Imagem Meu Decorado | Tenda Blog
Encontre sua inspiração em fotos reais de clientes

6 MOTIVOS PARA SAIR DO ALUGUEL E COMPRAR UM IMÓVEL

Trilha da Conquista

30/08/23

Se você sonha em sair do aluguel e finalmente ter um lugar para chamar de seu, este conteúdo é para você! Neste post, vamos explorar os motivos que irão te inspirar a considerar a transição do aluguel para a compra de um imóvel. Desde a estabilidade financeira até a construção de um patrimônio e a realização de um sonho. Você descobrirá por que essa decisão pode ser a chave para um futuro mais seguro e próspero. Não deixe de conferir!

6 motivos para sair do aluguel 

6 motivos para sair do aluguel | Foto de uma pessoa segurando as chavés da casa própria, com um casinha em miniatura ao lado | Trilha da Conquista | Blog da Tenda

Muitas pessoas veem o aluguel como uma escolha conveniente a curto prazo, mas à medida que o tempo passa, a busca por um lar permanente e a estabilidade financeira começam a pesar em nossas mentes. Então, se você está se perguntando se é hora de dar um passo adiante e comprar seu próprio imóvel, está no lugar certo.

Comprar um imóvel é um passo importante na vida de qualquer pessoa, e muitas vezes, pode parecer um desafio assustador. No entanto, as vantagens de sair do aluguel e investir em uma propriedade própria são numerosas.

Então, prepare-se para descobrir por que comprar um imóvel pode ser a chave para uma vida mais segura, confortável e financeiramente recompensadora.

1. Investir em algo que é seu 

O sonho da casa própria é compartilhado por muitos, mas a transição de inquilino para proprietário pode parecer intimidante. No entanto, investir em algo que é seu, como a compra de um imóvel, traz vantagens consideráveis ao sair do aluguel.

Enquanto os aluguéis desaparecem mensalmente, os pagamentos de hipoteca estão construindo seu patrimônio. Pois, cada parcela paga aumenta sua participação na propriedade, criando um ativo valioso a longo prazo.

A propriedade também oferece estabilidade e segurança. Assim, você não precisa temer despejos ou mudanças súbitas. Por fim, um imóvel pode ser um legado valioso para as gerações futuras, proporcionando segurança financeira e um patrimônio duradouro.

Portanto, investir em algo que é seu ao comprar um imóvel não é apenas uma transição de aluguel para propriedade, mas também uma jornada em direção à estabilidade financeira e à realização de um sonho. Desse modo, é um investimento no seu futuro e no futuro das próximas gerações.

2. O valor da parcela do financiamento é menor do que o valor do aluguel 

O valor da parcela do financiamento é menor do que o valor do aluguel | Foto de um casal olhando alguns papeis, com um cofrinho ao lado | Trilha da Conquista | Blog da Tenda

Uma das razões mais convincentes para dar o salto e comprar um imóvel é a possibilidade de ter uma parcela de financiamento mensal que seja menor do que o valor do aluguel. Essa discrepância financeira é um dos principais fatores que tornam a compra de uma casa uma opção atraente para muitas pessoas.

Isso porque com um financiamento imobiliário de taxa fixa, você pode desfrutar de pagamentos mensais previsíveis. O que é muito diferente do aluguel, onde os valores podem aumentar a cada renovação de contrato. Desse modo, ter uma parcela menor do que o aluguel oferece estabilidade financeira e permite um planejamento mais seguro.

Portanto, enquanto o pagamento do aluguel vai para o proprietário do imóvel, os pagamentos de hipoteca estão construindo seu patrimônio líquido. Cada pagamento traz você mais perto de ser o proprietário integral da sua casa.

Logo, pagando menos pelo seu local de moradia, você pode redirecionar recursos para outras áreas da sua vida. Isso pode incluir economizar para a educação dos filhos, investir em viagens ou aumentar suas economias para a aposentadoria.

Dessa forma, ter uma parcela de financiamento acessível torna o sonho da casa própria uma realidade tangível. É uma sensação incrível saber que você está investindo em um ativo sólido e conquistando um objetivo de vida importante. 

3. Ter um lar com a sua cara 

Ter um lar com a sua cara | Foto de um casal sorridente, em um ambiente em reforma, com escada e tintas | Trilha da Conquista | Blog da Tenda

Ter a casa com o seu estilo e personalidade é uma vantagem que vai muito além da estética. Ela transforma um espaço em um lar verdadeiramente único e refletindo sua personalidade.

Liberdade Criativa: 

Ao comprar sua própria casa, você ganha controle total sobre o design e a decoração. Assim, pode escolher cores, materiais, móveis e até mesmo realizar reformas conforme desejar, sem depender de permissões do proprietário.

