Imagem Meu Decorado | Tenda Blog
Encontre sua inspiração em fotos reais de clientes

ZONA SUL DE SÃO PAULO: CONHEÇA A REGIÃO

Trilha da Conquista

22/03/24

A cidade de São Paulo possui, em cada uma de suas cinco regiões, características completamente diferentes. Dessa forma, os moradores da maior metrópole da América Latina, podem desfrutar de diversos locais pela cidade, aproveitando as singularidades de cada região da cidade. Sendo assim, vamos conhecer melhor a Zona Sul de São Paulo.

Conheça os principais bairros, passeios e tudo o que a região tem para te oferecer, além dos melhores imóveis para você. Confira nosso conteúdo completo.

Onde fica a Zona Sul de São Paulo?

Onde fica a Zona Sul de São Paulo? | Foto de um casal olhando um mapa, com um notebook ao lado | Trilha da Conquista | Blog da Tenda

Até 1935, a região, agora conhecida como Zona Sul de São Paulo, era parte do município de Santo Amaro. Contudo, hoje, é a área mais procurada para novos apartamentos devido a uma nova lei de zoneamento. Apesar de sua vastidão geográfica, oferece diversas experiências de moradia dependendo do bairro. Abrangendo bairros como Morumbi, Itaim Bibi e Moema, reconhecidos como locais nobres da região, além disso, também inclui áreas ainda carentes de urbanização.

Como é morar na Zona Sul de São Paulo?

Morar na zona sul de São Paulo oferece vantagens e desvantagens, dependendo das necessidades individuais. É ideal para aqueles que buscam facilidade na locomoção, pois a região abriga importantes vias como as avenidas Washington Luís e Bandeirantes, conectando-a ao centro. Há diversas opções educacionais e de lazer, facilitando a vida dos moradores, que muitas vezes optam por trabalhar localmente para evitar longos deslocamentos. Além disso, a presença do Aeroporto de Congonhas atrai estabelecimentos comerciais, como hotéis, restaurantes e bares para a área.

Quais são os principais bairros da Zona Sul de São Paulo?

Quais são os principais bairros da Zona Sul de São Paulo? | Foto de uma mulher sorridente usando o notebook | Trilha da Conquista | Blog da Tenda

A extensa área da zona Sul de São Paulo se destaca como a maior entre todas as regiões, oferecendo uma variedade de oportunidades em termos de lazer, educação, entretenimento, cultura e espaços naturais. Portanto, explorar essa região revela uma riqueza de experiências. Sendo assim, selecionamos meticulosamente cinco bairros notáveis, cada qual apresentando características únicas que enriquecem a vida de seus residentes, proporcionando o que há de mais excepcional em termos de qualidade de vida e vivência comunitária.

Ipiranga

O bairro do Ipiranga, em São Paulo, é principalmente residencial e histórico, abrigando o Museu do Ipiranga, o Parque da Independência e o Museu de Zoologia da USP. Além disso, oferece uma ampla gama de serviços e comércios, como shoppings, mercados e opções de lazer, bem como transporte público acessível, proximidade a grandes avenidas, academias, instituições de ensino e uma variedade de restaurantes e vida noturna.

Chácara Klabin

Localizada em uma parte relativamente recente da cidade, a Chácara Klabin ostenta uma infraestrutura que rivaliza com bairros de longa data. Portanto, sua conveniente proximidade com áreas como Vila Mariana, Paraíso e Ipiranga garante acesso rápido e eficiente aos serviços e atrativos desses locais. 

Além de sua predominância residencial, a região abriga edifícios comerciais e atrai empreendedores em busca de uma comunidade acolhedora e um estilo de vida de qualidade. Ainda mais, com o transporte público satisfatório, atende tanto os residentes quanto os profissionais que ali trabalham.

Saúde

Saúde | Foto de uma mulher usando o notebook no sofá da sala | Trilha da Conquista | Blog da Tenda

A região da Saúde se encontra estrategicamente posicionada nas proximidades de importantes bairros, como Campo Belo, Vila Mariana e Jardins, destacando-se como um dos locais privilegiados na Zona Sul de São Paulo. 

