NEGATIVADO: É POSSÍVEL FINANCIAR UM IMÓVEL COM O NOME SUJO?

Guia da Tenda

Sem dúvidas, o financiamento é uma das formas mais acessíveis para conquistar a casa própria, pois você não precisa juntar o valor total do imóvel para conseguir realizar a compra. Porém, antes de mais nada, é necessário checar quais são os critérios exigidos pelo banco para a aprovação de crédito. Confira se estar negativado, ou seja, com o nome sujo, impede a compra de uma casa ou apartamento. 

Loja Virtual Tenda
Spotify Blog da Tenda

 Esse conteúdo também está disponível na versão podcast. Aproveite a praticidade do áudio que preparamos para você. Para ouvir é só clicar no play!

O que significa estar negativado?

Em resumo, estar negativado significa que uma pessoa está com o CPF ou CNPJ registrado em algum órgão nacional de proteção ao crédito por uma dívida que não foi paga. Por exemplo, quem está com o nome no SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), o SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) ou Serasa, está com o nome sujo. Bem como com restrição de crédito.

Como saber se estou negativado?

Foto de uma mulher jovem com notebook | Negativado | Blog da Tenda

Para descobrir se você está negativado, é só acessar os sites oficiais dos órgãos nacionais de proteção ao crédito. É importante lembrar que cada órgão possui a sua base de dados. Portanto, a mesma dívida pode não estar cadastrada em todos eles.

SPC (Serviço de Proteção ao Crédito)

Tanto no site do SPC, quanto no aplicativo, você pode checar gratuitamente a situação do seu CPF. Por uma questão de segurança, é necessário fazer um cadastro antes de conferir a informação. 

SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito)

Para checar o seu CPF, acesse o site do SCPC gratuitamente. Faça seu cadastro e consulte as informações quantas vezes quiser.

Serasa

O Serasa permite consultar gratuitamente o CPF direto no site ou pelo aplicativo. Para garantir a segurança do usuário, também é preciso fazer um cadastro.

Quais são os outros tipos de restrições de crédito?

Além da situação do seu nome, uma aprovação do crédito analisa outros tipos de restrições. Como, por exemplo: 

Emissão de cheques sem fundos

Esse tipo de restrição é feita pelo Banco Central, que recebe dos outros bancos a informação da devolução recorrente de cheques. Quando isso ocorre, o inadimplente é incluído no Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos (CCF), que é visível a qualquer instituição financeira ou banco.

Pendências na Receita Federal e no INSS

Isso inclui problemas na entrega da Declaração de Imposto de Renda, o não pagamento de certos impostos, incluindo-o no campo da Dívida Ativa da instituição e, até mesmo, problemas cadastrais no CPF.

Inclusão no SPC e Serasa

Ao deixar de pagar algum produto ou serviço, a pessoa é incluída em uma lista de restrição de crédito.

É possível financiar um imóvel com o Minha Casa Minha Vida mesmo negativado?

Foto de um casal recebendo a chave da casa própria | Financiamento para negativado | Guia da Tenda | Blog da Tenda

Depende. Se você quer comprar um apartamento direto com uma construtora ou com o banco você não irá conseguir a aprovação do crédito. Isso porque estar com o nome sujo impede a liberação do financiamento.

Entretanto, quem integra a faixa 1 do programa Minha Casa Minha Vida pode conseguir, mas é preciso buscar informações sobre todas as regras e analisar especificamente o seu caso. Antes de tudo, a faixa 1 é direcionada para famílias que possuem uma renda mensal bruta de até R$ 1.800. Normalmente, esse grupo é atendido apenas pelas prefeituras. Construtoras como a Tenda atuam apenas nas faixas 1,5 e 2 do programa. Portanto, para conquistar o seu apartamento com a gente, é necessário limpar o seu nome antes de solicitação uma análise de crédito para o financiamento.

Se o meu cônjuge estiver negativado, atrapalha o financiamento?

Comprar um bem como uma casa ou apartamento, é algo que costuma somar a renda do casal. Por isso, ao financiar um imóvel, o seu marido ou esposa, bem como as outras pessoas que irão compor renda com você, não podem estar com o nome sujo, pois isso pode atrapalhar a aprovação do crédito.

Estou negativado, posso usar o meu FGTS?

Não existem restrições à utilização do FGTS por quem tem o nome sujo. Entretanto, por conta das restrições no CPF, é possível que seu pedido de financiamento junto às instituições financeiras seja negado.

O financiamento com nome restrito pode ser impedido dependendo das condições de compra do imóvel ou pela sua renda. Nesse caso, a dica é tentar negociar as suas dívidas e também das pessoas que irão compor renda com você. Fique atento as campanhas do governo para limpar o seu nome, procure o banco ou a empresa da sua dívida e tente negociar. O quanto antes você tentar resolver, menor serão os juros e multas.

Como limpar o nome para pedir um financiamento?

Financiamento para negativado | Guia da Tenda | Blog da Tenda

Como você viu, pessoas negativadas têm dificuldade em adquirir um imóvel financiado. Quer descobrir como você pode melhorar a sua situação financeira para ser aprovado? Então confira agora nossas dicas!

Negocie suas dívidas

Em primeiro lugar, é importante que você quite suas dívidas atrasadas, mesmo que tenha que negociar bastante com os credores até achar um valor que caiba no seu bolso. Você verá que vale a pena!

Parcele o seu débito

Se você não tiver condições de quitar de vez a dívida, tente conseguir um parcelamento do valor. Nesse caso, o seu CPF fica “limpo” assim que pagar a primeira parcela em dia. Porém, você volta a ser negativado se atrasar as próximas parcelas, então planeje-se, ok?

Organize suas finanças

Assim que você assumir o controle das dívidas, procure se planejar financeiramente para manter as contas em dia. Se for possível, passe suas contas para o débito automático, o que evita esquecimentos que podem levar ao endividamento de novo. Aproveitando essa nova fase, lembre de economizar sempre!

Por fim, lembre de continuar acreditando, conquistar a casa própria é possível. Com foco, determinação e planejamento, você é capaz de realizar esse sonho.

Gostou do conteúdo? Então não deixe de conferir os outros artigos do nosso blog. Até a próxima!

Loja Virtual Tenda
Spotify Blog da Tenda
Autor do Post | Tenda Blog
Escrito por:

Tenda

(0) Comentários
Este artigo ainda não possui comentário. Seja o primeiro.
Deixe seu contato

A gente quer compartilhar as novidades primeiro com você.