Expressão de Estilo de Vida: 

Sua casa deve ser um reflexo do seu estilo de vida. Se você ama cozinhar, pode criar a cozinha dos seus sonhos. Se é um amante da natureza, pode desenvolver um jardim exuberante. Ter um imóvel próprio permite que você personalize espaços de acordo com as suas paixões e interesses.

Conforto e Bem-Estar:

Quando você personaliza sua casa, está criando um ambiente que se adapta às suas necessidades e preferências. Ou seja, isso resulta em maior conforto e bem-estar, pois tudo é projetado com você em mente.

Valorização do Investimento:

As melhorias que você faz em sua casa podem aumentar seu valor de mercado. Portanto, além de desfrutar de um espaço personalizado, você também está investindo no seu futuro financeiro.

Senso de Pertencimento: 

Ter uma casa que é verdadeiramente sua, cria um forte senso de pertencimento e estabilidade. É um lugar onde você pode criar memórias duradouras e compartilhar momentos especiais com familiares e amigos. Portanto, é a chance de transformar quatro paredes em um lugar que é verdadeiramente seu.

4. Contar com a valorização do imóvel 

Enquanto os aluguéis são pagos mensalmente sem qualquer retorno financeiro, a propriedade de um imóvel pode aumentar seu valor com o tempo, gerando lucro a longo prazo.

Isso porque a propriedade de um imóvel cria uma oportunidade única para aumentar seu patrimônio líquido. À medida que o valor do imóvel aumenta, seu patrimônio também cresce, proporcionando uma sensação de segurança financeira.

Além disso, se você adquirir um imóvel em uma área que está em crescimento, poderá colher lucros substanciais ao vendê-lo no futuro. A valorização imobiliária é uma estratégia de investimento comprovada para criar riqueza a longo prazo.

Outro ponto que muitas vezes esquecemos é que a valorização do imóvel pode servir como um fundo de aposentadoria substancial. Dessa forma, quando você decidir se aposentar, pode vender sua propriedade e usar os lucros para apoiar seu estilo de vida na aposentadoria.

5. Benefícios e boas condições de pagamento em sair do aluguel

Benefícios e boas condições de pagamento em sair do aluguel | Foto de uma pessoa organizando moedas em uma mesa, com uma miniatura de casinha, óculos, papeis e calculadora | Trilha da Conquista | Blog da Tenda

Uma das principais vantagens dessa transição para o seu próprio imóvel são os benefícios e as condições de pagamento favoráveis que a compra de uma propriedade pode oferecer.

As condições de pagamento de um financiamento imobiliário por exemplo, muitas vezes, são previsíveis e de longo prazo, o que proporciona estabilidade em relação aos custos de moradia. Dessa forma, você não precisa se preocupar com aumentos de aluguel frequentes. Na Tenda, por exemplo, é possível utilizar programas de moradia como o Minha Casa Minha Vida ou o FGTS, caso trabalhe de carteira assinada.

6. Mais segurança para você e sua família 

Sair do aluguel e comprar um imóvel não é apenas um investimento financeiro, mas também um compromisso com a segurança e o bem-estar de sua família. Assim, essa mudança representa uma série de vantagens que proporcionam uma sensação inestimável de proteção.

Estabilidade Residencial:

A propriedade de um imóvel oferece a certeza de que você não será repentinamente despejado ou forçado a se mudar, proporcionando estabilidade residencial para você e sua família.

Controle Sobre a Segurança: 

Como proprietário, você tem o controle sobre as medidas de segurança de sua casa, incluindo a instalação de sistemas de alarme, câmeras de segurança e fechaduras reforçadas, garantindo um ambiente seguro.

Investimento na Comunidade: 

A compra de um imóvel muitas vezes significa um compromisso mais profundo com a comunidade local, o que pode levar a laços mais fortes e apoio mútuo entre vizinhos.

Proteção Financeira a Longo Prazo: 

A propriedade de um imóvel pode servir como um ativo de segurança financeira para sua família. À medida que você paga sua hipoteca, constrói patrimônio líquido que pode ser usado em momentos de necessidade.

Portanto, a segurança para você e sua família é uma vantagem crucial ao sair do aluguel e comprar um imóvel. Essa decisão não apenas oferece proteção física, mas também paz de espírito, estabilidade financeira e a oportunidade de criar raízes em um ambiente que você pode chamar de seu lar seguro e feliz. Dessa forma, é um investimento no futuro e no bem-estar de sua família.

Dicas para sair do aluguel e conquistar a casa própria 

Dicas para conquistar a casa própria | Foto de uma pessoa fazendo anotações em um caderno, enquanto coloca moedas em um cofrinho | Trilha da Conquista | Blog da Tenda

O sonho de ter uma casa para chamar de sua é um desejo que muitos compartilham, mas a transição do aluguel para a compra de um imóvel pode parecer desafiadora. No entanto, a boa notícia é que, com planejamento e orientação adequados, essa conquista está ao seu alcance. Agora, vamos explorar dicas valiosas para ajudá-lo a dar o próximo passo na jornada em direção à casa própria.

