Guia completo
para conquistar
seu ape.

Baixe grátis



Cadastre-se e fique
por dentro das novidades.





A entrega das chaves é a hora mais aguardada pelos compradores assim que fazem a aquisição do apartamento dos sonhos. Contudo, o imóvel novo não é entregue totalmente pronto para morar, por isso, uma parte do acabamento da obra se torna necessária à funcionalidade da residência.

Desse modo, planejar as possíveis reformas antes de receber as chaves, otimiza o tempo de preparação do apartamento. Assim, a sua mudança acontecerá de maneira rápida e sem tantos transtornos. Neste post, você vai conhecer algumas dicas fundamentais para a transformação do seu imóvel novo em um lugar muito aconchegante. Confira!

Antes de tudo, faça uma vistoria rigorosa

Para não haver preocupações futuras, é essencial fazer a vistoria do imóvel. Nesse momento, é possível descobrir determinadas irregularidades no local.

A sugestão é realizar esse processo durante o dia. Como a luz natural está mais forte, ela ajudará a verificar os detalhes de cada ambiente com mais atenção.

Além de avaliar a parte elétrica e hidráulica, observe também as condições da pintura, dos vidros, dos revestimentos e dos metais e investigue se a metragem do cômodo equivale à metragem estipulada na planta.

Algumas vezes, acontece de haver diferenças de alguns centímetros. Entretanto, caso as medidas estejam muito distintas, será necessário conversar com a construtora.

Considere o manual do proprietário

O manual do proprietário é disponibilizado por algumas construtoras assim que as chaves são entregues para os compradores. Nesse documento, estão inclusas informações relacionadas ao imóvel, como:

  • plantas hidráulicas e elétricas;
  • descrição dos materiais usados na edificação;
  • contato de fornecedores e concessionária;
  • tabela de garantia do apartamento;
  • orientações quanto à manutenção preventiva.

A principal finalidade do manual do proprietário é facilitar a vida do comprador, oferecendo mais segurança e fortalecendo o relacionamento entre ambas as partes. Basicamente, cumpre a função de orientar o novo proprietário sobre o uso correto do apartamento, por meio de instruções para lidar com as reformas e manutenções.

Elabore um bom projeto de decoração

Essa etapa pode ser realizada com o apartamento ainda na planta com o auxílio de um arquiteto ou engenheiro, tanto em questão do espaço quanto na otimização do orçamento. A contratação de um profissional para a realização desse serviço garantirá conforto, harmonia e funcionalidade sem abrir mão da beleza.

Embora o planejamento da decoração possa ser realizado antes mesmo da entrega das chaves, isso não significa que você deve sair comprando revestimentos, móveis e eletrodomésticos novos. Esse é um momento de fazer orçamentos e economizar.

Faça uma limpeza completa no local

Bem provável que essa seja a parte mais pesada na fase pré-mudança, não é mesmo? Portanto, organize um mutirão entre os amigos, familiares e mãos à obra!

Contudo, caso você tenha a vida muito corrida e não tenha tempo hábil para cumprir essa tarefa, uma sugestão é contratar uma empresa especializada em limpeza doméstica.

Atualmente, algumas companhias enviam até mais de uma pessoa para efetuar essa função por valores bem acessíveis. Isso pode colaborar para que a sua mudança seja mais rápida e com menos esforço.

Contrate os fornecedores

Encontrar fornecedores e mão de obra confiável não é uma responsabilidade simples. Para isso, levar em consideração a indicação de amigos e consultar especialistas em construção civil a fim de auxiliar nessa busca é o grande segredo, tanto para economizar quanto para garantir os melhores resultados.

Os cômodos que exigem maior atenção com relação ao acabamento são: banheiro, cozinha e área de serviço. Afinal, metais, pintura, pisos, azulejos e cerâmicas costumam ser os materiais mais procurados para esses locais.

A vantagem de estar em um condomínio novo é que a facilidade em encontrar esse tipo de profissional é maior, pois outros vizinhos também passaram recentemente por essa fase da construção. Dessa forma, após definir os contratos, comunique a portaria sobre o serviço a ser realizado e confirme os nomes autorizados a entrarem em sua obra por questão de segurança.

