Imagem Meu Decorado | Tenda Blog
Encontre sua inspiração em fotos reais de clientes

APRENDA A DECORAR UM QUARTO PEQUENO COMPARTILHADO

Casa e Decoração

08/09/21

Ter um irmão significa, principalmente, ter um companheiro para todas as horas, e lugares! Para crianças, dividir um quarto com o irmão pode ser uma experiência incrível e divertida. Que tal aproveitar essa data para descobrir como decorar um quarto pequeno compartilhado? Confira agora as melhores dicas!

Como decorar um quarto pequeno compartilhado?

Decoração de quarto pequeno compartilhado | Blog da Tenda

Irmãos costumam ser nossos primeiros melhores amigos. Por isso, dividir o quarto com um irmão ou irmã é uma ótima experiência, mas é preciso manter a individualidade de cada um. Desse modo, as personalidades e gostos de cada um precisam ser levados em consideração e é interessante reservar um cantinho para que cada um decore do seu jeito.

Nesse post, vamos falar sobre como decorar um quarto pequeno compartilhado e agradar todas as crianças da casa. Continue com a leitura e inspire-se!

Escolha bem as cores

Antes de tudo, é preciso definir as cores do cômodo. Uma boa opção é apostar em tons neutros, já que eles podem ser usados durante uma boa fase da vida das crianças, desde bebês até adolescentes.

Prefere um pouco mais de cor e personalidade? Sem problema! Para isso, utilize elementos decorativos coloridos: almofadas, roupas de cama, toalhas e bichos de pelúcia, por exemplo, trazem um toque mais divertido e refletem os gostos de cada um. Além disso, lembre-se sempre de deixar as crianças opinarem na escolha da decoração.

Pense em temas em comum

Decoração temática de quarto infantil | Blog da Tenda

É claro que, geralmente, crianças adoram assistir desenhos animados e filmes infantis e, muitas vezes, podem ter gostos em comum. Dessa forma, é possível montar um quarto pequeno compartilhado com referências a personagens e manter o ambiente animado e recreativo, escolhendo um tema único e trabalhando a decoração a partir dele.

Use móveis para dividir o espaço

Quarto infantil amplo | Decoração | Blog da Tenda

Outra boa dica é usar um móvel para dar a ideia de divisão dos espaços. Pode ser uma cômoda, um armário, um criado-mudo ou até um baú, por exemplo. Ainda mais, você pode aproveitar uma janela do quarto como o item que divide o cômodo. Assim, cada um terá o seu lado de forma mais personalizada. Entretanto, é importante que haja harmonia, para que o espaço não fique com a aparência de diversos ambientes em um só.

Opte por um beliche

Beliche | Decoração | Blog da Tenda

Para quem deseja um cômodo mais amplo, a melhor sugestão é escolher um beliche em vez de duas camas. Essa é uma ótima maneira de liberar espaço, especialmente para brincadeiras. Há várias opções de disposição e a melhor depende do formato do seu ambiente. O ideal é que cada cantinho desse quarto seja bem aproveitado.

Não há dúvidas de que elevar uma cama facilita muito, porém, é preciso levar em conta a adaptação da criança à cama de cima e outros cuidados necessários. Por exemplo, com o uso de grades, que é necessário para evitar qualquer tipo de acidente no caso de crianças pequenas.

Outra alternativa é adquirir uma bicama, ou seja, uma cama que tem um outro colchão na parte de baixo, que pode ser guardado durante o dia.

Prefira um guarda-roupa com portas de correr

As portas de correr são a melhor opção para um quarto pequeno compartilhado. Isso porque elas ocupam menos espaço e evitam o risco da criança bater em uma das portas. Para organizar o guarda-roupa, você pode reservar a parte do meio para guardar itens que são necessários para os dois irmãos: lençol, colcha, toalha, entre outros. Use adesivos com as letras iniciais dos nomes para identificar qual lado é de cada um e também as gavetas. Desse modo, você evita brigas desnecessárias.

