Imagem Meu Decorado | Tenda Blog
Encontre sua inspiração em fotos reais de clientes

Confira todos os benefícios ao comprar imóveis na planta

Trilha da Conquista

13/12/18

A decisão de comprar imóveis na planta pode ser a melhor alternativa para as suas finanças e para o seu patrimônio. Conheça todas as vantagens de fazer essa aquisição e entenda como ela acontece!

Na hora de comprar o primeiro apartamento tão sonhado, é preciso fazer uma escolha estruturada e que considere as principais necessidades. O novo lar tem que ser do tamanho certo, caber no bolso e atender a exigências da família. Nesse processo, há uma oportunidade que se destaca: comprar imóveis na planta.

Essa opção tem ganhado força nos últimos anos, principalmente devido às suas vantagens. Recorrer a essa alternativa é um jeito de realizar o sonho com mais facilidade e maior satisfação.

Quer descobrir os motivos? Veja os benefícios de comprar imóveis na planta e entenda como essa decisão pode funcionar a seu favor!

O que é imóvel na planta?

Antes de pensar na etapa de aquisição, é preciso compreender o que é, de fato, um imóvel na planta. De forma simples, trata-se de uma edificação que ainda não foi construída. A princípio, o que existe é o planejamento para a sua construção — ou seja, a planta.

Ao procurar um imóvel desse tipo, a construtora apresenta a você o projeto completo, com as propostas para o prédio e, também, para cada unidade. Mesmo sem que tudo esteja pronto, é possível ter uma visão do layout e dos benefícios previstos para a estrutura.

O projeto é de responsabilidade da construtora. Em geral, o dinheiro obtido com a venda das primeiras unidades é usado para dar início à obra. Conforme novas vendas acontecem, mais recursos entram para a continuidade e a finalização das etapas. Para garantir a segurança de quem compra, há um prazo estipulado para a entrega das chaves.

Então, o imóvel na planta é aquele que ainda não começou a ser construído, e cuja aquisição acontece nesse período inicial. Com uma boa escolha, essa se torna a alternativa mais vantajosa para se tornar um feliz proprietário.

Por que as pessoas preferem comprar imóveis na planta?

Nos últimos anos, os imóveis na planta têm ganhado a preferência dos consumidores. Conforme aumenta o conhecimento sobre as vantagens trazidas por essa alternativa, mais pessoas se interessam pela compra.

Esse crescimento está relacionado aos motivos principais para fechar negócio. Quer saber quais são alguns deles? Veja, a seguir!

Parcelamento da entrada

Na hora de fazer um financiamento, um dos maiores obstáculos está no fato de que nem todo o valor é coberto. Como resultado, é preciso dar uma entrada. Dependendo do preço do imóvel, do banco e das regras, esse montante pode ir muito além dos seus recursos disponíveis. Então, seria necessário ter um planejamento financeiro muito robusto para dar início ao processo de aquisição — e isso poderia ser desanimador.

Ao comprar imóveis na planta você não enfrenta esse problema. No lugar de ter que dar a entrada de uma só vez, é possível parcelá-la até o momento de iniciar o pagamento do imóvel. Desse modo, não é exigido quitar um valor inteiro de uma só vez; em vez disso, dá para escolher prestações que cabem no seu bolso.

Além de tudo, essa é uma maneira de já ajustar o orçamento e se preparar para pagar as parcelas do imóvel. Desse modo, o pagamento fica descomplicado e dá para se organizar de modo efetivo.

Planejamento da compra

Como existe um período de espera entre tomar a decisão, fazer a quitação e pegar as chaves, há como executar um plano eficiente e que ajude na realização do sonho.

Com a entrada parcelada, por exemplo, é possível juntar dinheiro para criar uma reserva financeira. Assim, o pagamento das prestações acontece de forma segura e protegida contra qualquer tipo de imprevisto.

Recorrer a esse tipo de aquisição também é um jeito de planejar melhor as etapas, como a mudança e de decoração. Para quem vai se casar, por exemplo, é uma excelente oportunidade para ter os olhos no futuro e já começar a se preparar para a casa nova. Dessa forma, há maiores chances de ficar satisfeito com o resultado.

Valores menores

O preço é outro fator que motiva as pessoas a comprarem um imóvel na planta. O custo de um bem desse tipo pode ser até 30% menor que o de um imóvel com as mesmas características, mas já construído.

Isso acontece, primeiramente, porque a unidade finalizada já está pronta para morar. Como a pessoa não tem que esperar para usá-la, o custo é maior. Porém, o fator que mais influencia o preço está relacionado à valorização após a finalização das obras.

