Imagem Meu Decorado | Tenda Blog
Encontre sua inspiração em fotos reais de clientes

COMO DECORAR UM APARTAMENTO PEQUENO?

Casa e Decoração

10/10/22

Todo mundo quer ter uma casa bonita e bem decorada. Porém, muitas pessoas que moram em um apartamento pequeno têm a mesma dúvida: como decorar um apartamento pequeno para torná-lo charmoso?

Esse conteúdo também está disponível na versão podcast. Aproveite a praticidade do áudio que preparamos para você. Para ouvir é só clicar no play!

Tais, assistente virtual da Construtora Tenda | Blog da Tenda | Tenda.com

Se esse é o seu caso, preparamos um conteúdo completo para ajudar você a decorar seu apartamento com estilo e sua personalidade. Acompanhe!

Como decorar um apartamento pequeno: 6 dicas para deixar seu apê com seu estilo

Para começar, decorar um apartamento pequeno é um desafio. Porém, tudo o que você precisa é ter paciência para escolher as peças ideais para seu apartamento.

Saiba que você precisa saber que cada item, sejam móveis ou peças decorativas, deve contribuir com o conforto e a movimentação pelos ambientes. Então, confira seis dicas incríveis que vão ajudar você a deixar seu cantinho confortável e com uma aparência maior. Vamos nessa?!

1. Menos é mais

De início, na hora de decorar um apartamento pequeno, é preciso ter em mente que menos é mais. Ou seja, você precisa se atentar aos detalhes e fazer escolhas cautelosas. Logo, procure priorizar o conforto e a circulação do espaço que você tem. Por isso, o primeiro passo é medir os ambientes.

Depois, é importante você praticar o desapego. Isso significa que, quem mora em um apartamento pequeno não pode ter milhares de coisas sem utilidade estocadas pela casa! Então, desfaça-se de tudo aquilo que você não precisa e comece a organizar os ambientes.

2. Aproveite os ambientes integrados

De modo geral, os apartamentos pequenos contam com ambientes integrados. Isso porque eles dispõem de um espaço reduzido. Porém, existem algumas vantagens dos imóveis com espaços integrados, como:

  • Amplitude;
  • Maior interação;
  • Economia etc.

Com isso, a decoração não pode ser deixada de lado para esses locais. Logo, aproveite os ambientes integrados para ser criativo na decoração de apartamentos pequenos.

Uma dica importante: para os ambientes integrados, é preciso ter cuidado com a escolha das cores, dos tecidos e das texturas. Porque toda decoração precisa estar em harmonia, e o espaço não pode ficar visualmente poluído. Então, procure por elementos decorativos que conversem entre si, ou seja, que combinem.

3. Use espelhos para dar maior amplitude ao espaço

Em seguida, outro elemento decorativo que é muito versátil e ajuda bastante ao decorar apartamentos pequenos é o espelho.

Isso porque o uso dos espelhos garante um efeito impressionante, se bem utilizado. Então, se você colocar os espelhos em lugares estratégicos, como a parede da sala de jantar, o corredor ou a parede da sala de estar, por exemplo, pode dar uma sensação de amplitude no ambiente.

Em outras palavras, o cômodo dobra de tamanho. Porém, tome cuidado para que o espelho dê o efeito que você realmente quer. Por isso, saiba usá-lo com equilíbrio. Uma dica legal é não colocar os espelhos atrás de aparelhos eletrônicos, para não ficar mostrando os fios.

4. Conte com a iluminação para transformar o ambiente

A luz, em especial, também valoriza qualquer espaço. Para isso, saiba quais são os diferentes tipos de luz:

  • Luz branca: parece a luz natural e está ligada aos ambientes de trabalho. É ideal para colocar em cômodos, como, cozinhas, banheiros, escritórios e lavanderias.
  • Luz amarela: é uma iluminação mais quente, por isso, mais aconchegante. A luz amarela é perfeita para quartos, sala de jantar e sala de estar.

Porém, você deve estar se perguntando: mas no apartamento pequeno, onde os espaços são integrados, como vou ter esses dois tipos de luz? A solução é simples! Basta ter dois interruptores para você escolher o tipo de iluminação de acordo com cada ocasião.

Além disso, existem interruptores que podem transformar o ambiente pequeno com uma boa iluminação. Esse é o caso do timer, um interruptor que controla a intensidade da luz.

Agora, se no seu apartamento pequeno tiver muita luz natural, use e abuse desse recurso. Afinal de contas, a iluminação natural dá vida aos ambientes, deixando seu apartamento ainda mais acolhedor.