Priorize o que você precisa para mudar

Você pode ter um projeto completo desenvolvido para o apartamento novo, entretanto, é importante destacar que não é necessário que tudo esteja finalizado antes da mudança.

Por isso, priorize o que é realmente essencial para a sua família viver confortável, como a parte elétrica e hidráulica, as bancadas da cozinha, as peças dos banheiros, a pintura e todos os revestimentos.

Pense também nos móveis primordiais para deixar o início da mudança aconchegante para que todos possam viver bem. Por exemplo, antes de mudar, já deixe instalados os armários da cozinha, do banheiro e do quarto, assim como as camas e os sofás.

Ao definir esses itens fundamentais, os toques finais da decoração podem ser realizados depois da mudança para o imóvel novo.

Providencie serviços essenciais

Assim que a mudança for realizada, você deve começar a solicitar os serviços que serão necessários diariamente, como:

  • internet;
  • TV a cabo;
  • telefone.

Caso o seu imóvel faça parte de um condomínio, verifique com o síndico ou contate a portaria antes de procurar esses serviços. Afinal, se existir alguma restrição, você evitará futuros constrangimentos.

A fase de acabamento de uma obra é um dos momentos mais especiais. É nessa hora que os proprietários têm a chance de visualizar o seu imóvel com aspecto mais próximo de um lar. Apesar da euforia, é essencial manter a calma para não acabar desembolsando um valor maior que o necessário nessa etapa.

Além do mais, nem sempre a colocação de revestimentos acontece de maneira rápida, principalmente quando exige determinada padronagem ou detalhes diferenciados. Seja paciente e confie nos profissionais contratados, assim, o resultado poderá corresponder às suas expectativas.

Gostou deste artigo sobre as suas responsabilidades quando o assunto é o acabamento da obra? Aproveite a visita e assine a nossa newsletter para receber as nossas melhores dicas em sua caixa de entrada!

É possível comprar imóvel sem entrada?

É possível comprar imóvel sem entrada?

Minha Casa Minha Vida

Conquistar a casa própria é um sonho que tem se tornado realidade para muitas famílias brasileiras. Por isso, saber como funciona o financiamento da casa própria e entender se é possível comprar um imóvel sem entrada pode ser o que faltava para que você consiga alcançar esse sonho! Quer ver só?

7 dicas para comprar apartamento com o noivo

7 dicas para comprar apartamento com o noivo

Minha Casa Minha Vida

Conquistar a casa própria costuma ser um dos primeiros objetivos de qualquer recém-casado, não é mesmo? Pois para facilitar ainda mais a realização desse sonho, nada melhor que começar um financiamento conjunto para comprar apartamento com o noivo!

Entenda agora como funciona a garantia para apartamento novo

Entenda agora como funciona a garantia para apartamento novo

Minha Casa Minha Vida

A conquista da tão sonhada casa própria é um marco de independência na vida de qualquer pessoa. No entanto, é importante estar sempre atento aos detalhes da negociação para que corra tudo bem nessa nova fase.

Construir ou comprar pronto: aprenda como escolher entre eles

Construir ou comprar pronto: aprenda como escolher entre eles

Minha Casa Minha Vida

O que você precisa levar em consideração para decidir com mais certeza entre comprar imóvel pronto ou construir a própria casa? Leia este post e tire suas dúvidas!

Você sabe quais são os tipos de financiamento imobiliário?

Você sabe quais são os tipos de financiamento imobiliário?

Minha Casa Minha Vida

Com o aumento da renda média dos brasileiros, adquirir o próprio imóvel tem sido um objetivo mais fácil de ser alcançado. Embora muitas pessoas ainda tenham receio de financiar a casa ou o apartamento dos sonhos, o primeiro passo é conhecer os tipos de financiamento imobiliário.

É possível criar pet em apartamento? esclarecemos tudo sobre o assunto!

É possível criar pet em apartamento? esclarecemos tudo sobre o assunto!

Minha Casa Minha Vida

Ter um companheiro de quatro patas é imprescindível para muita gente. Aprenda as melhores práticas para criar um pet em apartamento, evitando possíveis problemas e contratempos!
Todos os direitos reservados Tenda
CPNJ: 09.625.762/0001-58