Reconhecida pela sua ampla gama de serviços e diversificado comércio, a Saúde proporciona uma qualidade de vida invejável. Apresentando-se como uma área predominantemente residencial, suas ruas são adornadas por árvores, e abriga a Biblioteca Pública Amadeu Amaral, com mais de trinta mil obras à disposição do público. 

Além disso, o transporte público eficiente atende tanto os residentes quanto os trabalhadores que se dirigem ao bairro. De classe média, a Saúde é um dos destinos mais procurados para se estabelecer na Zona Sul de São Paulo.

Vila Mariana

Conhecida como o epicentro boêmio de São Paulo, a Vila oferece muito mais do que apenas isso! O bairro abriga o renomado Parque Ibirapuera, um oásis verde que serve como o pulmão da cidade. Isto é, com uma excelente infraestrutura de transporte público, a região também se destaca pela sua vasta gama de opções comerciais e de serviços, sendo um local altamente procurado tanto para a compra quanto para a locação de imóveis residenciais. 

Além disso, a Vila atrai uma diversidade de visitantes, desde os que buscam um contato mais próximo com a natureza até aqueles em busca de entretenimento. Entretanto, não se deixe enganar, apesar da movimentação, suas ruas arborizadas proporcionam uma atmosfera agradável, amada por seus habitantes e frequentadores.

Santo Amaro

Imagine um cenário que evoca a atmosfera de um bairro tradicional, porém totalmente alinhado com os tempos modernos. O distrito de Santo Amaro, situado na cidade de São Paulo, que antes era um município independente, integra-se hoje como um bairro da capital e abriga a sede da subprefeitura local. Além de uma vasta gama de opções gastronômicas, Santo Amaro oferece casas de espetáculos, complexos comerciais refinados, instituições educacionais de renome, entre outras facilidades que o tornam um local vibrante e dinâmico.

Socorro

Socorro, antes Capela do Socorro, é agora um bairro residencial com mais de 800 mil habitantes desde que foi elevado a sub-distrito em 1938. Surgiu devido à instalação de indústrias, proporcionando empregos e crescimento populacional. Destacam-se os mananciais, clubes aquáticos e represas Bilings e Guarapiranga. Além disso, por ser localizado ao sul de SP, próximo a diversos bairros, Socorro atrai grandes investimentos, como o São Paulo Athletic Club. Com custo de vida acessível e infraestrutura, é uma excelente opção para morar ou investir.

Bairros da Zona Sul de São Paulo

Bairros da Zona Sul de São Paulo | Foto de uma casal sorridente na sala de estar, olhando para o celular | Trilha da Conquista | Blog da Tenda

A região da Zona Sul de São Paulo abrange um total de 18 distritos ou bairros, cada qual exibindo uma riqueza singular em suas características. Dessa maneira, a diversidade permeia as ruas e avenidas, destacando-se em diversos aspectos que atravessam múltiplos distritos, sendo eles:

  • Saúde;
  • Campo Grande;
  • Jabaquara;
  • Ipiranga;
  • Cursino;
  • Sacomã;
  • Vila Andrade;
  • Campo Limpo;
  • Capão Redondo;
  • Cidade Ademar;
  • Pedreira;
  • Jardim São Luís;
  • Jardim Ângela;
  • Socorro;
  • Cidade Dutra;
  • Grajaú;
  • Parelheiros;
  • Marsilac.

Por que as pessoas escolhem morar na Zona Sul de São Paulo?

Na localidade, os residentes desfrutam de diversas opções de escolas, instituições de ensino superior e atividades recreativas. Sendo assim, muitos habitantes da área sul escolhem trabalhar nos bairros circundantes para minimizar os deslocamentos. Ainda mais, a presença do aeroporto de Congonhas na região contribui para a atração de estabelecimentos hoteleiros, restaurantes e bares para os arredores do sul. Esta dinâmica fortalece a infraestrutura local e promove uma atmosfera vibrante e diversificada para os habitantes e visitantes.

Transporte público

Nos arredores do Ipiranga, estão localizadas as estações de metrô Alto do Ipiranga, Sacomã e Santos-Imigrantes, além de uma linha da CPTM. Por sua vez, na região da Chácara Klabin, situa-se a estação de metrô homônima ao bairro, acompanhada por várias paradas de ônibus. 