Pesquise por móveis modulados

Móveis modulados | Decoração | Blog da Tenda

Quer aproveitar cada espaço na decoração de um quarto pequeno compartilhado? Então, os móveis modulados são a melhor escolha. Assim, você consegue aproveitar cada espaço do cômodo, do chão até o teto, e deixar mais espaço livre no chão para que as crianças brinquem.

Mantenha a individualidade

Individualidade das crianças | Decoração | Blog da Tenda

É muito importante que as crianças desenvolvam a própria personalidade e individualidade. Elas podem gostar de cores diferentes, podem querer organizar os objetos de outra forma etc. Por isso, procure respeitar os gostos de cada filho, ainda que visualmente você acredite que não ficou muito bom.

Assim como os adultos, as crianças também precisam de um cantinho especial destinado a elas. É importante que cada um tenha sua cama e um lugar onde possam guardar seus objetos preferidos em espaços separados. A escolha de diferentes roupas de cama também é uma boa dica para manter a individualidade de cada um.

Aposte no papel de parede e adesivos

Papel de parede infantil | Decoração | Blog da Tenda

O papel de parede é uma excelente opção de decoração para um quarto pequeno compartilhado de maneira bem simples. Além de fácil aplicação, o seu uso pode trazer mais cor e refletir a personalidade de cada criança. Então, deixe elas participarem da escolha das estampas.

Hoje em dia, é muito fácil achar papéis de parede com as mais diversas temáticas, seja de bichos da floresta a princesas e times de futebol. Mas se você  não quiser aplicá-los em uma parede inteira, há outra alternativa: os adesivos de parede. Eles são vendidos em diferentes tamanhos e tipos. Assim, fica a seu critério qual é o modelo mais interessante para a decoração.

Dê preferência aos móveis de madeira

Móveis de madeira | Decoração | Blog da Tenda

Optar por peças confeccionadas em madeira traz a possibilidade de criar um quarto mais neutro, que agrade tanto meninas quanto meninos. Esse estilo também é ideal para famílias que preferem decorações mais simples e harmoniosas.

Aposte em tapetes de EVA

Essa ideia é versátil e simples. Os tapetes de EVA têm temas especiais ou então letras e números. Dessa maneira, você pode utilizá-los para escrever o nome das crianças ou criar outro tipo de decoração. tudo vai depender da sua imaginação. O mais legal é que essa é uma solução que tem um custo baixo e que deixa um colorido a mais no quarto.

Use quadros decorativos

Quadros infantis | Decoração | Blog da Tenda

Uma solução clássica e que sempre faz parte da decoração é o uso de quadros decorativos. Existem diversos formatos e tamanhos, para todos os gostos e estilos. Aqui, a dica é escolher molduras que combinem com a cartela de cores do quarto,  para que tudo fique harmonizado. Desse modo, as paredes ganham um toque especial sem que você precise pagar caro por isso.

Aproveite objetos que já tem em casa

Essa também é uma ideia que tem um custo muito baixo. Reaproveitar o que já tem em casa é uma forma sustentável de decoração, pois você deixa de comprar coisas novas e gerar mais lixo. Veja o que você já tem no seu lar e pense em como transformar esses objetos para dar uma cara nova ao ambiente.

Pode ser, por exemplo, uma cadeira que só precisa de uma pintura ou um abajur que pode ser reformado. Tudo isso poupa dinheiro e faz com que o quarto das crianças tenha uma decoração única e especial.

Faça uma decoração personalizada

Ao invés de pagar por peças já prontas em lojas especializadas, que tal você mesmo colocar a mão na massa e criar uma decoração toda personalizada? Existem muitas dicas para criar uma decoração bonita gastando pouco. Com isso, o quarto fica exatamente do jeito que você sempre sonhou.

Por mais que pareça difícil ou complicado, principalmente para quem não tem tanta prática com trabalhos manuais, existem muitas ideias bastante simples. Nossa dica é começar procurando por decorações com o tema que você escolheu e observar o que pode ser substituído. Por exemplo, um quadro ou abajur pode ser feito com diferentes materiais, mas continuará com a mesma proposta. Então, porque não aproveitar pra criar algo único?

Como organizar um quarto pequeno compartilhado?

