APARTAMENTO PEQUENO: 5 VANTAGENS DE MORAR EM UM IMÓVEL MENOR

Guia da Tenda

Atualmente, é comum ver muitos apartamentos pequenos à venda, justamente pelo crescimento das cidades e a nova dinâmica de vida das pessoas. Além disso, existem diversas vantagens para quem deseja morar em apartamento pequeno. Isso porque, morar neste tipo de móvel proporciona um estilo de vida mais prático, ideal para quem tem um dia a dia muito agitado.

Loja Virtual Tenda
Spotify Blog da Tenda

Então, se você está na dúvida se deve ou não morar em um apartamento pequeno, levantamos os principais benefícios de viver em um imóvel menor.

Apartamento pequeno: 5 benefícios de morar em imóveis compactos

Benefícios de morar em apartamento pequeno | Foto de uma mulher feliz entrando em casa | Guia da Tenda | Blog da Tenda

Para começar, quem tem um estilo de vida corrido, morar em um apartamento pequeno pode facilitar a vida, proporcionando um dia a dia mais prático. Além disso, é também uma chance para quem quer conquistar sua independência gastando pouco.

Então, pensando em te ajudar a entender melhor como é morar em um apartamento pequeno, listamos as cinco principais vantagens de morar em um imóvel compacto! Confira!

Apartamentos pequenos são mais baratos

Quanto custa um apartamento pequeno | Foto de um homem lendo papéis | Guia da Tenda | Blog da Tenda

De início, é importante saber que quanto menor for o apartamento, mais barato ele será. Ou seja, é a escolha ideal para quem quer financiar um apartamento pequeno, mas não tem muito dinheiro.

Uma outra dica importante é optar por apartamentos na planta, porque o custo deles é ainda mais em conta, além de ter mais facilidades de compra diretamente com as construtoras.

Além disso, dependendo da construtora e do banco que você escolher para financiar o apartamento pequeno, é possível também usar os benefícios do Casa Verde e Amarela, desde que sejam parceiros do programa.

Para esclarecer, o programa Casa Verde e Amarela é um projeto habitacional do governo que facilita o financiamento para famílias de baixa renda. Então, é uma ótima oportunidade comprar um apartamento pequeno por meio do PCVA.

Apartamento pequeno tem mais praticidade para limpar e organizar

Como organizar um apartamento | Foto de uma mulher limpando a sala de casa | Guia da Tenda | Blog da Tenda

Antes de tudo, muitas pessoas têm a mesma dúvida, como organizar um apartamento pequeno? Porém, antes de responder essa questão, é importante saber que um apartamento menor pode oferecer ao morador tempo livre para viver. Em outras palavras, apartamentos maiores exigem muito tempo para arrumar, limpar, organizar e até mesmo na hora da mudança.

Então, a partir do momento que você mora em um apartamento compacto, você não perde tempo para manter o local limpo e organizado. Ou seja, as horas que você economizou na hora de arrumar sua casa, você poderá curtir com seus amigos e familiares, ou até mesmo passear, viajar ou trabalhar.

Por isso, os apartamentos pequenos são perfeitos para pessoas que têm uma rotina agitada. Além do mais, são ideais para quem quer ter uma casa bonita e organizada, mas sem gastar muito tempo fazendo a faxina. Sendo assim, apartamentos pequenos são mais práticos, acolhedores e confortáveis.

Estilo de vida sem acúmulo de coisas

Em especial, uma outra vantagem de viver em um apartamento pequeno é ter um estilo de vida mais prático. Isso significa que, você não vai ter espaço para acumular coisas desnecessárias.

Dessa forma, além de ajudar o meio ambiente, você vai contribuir com sua saúde mental e física. Isso porque, de acordo com especialistas, levar um estilo de vida minimalista traz muitos benefícios à nossa saúde.

Além disso, quando você decidir se mudar para um apartamento pequeno, é necessário praticar o desapego, se desfazer de coisas que você não usa e são desnecessárias para o seu dia a dia.

Mudança mais fácil e prática

Em um apartamento pequeno o espaço é limitado, então, não tem lugar para desorganização ou excessos. Por isso, a mudança para um imóvel menor precisa ser bem planejada. Desse modo, você deverá levar somente os itens que estão em bom estado e que serão úteis na sua nova casa. Assim, você evita aglomerações e bagunças desnecessárias.

A dica é praticar o desapego na hora da mudança para a casa nova. Isso quer dizer que, os itens que só servem para acumular pó ou que não tenham uso, deverão ser vendidos, doados ou descartados. Neste caso, avalie o estado de conservação de cada objeto para fazer o desapego.

Além disso, para quem já mora em um apartamento pequeno e deseja mudar um pouco o ambiente, movimentar alguns móveis e até mesmo alterar a decoração fica mais fácil em um espaço menor.