Na área da Saúde, podem ser acessadas as estações Praça da Árvore, São Judas e Saúde-Ultrafarma. Por fim, na Vila Mariana, encontram-se as estações de metrô Vila Mariana e Ana Rosa, junto à estação Paraíso em proximidade. Desse modo, percebe-se que a Zona Sul de São Paulo conta com diversas opções de transporte, facilitando a vida daqueles que residem, trabalham ou estudam na região. 

Hospitais

Nessas áreas residenciais situam-se uma variedade de centros de saúde, como os renomados Hospitais São Camilo, Dom Alvarenga, Albert Einstein e o prestigiado Hospital Sírio-Libanês. Bem como, os residentes dos bairros da Zona Sul de São Paulo têm acesso aos serviços dos Hospitais Bosque Saúde, Sancta Maggiore Paris e Maternidade Sepaco, juntamente com uma ampla gama de clínicas e consultórios especializados em diversas áreas médicas.

Ciclovias

Ciclovias | Foto de uma moça sorridnete andando de bicicleta | Trilha da Conquista | Blog da Tenda

Aos domingos, as ciclovias se expandem para aproximadamente 115 km, abrindo espaço para os ciclistas. Entretanto, ao longo da semana, essas vias se tornam um recurso valioso de mobilidade urbana, oferecendo um meio de transporte sustentável e gratuito. 

Com quase 700 km já em operação na capital, as ciclovias não só incentivam o bem-estar dos cidadãos, mas também aliviam o tráfego nas ruas e avenidas. Segundo dados disponíveis no portal da prefeitura, há planos ambiciosos de mais do que dobrar essa extensão até 2028.

Educação

Na região da Zona Sul de São Paulo, encontramos uma vasta oferta de instituições educacionais, tais como o renomado Lycée Pasteur, Max School, Marista Arquidiocesano, Luterano, Santa Amália, Objetivo, Ross, Dom Pedro, Vértice, Bandeirantes, Eduque, Monteiro e o conceituado cursinho Etapa. 

Além disso, diversos bairros abrigam excelentes universidades, como a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Anhanguera, FAPCOM, Anhembi Morumbi, São Judas, Unifesp e a Belas Artes. Adicionalmente, uma ampla gama de estabelecimentos na região oferece cursos especializados e serviços de creche.

Áreas verdes

Apesar de ser conhecida por sua agitação urbana, a cidade de São Paulo também oferece diversas oportunidades para momentos de tranquilidade e lazer em meio à sua vasta extensão de áreas verdes. Portanto, podemos destacar diversos espaços de lazer de qualidade na Zona Sul da cidade, proporcionando uma excelente qualidade de vida para seus residentes e visitantes.

Sendo assim, separamos algumas áreas verdes fundamentais para a cidade e que estão localizadas na Zona Sul de São Paulo. Então, continue sua leitura. 

Parque da Aclimação

Localizada dentro do parque, a Biblioteca do Meio Ambiente se destaca como um oásis verde, oferecendo aos visitantes mais de 100 mil metros quadrados de natureza exuberante. Acima de tudo, além de sua vasta área verde, o parque abriga diversas comodidades, como quadras esportivas, uma pista especialmente destinada a caminhadas, um playground para crianças e um sereno lago que encanta os olhos dos visitantes. Ou seja, para se exercitar, relaxar ou simplesmente contemplar a beleza natural, este espaço oferece amplo espaço e oportunidades para todas as preferências.

Parque da Independência

Situado no histórico bairro do Ipiranga, o parque surge no ponto emblemático onde ecoou o grito de independência do Brasil, abrigando o icônico Monumento à Independência e o prestigiado Museu do Ipiranga. Acima de tudo, além de proporcionar um ambiente propício para atividades físicas e momentos de lazer, o local oferece uma panorâmica deslumbrante e uma oportunidade única de imersão na rica história nacional, tornando-se um destino imperdível para visitantes em busca de cultura e recreação.

Parque Zoológico de São Paulo 

Localizado como o maior zoológico do país, o Zoo ocupa uma extensão de mais de 800 mil metros quadrados, fornecendo um lar para uma variedade impressionante de espécies animais, incluindo aquelas que estão à beira da extinção. 

Dessa forma, com uma diversidade tão vasta, o zoológico oferece uma experiência enriquecedora para pessoas de todas as idades, promovendo a conscientização sobre a fauna e proporcionando momentos memoráveis para os visitantes.

