Imagem Meu Decorado | Tenda Blog
Encontre sua inspiração em fotos reais de clientes

QUAIS SÃO OS DOCUMENTOS PARA FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO?

Trilha da Conquista

18/08/21

Para muitas pessoas, uma das etapas mais difíceis na hora de financiar um imóvel é juntar todos os documentos para financiamento imobiliário. No entanto, essa documentação serve como uma garantia e, por isso, é uma parte muito importante do processo.

Está sem tempo para ler agora? Então, ouça este conteúdo que está dividido em 3 partes para você! Aproveite a primeira aqui e, depois, confira as próximas no decorrer do artigo! Para ouvir é só clicar no play!

Tais, assistente virtual da Construtora Tenda | Blog da Tenda | Tenda.com

Por isso, não desanime! Com um pouco de organização e informação, é possível entregar todos os documentos para comprar um imóvel, com tudo o que é necessário sem nenhuma dor de cabeça. Confira agora nosso post e prepare-se para a conquista da casa própria!

Como funciona o financiamento imobiliário?

Como funciona? | Foto de uma pessoa segurando as chaves de um imóvel | Trilha da Conquista | Blog da Tenda

A casa própria é o sonho de muitos brasileiros. Afinal, ela é sinônimo de independência e segurança. Entretanto, não é fácil encontrar quem tem condições de juntar dinheiro suficiente para um pagamento à vista. E é aí que entra o financiamento imobiliário.

O financiamento é um tipo de empréstimo realizado com a finalidade específica de aquisição de imóveis. Com ele, você pode comprar sua casa ou apartamento com as taxas mais baixas do mercado e os prazos mais longos, de até 35 anos. Seja para um imóvel novo, usado, comprado na planta ou em construção.

Antes de tudo, para fazer um financiamento imobiliário, você deve ir a um banco ou instituição financeira, apresentar os documentos exigidos e preencher uma ficha cadastral.

Em seguida, a empresa vai fazer sua análise de crédito. Em outras palavras, verificar o seu histórico, seu score de crédito, se você está inadimplente, se tem muitas dívidas, sua renda e capacidade de pagamento. Essa avaliação influencia na taxa de juros e determina se você poderá ou não receber o crédito para a compra. Se o financiamento for aprovado, a instituição desembolsa o valor e você começa a pagar as parcelas do seu imóvel.

Para tirar mais dúvidas sobre o financiamento imobiliário, confira algumas dicas no cana do YouTube da Tenda:

Por que é preciso apresentar documentos para financiamento imobiliário?Por que é preciso apresentar documentos para financiamento imobiliário? | Foto de uma moça pesquisando no celular | Trilha da Conquista | Blog da Tenda

Como você pode ver, o financiamento imobiliário é um dos principais aliados de quem quer realizar o sonho da casa própria. No entanto, existe um caminho a ser percorrido, com algumas etapas. Seja por meio de uma instituição financeira ou diretamente com a construtora, antes de assinar o contrato, é necessário juntar alguns documentos para o financiamento imobiliário.

Isso porque, a empresa precisa ter a garantia de que você conseguirá arcar com o processo de pagamento e quitação das parcelas do imóvel. Como essa compra poderá comprometer uma parte da sua renda por alguns anos, toda essa etapa também ajuda você a ter a segurança de que está realizando o melhor negócio.

Quais são os documentos para financiamento imobiliário?

Quais são os documentos para financiamento de um imóvel? | Foto de um casal segurando papeis e fazendo pesquisas no notebook | Trilha da Conquista | Blog da Tenda

Antes de mais nada, saiba que a documentação exigida pode variar de acordo com a instituição financeira e a fase do financiamento. Geralmente, os principais documentos para o financiamento imobiliário são esses listados a seguir. Descubra!

Documento de identidade

Em primeiro lugar, um dos documentos para compra de um imóvel é a documentação pessoal. Isso quer dizer que, é preciso apresentar um documento de identidade. Pode ser o RG, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou documentos profissionais de órgãos como OAB, CRM e CREA.

Comprovante de estado civil

Em seguida, outro documento para compra de um imóvel, é a certidão de nascimento, caso seja solteiro, ou se é casado, a de casamento.

Comprovante de endereço

Aqui, pode ser entregue qualquer tipo de comprovante, como conta de luz, telefone ou correspondência bancária. Mas, se possível, dê preferência a um que esteja em seu nome e seja mais recente.

