Imagem Meu Decorado | Tenda Blog
Encontre sua inspiração em fotos reais de clientes

SIMULADOR MINHA CASA MINHA VIDA: O QUE É E COMO FUNCIONA

Minha Casa Minha Vida

21/06/21

Se, assim como milhares de brasileiros, você sonha em sair do aluguel e comprar a casa própria, em algum momento vai se deparar com o simulador Minha Casa, Minha Vida. Essa ferramenta gratuita calcula para você o valor do financiamento e das parcelas, além de mostrar o tempo que levaria para pagar o empréstimo. 

Esse conteúdo também está disponível na versão podcast. Aproveite a praticidade do áudio que preparamos para você. Para ouvir é só clicar no play!

Tais, assistente virtual da Construtora Tenda | Blog da Tenda | Tenda.com

Este conteúdo também está disponível na versão podcast. Aproveite! Você pode ouvir o áudio que preparamos para você enquanto faz suas tarefas do dia a dia. É só clicar no play!

Preparamos um conteúdo bem completo para explicar como usar o simulador do Minha Casa, Minha Vida. Confira como essa ferramenta funciona e conheça todas as vantagens que vão deixar você mais perto dessa conquista!

Como funciona o financiamento imobiliário?

Financiamento imobiliário | Foto de duas pessoas assinando um contrato de financiamento | Trilha da Conquista | Blog da Tenda

Apesar de a maioria das pessoas ter o sonho de conquistar a casa própria, são poucos os brasileiros que conseguem pagar um imóvel à vista ou em poucas prestações. E é justamente para isso que existe o financiamento imobiliário. Com ele, é possível parcelar a longo prazo o pagamento do imóvel. Assim, o valor das parcelas é bem menor e, portanto, fica bem mais acessível.

O prazo máximo para financiar um imóvel é 420 meses, ou seja, 35 anos. Assim, ao fazer um financiamento, você fica muito mais perto de sair do aluguel, porque pode se mudar assim que o apartamento estiver pronto enquanto continua a pagar as parcelas.

Mas para pagar um financiamento a longo prazo, é preciso ter compromisso e planejamento financeiro. Afinal, a construtora ou o banco que financia o imóvel exige até 30% do valor na entrada. E esse valor precisa ser pago à vista.

Quer saber o valor da parcela mensal em um financiamento? Se tem direito a benefícios como o subsídio e uso do FGTS? Fácil! Para ajudar você a planejar sua vida de casa nova e sem pagar aluguel, foi criado o simulador Minha Casa, Minha Vida. Com ele, rapidamente você tem resposta a todas essas perguntas!

Vantagens do financiamento de imóveis

Ao fazer um financiamento para comprar sua casa própria, a principal vantagem é a possibilidade de sair do aluguel logo de cara. E mais que isso. Financiar um imóvel significa investir em um patrimônio próprio. Afinal, você estará pagando por algo que é seu, ao contrário do imóvel alugado, no qual é gasto um dinheiro que você nunca terá de volta.

Em segundo lugar, está o benefício do pagamento a longo prazo. Com o parcelamento do valor total, fica mais fácil planejar seus ganhos e gastos mensais e destinar a quantia necessária para pagar o financiamento.

E o Minha Casa, Minha Vida (MCMV) oferece muitas outras vantagens. Você pode, por exemplo, usar o saldo do seu FGTS para diminuir o valor das parcelas, compor renda com amigos e familiares para aumentar as chances de ter o financiamento aprovado e, se fizer parte do grupo de renda 1 ou 2, conseguir um subsídio, que é um desconto no valor total do imóvel.

O que é o simulador Minha Casa, Minha Vida?

Simulador Minha Casa Minha Vida | Foto de uma mulher pesquisando algo na internet | Trilha da Conquista | Blog da Tenda

O simulador do Minha Casa, Minha Vida é uma ferramenta que você acessa pela internet e permite ter uma ideia do valor das parcelas de um financiamento. Assim, se você quer comprar um imóvel, fica muito mais fácil se planejar

Além disso, ele ajuda quem ainda está na dúvida sobre o impacto financeiro de um investimento como esse, que pode se estender por alguns anos.

Por fim, o simulador do Minha Casa, Minha Vida também ajuda a descobrir se você tem direito ao subsídio e de quanto.

Vantagens de utilizar o simulador Minha Casa, Minha Vida

Como já vimos, o simulador do Minha Casa, Minha Vida facilita o processo de compra de um imóvel, mostrando o valor das parcelas com o passar do tempo, além da evolução do abatimento do saldo devedor.

Afinal, quem pretende fazer esse investimento precisa entender quanto do seu rendimento mensal pode ser comprometido com as parcelas. E é justamente isso que o simulador faz: indica os valores a serem pagos pelo período do financiamento. Portanto, ter esse conhecimento ajuda na organização das despesas mensais e evita surpresas com custos não previstos.

