um bom dinheiro.

IPTU

O IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) também é cobrado logo no início do ano. Nesse caso, nós destacamos que é possível parcelar essa conta em até 12x. Desse modo, você pode quitar o valor ao longo ano. Por outro lado, como incentivo para o pagamento a vista do IPTU, muitas prefeituras concedem descontos para quem adere a essa opção.

Material escolar

Além disso, o início das aulas traz um teste pro seu bolso: a compra do material escolar! Nós também separamos algumas dicas para te ajudar nessa hora, olha só:

  • Tente pagar à vista pra conseguir descontos;
  • Não leve as crianças com você na hora das compras;
  • Pesquise preços em diferentes lojas.

Aprendendo sobre dinheiro

Aprendendo sobre dinheiro | Como limpar o seu nome

Você sabia que tem um jeito super fácil de aprender sobre dinheiro? Através dos livros, séries e filmes. É isso aí, é maratonar e aprender. E, em Janeiro, nós trouxemos diversas sugestões para você aproveitar. Entre elas, estão:

  • Os delírios de consumo de Becky Bloom;
  • O homem que mudou o jogo;
  • Até que a sorte nos separe;
  • A grande aposta;
  • O poderoso chefão;
  • Parasita;
  • O gambito da rainha;
  • Friends;
  • Suits;
  • e o livro Me Poupe!: 10 passos para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso, de Nathalia Arcuri.

Anotou todos? Então agora é só aproveitar!

Eu Dou Conta das dívidas

Dívidas | Como limpar o seu nome

Um tema recorrente das nossas dicas desse mês foram as dívidas. Além de mostrar como é possível trocar uma dívida, citamos aquelas que são as principais vilãs do seu orçamento e acabam levando muitas pessoas ao endividamento.

Cheque especial

Sabe quando você gasta mais do que tem em sua conta corrente, mas ainda assim tem dinheiro suficiente para continuar comprando? Então, esse é o momento em que você utiliza o chamado cheque especial.

Em resumo, o cheque especial é um tipo de empréstimo pré-aprovado, que o banco deixa disponível assim que você abre uma conta. Na maioria das vezes, ele é concedido automaticamente, como sendo um recurso extra que o banco libera para você utilizar caso tenha algum imprevisto.

De fato, ele pode sim ajudar em situações como essa, desde que você liquide esta dívida o quanto antes. Isso porque a taxa de juros do cheque especial, assim como a do cartão de crédito, é uma das mais altas do mercado. Por isso, todo cuidado é pouco!

Cartão de crédito

A facilidade de fazer uma compra com o cartão de crédito é tentadora, não é? Porém, ao mesmo tempo, é muito fácil perder o controle com compras parceladas e acabar com uma grande dívida de cartão de crédito. Por não saber lidar com o dinheiro, muitos brasileiros acabam gastando muito mais do que podem pagar.

Isso porque o Brasil é um dos países com as maiores taxas de crédito rotativo do mundo (mais de 300% ao ano), o que faz com que qualquer dívida se torne rapidamente uma bola de neve.

Crédito rotativo

Quando não conseguimos manter o orçamento sob controle, pode faltar dinheiro para pagar o valor integral da fatura do cartão de crédito. Consequentemente, utilizar o rotativo se torna uma saída. Basicamente, o crédito rotativo é uma opção fornecida pelas instituições financeiras para que você pague apenas uma parte do valor da fatura do mês. Ou seja, em vez de quitá-la, você deixa o débito pendente para a próxima fatura.

O exemplo mais conhecido é quando pagamos o valor mínimo da fatura. Mas o rotativo acontece quando você paga qualquer quantia menor que o valor integral. Na prática, entrar para o rotativo significa que o cliente está pagando juros em cima do valor que não conseguiu quitar.

Isso porque, além do débito pendente da última fatura, você terá de pagar também os juros da modalidade. A diferença entre o valor total e o que foi pago até o vencimento se transforma em uma espécie de empréstimo. E, por causa disso, passa a ter juros no restante que você tem a pagar.

Dicas para economizar

Dicas para economizar | Como limpar o seu nome

Por último, mas não menos importante, neste mês trouxemos diversas dicas para você economizar. Torneira pingando? Banho demorado? Aqui não! Mostramos como é importante economizar água, com ações simples como:

  • Leia o hidrômetro;
  • Reduza o tempo de banho;
  • Desligue a torneira ao escovar os dentes;
  • Ensaboe todas as louças de uma vez só;
  • Reaproveite a água da máquina de lavar;
  • Lave a roupa com menos frequência.

Seu bolso e o planeta agradecem!

Ainda mais, você é uma daquelas pessoas que vai no mercado com uma listinha básica e acaba deixando o salário inteiro? A gente sabe como é! Por isso, trouxemos diversas sugestões de como manter o controle nessa hora. Algumas delas são:

  • Monte um cardápio para a semana;
  • Acompanhe as promoções e pesquise preços e marcas;
  • Não faça compras quando estiver com fome ou pressa;
  • Evite levar crianças para o supermercado;
  • Evite as seções de produtos que você não precisa comprar.

Dicas de ouro, não é? E pensar que falamos de tudo isso apenas nesse mês. Mas fique ligado, vem muito mais por aí. Esse é apenas o começo. Não deixe acompanhar nossas postagens no Instagram!

Sobre o Eu Dou Conta

O Eu Dou Conta é uma plataforma de educação financeira que vai te ajudar a sair do vermelho, conseguir juntar uma renda extra e lidar melhor com o seu dinheiro.

Nós da Construtora Tenda criamos esse projeto para colocar ao alcance de todo brasileiro informações importantes sobre finanças. Queremos mostrar que o dinheiro não precisa ser um problema, mas sim um caminho para alcançar seus objetivos.

Por isso, nosso blog segue uma “trajetória” de conteúdos. Explicamos desde conceitos iniciais como negativação e score de crédito, até as principais dúvidas sobre dívidas, como empréstimos e cheque especial, e dicas de como economizar.

Tudo isso em uma linguagem acessível e porque não (?) divertida. Queremos que as pessoas consigam aprender, tirar suas dúvidas e, posteriormente, dar o próximo passo: talvez começar a investir, conseguir poupar ou então realizar sonhos, como o da casa própria.

A Tenda é uma grande parceira dos programas habitacionais do Governo Federal, como o Casa Verde e Amarela, substituto do Minha Casa Minha Vida. Isso quer dizer que, com a gente, o sonho da casa própria está mais próximo do que você imagina.

Pode acreditar, nós já ajudamos mais de 120 mil famílias brasileiras a conquistarem a casa própria por meio das nossas parcerias. Com mais de 50 anos de história, a Construtora Tenda está presente em 9 estados e até mesmo na B3, a Bolsa de Valores do Brasil. Aproveite para conhecer a nossa Loja Virtual e encontrar um apartamento pertinho de você.