Organização de quarto pequeno | Decoração | Blog da Tenda

Hoje em dia, muitas pessoas moram em apartamentos pequenos. Por isso, é fundamental que cada cômodo seja o mais organizado e otimizado possível. E colocar duas crianças em um espaço pequeno requer projeto. O ideal é que cada cantinho seja bem aproveitado! Para te ajudar com isso, separamos algumas dicas de organização. Confira!

Use caixas organizadoras

Se uma criança já faz bagunça no quarto, imagine mais de uma em um único cômodo, não é? Mas não se preocupe! Em primeiro lugar, é interessante ter caixas organizadoras, que devem ficar ao lado ou ao “pé” da cama de cada criança.

Além das caixas, você também pode usar cabides de parede, pois não ocupam espaço e ainda ajudam a manter tudo organizado de forma simples.

Instale nichos e prateleiras

Espaço de quarto infantil | Decoração | Blog da Tenda

Independentemente do tema escolhido para a decoração do quarto, os nichos e prateleiras são excelentes opções para ornamentar as paredes e manter a organização do espaço. Além de serem práticos, são um lugar a mais para colocar objetos. As prateleiras ou estantes penduradas nas paredes também são excelentes para colocar livros, cadernos e outros utensílios escolares.

Ainda mais, os nichos são opções baratas e estão disponíveis em diversos tamanhos, formatos e cores. Neles, você pode colocar desde bichos de pelúcia até roupas e brinquedos.

A única ressalva em relação aos nichos é ter moderação. Escolha um padrão e não cometa exageros na quantidade de itens colocados na parede. Procure também não colocar nada em excesso.

Escolha móveis funcionais

Móveis funcionais | Decoração | Blog da Tenda

Uma sugestão é adquirir camas com gavetas e baús, que são excelentes móveis para quarto infantil, pois auxiliam na organização das roupas do jogo de cama e banho. Outra dica é reservar um espaço para uma escrivaninha ou bancada de estudos com gavetas, para guardar os materiais escolares. Você também pode colocar sobre a escrivaninha um abajur para decorar e melhorar a iluminação.

Crie um cantinho de estudo

O ideal é criar no quarto áreas para brincar e também estudar. Com uma escrivaninha, você monta um lindo cantinho de estudo e as crianças podem fazer a lição de casa sem qualquer dificuldade. Já os brinquedos devem ficar do outro lado, para evitar distrações ao fazer as tarefas escolares. Além da organização, essa separação facilita a divisão dos momentos de brincar e estudar.

Crie um espaço para brincadeiras

Cantinho para brincadeiras | Decoração | Blog da Tenda

Sem dúvida, crianças adoram brincar. Para isso, nada melhor que criar também um espaço recreativo dentro do quarto pequeno compartilhado. É importante então que o cômodo tenha uma área, ainda que pequena, onde as crianças possam brincar e se divertir juntas. Dessa forma, seus filhos podem criar laços emocionais e, ao mesmo tempo, ter noção de respeito do espaço em comum, aprendendo a dividir.

Separe uma área para os brinquedos favoritos e até mesmo uma pequena mesa para seus jogos. Para complementar o ambiente, uma boa aposta é utilizar um tapete para decorar o piso, ou então uma tenda ou pequenas poltronas com uma TV para as crianças mais velhas. Em relação às estampas, vale abusar da criatividade e deixar a criançada escolher.

Com essas dicas, você já está pronto para montar a decoração do quarto dos seus filhos! Para mais conteúdos, aproveite para seguir também nossa página no Facebook e nosso perfil no Instagram. Até a próxima!

Autor do Post | Tenda Blog
Escrito por:

Tenda

Quer um desconto de até R$ 55 mil para comprar seu apartamento?

Clique aqui

Seta Ballon down | Tenda.com
Tais subsídio | Tenda.com Ícone fechar | Botão fechar | Blog da Tenda| Tenda.com

Saia do aluguel e conquiste seu apartamento. Dê o primeiro passo agora mesmo.


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

(0) Comentários
Este artigo ainda não possui comentário. Seja o primeiro.