Para que as chaves sejam entregues, pode haver loteamento de terreno e oferta de infraestrutura básica. No final, também é comum que haja maior movimentação de interessados na área. Como consequência, há uma grande valorização do imóvel e um aumento no seu custo.

Ao comprar imóveis na planta, você aproveita os estágios iniciais e, portanto, os preços menores. Por fim, termina com um imóvel que vale além do valor pago na aquisição.

Quais são os benefícios?

Para se convencer de maneira definitiva, é chegado o momento de conhecer as vantagens de comprar imóveis na planta. Ao reconhecer os pontos positivos dessa aquisição, fica mais claro por que se trata de uma oportunidade que não deve ser desperdiçada.

Na sequência, entenda quais são os benefícios dessa escolha e por que ela pode ser adequada para as suas necessidades. Confira!

Infraestrutura moderna

Os imóveis na planta são construídos com as técnicas mais atualizadas e com excelentes características. Isso dá origem, em primeiro lugar, a espaços modernos, com uma disposição que segue o que existe de mais atual. Muitas vezes, por exemplo, há ambientes integrados, como a cozinha americana.

Também há o benefício da utilização de materiais modernos, funcionais e adequados. A escolha dos revestimentos e dos detalhes faz com que o espaço tenha características contemporâneas e de alta qualidade.

Quanto ao prédio em si, há outras modernidades, como a presença de espaços de lazer ou de elevadores em alguns pontos. É bem diferente de morar em um edifício antigo, que causa incômodos com o passar do tempo por não poder ser adaptado.

Tudo isso torna o imóvel na planta adequado para moradores modernos, com necessidades contemporâneas e que buscam o máximo de conforto.

Condições flexíveis de pagamento

Outro ponto muito positivo dessa aquisição está relacionado às possibilidades previstas para o pagamento. Como mencionamos, a entrada pode ser parcelada e isso ajuda a garantir a máxima conveniência na hora de fazer a aquisição.

Além de tudo, o financiamento do valor do imóvel fica mais flexível. Ao financiar com a própria construtora, é possível ter melhores condições quanto a prazos, taxas de juros e total de parcelas.

Também é viável recorrer a programas especiais, como o Minha Casa Minha Vida. Desde que as regras sejam respeitadas, dá para conseguir um pagamento mais interessante e dentro do orçamento disponível.

Prazo rápido de entrega

Não é porque o imóvel está na planta que é preciso esperar muito tempo para aproveitar as suas vantagens. Naturalmente, existe um prazo maior de espera em comparação com os apartamentos que já estão prontos. No entanto, esse período é bem menor do que parece: apenas 1 ano, em média.

Em geral, os contratos incluem uma cláusula que prevê um atraso máximo de 180 dias. Porém, isso é destinado somente a situações muito específicas e imprevistas. A verdade é que ter as chaves do imóvel leva menos tempo do que você imagina.

Depois de planejar a mudança com calma e bastante estrutura, o processo acontece sem problemas, garantindo o máximo de tranquilidade ao proprietário.

Oportunidade de escolher o melhor apartamento

Quando alguém decide comprar um apartamento que já está construído, as opções são limitadas. Em geral, há poucas ou apenas uma unidade por prédio. Dessa forma, não há como fazer muitas exigências. Cabe apenas analisar se você gosta do espaço e se ele atende às suas necessidades básicas.

Ao comprar imóveis na planta, por outro lado, você terá a chance de fazer mais escolhas. Principalmente se você estiver entre os primeiros a fechar negócio, você poderá selecionar em qual andar você deseja morar e qual vista espera ter, por exemplo.

Ter a chance de definir o seu endereço de forma completa, pensando qual unidade é melhor para as suas necessidades, resulta em uma ótima experiência de compra e máxima satisfação com o futuro apartamento.

Possibilidade de personalização

Além de dar a chance para o comprador escolher entre as várias unidades disponíveis, diversas construtoras oferecem algumas alternativas de personalização. Muitas vezes, é possível definir questões como os acabamentos preferenciais, como o revestimento da cozinha. Isso ajuda a dar um aspecto customizado e único para o ambiente, que ganha um toque dos futuros moradores.

Em outros casos, há a possibilidade de escolher o melhor layout, como o número de quartos ou disposição dos cômodos. Essas são alternativas menos comuns, mas oferecem ainda mais comodidade para quem realiza a compra.

Além de tudo, poder selecionar essas características já ao fechar o contrato evita ter que fazer grandes reformas e arcar com gastos. Portanto, é um jeito muito eficiente de economizar, sem deixar de lado as preferências.

