Imagem Meu Decorado | Tenda Blog
Encontre sua inspiração em fotos reais de clientes

APARTAMENTO PEQUENO: 5 VANTAGENS DE MORAR EM UM IMÓVEL MENOR

Trilha da Conquista

21/11/22

Atualmente, é comum ver muitos apartamentos pequenos à venda, justamente pelo crescimento das cidades e a nova dinâmica de vida das pessoas. Além disso, existem diversas vantagens para quem deseja morar em apartamento pequeno. E adotar um estilo de vida mais prático, certamente é uma das principais para quem tem um dia a dia muito agitado.

Então, se você está na dúvida se deve ou não morar em um apartamento pequeno, levantamos os principais benefícios de viver em um imóvel menor para ajudar na sua decisão.

Apartamento pequeno: 5 benefícios de morar em imóveis compactos

Benefícios de morar em apartamento pequeno | Foto de uma mulher feliz entrando em casa | Trilha da Conquista | Blog da Tenda

Para começar, morar em um apartamento pequeno pode facilitar a vida de quem tem um estilo de vida corrido, já que é muito mais prático no dia a dia cuidar de espaços compactos. Além disso, o apartamento pequeno também é uma ótima oportunidade para quem quer conquistar sua independência gastando pouco.

Então, pensando em te ajudar a entender melhor como é morar em um apartamento pequeno, listamos as cinco principais vantagens de morar em um imóvel compacto! Confira!

Apartamentos pequenos são mais baratos

Quanto custa um apartamento pequeno | Foto de um homem lendo papéis | Trilha da Conquista | Blog da Tenda

Você sabe: quanto menor for o apartamento, mais barato ele será. Ou seja, se você quer financiar seu imóvel, mas não tem muito dinheiro, o apartamento pequeno é a escolha ideal.

Outra dica importante para reduzir o valor do imóvel é optar por apartamentos na planta, já que o custo deles é ainda mais em conta. E também dá pra contar mais facilidades se você comprar diretamente com a construtora.

Além disso, é possível usar os benefícios do Casa Verde e Amarela, desde que a construtora e o banco que você escolher para financiar o apartamento pequeno sejam parceiros do programa.

Você ainda não conhece o  Casa Verde e Amarela? Ele é o programa habitacional do governo que facilita o financiamento para famílias de baixa renda. Então, é um excelente aliado se você está querendo comprar seu apartamento pequeno. 

Apartamento pequeno é mais pratico para limpar e organizar

Como organizar um apartamento | Foto de uma mulher limpando a sala de casa | Trilha da Conquista | Blog da Tenda

Muitas pessoas têm a mesma dúvida: como organizar um apartamento pequeno? Porém, antes de responder essa questão, é importante você saber que um apartamento menor pode oferecer ao morador mais tempo livre para desfrutar a vida. Por quê? Apartamentos maiores exigem muito tempo e esforço para arrumar, limpar, organizar e até mesmo na hora da mudar.

Então, se você mora em um apartamento compacto, não há perda de tempo para manter o local limpo e organizado. Com isso, as horas preciosas que você economiza quando precisa arrumar sua casa, podem ser usadas para curtir seus amigos e familiares, ou até mesmo para passear, viajar ou trabalhar.

Por isso, os apartamentos pequenos são perfeitos para quem tem uma rotina agitada. Sendo assim: se você quer ter uma casa bonita e organizada, mas sem gastar muito tempo fazendo faxina, os apartamentos pequenos são ideais e oferecem o que todo mundo busca: praticidade, acolhimento e conforto. 

Estilo de vida sem acúmulos

Outra vantagem de viver em um apartamento pequeno é adotar um estilo de vida mais prático. Isso significa que, você não vai ter espaço para acumular coisas desnecessárias.

Já imaginou? Além de ajudar o meio ambiente, você vai contribuir com sua saúde mental e física. Isso porque, de acordo com especialistas, levar um estilo de vida minimalista traz muitos benefícios à nossa saúde. Não é o máximo?