5. Aproveite as paredes para decorar

Um dos focos principais na decoração de apartamentos pequenos é aproveitar cada centímetro dos ambientes. Para isso, o ideal é usar nichos, prateleiras e armários aéreos nas paredes dos cômodos.

Além disso, vale lembrar que os armários aéreos, os nichos e as prateleiras podem ser usados em diversos cômodos do apartamento pequeno.

Isso porque esses elementos contribuem na organização dos espaços, além de servirem de apoio para diferentes objetos decorativos ou peças de utilidade doméstica, como pratos, canecas, louças, eletrodomésticos, vasos de plantas, quadros, livros e fotografias, entre outros.

6. Tenha móveis multifuncionais

Os móveis multifuncionais são verdadeiros aliados na hora de decorar um apartamento pequeno. Isso porque esse tipo de móvel faz muita diferença nos ambientes. Ainda mais quando, além de útil, é bonito, prático e confortável.

Em seguida, veja alguns exemplos de móveis multifuncionais:

  • Sofás-camas;
  • Poltronas que podem ficar na sala de jantar e se tornar mais um assento na sala de estar;
  • Pufes que servem de armazenamento e também como assentos;
  • Entre outros.

Por fim, para saber qual tipo de móvel multifuncional é ideal para o seu apartamento pequeno, defina bem o que você quer daquele ambiente. Por exemplo: um quarto de casal que tem uma mesa para ser um home office ou um móvel que guarde os brinquedos das crianças e seja uma mesinha de estudo, entre outras opções.

Se você quer mais dicas de móveis para apartamento pequeno, assista ao vídeo a seguir:

Confira agora o segundo áudio do conteúdo! Assim, ao terminar de ouvir, aproveite o último trecho mais abaixo desta página!

Erros fáceis de evitar na hora de decorar um apartamento pequeno

A princípio, vimos algumas dicas importantes que vão ajudar você a deixar seu apartamento pequeno decorado funcional e com sua personalidade.

Por outro lado, vamos falar um pouco sobre possíveis erros cometidos durante a decoração de um apartamento pequeno. Veja alguns que você pode evitar tranquilamente na hora de decorar sua casa:

  • Pisos diferentes nos cômodos;
  • Exagero de elementos decorativos;
  • Paredes escuras ou da mesma cor do teto;
  • Escolha de móveis sem medir o espaço;
  • Distância insuficiente entre os móveis.

A seguir, saiba mais detalhes sobre como decorar com harmonia seu apartamento pequeno.

Decoração de apartamento pequeno

Antes de mais nada, a decoração de apartamento pequeno precisa ser muito bem pensada. Para que assim, você possa conseguir otimizar cada espaço dos cômodos e aproveitá-lo ao máximo. Além de ter uma casa bonita, confortável e bem funcional.

Aliás, pensando em ajudar você na hora de decorar seu apartamento pequeno, listamos uma série de dicas de decoração para cada cômodo de apartamentos pequenos. Confira!

Decoração de sala de apartamento pequeno

Como decorar um apartamento pequeno | Foto de uma sala de estar de apartamento | Decoração | Blog da Tenda

De início, para decorar a sala de um apartamento pequeno, você deve ter em mente que esse é um ambiente para socializar com a família e viver momentos de descontração.

De modo geral, uma sala simples normalmente teria um sofá de dois lugares, um pequeno rack, TV, tapete e, se houver espaço, uma mesinha de centro. Então, para dar um toque especial na decoração da sua sala, aposte nas cores que você vai utilizar nas almofadas, nas mantas para sofá e nos quadros, entre outras peças decorativas.

Uma dica importante para ganhar mais espaço numa sala pequena, é escolher um nicho com painel para colocar a TV e demais eletrônicos. E por falar em TV, vale a pena colocar uma prateleira acima do eletrodoméstico. Você pode acrescentar plantas, além de acomodar livros e objetos de decoração que vão dar um toque totalmente especial à sua sala de estar de apartamento pequeno.

Além disso, aposte na iluminação natural para dar uma sensação de amplitude. Então, escolha as cores dos móveis, dos itens de decoração e das pareces em tons mais claros e neutros, para gerar uma sensação de leveza no espaço.

Por fim, uma boa opção é utilizar na parede de destaque da sala do apartamento pequeno papel de parede, quadros maiores ou até mesmo um espelho.