Seja você um jovem profissional ansioso para criar um lar, um casal planejando uma família ou alguém que simplesmente busca segurança e estabilidade, as estratégias que apresentaremos irão orientá-lo na direção certa. É hora de transformar esse sonho em realidade!

1. Faça uma Simulação de Financiamento 

Antes de dar o primeiro passo em direção à compra da sua casa própria, é fundamental entender as condições e possibilidades de financiamento. E a melhor maneira de começar essa jornada é através da simulação. 

Em outras palavras, você terá a oportunidade de estimar o valor que pagará mensalmente, com base na sua renda mensal. Tudo o que você precisa fazer é fornecer algumas informações pessoais e detalhes sobre seus rendimentos.

O principal objetivo da simulação é ajudá-lo a planejar a compra da sua casa. Através dela, você obterá uma visão geral de como funcionará o financiamento imobiliário. Felizmente, essa ferramenta está amplamente disponível em sites de bancos, instituições financeiras e construtoras.

Utilizá-la é o primeiro passo para planejar esse processo de forma abrangente, permitindo que você esteja completamente preparado para concretizar o seu sonho da casa própria. Portanto, não deixe de usar essa valiosa ferramenta para orientar sua jornada rumo à realização desse objetivo.

2. Esteja com o nome em dia 

Em busca da casa dos sonhos, um dos obstáculos mais comuns que muitos brasileiros enfrentam é ter o nome negativado. Isso afeta não apenas o acesso a serviços básicos, como cartões de crédito e empréstimos, mas também as chances de obter um financiamento imobiliário.

A razão é simples: a análise de crédito é uma etapa crucial em qualquer processo de financiamento. Os bancos e instituições financeiras mergulham em sua situação financeira para avaliar seu histórico de pagamento e comportamento como devedor. Se você tem um histórico de contas atrasadas, dívidas acumuladas e uma pontuação de crédito baixa, as chances de obter aprovação para um financiamento tendem a reduzir. Afinal, o risco de inadimplência é percebido como alto.

Em alguns casos, uma empresa pode aprovar o financiamento, mas com condições mais severas, como juros elevados e penalidades rigorosas em caso de descumprimento. Essas condições podem agravar ainda mais a situação para quem já está com o nome sujo. Portanto, para aumentar suas chances de sucesso na busca por um financiamento imobiliário, o primeiro passo crucial é regularizar seu CPF e melhorar sua pontuação de crédito. Afinal, um nome limpo e uma pontuação sólida tornam o caminho para a casa própria muito mais acessível e vantajoso.

3. Reveja seus hábitos financeiros para sair do aluguel

Em busca do seu lar dos sonhos, uma etapa crucial é a avaliação cuidadosa dos seus hábitos financeiros. Isso significa examinar como você faz suas compras e como administra suas dívidas.

É essencial questionar se costuma fazer compras impulsivas, se paga suas dívidas com regularidade ou se tem contas em aberto que possam estar prejudicando seu histórico de crédito, como resultado, seu CPF.

Então, é fundamental compreender esses hábitos. Estes podem ser obstáculos na sua busca pelo financiamento imobiliário. Isso porque as instituições financeiras examinam de perto seu comportamento financeiro para determinar sua capacidade de cumprir com os compromissos financeiros do financiamento.

Portanto, é válido fazer um esforço extra para concretizar esse sonho e conquistar seu cantinho próprio. Lembre-se, o caminho para a casa própria começa com uma base financeira sólida e uma abordagem responsável às finanças pessoais.

4. Pesquise sobre o programa Minha Casa Minha Vida 

O programa governamental Minha Casa Minha Vida oferece uma série de benefícios que podem tornar a compra de um imóvel mais acessível.

Assim, ao entender os requisitos e critérios do Minha Casa Minha Vida, você pode identificar se atende aos critérios de elegibilidade e, assim, aproveitar as vantagens, como taxas de juros reduzidas e subsídios que ajudam a diminuir o valor das parcelas do financiamento.

Além disso, ao pesquisar as opções disponíveis pelo programa, você pode encontrar imóveis em diversas faixas de preço e localizações, tornando o sonho da casa própria mais viável e alinhado com seu orçamento. Para saber mais sobre o programa Minha Casa Minha Vida, clique aqui.

5. Utilize seu FGTS para sair do aluguel

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é uma ferramenta valiosa que pode ser um trampolim para sair do aluguel e conquistar a casa própria. Este recurso, acumulado ao longo dos anos de trabalho formal, pode ser usado de várias maneiras para tornar a compra de um imóvel mais acessível.