Além disso, mudar-se para um apartamento pequeno, é, antes de tudo, sua grande chance de praticar o desapego, desfazendo-se do que você não usa mais e/ou não é mais necessário para o seu dia a dia.

Mudança mais fácil e prática

Em um apartamento pequeno o espaço é limitado, então, não tem lugar para desorganização ou excessos. Por isso, a mudança para um imóvel menor precisa ser bem planejada. Desse modo, você deverá levar somente os itens que estão em bom estado e que serão úteis na sua nova casa. Assim, você evita aglomerações e bagunças desnecessárias.

A dica é praticar o desapego na hora da mudança para a casa nova. Isso quer dizer que, tudo que só serve para acumular pó ou que não tem uso, deve ser vendido, doado ou descartado. Então, pra saber em qual categoria se encaixa cada objeto, avalie o estado de conservação na hora de fazer o desapego.

E claro que espaços menores também têm seu valor se você já mora em um apartamento pequeno e quer mudar um pouco o ambiente. Afinal, em um espaço reduzido, são poucos os móveis que você precisará mudar de lugar para dar uma repaginada na decoração, o que torna a tarefa bem mais fácil!

Apartamento pequeno é mais fácil para decorar

Como usar móveis multifuncionais em espaços pequenos | Foto da sala de jantar e sala de estar de um apartamento compacto | Trilha da Conquista | Blog da Tenda

Você conhece a famosa frase: “menos é mais”? Pois é, muitas pessoas ficam na dúvida sobre como decorar um apartamento pequeno. E a resposta é: quem vive em um ambiente menor consegue fazer uma decoração mais barata, sem deixar de dar aquele toque personalizado.

Então, se você é do tipo que gosta de uma decoração charmosa, moderna e bem equipada, morar em um apartamento pequeno é ideal para você. Isso porque as plantas de apartamentos pequenos facilitam a escolha de móveis, dos itens de decoração, das plantas e de outros acessórios que vão garantir um ambiente bonito e confortável.

Móveis multifuncionais: aliados dos apartamentos pequenos

Outra vantagem de morar em um apartamento pequeno é apostar em móveis multifuncionais. Desse modo, economizam espaço, além de serem modernos e tornarem o dia a dia mais prático e fácil.

Além das diferentes funções, os móveis multifuncionais podem se encaixar perfeitamente em vários cômodos, e por isso, são mais práticos. Aliás, lá vai outra dica para apartamentos pequenos: vale muito a pena investir em móveis planejados. Assim, móveis sob medida são ideais para você aproveitar cada centímetro do seu novo lar.

Apartamento pequeno normalmente é bem localizado

Imóveis menores são bem localizados | Foto de uma região com prédios residenciais | Trilha da Conquista | Blog da Tenda

De modo geral, os empreendimentos que dispõem de apartamentos pequenos estão bem localizados, assim, ficando próximos de tudo, e oferecendo fácil acesso aos transportes públicos da cidade.

E todo mundo sabe: morar em uma boa localização facilita a vida do morador e garante o sucesso do empreendimento à construtora. Além disso, perto de um apartamento pequeno, você certamente irá encontrar supermercados, farmácias, padaria, hospitais e todos os serviços que possa precisar.

Por último, mas não menor importante, um apartamento pequeno bem localizado está sempre valorizando, o que é um grande trunfo se um dia você quiser vendê-lo.

Apartamento pequeno é mais seguro

Se você mora só ou pretende comprar um apartamento sozinha, nada melhor que viver em um condomínio fechado. Isso porque, em sua maioria esses empreendimentos contam com sistema de segurança, portões elétricos e portaria 24 horas, benefícios essenciais para quem deseja viver em um ambiente seguro, seja só ou em família.