Decoração de cozinha de apartamento pequeno

Como decorar uma cozinha pequena de apartamento | Foto de uma cozinha de apartamento | Decoração | Blog da Tenda

Em seguida, a cozinha é um dos principais cômodos em um apartamento pequeno. Porém, só de pensar no pouco espaço, já dá para prever aperto e confusão.

Mas, tenha calma! Nesse caso, o maior segredo na decoração de cozinha pequena de apartamento é a produtividade e a eficiência do espaço. Ou seja, tenha uma boa bancada funcional na pia e muitos armários aéreos, para guardar louças, panelas, eletrodomésticos, utensílios e alimentos.

Aliás, outra opção é ter prateleiras, que também serão grandes aliadas na organização da cozinha de apartamento pequeno. Para concluir, um ponto importante para deixar sua cozinha pequena sempre bonita, é saber que cada coisa precisa ter o seu lugar.

Decoração de cozinha com lavanderia de apartamento pequeno

Como decorar cozinha com lavanderia de apartamento | Foto de uma cozinha com lavanderia | Decoração | Blog da Tenda

Normalmente, num apartamento pequeno, a cozinha é integrada à lavanderia. Logo, uma lavanderia pequena tem pouco espaço e, se existirem muitos itens, fica difícil guardar tudo nesses dois cômodos.

Então, a primeira dica para decorar e organizar uma cozinha com lavanderia pequena de um apartamento é investir em armários planejados, prateleiras e armários aéreos.

Apesar de os armários planejados serem mais caros, eles permitem aproveitar melhor os espaço da lavanderia, garantindo que tudo fique no seu devido lugar.

Além disso, criar uma bancada em cima da máquina de lavar roupas integrada ao balcão da cozinha, oferece ainda mais possiblidades de organização e armazenamento num espaço pequeno.

Para completar, as prateleiras também são muito bem-vindas na lavanderia, oferecendo mais espaço para guardar os produtos de limpeza.

Decoração de quarto de apartamento pequeno

Antes de tudo, a decoração de quarto para apartamento pequeno deve deixar o ambiente mais bonito e aconchegante. Afinal de contas, o quarto é o lugar onde descansamos e passamos boa parte do nosso tempo.

Então, para dar um toque mais convidativo e atraente, além dos móveis principais do seu quarto, como a cama e o guarda-roupa, vale a pena colocar uma penteadeira que possa se transformar numa mesinha de escritório.

Assim, você consegue utilizar móveis multifuncionais que proporcionam maior versatilidade ao ambiente. Além disso, aposte em uma pintura com cores claras ou em um papel de parede com uma estampa convidativa, que dê um toque de conforto ao espaço.

Quarto de apartamento pequeno decorado

Como decorar um apartamento de dois quartos | Foto de um quarto de casal | Decoração | Blog da Tenda

Então, um quarto de apartamento pequeno decorado tem muito potencial para se transformar em um ambiente inspirador, bonito e funcional. Mas, para isso, é preciso que a decoração seja bem pensada.

Assim, use prateleiras acima da cabeceira da cama, para colocar quadros, fotos e até mesmo plantas. Dessa forma, você dá um toque de personalidade ao seu quarto. Por fim, invista em tapetes confortáveis, que vão dar um ar de aconchego no ambiente.

Decoração de quarto de casal para apartamento pequeno

Muitas pessoas perguntam: como decorar um quarto de casal de apartamento pequeno? Para responder a essa questão, saiba que a decoração do quarto do casal deve combinar com o estilo de ambos.

Então, para quem gosta de cores, uma boa opção é investir em papéis de parede ou em peças decorativas coloridas. Um bom exemplo são as almofadas e as roupas de cama, que dão esse toque especial ao ambiente.

Além disso, coloque também quadros com fotografia do casal na parede principal do quarto. Isso dá um charme especial ao espaço.

Esta é a última parte deste conteúdo em áudio! Ouça agora!

Decoração de quarto infantil de apartamento pequeno

Decoração de quarto infantil | Foto de um quarto infantil com beliche | Decoração | Blog da Tenda

Uma dica legal para decorar um quarto infantil de apartamento pequeno é escolher cores e texturas atemporais. Isso porque, o quarto pode acompanhar o crescimento da criança.

Então, para quarto infantil de menina, além da cama e do guarda-roupa, o ideal é apostar em uma penteadeira que possa servir de mesa de estudo. Vale lembrar que para organizar os brinquedos, uma dica interessante é comprar caixotes e colocar rodinhas na parte inferior para acomodar todos os brinquedos da criança debaixo da cama.