Excelentes condições do imóvel

Ao comprar um imóvel já construído, principalmente se ele já foi ocupado, é preciso se preocupar com várias questões. Além de verificar se o espaço atende às necessidades, também é preciso fazer uma avaliação sobre as condições estruturais e de uso. Afinal, com o tempo, é comum que surjam vários problemas nos imóveis mais antigos.

Ao fazer uma compra na planta de uma construtora com boa reputação, entretanto, isso deixa de ser um problema. Afinal, você terá a certeza de que tudo foi construído com grande qualidade e com o cumprimento das principais exigências. O sistema hidráulico vai funcionar como deveria, o elétrico estará em perfeito estado e o revestimento será novinho em folha.

Por ser o primeiro dono do imóvel, também não é preciso se preocupar com os danos causados por antigos moradores. Isso evita dores de cabeça com imprevistos e reduz os custos com manutenções e consertos.

Aumento do patrimônio da família

Decidir sair do aluguel e adquirir um imóvel, qualquer que ele seja, é uma ação essencial para ter mais segurança. Ao ser o proprietário do bem, você tem a certeza de que tem um lar para chamar de seu. Como consequência, a família fica tranquila.

Comprar imóveis na planta amplia esses efeitos. Devido à grande valorização desse bem, é possível pagar menos e, então, ter algo que valerá muito mais. Isso aumenta o patrimônio de forma substancial, o que é ideal para o momento da venda, por exemplo.

Além disso, é um investimento seguro e que não sofre com as flutuações de mercado. Dessa forma, o dinheiro segue um rumo melhor do que teria se fosse investido em um aluguel, por exemplo.

Como funciona o processo de compra de imóveis na planta?

Depois de se convencer do potencial da aquisição, é hora de entender como o processo deve ser realizado. Ao conhecer os passos principais, fica mais fácil definir como agir e conseguir as chaves com rapidez.

São vários os pontos diferentes em relação ao financiamento tradicional. Veja, a seguir, o que fazer para comprar imóveis na planta.

Escolha uma construtora de qualidade

Antes de pensar nas etapas burocráticas, é essencial ter a confiança necessária na responsável pelo processo. Então, é indispensável contar com uma construtora de alta reputação. A escolha deve ser feita levando em consideração alguns critérios, como experiência e capacidade de se manter no mercado.

É preciso fazer uma análise criteriosa, pois é isso que dá a segurança de que as suas chaves serão entregues. Além de tudo, é um meio de não ter dores de cabeça com o imóvel em termos de qualidade.

Faça uma pesquisa, compare as opções e dê preferência para aquela que siga o seu estilo e tenha a melhor proposta para os seus interesses.

Conheça os empreendimentos

Em seguida, é hora de definir o seu endereço. Para comprar imóveis na planta com conveniência, conheça o portfólio da construtora. Veja quais são as obras que já começaram e quais ainda terão início.

Lembre-se de que os custos ficam um pouco mais altos depois que o processo de construção começa. Então, se quiser aproveitar a economia ao máximo, o ideal é buscar projetos que ainda não saíram do papel.

Faça uma boa análise, veja todas as características apresentadas e o valor. Se estiver disponível, visite uma unidade modelo. E não se esqueça de olhar para o seu orçamento para ter a certeza de que a aquisição cabe no seu bolso.

Negocie as condições com a construtora

Depois de definir qual é o imóvel adequado para as suas necessidades e possibilidades, parta para a negociação das condições com a construtora. Essa etapa é muito importante para que tudo saia conforme o previsto, sem surpresas ou mudanças que não fazem parte do seu interesse.

Veja, por exemplo, qual é a entrada que deve ser oferecida no momento da construção. Negocie possíveis descontos pelo pagamento à vista ou, então, estabeleça em quantas parcelas tudo será pago.

Também é preciso verificar a data prevista para a entrega das chaves, assim como as condições referentes a atrasos na finalização, inadimplência, entre outras situações. Esse é o momento de esclarecer tudo o que é mais importante, para não correr riscos depois.

Assine o compromisso particular de compra e venda

Na hora de comprar imóveis na planta, é essencial compreender que o documento inicial não é um contrato definitivo da transação. Como o bem ainda não está finalizado, só é possível pontuar, juridicamente, a intenção sobre a transação comercial.

Então, o que será assinado é o Compromisso Particular de Compra e Venda. Esse contrato firma uma promessa e faz com que você tenha os direitos para realizar a compra do imóvel. Ele é indispensável para a sua segurança, e é por isso que é tão importante recorrer a uma construtora de qualidade.