Certidão conjunta de débitos referentes aos tributos federais

Você pode conseguir esse documento através do site da Receita Federal. Basicamente, ele mostra se há débitos ou pendências cadastradas no seu nome. Vale lembrar que este é um documento de compra de um imóvel essencial no processo do financiamento.

Declaração de Imposto de Renda

É preciso entregar a declaração completa de Imposto de Renda do último período, inclusive com folha de rosto e recibo de entrega. Por outro lado, se você é isento de tal declaração, não precisa entregar nenhum documento relacionado ao IR.

Extrato do FGTS

Caso você queira utilizar seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para ajudar a pagar o financiamento, também deve apresentar o extrato original, carimbado e atualizado do FGTS. Para conseguir esse documento para compra de um imóvel, só é preciso ir até uma agência da Caixa Econômica Federal.

Carteira de Trabalho

Todo trabalhador assalariado precisa apresentar a Carteira de Trabalho entre os documentos para financiamento imobiliário. Lembre-se de providenciar também cópias da folha de rosto (aquela página que tem a foto), da folha de classificação, do número do PIS, dos contratos de trabalho e da folha posterior ao último contrato.

Comprovante de renda

Em resumo, este é o documento que comprova que você realmente consegue assumir o pagamento mensal do financiamento. Ainda mais, ele servirá de base para definir a quantia de crédito que você irá receber.

Vale dizer que o comprovante é de renda familiar. Ou seja, você pode somar a renda de todos os integrantes da família que trabalham ou que tenham renda formal. Ao mesmo tempo, as prestações do financiamento não podem exceder 30% da renda familiar comprovada.

Aqui, é preciso lembrar que são solicitados documentos diferentes de acordo com o tipo de trabalho. Basicamente, você terá que apresentar uma documentação específica caso seja CLT ou autônomo. Pra te ajudar, separamos as exigências de cada categoria.

Trabalhador com carteira assinada

No caso do trabalhador formal, só é preciso apresentar o holerite. Esse documento é emitido pelas empresas para comprovar o pagamento ao funcionário. Normalmente, são solicitados os três últimos holerites para que o banco tenha uma noção média da sua renda.

Autônomo

O Decore é o documento que comprova o rendimento de quem não trabalha com carteira assinada. Isso vale tanto para os profissionais liberais, como médicos e advogados, quanto os autônomos, como eletricistas, vendedores, entre outros. Para que o Decore seja válido para um financiamento, é necessário que ele seja emitido por um contador. Quer saber como funciona o financiamento para autônomo? Assista ao vídeo abaixo.

Confira agora o segundo áudio do conteúdo! Assim, ao terminar de ouvir, aproveite o último trecho mais abaixo desta página!

O que precisa para financiar um imóvel pela Caixa?

De modo simplificado, o que precisa para financiar um imóvel pela Caixa, é se se enquadrar em seus requisitos. São eles: ser maior de 18 anos de idade, ou ser emancipado com 16 anos completos, ser brasileiro, naturalizado, ou ter um visto permanente no país, além de ter capacidade de pagamento do financiamento e ser livre de restrições no CPF.

Documentos para financiamento Caixa

Além disso, o que precisa para financiar um imóvel pela Caixa, é comprovar que você se adequa ao programa, desse modo, é preciso ter alguns documentos em mão para seguir com o financiamento. Documentos como, comprovante de endereço e renda, certidão de nascimento ou casamento, declaração de imposto de renda, CPF, carteira de trabalho, RG, CPF ou CNH, são necessários nessa etapa de entrega de documentação.

O que é preciso para financiar um imóvel direto com a construtora?

O financiamento direto pela construtora, é uma opção para quem deseja evitar empréstimo com o banco, mas ainda assim, tem o sonho da casa própria. O processo é muito similar ao financiamento com o banco, porém, por estar negociando direto com a empresa proprietária do imóvel, as condições de pagamento e valores, podem ser negociados de maneira mais flexível. Além disso, o financiamento pela construtora, é uma oportunidade para pessoas que não se encaixam em programas habitacionais para comprar um imóvel, como o Minha Casa, Minha Vida.

Documentação necessária para financiamento imobiliário pela construtora

Normalmente, a documentação para o financiamento direto com a construtora, não costuma ser muito diferente do requisitado para o financiamento com o banco. Portanto, documentos como comprovante de renda, comprovante de endereço, documentos de identificação com foto, entre outros, podem ser solicitados.

Como saber se os documentos para financiamento estão corretos?