Se antes você precisava descobrir sozinho quanto iria pagar em um financiamento, agora basta entrar no site da Tenda para acessar na mesma hora o simulador do Minha Casa, Minha Vida, que faz todos os cálculos por você. Fácil, hein?

Além disso, o simulador também ajuda você a saber quais serão as taxas de juros aplicadas e o valor que poderá receber de subsídio do Minha Casa, Minha Vida, se você tiver direito a ele.

Para saber mais sobre o simulador Minha Casa, Minha Vida, veja um conteúdo completo em formato de vídeo e veja como utilizar a nossa ferramenta!

Por que usar o simulador Minha Casa, Minha Vida?

Antes de mais nada, a compra de um apartamento é um passo que exige planejamento financeiro. E nada melhor para se planejar do que saber com antecedência quanto você precisaria pagar para financiar sua casa própria. E é isso que o simulador do Minha Casa, Minha Vida faz. 

Normalmente, as empresas que fazem financiamento exigem que o valor da entrada, que costuma ser de 20% do valor do imóvel, seja pago à vista. Então, depois de escolher um imóvel, será bem simples, por meio do simulador do Minha Casa Minha Vida, calcular o valor de cada parcela, as taxas de juros cobradas e, especialmente, o valor do subsídio, se você tiver direito.

Como funciona o simulador Minha Casa, Minha Vida?

Como funciona o simulador Minha Casa Minha Vida | Foto de uma pessoa mexendo em um notebook | Trilha da Conquista | Blog da Tenda

Para usar o simulador do Minha Casa, Minha Vida, você precisa preencher os campos com algumas informações básicas, como em que estado pretende comprar seu imóvel, sua idade e renda mensal, entre outros dados. A partir dessas informações, o simulador faz o cálculo e apresenta o resultado para você, mostrando o custo total do financiamento, o valor das parcelas mensais e a quantia do subsídio, se tiver direito.

Mas vamos ao passo a passo para usar o simulador do Minha Casa, Minha Vida:

1. Preencha seus dados iniciais

Os primeiros dados que você deve informar são o estado em que deseja adquirir o apartamento, sua data de nascimento, sua renda mensal e o valor do imóvel em que está interessado.

E lembre-se: preste bastante atenção ao preencher os dados. Afinal, qualquer informação incorreta levará a um cálculo que não servirá de nada para você. Por isso, é essencial preencher cuidadosamente e verificar antes de enviar se tudo foi digitado certo.

Já pensou ganhar até R$ 55 mil de desconto para comprar seu apartamento Minha Casa Minha Vida?​

Esse desconto é o subsídio, o principal benefício do programa. É como se o governo pagasse uma parte do imóvel para você, deixando as parcelas do financiamento mais baratas e acessíveis. Vem descobrir se você tem direito ao subsídio e quanto pode ganhar!

2. Informe se você tem direito ao FGTS

Depois, é preciso informar se você tem FGTS há mais de três anos, qual o valor, quanto você pode pagar de entrada de acordo com seus ganhos e, por fim, se você tem algum imóvel em seu nome. Esses dados são necessários para calcular o tempo do financiamento e o valor das parcelas. A partir daí, será possível indicar em que grupo de renda você se encaixa e definir o valor do financiamento.

3. Confira os resultados

A última parte da simulação é a que apresenta os resultados. Você verá uma tabela com o valor de cada uma das parcelas para cada um dos meses que durar o financiamento.

Nesta etapa, você também poderá conferir os juros sobre cada parcela. E, se fizer uma simulação de financiamento de um imóvel na região Sul do Brasil, por exemplo, e outro de mesmo valor na região Nordeste, verá que o valor dos juros muda, sendo menor para a região Nordeste. 

Ainda mais, é importante ressaltar que o resultado da simulação não é uma proposta. Para saber quais são os termos exatos do financiamento, é preciso contatar a Caixa Econômica Federal.

Agora, se você quiser ter uma simulação completa, basta preencher os campos com o seu nome completo, o número de um telefone celular, e-mail e a cidade onde deseja morar. Em pouco tempo, um dos especialistas da Tenda irá entrar em contato com você para informar todos os dados do financiamento e ajudar em tudo o que você precisar. 

Com as informações em mãos, é só preparar a documentação e dar entrada no processo de compra do seu apartamento!

O que é o Minha Casa, Minha Vida?

Minha Casa Minha Vida | Foto de uma mulher sentada no sofá segurando um notebook | Trilha da Conquista | Blog da Tenda

O Minha Casa, Minha Vida é um programa do governo federal que tem como objetivo facilitar o acesso à moradia própria para pessoas de todo o Brasil, mas especialmente para as de baixa renda. 