Jardim Botânico

Localizado em São Paulo, o Jardim Botânico destaca-se como uma verdadeira preciosidade nacional, oferecendo um refúgio encantador em meio à paisagem urbana agitada. De fato, com uma vasta coleção que abrange diversas espécies da flora brasileira, além de exemplares de outras partes do mundo, este espaço também é lar do renomado Instituto de Botânica e do prestigiado Museu Botânico Dr. João Barbosa Rodrigues. Sendo assim, ambas as instituições enriquecem os visitantes com um extenso acervo que retrata a riqueza das nossas matas, florestas e os diversos biomas presentes em território brasileiro.

Parque Ibirapuera

No bairro Vila Mariana, o Parque Ibirapuera é o pulsante coração verde da cidade, atraindo uma ampla gama de visitantes. Portanto, alguns vão em busca de relaxamento, outros para se exercitar, estudar a natureza ou simplesmente desfrutar de momentos de lazer com amigos e familiares. 

Dessa forma, o parque oferece diversas atrações, como o MAM – Museu de Arte Moderna, o Jardim de Esculturas, o Herbário Municipal, o Pavilhão Japonês, áreas de recreação infantil, espaços para prática esportiva, a Bienal de São Paulo, o Museu Afro Brasil e uma ciclofaixa que percorre quase toda a sua extensão, proporcionando uma excelente maneira de explorar suas belezas.

O que fazer na Zona Sul de São Paulo?

O que fazer na Zona Sul de São Paulo? | Foto de um grupo de amigos rindo e conversando em um parque | Trilha da Conquista | Blog da Tenda

Independentemente de preferir explorar durante o dia ou à noite, a Zona Sul de São Paulo apresenta uma ampla gama de opções para todos os gostos. Sendo assim, desde bares e restaurantes até atividades ao ar livre, há algo para cada um. Seja para desfrutar de jantares tranquilos ou para se envolver em noites animadas, os estabelecimentos da região oferecem uma infinidade de escolhas. Além disso, para os que apreciam atividades ao ar livre, a zona sul também proporciona diversas opções.

Museu do Ipiranga

Inaugurado em 1895 como uma homenagem à Proclamação da República, o Museu do Ipiranga tem sido um ponto de interesse histórico e cultural contínuo ao longo dos anos. Sua arquitetura imponente e seu acervo diversificado, que abrange desde documentos textuais até artefatos tridimensionais, oferecem uma imersão fascinante na história e na cultura do Brasil em seus primórdios. 

Bem como, além de receber constantemente grupos escolares durante a semana, o museu é um local onde visitantes de todas as idades podem explorar e aprender sobre os eventos e as figuras que moldaram o país desde seus primeiros dias.

Museu da Zoologia

Museu da Zoologia | Foto de uma mãe e filha passeando no museu | Trilha da Conquista | Blog da Tenda

Sob a gestão da renomada Universidade de São Paulo, este museu proporciona experiências interativas através de suas exposições, destacando-se por abrigar um vasto acervo zoológico, considerado um dos maiores da América Latina. Sendo assim, é frequentado por grupos de estudantes, especialistas e entusiastas em busca de ampliar seu entendimento sobre a diversidade biológica. 

Sua missão inclui a promoção do conhecimento tanto da biodiversidade nacional quanto internacional. Assim, estrategicamente localizado no pitoresco bairro do Ipiranga desde sua inauguração em 1969, o museu se empenha em manter-se atualizado com as tendências e descobertas científicas em escala global.

Aquário de São Paulo

Inaugurado em 2006, o aquário tem cativado os visitantes com sua incrível variedade de vida marinha, exibindo trinta tanques que abrigam mais de trezentas espécies animais. Sendo assim, navegar por suas instalações é como explorar um labirinto subaquático, mergulhando em um mundo fascinante de criaturas marinhas. Isto é, uma visita ao aquário se torna uma experiência imperdível para quem busca se maravilhar com a beleza e diversidade dos ecossistemas oceânicos.