Além de apresentar todos os documentos exigidos, você também precisa ficar atento em relação à validade dos papéis. É claro que existem alguns que não vencem nunca, como o CPF e a carteira profissional. Assim, mesmo que sejam muito antigos, eles podem ser utilizados, desde que eles estejam em boas condições de conservação.

Por outro lado, há aqueles que precisam estar atualizados, ou não serão aceitos pelas instituições. Os principais casos são os comprovantes de endereço e de renda, por exemplo. Geralmente, as empresas pedem que eles tenham sido emitidos há, no máximo, três meses.

Ao conferir todos esses detalhes, além da garantia de apresentar tudo o que é necessário, você evita aquelas idas desnecessárias ao banco, que podem ser uma dor de cabeça. Por fim, quer saber mais sobre quais documentos apresentar no pedido do financiamento imobiliário? Assista ao vídeo abaixo.

Quais documentos preciso apresentar para financiar um imóvel pelo programa Minha Casa Minha Vida?

O Minha Casa, Minha Vida, atualização do programa Casa Verde e Amarela, tem como principal objetivo ajudar as famílias no sonho da casa própria. Desse modo, a menos que você seja solteiro e more sozinho, será preciso apresentar a documentação de todo o núcleo familiar.

Além disso, esse novo programa oferece uma taxa de juros menor, sobretudo, nas regiões Norte e Nordeste. Logo, além da documentação básica citada acima, o programa atual exige título de eleitor e número do NIS do Cadastro Único (para quem apresentar uma renda familiar de até R$2.000,00).

Então, saiba o que você precisa para participar do programa Minha Casa, Minha Vida no vídeo abaixo.

Qual é o custo para obter os documentos para financiamento de um apartamento?

Qual é o custo para obter os documentos para financiamento de um apartamento? | Foto de um homem segurando documentos e fazendo uma ligação | Trilha da Conquista | Blog da Tenda

Além de juntar os documentos para o financiamento imobiliário, é preciso quitar algumas taxas, como o Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), registro de compra em cartório, escritura pública, entre outras. Porém, embora elas sejam muito importantes, nem sempre são obrigatórias. Enquanto alguns são de responsabilidade do comprador, outros documentos são providenciados pela própria construtora.

O ITBI, por exemplo, cobra um valor referente a transferência de propriedade, sendo responsabilidade do comprador do imóvel. Essa quantia leva em consideração o preço do bem e um percentual. Em média, essa taxa custa até 5% do valor de venda. Logo, esse custo deve ser pago antes da transmissão da propriedade, no Cartório de Registro de Imóveis da sua cidade.

O Registro de Compra em Cartório também faz parte da documentação necessária para a compra. É ele que transfere a posse do bem do vendedor para o comprador. A taxa cobrada muda conforme o estado do país e o valor do imóvel. Porém, quem escolhe o financiamento bancário não precisa emitir o documento, já que a validação conta como o próprio contrato de compromisso.

Você pode solicitar e pagar as demais taxas em um cartório de imóveis, e o custo varia de acordo com o seu estado. Vale lembrar que se você está adquirindo seu primeiro imóvel, têm direito a 50% de desconto em todas as taxas.

Esta é a última parte deste conteúdo em áudio! Ouça agora!

Quais são os prazos para obtenção dos documentos para financiamento?

Quais são os prazos para a obtenção dos papeis solicitados? | Foto de uma mulher separando papeis | Trilha da Conquista | Blog da Tenda

O prazo para obter os documentos de um novo imóvel depende de uma série de fatores. A rapidez do processo, o comprador, a construtora, o vendedor, os bancos, as prefeituras e os cartórios, por exemplo, entram nessa conta.

Em geral, as instituições financeiras podem demorar até 40 dias para aprovar o financiamento imobiliário. Em alguns casos, entretanto, é preciso esperar até três meses para conseguir a liberação do imóvel. Isso pode acontecer devido à uma demora na entrega da documentação, uma vez que as etapas que envolvem órgãos públicos podem levar um tempinho a mais.

Contudo, você pode fazer a sua parte para acelerar a aprovação do financiamento. Basta separar corretamente toda a documentação, conforme ensinamos acima! Dessa maneira, você já reduz uma parte do tempo de espera da sua conquista.

O que vem depois da entrega dos documentos para financiamento imobiliário?

O que vem depois da entrega dos documentos para financiamento imobiliário? | Foto de um casal separando documentos | Trilha da Conquista | Blog da Tenda

Está com todos os documentos para o financiamento imobiliário em mãos? Ótimo! Então, o próximo passo é ir a uma agência da Caixa Econômica Federal para solicitar uma análise de crédito. É nessa etapa em que a Caixa, além de conferir todos os documentos, também vai identificar qual é o tipo de crédito mais adequado para você. Além disso, você pode aproveitar para conferir a possiblidade do uso do FGTS no pagamento do financiamento.