Apartamento pequeno é mais fácil para decorar

Como usar móveis multifuncionais em apartamento pequeno | Foto da sala de jantar e sala de estar de um apartamento compacto | Guia da Tenda | Blog da Tenda

Você conhece aquela famosa frase: “o menos é mais”? Pois é, muitas pessoas ficam na dúvida de como decorar um apartamento pequeno. E a resposta é: quem vive em um ambiente menor consegue fazer uma decoração mais barata, sem deixar de dar aquele toque especial de personalidade.

Então, se você gosta de uma decoração que deixa o espaço charmoso, moderno e bem equipado, morar em um apartamento pequeno é ideal para você. Isso porque, as plantas de apartamentos pequenos facilitam a escolha de móveis, itens de decoração, plantas e outros acessórios que vão garantir um ambiente bonito e confortável.

Móveis multifuncionais: aliados dos apartamentos pequenos

Outra vantagem de morar em um apartamento pequeno é apostar em móveis multifuncionais. Ou seja, quando o espaço é limitado, esse tipo de mobília economiza espaço, além de ser moderna e tornar o dia a dia mais prático e fácil.

Além de terem diferentes funções, os móveis multifuncionais podem se encaixar perfeitamente em vários cômodos, e por isso, são mais econômicos. Aliás, outra dica é que vale a pena investir em móveis planejados para apartamento pequeno. Assim, cada móvel será feito sob medida e você poderá aproveitar cada centímetro do seu novo lar.

Apartamento pequeno normalmente é bem localizado

Apartamentos menores são bem localizados | Foto de uma região com prédios residenciais | Guia da Tenda | Blog da Tenda

De modo geral, os empreendimentos que possuem apartamentos pequenos normalmente estão localizados em boas vizinhanças. Por isso, essa é mais uma vantagem dos apartamentos menores, que costumam estar próximos de tudo, como em regiões com comercio ativo e até mesmo fácil acesso aos transportes públicos da cidade.

Ou seja, ter uma boa localização facilita a vida do morador e garante o sucesso do empreendimento à construtora. Dessa forma, procure apartamentos pequenos perto de supermercados, farmácias, padaria, hospitais, etc. Por fim, ter um apartamento pequeno bem localizado também valoriza o imóvel para uma futura venda.

Apartamento pequeno é mais seguro

Se você mora sozinho ou pretende comprar um apartamento sozinha, não tem nada melhor que viver em um condomínio fechado. Isso porque, a maioria dos empreendimentos contam com sistema de segurança, portões elétricos e portaria 24 horas. Esses benefícios são essenciais para quem deseja viver em um ambiente seguro, seja em família ou sozinho.

Apartamento pequeno é mais econômico

Apartamento menor custa menos | Foto de um casal feliz | Guia da Tenda | Blog da Tenda

Não dá para negar que morar em um apartamento pequeno vai te ajudar a economizar com várias despesas. Ou seja, você vai economizar com os custos das contas de consumo, como água, luz, IPTU, móveis, compras do mês, etc. Além disso, você também vai gastar menos com produtos de limpeza, já que o ambiente é menor para limpar e organizar.

Menos gastos com manutenções

Aliás, um outro ponto importante é que os gastos com as manutenções de um apartamento pequeno são menores. Em outras palavras, quanto maior for o imóvel, maior será o custo com os reparos de rede elétrica, hidráulica, estrutura, pintura, reformas em geral.

Conheça o apartamento pequeno ideal para você

Como financiar um apartamento | Foto de uma Mulher feliz na sala de estar de casa | Guia da Tenda | Blog da Tenda

Viu só como existem muitas vantagens ao morar em um apartamento pequeno. Agora, se você ainda não escolheu seu novo lar, que tal saber qual apartamento Tenda cabe no seu bolso?

É isso mesmo! Com o Simulador de Financiamento Tenda você vai descobrir qual apartamento Tenda é perfeito para o seu orçamento. Além disso, essa ferramenta vai te mostrar os valores aproximados das parcelas do financiamento, se você tem direito ao subsídio habitacional (benefício do programa Casa Verde e Amarela) e qual o valor de subsídio é possível conquistar.

Aqui na Construtora Tenda você vai encontrar diversos apartamentos com plantas de 1 e 2 quartos, ideais para quem quer morar em condomínio fechado com segurança e tranquilidade. Além do mais, alguns empreendimentos Tenda contam com itens de lazer nas áreas comuns, como churrasqueira, salão de festas, playgrounds, praça de jogos, academias, entre outras opções.

Então, aproveite as condições exclusivas da Construtora Tenda, como o parcelamento do valor de entrada e os benefícios do Casa Verde e Amarela para conquistar sua casa própria. Para saber qual é o endereço do seu novo lar, faça já uma simulação grátis com a gente e assista ao vídeo abaixo.

Vantagens do Casa Verde e Amarela para comprar um imóvel menor

Para ficar mais claro, o Casa Verde e Amarela é um grande facilitador para quem quer conquistar um apartamento pequeno, mas tem uma renda baixa.