Centro Cultural de São Paulo

Há mais de quatro décadas, o Centro Cultural São Paulo (CCSP) tem sido um polo vibrante de atividades culturais, proporcionando ao público uma ampla gama de experiências artísticas. Situado na região Sul de São Paulo, o CCSP atrai artistas de diversas gerações, servindo como um ponto de convergência entre diferentes manifestações culturais, desde as mais populares até as mais refinadas. Desse modo, a instituição transcende barreiras, comunicando-se fluentemente tanto com os espaços tradicionais de arte quanto com os cenários mais alternativos. Portanto, uma visita ao CCSP é uma imersão sensorial e divertida no universo cultural.

Cinemateca

Situada na região da Vila Mariana, a Cinemateca é um local diversificado que atrai uma variedade de espectadores diariamente. Além disso, oferece ampla seleção de filmes e documentários para exibição, proporciona também um ambiente acolhedor em seu café, oportunidades para pesquisa em seu vasto acervo, momentos relaxantes nos jardins circundantes e acesso à sua biblioteca. Reconhecida como um dos centros culturais mais vibrantes da metrópole, mantém-se constantemente atualizada com os melhores lançamentos e tendências da indústria cinematográfica.

Apartamentos da Construtora Tenda para morar na Zona Sul de São Paulo

A Tenda atua em toda a cidade de São Paulo e não seria diferente na região da Zona Sul de São Paulo. Então, veja abaixo alguns bairros com opções de moradias para você que busca um novo lugar na gigante ZS.

Apartamentos no Socorro

Já com obras em andamento, o Vila Socorro encontra-se a poucos metros das estações Jurubatuba e Socorro da CPTM. Além disso, possui fácil acesso às principais vias da região como a Avenida Atlântica e a Avenida do Rio Bonito. O empreendimento conta com dois dormitórios por apartamento e lazer completo para a família.

Apartamento em Santo Amaro

Na região de Santo Amaro, a Tenda tem a presença do empreendimento Vista Granja Julieta. Com apartamentos de dois quartos, ele fica localizado com fácil acesso a vias importantes e próximo a opções de comércios como, supermercados, shoppings, estação de trem e terminal de ônibus.

Outro empreendimento da Tenda na Zona Sul de São Paulo é o Lazúli, que está em fase de acabamento e já conta com 100% de suas unidades vendidas. O Lazúli está localizado em Santo Amaro, oferecendo ótima localização e lazer completo no condomínio.

Sobre a Tenda

A Tenda é uma das maiores construtoras do Brasil e  uma das empresas que integram a Bolsa de Valores de São Paulo.  Listada no Novo Mercado da B3, a companhia tem o mais alto nível de governança corporativa do país.   

Com mais de  50 anos de experiência  no mercado imobiliário, a gente sabe que comprar um  apartamento  muitas vezes parece impossível para  muitos brasileiros.  Por isso,  nossa missão  é  colocar a conquista da casa própria ao seu alcance.    

Acredite,  com as nossas condições exclusivas somadas à grande parceria que temos com o Minha Casa, Minha Vida, você consegue ter o seu cantinho.   

Nós já realizamos o sonho de mais de 160 mil famílias, provando que ter um imóvel próprio é possível. Para  ajudar  cada vez  mais  brasileiros, estamos presentes em capitais e regiões metropolitanas de nove estados do país. Existem  apartamentos à venda em São Paulo, Bahia, Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás e Minas Gerais.   

 Além de  diversas lojas físicas  nos estados onde atuamos, também oferecemos a comodidade da  Loja Virtual  Tenda, um ambiente seguro e com todas as informações que você precisa para conquistar o seu imóvel.  No nosso site, você também encontra ferramentas como o  Simulador de Financiamento  e a  Calculadora dos Sonhos, que ajudam você no planejamento da compra.    

Conte com a gente para realizar o sonho de ter o seu apartamento! Estamos prontos para tirar  suas  dúvidas e ajudar você nessa maravilhosa jornada.  

Autor do Post | Tenda Blog
Escrito por:

Tenda

Quer um desconto de até R$ 55 mil para comprar seu apartamento?

Clique aqui

Seta Ballon down | Tenda.com
Tais subsídio | Tenda.com Ícone fechar | Botão fechar | Blog da Tenda| Tenda.com

Saia do aluguel e conquiste seu apartamento. Dê o primeiro passo agora mesmo.


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

(0) Comentários
Este artigo ainda não possui comentário. Seja o primeiro.