Não se esqueça de ler todas as condições previstas, como a cláusula referente a um possível atraso e regras para um destrato. Se tiver dúvidas, aproveite para tirá-las antes de preencher a linha final com o seu nome.

Parta para o financiamento do imóvel

Depois que as chaves são entregues, é o momento de começar a pagar pelo imóvel, de fato. Para tanto, é preciso recorrer ao financiamento, o que exige seguir algumas etapas essenciais.

Em primeiro lugar, defina o meio para financiar. Algumas construtoras oferecem tratos diretos, que permitem que você pague o valor do imóvel diretamente para elas. Nesse caso, além de apresentar toda a documentação, será necessário negociar taxas, valores e metodologias de amortecimento da dívida.

O mais comum, entretanto, é utilizar o crédito bancário. Verifique qual é o banco associado e quais são os requisitos previstos pela instituição para obter a aprovação. Isso envolve separar todos os documentos exigidos, como comprovantes de renda e certidões negativas.

Há, ainda, a chance de recorrer a modalidades especiais. O programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal, oferece um financiamento mais barato — desde que o imóvel e o cliente atendam a certas condições.

Depois que o crédito é liberado e o financiamento tem início, não deixe de pagar todas as prestações em dia. Assim, você garante a máxima proteção para incluir o bem em seu patrimônio.

Não se esqueça do habite-se

Entre terminar o pagamento inicial e dar início ao financiamento é essencial contar com um documento: o Habite-se. Trata-se de uma autorização expedida pelo poder público, que determina que o imóvel foi construído corretamente e tem condições de ser habitado com segurança.

É obrigação da construtora fornecer esse documento no momento apropriado. Por isso, é tão importante escolher uma boa construtora, para que as etapas burocráticas não sejam um problema.

A Tenda só tem imóveis na planta?

Como você viu, ao comprar imóveis na planta, a escolha da construtora é quase tão importante quanto a seleção do apartamento. Como se trata de uma relação com promessa de compra e venda, poder confiar no empreendimento responsável é indispensável.

Nesse sentido, a Tenda se destaca por oferecer imóveis na planta de alta qualidade, com eficiência na construção e condições diferenciadas.

Porém, mesmo depois de conhecer todas as vantagens que mencionamos, talvez você prefira — ou precise — comprar um imóvel que já está pronto. A boa notícia é que a Tenda não conta apenas com projetos na planta. A seguir, veja as três categorias disponíveis!

Lançamentos

Os lançamentos, como o nome indica, são os projetos novíssimos, que acabaram de chegar ao mercado. Como ainda estão na fase inicial, oferecem condições imbatíveis, com preços menores e grande potencial de valorização.

Essa também é a chance de ser um dos primeiros a comprar e ter acesso a um maior volume de opções na hora de escolher a sua unidade.

Em construção

Já os que se encontram em fase de construção estão na transição entre sair do papel e ganhar as ruas da cidade. Nessa etapa, ainda é possível parcelar a entrada e comprar com valores mais baixos.

Essa é uma boa opção — e com ótimas alternativas de moradia — para quem não quer esperar tanto, mas não precisa ocupar o imóvel de maneira imediata.

Prontos para morar

Já essa categoria inclui todos os apartamentos que ficam em prédios finalizados. Depois de assinar o contrato de compra e ter os recursos liberados, você pega as chaves e já faz a mudança.

É a melhor alternativa para quem não pode ou não quer esperar e deseja ter um imóvel novinho em folha. A Tenda oferece ótimos preços e condições, o que garante uma aquisição bem vantajosa.

Viu só como é fácil e interessante comprar imóveis na planta? Depois de entender melhor o processo e ver os seus benefícios, basta procurar uma construtora de confiança para realizar o sonho de se tornar proprietário de um imóvel. Na Tenda, você encontrará opções para todos os estilos e com ótimas condições!

Essas informações foram úteis? Compartilhe este post nas suas redes sociais e deixe seus amigos por dentro do assunto!

Autor do Post | Tenda Blog
Escrito por:

Tenda

Quer um desconto de até R$ 55 mil para comprar seu apartamento?

Clique aqui

Seta Ballon down | Tenda.com
Tais subsídio | Tenda.com Ícone fechar | Botão fechar | Blog da Tenda| Tenda.com

Saia do aluguel e conquiste seu apartamento. Dê o primeiro passo agora mesmo.


(0) Comentários
Este artigo ainda não possui comentário. Seja o primeiro.