Isso porque, o programa tem o objetivo de facilitar o financiamento imobiliário para as famílias que tem uma renda familiar bruta mensal entre R$ 2.400 e R$ 8 mil.

Para participar do Casa Verde e Amarela e financiar seu apartamento pequeno, basta se enquadrar em um dos três grupos de renda do programa e aproveitar os benefícios específicos de cada um deles:

Grupo 1

Famílias com renda familiar bruta de até R$ 2.400. As pessoas do grupo 1 contam com as menores taxas do PCVA. São elas:

Região Norte e Nordeste
Cotista do FGTS: 4,25% a 4,50%
Não Cotista do FGTS: 4,75% a 5,00%

Região Sul, Sudeste e Centro-Oeste
Cotista do FGTS: 4,50% a 4,75%
Não Cotista do FGTS: 5,00% a 5,25%

Grupo 2

Pessoas com renda familiar bruta de R$ 2.400,01 até R$ 4.400. Já os participantes do Grupo 2 têm as seguintes taxas de juros no financiamento:

Região Sul, Sudeste e Centro-Oeste
Cotista do FGTS: 5,00% a 6,50%
Não Cotista do FGTS: 5,50% a 7,00%

Região Norte e Nordeste
Cotista: 4,75% a 6,50%
Não Cotista: 5,25% a 7,00%

Grupo 3

Brasileiros com renda familiar bruta entre R$ 4.400,01 e R$ 8 mil. Por fim, as pessoas do Grupo 3 possuem as taxas de juros iguais para todo o país, sendo:

Cotista do FGTS: 7,66%
Não Cotista do FGTS: 8,16%

Benefícios do Casa Verde e Amarela para financiar um apartamento compacto

Como financiar imóvel com o Casa Verde e Amarela | Foto de uma mulher pesquisando na internet com sua família | Guia da Tenda | Blog da Tenda

Além das menores taxas de juros do mercado imobiliário, o Casa Verde e Amarela conta com outras vantagens para os seus participantes que vão financiar um apartamento pequeno por meio do programa. São eles:

  • Subsídio do governo: é um valor dado pelo Governo Federal para facilitar a compra do imóvel. Essa quantia funciona como um desconto no custo total do imóvel, deixando o financiamento e as parcelas mais em conta. Além disso, esse dinheiro não precisa ser devolvido ou quitado.
  • Composição de Renda: é a soma dos salários de até três pessoas, que podem ser seus familiares ou amigos, para financiar um apartamento. É através desse benefício que suas chances de ter o financiamento aprovado aumentam.
  • Uso do FGTS: o saldo do seu FGTS pode ser utilizado no financiamento imobiliário das seguintes formas: como valor de entrada do imóvel, e até mesmo na amortização das parcelas do financiamento. Além do mais, possibilita a negociação e melhores condições no crédito imobiliário.

Para finalizar, aqui na Construtora Tenda, financiamos nossos apartamentos em parceria com o programa Casa Verde Amarela. Então, para saber qual é seu apartamento Tenda, acesse a Loja Virtual Tenda.

Sobre a Tenda

Tenda é uma das maiores construtoras do Brasil e uma das empresas que integram a Bolsa de Valores de São Paulo. Listada no Novo Mercado da B3, a companhia tem o mais alto nível de governança corporativa do país.

Com mais de 50 anos de experiência no mercado imobiliário, a gente sabe que comprar um apartamento muitas vezes parece ser algo impossível para muitos brasileiros. Por isso, a nossa missão é colocar a conquista da casa própria ao seu alcance.

Acredite, com as nossas condições exclusivas somadas a grande parceria que temos com o programa Casa Verde e Amarela, o substituto do Minha Casa Minha Vida, você consegue ter o seu cantinho.

Nós já realizamos o sonho de mais de 120 mil famílias, provando que ter um imóvel próprio é possível. Para ajudar cada vez mais brasileiros, estamos presentes em capitais e regiões metropolitanas de nove estados do país. Existem apartamentos à venda em São Paulo, Bahia, Ceará, Pernambuco, apartamentos à venda no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás e Minas Gerais.

Além de diversas lojas físicas nos nove estados em que atuamos, também oferecemos a comodidade da Loja Virtual Tenda, um ambiente seguro e com todas as informações que você precisa para conquistar o seu imóvel. No nosso site, você também encontra ferramentas como o Simulador de Financiamento e a Calculadora dos Sonhos que te ajudam no planejamento da compra.

Conte com a gente para realizar o sonho de ter o seu apartamento! Estamos prontos para tirar as suas dúvidas e te acompanhar durante todo o processo.

Loja Virtual Tenda
Spotify Blog da Tenda
Autor do Post | Tenda Blog
Escrito por:

Tenda

Saia do aluguel e conquiste seu apartamento. Dê o primeiro passo agora mesmo.


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

(0) Comentários
Este artigo ainda não possui comentário. Seja o primeiro.