Principais benefícios

As principais vantagens do programa são o direito ao subsídio, ao uso do FGTS, a composição de renda, o longo prazo de pagamento e as menores taxas de juros do mercado.

O que é subsídio?

subsídio é uma quantia concedida pelo governo para as famílias de baixa renda. Dessa maneira, ele funciona como um desconto no valor do imóvel que deixa as parcelas do financiamento mais baratas e acessíveis. Com toda a certeza, esse desconto coloca você ainda mais perto da realização do sonho da casa própria.

Como funciona o Minha Casa, Minha Vida?

O programa funciona com base nos grupos de renda em que cada interessado se encaixa. Para participar do Minha Casa, Minha Vida, você precisa atender a algumas regras:

  • Não ter nenhum imóvel próprio registrado em seu nome;
  • Ter mais de 18 anos de idade;
  • Não ter financiado antes nenhum imóvel, assim como nunca ter participado de outro programa habitacional do governo federal;
  • Ser brasileiro ou naturalizado no país;
  • Não estar registrado no Cadastro Nacional de Mutuários (CADMUT).

Além de se encaixar nessas regras, você precisa estar em um dos grupos de renda do programa: 

Grupo 1

Para famílias com renda de até R$ 2.640.

Grupo 2

Para famílias com renda de R$ 2.640,01 a R$ 4.400.

Grupo 3

Para famílias com renda de R$ 4.400,01 a R$ 8 mil.

Quais são as taxas de juros do Minha Casa, Minha Vida?

Taxas de juros | Foto de uma pessoa fazendo contas na calculadora | Trilha da Conquista | Blog da Tenda

Agora que você já sabe em qual grupo de renda do Minha Casa, Minha Vida se encaixa, pode calcular o valor das taxas de juros considerando a região onde você quer morar. De qualquer forma, tenha em mente que as taxas do programa são as menores do mercado imobiliário e, para as regiões Norte e Nordeste do Brasil, são menores ainda! Tem mais (quer dizer, tem menos, rs): se ainda por cima você for cotista do FGTS, as taxas ficam ainda mais baixas. Confira! 

Grupo 1

  • Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste

Cotista do FGTS: 4,25% a 4,50%

Não cotista: 4,75% a 5%

  • Regiões Norte e Nordeste

Cotista do FGTS: 4% a 4,25%

Não cotista: 4,50% a 4,75%

Grupo 2

  • Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste

Cotista do FGTS: 5% a 6,50%

Não cotista: 5,50% a 7%

  • Regiões Norte e Nordeste

Cotista do FGTS: 4,75% a 6,50%

Não cotista: 5,25% a 7%

Grupo 3

  • Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste

Cotista do FGTS: 7,66%

Não cotista: 8,16%

  • Regiões Norte e Nordeste

Cotista do FGTS: 7,66%

Não cotista: 8,16%

O que significa cotista e não cotista?

Cotista é a pessoa que tem direito ao valor do FGTS porque trabalhou por no mínimo três anos (seguidos ou não) com carteira assinada. Já não cotista é quem não trabalhou com carteira assinada por esse período e, portanto, não tem direito ao FGTS.

Quais os benefícios do Minha Casa, Minha Vida?

Benefícios Minha Casa Minha Vida | Foto de um rapaz pensativo em frente ao computador | Trilha da Conquista | Blog da Tenda

São muitos os benefícios que você pode aproveitar ao participar do Minha Casa, Minha Vida. Confira!

Subsídio

De início, o subsídio é uma quantia paga pelo governo para diminuir o valor das parcelas do financiamento. Além disso, o melhor é que você jamais precisará devolver ou quitar esse valor! Para ter direito ao subsídio do Minha Casa, Minha Vida, é necessário se encaixar no grupo 1 ou 2 do programa. 

Então, confira a seguir quais os valores de subsídio disponíveis para cada grupo:

Grupo 1

As famílias com renda mensal bruta de até R$ 2.640,00 têm direito a um subsídio de até R$ 55.000,00.

Grupo 2

As famílias com renda mensal bruta de R$ 2.640,01 a R$ 4.400,00 também têm direito a um subsídio de até R$ 55 mil.

Grupo 3

As famílias com renda mensal bruta de R$ 4.400,01 a R$ 8 mil não têm direito ao subsídio.

FGTS

É bastante vantajoso utilizar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) no Minha Casa, Minha Vida. Além de diminuir o valor total do financiamento e das parcelas mensais, o saldo do FGTS pode reduzir até mesmo o número total de prestações. Em outras palavras, se puder sacar seu FGTS, vai sobrar um valor menor para pagar pela casa própria. 