Apartamento pequeno é mais econômico

Apartamento menor custa menos | Foto de um casal feliz | Trilha da Conquista | Blog da Tenda

Não dá pra negar que morar em um apartamento pequeno vai ajudar você a economizar com várias despesas. Pra começar, o valor das contas de consumo, como água e luz, é mais baixo, IPTU, móveis, compras do mês, etc. não ficam atrás, porque o gasto também é menor. Além disso tudo, você ainda vai gastar bem menos com produtos de limpeza.

Menor gasto com manutenção.

Aliás, um outro ponto importante é que os gastos com manutenção de apartamento pequeno são menores. Em outras palavras, quanto menor for o imóvel, menor será o custo com reparos nas redes elétrica e hidráulica, e também com a estrutura, pintura, e reformas em geral.

Conheça o apartamento pequeno ideal para você

Como financiar um imóvel | Foto de uma Mulher feliz na sala de estar de casa | Trilha da Conquista | Blog da Tenda

Viu só como existem muitas vantagens de morar em um apartamento pequeno? Agora, se você está buscando o endereço ideal para o seu novo lar, saiba que existem várias opções de apartamento Tenda que cabem no seu bolso!

Quer conhecer todas? Podemos fazer melhor por você! Com o Simulador de Financiamento Tenda você vai descobrir qual apartamento Tenda é perfeito para o seu orçamento. Além disso, essa ferramenta de uso gratuito também mostra os valores aproximados das parcelas do financiamento, se você tem direito ao subsídio habitacional (benefício do programa Casa Verde e Amarela que dá desconto no valor do imóvel) e qual valor de subsídio você pode conquistar. Agora eu pergunto: dá pra ser melhor que isso?!

Aqui na Construtora Tenda você vai encontrar diversos apartamentos com plantas de 1 e 2 quartos, ideais para quem quer morar em condomínio fechado com segurança e tranquilidade. Além do mais, alguns empreendimentos Tenda têm espaços de lazer nas áreas comuns, como churrasqueira, salão de festas, playgrounds, praça de jogos, e academias, entre outras.

Então, aproveite as condições exclusivas da Construtora Tenda, como o parcelamento do valor de entrada e os benefícios do Casa Verde e Amarela para conquistar sua casa própria. Para saber qual é o endereço do seu novo lar, faça já uma simulação grátis com a gente e assista ao vídeo abaixo.

Vantagens do Casa Verde e Amarela para comprar um imóvel menor

Para ficar mais claro, o Casa Verde e Amarela é um grande facilitador para quem quer conquistar um apartamento pequeno, mas tem uma renda baixa.

Isso porque, o programa tem o objetivo de facilitar o financiamento imobiliário para as famílias com renda familiar bruta mensal entre R$ 2.400 e R$ 8 mil.

Para participar do Casa Verde e Amarela e financiar seu apartamento pequeno aproveitando benefícios exclusivos, basta se enquadrar em um dos três grupos de renda do programa. Confira!

Grupo 1

Famílias com renda familiar bruta de até R$ 2.400. As pessoas do grupo 1 contam com as menores taxas do PCVA:

Regiões Norte e Nordeste
Cotista do FGTS: 4,25% a 4,50%
Não Cotista do FGTS: 4,75% a 5,00%

Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste
Cotista do FGTS: 4,50% a 4,75%
Não Cotista do FGTS: 5,00% a 5,25%

Grupo 2

Pessoas com renda familiar bruta de R$ 2.400,01 a R$ 4.400. As taxas de juros no financiamento para os participantes deste grupo são:

Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste
Cotista do FGTS: 5,00% a 6,50%
Não Cotista do FGTS: 5,50% a 7,00%

Regiões Norte e Nordeste
Cotista: 4,75% a 6,50%
Não Cotista: 5,25% a 7,00%

Grupo 3

Por último, o grupo 3, formado por brasileiros com renda familiar bruta entre R$ 4.400,01 e R$ 8 mil. Suas taxas de juros são iguais para todo o país, são iguais para todo o país:

Cotista do FGTS: 7,66%
Não Cotista do FGTS: 8,16%

Benefícios do Casa Verde e Amarela para financiar um apartamento compacto

Como financiar imóvel com o Casa Verde e Amarela | Foto de uma mulher pesquisando na internet com sua família | Trilha da Conquista | Blog da Tenda

Além das menores taxas de juros do mercado imobiliário, o Casa Verde e Amarela oferece outras vantagens para os seus participantes que vão financiar um apartamento pequeno por meio do programa. Conheça as principais! 

  • Subsídio do governo: é um valor dado pelo governo federal para facilitar a compra do imóvel. Essa quantia funciona como um desconto no custo total do imóvel, deixando o financiamento e as parcelas mais em conta. Além disso, esse dinheiro não precisa ser devolvido ou quitado.
  • Composição de Renda: é a soma dos salários de até três pessoas, que podem ser seus familiares ou amigos, para financiar o apartamento. Esse benefício foi especialmente criado para aumentar suas chances de ter o financiamento aprovado.
  • Uso do FGTS: o saldo do seu FGTS pode ser utilizado no financiamento imobiliário das seguintes formas: como valor de entrada do imóvel ou na amortização das parcelas do financiamento. Além do mais, facilita a negociação e oferece melhores condições no crédito imobiliário.

Aposto que depois de ler este post seu entusiasmo foi nas alturas. Estou certo? Então, para finalizar, saiba que aqui na Construtora Tenda, financiamos nossos apartamentos em parceria com o programa Casa Verde Amarela. E aí, bora saber qual é o apartamento Tenda que tem as condições que você precisa e a localização que você quer? Acesse agora mesmo a Loja Virtual Tenda e comece a procurar. Boa pesquisa!.

Sobre a Tenda

Tenda é uma das maiores construtoras do Brasil e uma das empresas que integram a Bolsa de Valores de São Paulo. Listada no Novo Mercado da B3, a companhia tem o mais alto nível de governança corporativa do país.

Com mais de 50 anos de experiência no mercado imobiliário, a gente sabe que comprar um apartamento muitas vezes parece ser algo impossível para muitos brasileiros. Por isso, a nossa missão é colocar a conquista da casa própria ao seu alcance.

Acredite, com as nossas condições exclusivas somadas a grande parceria que temos com o programa Casa Verde e Amarela, o substituto do Minha Casa Minha Vida, você consegue ter o seu cantinho.

Nós já realizamos o sonho de mais de 120 mil famílias, provando que ter um imóvel próprio é possível. Para ajudar cada vez mais brasileiros, estamos presentes em capitais e regiões metropolitanas de nove estados do país. Existem apartamentos à venda em São Paulo, Bahia, Ceará, Pernambuco, apartamentos à venda no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás e Minas Gerais.

Além de diversas lojas físicas nos nove estados em que atuamos, também oferecemos a comodidade da Loja Virtual Tenda, um ambiente seguro e com todas as informações que você precisa para conquistar o seu imóvel. No nosso site, você também encontra ferramentas como o Simulador de Financiamento e a Calculadora dos Sonhos que te ajudam no planejamento da compra.

Conte com a gente para realizar o sonho de ter o seu apartamento! Estamos prontos para tirar as suas dúvidas e te acompanhar durante todo o processo.

Autor do Post | Tenda Blog
Escrito por:

Tenda

Quer um desconto de até R$ 55 mil para comprar seu apartamento?

Clique aqui

Seta Ballon down | Tenda.com
Tais subsídio | Tenda.com Ícone fechar | Botão fechar | Blog da Tenda| Tenda.com

Saia do aluguel e conquiste seu apartamento. Dê o primeiro passo agora mesmo.


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

(0) Comentários
Este artigo ainda não possui comentário. Seja o primeiro.