Para quarto infantil compartilhado de apartamento pequeno, vale muito a pena investir em uma beliche ou treliche para que os irmãos possam ter cada um seu cantinho especial de descanso.

Sendo assim, aproveite o uso de prateleiras também nesse cômodo, pois você pode organizar os livros dos pequenos, fotos e até quadros para dar ao ambiente um toque de personalidade.

Decoração de banheiro pequeno de apartamento

Como decorar um banheiro pequeno de apartamento | Foto de um banheiro pequenos | Decoração | Blog da Tenda

Para você que mora em um apartamento pequeno e não tem ideia sobre como decorar o seu banheiro, seguem algumas sugestões.

Para começar, mesmo que o banheiro seja pequeno, você pode colocar elementos decorativos que vão dar muito charme e personalidade ao espaço. No caso de móveis, invista em um balcão para pia do banheiro com nichos laterais. Assim, você poderá colocar suprimentos, toalhas de mão, etc.

Já no balcão, você terá espaço para guardar os produtos de higiene pessoal, como: pasta de dentes, sabonetes, shampoo, condicionador e papel higiênico, entre outras coisas. Além disso, utilize prateleiras acima do espelho do banheiro para colocar plantas e até aromatizadores. Com isso, seu banheiro ficará com ar de spa.

Decoração de home office

Como fazer um home office em um apartamento pequeno | Foto de um home office | Decoração | Blog da Tenda

 

Atualmente, é essencial ter um escritório em casa. Isso porque nesse ambiente podemos trabalhar, estudar ou simplesmente usar o computador de forma mais confortável e prática em nossa própria casa.

De modo geral, o ideal é investir em uma boa mesa e em uma cadeira confortável, pois você pode passar muito tempo nesse local. Além disso, invista em prateleiras ou em armários aéreos para guardar livros, documentos e papéis.

9 dicas para fazer um home office em um apartamento pequeno

Então, para ajudar você a criar um home office no seu apartamento pequeno que seja funcional e confortável, separamos 9 dicas. Confira:

  1. Qualquer cantinho do seu apartamento pode se tornar um home office. Pode ser na sua sala de estar, no seu quarto, ou até mesmo entre a sala de jantar e a de estar;
  2. Vale a pena contratar um marceneiro para fazer uma boa bancada de trabalho planejada. Assim, o móvel vai se encaixar perfeitamente no espaço que você tiver;
  3. Para apartamentos pequenos uma boa saída é ter móveis multifuncionais, como escrivaninhas cuja tampa levantada e se transforma em penteadeira, ou pufes que servem para guardar coisas dentro;
  4. Mesas retráteis também são ótimas para ambientes pequenos, pois ajudam bastante na economia de espaço.
  5. Use cores claras onde puder, principalmente nas paredes. Isso dará a sensação de o ambiente ser maior;
  6. Use uma bancada fixa na parede. Ela vai economizar mais espaço da área do que uma bancada convencional, com pés;
  7. Uma mesinha móvel também é uma ótima aposta. Isso porque, vai permitir que você leve seu trabalho para qualquer lugar do apartamento;
  8. Aproveite as paredes instalando prateleiras fixas para organizar seus livros e itens de trabalho. Prateleiras de nicho são ótimas opções para um home office pequeno, pois ajudam a organizar livros e objetos de decoração;
  9. Use nas prateleiras caixas organizadoras para guardar materiais e papéis de pouco uso. Com isso, você vai manter o local organizado, principalmente se tratando de um home office pequeno.

Decoração de sala de jantar de apartamento pequeno

Como decorar uma sala de jantar de apartamento pequeno | Foto de uma sala de jantar | Decoração | Blog da Tenda

A princípio, para decorar uma sala de jantar de um apartamento pequeno, você precisa entender qual é o espaço disponível existente. De modo geral, os novos empreendimentos de apartamento têm uma planta com a área da sala de jantar bem definida.

Então, procure escolher móveis que não atrapalhem a circulação e favoreçam a integração social com a sala de estar. Um bom móvel para a sala de jantar de um apartamento pequeno é o canto alemão, que dará mais aconchego ao espaço.

Para ficar mais claro, o canto alemão é um banco encostado na parede que substitui parte das cadeiras de uma mesa de jantar, acomodando mais pessoas à mesa. Assim, a mesa e as demais cadeiras deixarão livre a circulação do ambiente.