Primeiramente, o FGTS pode ser utilizado como parte do pagamento do valor total do imóvel ou para abater parte das parcelas do financiamento, aliviando a carga financeira mensal. Além disso, ele pode ser usado para cobrir despesas como a documentação do imóvel, o que reduz custos adicionais.

Entretanto, é importante lembrar que as regras para o uso do FGTS para a compra de imóveis podem variar e é fundamental consultar a Caixa Econômica Federal ou seu banco para obter orientações específicas. 

6. Faça uma renda extra 

Uma renda adicional não apenas ajuda a aliviar o orçamento mensal, tornando-o mais capaz de lidar com os custos associados a um financiamento imobiliário, como entrada e parcelas, mas também pode acelerar a economia necessária para dar entrada em um imóvel.

Hoje, existem inúmeras maneiras de gerar uma renda extra, seja trabalhando remotamente, oferecendo serviços freelancer, vendendo produtos online, ou explorando habilidades e talentos pessoais. Cada centavo extra economizado o aproxima mais do seu objetivo de conquistar a casa própria. 

Uma alternativa muito interessante é entrar em um programa de afiliados, como o programa da Tenda. O Programa de Afiliados da Construtora Tenda e da Alea oferece uma renda extra para quem indicar pessoas que querem conquistar a casa própria. 

Atividades que podem ser sua renda extra:

  • Venda alimentos (marmitex, bolo de pote, docinhos de festa, cupcakes, bolos de aniversário, e por aí vai);
  • Revenda produtos (importados, cosméticos, roupas, perfumes, joias, eletrônicos, utilidades domésticas, entre outros);
  • Faça entregas;
  • Seja motorista de aplicativos nos fins de semana;
  • Seja um afiliado para indicar e vender produtos digitais como e-books, cursos e até mesmo apartamentos como o Programa de Afiliados da Construtora Tenda;
  • Dê aulas particulares presenciais ou online;
  • Ofereça consultorias;
  • Faça um brechó de coisas que você não usa mais;
  • Venda artesanato;
  • Seja um freelancer;
  • Alugue seu carro se você não usa com frequência;
  • Traduza textos;
  • Ofereça serviços de maquiagem, cabelo ou manicure;
  • Faça textos para sites e blogs;
  • Passeie com animais;
  • Faça a mudança de outras pessoas;
  • Crie uma loja virtual;
  • Faça testes de aplicativos e sites em plataformas como: uTest, Testbirds, Tester Work, Test IO, UserCrowd.

Em resumo, uma renda extra pode ser a diferença entre permanecer no aluguel e alcançar o sonho da casa própria. Portanto, se quer sair do aluguel considere estratégias para aumentar seus ganhos e veja como isso pode acelerar seu caminho rumo à tão desejada casa própria.

Ainda está em dúvida entre alugar um imóvel ou comprá-lo? Saiba mais no canal do Youtube da Tenda:

Sobre a Tenda

Tenda é uma das maiores construtoras do Brasil e uma das empresas que integram a Bolsa de Valores de São Paulo. Listada no Novo Mercado da B3, a companhia tem o mais alto nível de governança corporativa do país.

Com mais de 50 anos de experiência no mercado imobiliário, a gente sabe que comprar um apartamento muitas vezes parece ser algo impossível para muitos brasileiros. Por isso, a nossa missão é colocar a conquista da casa própria ao seu alcance.

Acredite, com as nossas condições exclusivas somadas a grande parceria que temos com o novo Minha Casa Minha Vida, programa que substituiu o Casa Verde e Amarela, você consegue ter o seu cantinho.

Nós já realizamos o sonho de mais de 150 mil famílias, provando que ter um imóvel próprio é possível. Para ajudar cada vez mais brasileiros, estamos presentes em capitais e regiões metropolitanas de nove estados do país. Existem apartamentos à venda em São Paulo, Bahia, Ceará, Pernambuco, apartamentos à venda no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás e Minas Gerais.

Além de diversas lojas físicas nos nove estados em que atuamos, também oferecemos a comodidade da Loja Virtual Tenda, um ambiente seguro e com todas as informações que você precisa para conquistar o seu imóvel. No nosso site, você também encontra ferramentas como o Simulador de Financiamento e a Calculadora dos Sonhos que te ajudam no planejamento da compra.

Conte com a gente para realizar o sonho de ter o seu apartamento! Estamos prontos para tirar as suas dúvidas e te acompanhar durante todo o processo.

Autor do Post | Tenda Blog
Escrito por:

Tenda

Quer um desconto de até R$ 55 mil para comprar seu apartamento?

Clique aqui

Seta Ballon down | Tenda.com
Tais subsídio | Tenda.com Ícone fechar | Botão fechar | Blog da Tenda| Tenda.com

Saia do aluguel e conquiste seu apartamento. Dê o primeiro passo agora mesmo.


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

(0) Comentários
Este artigo ainda não possui comentário. Seja o primeiro.