Em seguida, a Caixa faz uma análise técnica do imóvel escolhido. Um especialista do banco vai à casa ou apartamento para avaliar alguns detalhes, como o valor solicitado pelo imóvel e as condições de uso. Depois dessa verificação técnica feita pelos engenheiros, o banco também vai avaliar a documentação enviada pelo vendedor.

Se tudo estiver em ordem, é emitido um laudo e o próximo passo é a aprovação do seu financiamento. Com o crédito liberado, só é preciso ir até o banco e assinar o contrato de financiamento!

Agora, se você não conseguir chegar a essa última parte por algum motivo que tenha impossibilitado o financiamento, não se preocupe. Você poderá tentar de novo. Mas é preciso saber o motivo de ter o pedido negado para evitar encontrar o mesmo problema na próxima vez, certo? Por exemplo, é possível que o banco negue o crédito por conta de dívidas e contas em atraso. Se for o caso, basta regularizar todos os débitos antes de tentar outra vez.

Quer entender melhor o que pode dificultar a sua aprovação para garantir que isso não aconteça com você? Então é só continuar a leitura!

É possível solicitar um novo um financiamento imobiliário?

Se você tiver o seu pedido de financiamento negado, o primeiro passo é entender os motivos que levaram à recusa. Em primeiro lugar, o banco ou instituição financeira pode recusar o financiamento se você estiver negativado. Ou seja, com o nome inscrito nas listas de órgãos de proteção ao crédito, como Serasa, SPC e Boa Vista SCPC. Outros possíveis problemas podem ser algum comprometimento com a Receita Federal ou INSS, por exemplo.

O banco também irá avaliar outros riscos da liberação de crédito, como sua capacidade financeira. Por isso, manter as contas em dia é sempre o melhor caminho para garantir a conquista da casa própria!

Depois de identificar os problemas, só é preciso corrigi-los para garantir que a sua próxima solicitação seja aprovada. Vale destacar que o pedido pode ser feito 6 meses depois da primeira solicitação.

Para saber como limpar o seu nome e se preparar para solicitar um financiamento, veja o vídeo abaixo:

Viu como é possível se organizar para entregar todos os documentos para financiar sua casa própria? Pode parecer um processo longo, mas acredite, é apenas um passo quando comparado à realização de um sonho!

Sobre a Tenda

A  Tenda é uma das maiores construtoras do Brasil e uma das empresas que integram a Bolsa de Valores de São Paulo. Listada no Novo Mercado da B3, a companhia tem o mais alto nível de governança corporativa do país.

Com mais de 50 anos de experiência no mercado imobiliário, a gente sabe que comprar um apartamento muitas vezes parece impossível para muitos brasileiros. Por isso, nossa missão é colocar a conquista da casa própria ao seu alcance.

Acredite, com as nossas condições exclusivas somadas à grande parceria que temos com o Minha Casa, Minha Vida, você consegue ter o seu cantinho.

Nós já realizamos o sonho de mais de 160 mil famílias, provando que ter um imóvel próprio é possível. Para ajudar cada vez mais brasileiros, estamos presentes em capitais e regiões metropolitanas de nove estados do país. Existem apartamentos à venda em São Paulo, Bahia, Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás e Minas Gerais.

Além de mais de  50 lojas físicas  nos nove estados onde atuamos, também oferecemos a comodidade da  Loja Virtual  Tenda, um ambiente seguro e com todas as informações que você precisa para conquistar o seu  imóvel. No nosso site, você também encontra ferramentas como o  Simulador de Financiamento  e a  Calculadora dos Sonhos, que ajudam você no planejamento da compra.

Conte com a gente para realizar o sonho de ter o seu apartamento! Estamos prontos para tirar suas dúvidas e ajudar você nessa maravilhosa jornada.

Autor do Post | Tenda Blog
Escrito por:

Tenda

Quer um desconto de até R$ 55 mil para comprar seu apartamento?

Clique aqui

Seta Ballon down | Tenda.com
Tais subsídio | Tenda.com Ícone fechar | Botão fechar | Blog da Tenda| Tenda.com

Saia do aluguel e conquiste seu apartamento. Dê o primeiro passo agora mesmo.


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

(0) Comentários
Este artigo ainda não possui comentário. Seja o primeiro.