SIMULADOR MINHA CASA MINHA VIDA: O QUE É E COMO FUNCIONA

Minha Casa Minha Vida

Se, assim como milhares de brasileiros, você sonha em sair do aluguel e comprar a casa própria, em algum momento você vai se deparar com o Simulador Minha Casa Minha Vida. Por isso, confira agora como essa ferramenta funciona e conheça todas as vantagens que vão te deixar mais próximo dessa conquista!

Loja Virtual Tenda
Spotify Blog da Tenda

Esse conteúdo também está disponível na versão podcast. Aproveite a praticidade do áudio que preparamos para você. Para ouvir é só clicar no play!

O que é o simulador Minha Casa Minha Vida?

Simulador Minha Casa Minha Vida | Guia da Tenda | Blog da Tenda

O Simulador Minha Casa Minha Vida é uma ferramenta que a Caixa Econômica Federal disponibiliza online para que aqueles que queiram comprar um imóvel possam ter uma ideia de como ficarão as parcelas. Com isso, fica muito mais fácil se planejar para o para o financiamento.

Além disso, ele ajuda quem ainda está na dúvida sobre o impacto financeiro de um investimento como esse, que pode se estender por alguns anos.

Essas simulações podem ser feitas para diferentes linhas de financiamento e prazos da Caixa. Mas fique tranquilo, preparamos esse artigo para facilitar sua navegação por essa ferramenta. Boa leitura!

Vantagens de utilizar o simulador

Como você já sabe, o simulador Minha Casa Minha Vida facilita o processo de compra de um imóvel desse programa habitacional. A principal vantagem dessa ferramenta é a visualização do valor das parcelas com o passar dos anos, além da evolução do abatimento do saldo devedor.

Afinal, quem pretende fazer esse investimento precisa entender quanto do seu rendimento mensal pode ser comprometido com as parcelas. Desse modo, a pessoa confere uma projeção dos valores em uma escala de anos. Ter esse conhecimento ajuda na organização das despesas mensais e evita surpresas com custos não previstos.

Além disso, com o simulador você descobre quais serão as taxas de juros aplicadas e o valor que poderá receber de subsídio do Programa Minha Casa Minha Vida.

Como funciona o simulador Minha Casa Minha Vida?

Simulador Imobiliário | Guia da Tenda | Blog da Tenda

Antes de tudo, saiba que utilizar o simulador é muito simples. Acesse o site e comece a preencher os dados conforme explicamos abaixo.

Dados iniciais

Os primeiros dados são sobre o objetivo do financiamento e o valor do imóvel. Informe se o financiamento é para pessoa física ou jurídica, especifique as características da propriedade (se é residencial ou comercial) e seu valor estimado. Em seguida, indique a cidade onde o imóvel está localizado.

Nessa etapa, lembre de prestar atenção para evitar erros no processo. A Caixa avalia todas as informações, por isso, os dados precisam ser exatos e verdadeiros.

Dados pessoais

A segunda etapa do formulário é sobre o comprador. É preciso preencher os campos com o CPF, data de nascimento, um telefone celular e a renda bruta familiar mensal. Ela é o total dos rendimentos dos compradores envolvidos no processo.

Depois, é preciso informar se você já é cliente da Caixa Econômica, se possui conta com FGTS há mais de três anos, e se haverá mais de um comprador. Esses dados são necessários para calcular o tempo e as parcelas do financiamento. Também é preciso confirmar algumas condições de elegibilidade para acesso a ele, como não ter sido beneficiado por nenhum programa habitacional do Governo Federal.

A partir daí, a Caixa avaliará em qual faixa o você se enquadra, definindo o valor concedido para o financiamento.

Opções de financiamento

No terceiro passo, o simulador mostra opções de financiamentos e as taxas de juros. Assim, você deve escolher qual é a mais adequada para o seu perfil. Aqui, vale a pena conhecer um pouco mais sobre os programas habitacionais para tomar a melhor decisão. Aproveite para ler nossos posts sobre o assunto.

Resultados

Por fim, a última parte da simulação é a apresentação dos resultados para o tipo de financiamento escolhido. O sistema também mostrará uma tabela na qual você pode visualizar o valor de cada uma das parcelas para cada um dos meses que durar o financiamento.

Com os resultados, também é possível conferir qual é o peso dos juros sobre a parcela. Nesse sentido, vale ressaltar que há diferença entre o que são os juros bancários, o custeio do valor financiado, a taxa de administração e o seguro habitacional.

Outra consideração importante é que o resultado da simulação não é uma proposta. Para saber quais são os termos exatos do financiamento, é preciso contatar a Caixa Econômica Federal.

Agora, com essas informações, é só preparar a documentação e dar entrada no processo de compra do seu apartamento.

O que é o Programa Minha Casa Minha Vida?

Simulador de financiamento | Guia da Tenda | Blog da Tenda

O Minha Casa Minha Vida é um programa do Governo Federal que tem como objetivo promover o direito à moradia a pessoas de todo o Brasil. Entretanto, desde 2020, o programa foi atualizado para o chamado Programa Casa Verde e Amarela. Apesar da mudança, o propósito do programa continua o mesmo, e suas vantagens também.

Principais benefícios

Sem dúvida, as principais vantagens do programa são o direito ao subsídio, ao uso do FGTS, a composição de renda e o longo prazo de pagamento. Isso porque o Casa Verde e Amarela possui as menores taxas de juros do mercado e a composição de renda permite que as pessoas combinem seus rendimentos com os de até outros três familiares ou amigos para facilitar o financiamento.

O que é subsídio?

Outro grande benefício é o subsídio. Em resumo, ele é uma quantia concedida pelo governo para as famílias de baixa renda para diminuir o custo do financiamento, deixando as parcelas mais baratas e acessíveis. Com toda a certeza, esse desconto coloca você ainda mais perto da realização do sonho da casa própria.

Financiamento com a Tenda

Financiamento imobiliário | Guia da Tenda | Blog da Tenda

O Minha Casa Minha Vida pode ser uma excelente alternativa para alcançar o sonho da casa própria, pois conta com condições especiais de acordo com o orçamento de cada um.

A Tenda é uma grande parceira do programa, e também quer ajudar todos que queiram conquistar um apartamento! Por isso, temos também o nosso Simulador de Financiamento. Prático, fácil e seguro, o simulador da Tenda oferece uma análise completa.

Depois de preencher os campos necessários, a gente te mostra todas as possibilidades que você tem de conquistar seu apartamento. Aí é só aguardar o nosso contato com o resultado da simulação completa, incluindo uma pré-análise de crédito.

Faça agora a sua simulação e dê o primeiro passo em direção a essa conquista. Pode ter certeza que temos um apartamento que cabe no seu bolso!

Loja Virtual Tenda
Spotify Blog da Tenda
Autor do Post | Tenda Blog
Escrito por:

Tenda

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

(0) Comentários
Este artigo ainda não possui comentário. Seja o primeiro.
Deixe seu contato

A gente quer compartilhar as novidades primeiro com você.