Outra dica importante é decorar com espelho a parede de destaque da sala de jantar. Assim, você vai conseguir dar aquela sensação de amplitude ao ambiente. Por fim, para emprestar um toque especial à sala de jantar de apartamento pequeno, invista em um pendente estiloso ou em um lustre pequeno para colocar sobre a mesa de jantar.

Como decorar hall de entrada de apartamento pequeno?

Outro local que poucas pessoas pensam em decorar é o hall de entrada do apartamento pequeno, um lugar muito interessante para dar muita personalidade ao ambiente.

Dessa forma, vale colocar na parede de entrada do seu apartamento uma prateleira pequena que servirá de aparador para colocar plantas ou outros objetos decorativos. Com isso, você vai dar um ar super convidativo à entrada do seu lar.

Além disso, invista em ganchos cabideiros para colocar bolsas assim que você chegar em casa. Você também pode apostar em um suporte de chaves que seja decorativo.

Por fim, coloque um quadro ou um belo papel de parede, que será um destaque para a entrada do apartamento pequeno.

Decoração de corredor de apartamento pequeno

Como decorar as paredes de casa | Foto de uma mulher decorando a parede com quadros | Decoração | Blog da Tenda

De modo geral, o corredor que leva para os quartos e banheiro do seu apartamento pequeno, é uma parte da casa facilmente esquecível.

Então, para trazer mais charme a esse ambiente, você deve investir na decoração das suas paredes. Para isso, aposte em espelhos, prateleiras para acomodar peças decorativas, fotos, etc.

Além disso, você pode investir em um papel de parede para destacar o ambiente. A seguir, confira 8 opções de decoração para o corredor de apartamento pequeno.

8 opções para decoração de corredores de apartamento pequeno

Em especial, buscando deixar o corredor do seu apartamento mais bonito e com um toque de personalidade, preparamos 8 opções de itens de decoração para esse espaço. Confira:

  1. Fotografias;
  2. Quadros;
  3. Tapetes;
  4. Espelhos;
  5. Parede personalizada (papel de parede ou outros elementos decorativos);
  6. Prateleiras;
  7. Plantas;
  8. Iluminação personalizada.

Agora que você já sabe como decorar um apartamento pequeno, que tal escolher o seu novo lar aqui na Tenda? Confira os apartamentos à venda Tenda e aproveite os benefícios do programa Casa Verde e Amarela que facilitam o financiamento imobiliário. Entre em contato com nosso time de atendimento e realize o sonho da casa própria com a gente!

Sobre a Tenda

Tenda é uma das maiores construtoras do Brasil e uma das empresas que integram a Bolsa de Valores de São Paulo. Listada no Novo Mercado da B3, a companhia tem o mais alto nível de governança corporativa do país.

Com mais de 50 anos de experiência no mercado imobiliário, a gente sabe que comprar um apartamento muitas vezes parece ser algo impossível para muitos brasileiros. Por isso, a nossa missão é colocar a conquista da casa própria ao seu alcance.

Acredite, com as nossas condições exclusivas somadas a grande parceria que temos com o programa Casa Verde e Amarela, o substituto do Minha Casa Minha Vida, você consegue ter o seu cantinho.

Nós já realizamos o sonho de mais de 120 mil famílias, provando que ter um imóvel próprio é possível. Para ajudar cada vez mais brasileiros, estamos presentes em capitais e regiões metropolitanas de nove estados do país. Existem apartamentos à venda em São Paulo, Bahia, Ceará, Pernambuco, apartamentos à venda no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás e Minas Gerais.

Além de diversas lojas físicas nos nove estados onde atuamos, também oferecemos a comodidade da Loja Virtual Tenda, um ambiente seguro e com todas as informações que você precisa para conquistar o seu imóvel. No nosso site, você encontra ainda ferramentas como o Simulador de Financiamento e a Calculadora dos Sonhos, que ajudam você no planejamento da sua compra.

Conte com a gente para realizar o sonho de ter o seu apartamento! Estamos prontos para tirar as suas dúvidas e te acompanhar durante todo o processo.

Autor do Post | Tenda Blog
Escrito por:

Tenda

Quer um desconto de até R$ 55 mil para comprar seu apartamento?

Clique aqui

Seta Ballon down | Tenda.com
Tais subsídio | Tenda.com Ícone fechar | Botão fechar | Blog da Tenda| Tenda.com

Saia do aluguel e conquiste seu apartamento. Dê o primeiro passo agora mesmo.


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

(0) Comentários
Este artigo ainda não possui comentário. Seja o primeiro.