Para poder usar a quantia do FGTS nas parcelas e na entrada do financiamento, você precisa atender a alguns requisitos:

  • Não ser proprietário de outro imóvel na cidade onde você mora ou trabalha;
  • Ter no mínimo 3 anos de carteira assinada (podem ser corridos ou com intervalo, e na mesma empresa ou em empresas diferentes);
  • Não ter nenhum financiamento no seu nome no Sistema Financeiro de Habitação (SFH).

Logo, se atender a essas condições, você pode usar o FGTS no seu financiamento e contar com as vantagens que ele proporciona.

Composição de renda

Composição de renda | Imagem de quem pode compor renda da Construtora Tenda | Blog da Tenda

A composição de renda é uma forma de aumentar suas chances no financiamento, caso sua renda sozinha não seja suficiente, uma vez que o valor da parcela não pode ser maior que 30% da sua renda mensal bruta (que é o total que você recebe de salário por mês).

A grande vantagem de compor renda é que você pode comprovar que consegue pagar o financiamento somando seus rendimentos com o de até mais 2 pessoas, que podem ser seu pai, sua mãe, esposa ou marido, filhos, avós, tios, primos, sobrinhos, noivo ou noiva, namorado ou namorada, madrinha, padrinho, madrasta e padrasto, entre outros familiares. Ah, e também é permitido compor renda com amigos, se você quiser.

O importante mesmo é lembrar que todas as pessoas que vão compor renda com você também serão responsáveis pelo pagamento das parcelas, assim como pelas decisões que vocês tomarem sobre a casa ou o apartamento comprado. Então, faça a composição de renda apenas com pessoas de confiança e compromissadas com o pagamento. Caso contrário, você pode não conseguir pagar o financiamento e seu nome ficar negativado ou, pior ainda, você pode perder o imóvel.

Para saber mais sobre os benefícios da composição de renda, assista o vídeo abaixo:

Financiamento com a Tenda

Financiamento com a Tenda | Foto de um casal segurando as chaves do apartamento | Trilha da Conquista | Blog da Tenda

O Minha Casa, Minha Vida pode ser uma excelente alternativa para alcançar o sonho da casa própria, pois oferece condições especiais de acordo com o orçamento de cada um, seja para comprar um apartamento na planta ou um já construído.

A Tenda, uma grande parceira do programa, também tem a missão de ajudar todos que queiram conquistar um apartamento! Você está nesse momento? Então utilize o nosso Simulador de Financiamento. Prático, fácil e seguro de usar, o simulador da Tenda vai mostrar a você uma análise completa do seu financiamento.

Depois de preencher os campos necessários, a gente mostra todas as possibilidades que você tem de conquistar seu apartamento. Aí, é só aguardar o nosso contato com o resultado da simulação completa, incluindo uma pré-análise de crédito.

Faça agora a sua simulação e dê o primeiro passo em direção a essa conquista. Pode ter certeza que temos um apartamento que cabe no seu bolso!

Sobre a Tenda

Tenda é uma das maiores construtoras do Brasil e  uma das empresas que integram a Bolsa de Valores de São Paulo.  Listada no Novo Mercado da B3, a companhia tem o mais alto nível de governança corporativa do país.   

Com mais de  50 anos de experiência  no mercado imobiliário, a gente sabe que comprar um  apartamento  muitas vezes parece impossível para  muitos brasileiros.  Por isso,  nossa missão  é  colocar a conquista da casa própria ao seu alcance.    

Acredite,  com as nossas condições exclusivas somadas à grande parceria que temos com o Minha Casa, Minha Vida, você consegue ter o seu cantinho.   

Nós já realizamos o sonho de mais de 160 mil famílias, provando que ter um imóvel próprio é possível. Para  ajudar  cada vez  mais  brasileiros, estamos presentes em capitais e regiões metropolitanas de nove estados do país. Existem  apartamentos à venda em São Paulo, Bahia, Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás e Minas Gerais.   

 Além de  diversas lojas físicas  nos estados onde atuamos, também oferecemos a comodidade da  Loja Virtual  Tenda, um ambiente seguro e com todas as informações que você precisa para conquistar o seu imóvel.  No nosso site, você também encontra ferramentas como o  Simulador de Financiamento  e a  Calculadora dos Sonhos, que ajudam você no planejamento da compra.    

Conte com a gente para realizar o sonho de ter o seu apartamento! Estamos prontos para tirar  suas  dúvidas e ajudar você nessa maravilhosa jornada.  

Autor do Post | Tenda Blog
Escrito por:

Tenda

Quer um desconto de até R$ 55 mil para comprar seu apartamento?

Clique aqui

Seta Ballon down | Tenda.com
Tais subsídio | Tenda.com Ícone fechar | Botão fechar | Blog da Tenda| Tenda.com

Saia do aluguel e conquiste seu apartamento. Dê o primeiro passo agora mesmo.


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

(0) Comentários
Este artigo ainda não possui comentário. Seja o primeiro.