DIA DO LIVRO: 9 LIVROS DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA QUE VOCÊ PRECISA CONHECER

23 de abril de 2021

Economize

Todo mundo tem um livro preferido, não é? Agora, você sabia que existe um dia mundial pra comemorar o livro? E que eles também podem ajudar a sua vida financeira? Então, confira!

Loja Virtual Tenda

Quando se comemora o Dia do Livro?

Pai lendo para criança | Livros de educação financeira | Economize | Blog da Tenda

No dia 23 de Abril é celebrado o Dia Mundial do Livro. Essa é uma data escolhida pela Unesco para celebrar o livro e incentivar a leitura.

A escolha do dia é um tributo aos escritores Miguel de Cervantes, Inca Garcilaso de la Vega e William Shakespeare, que, coincidentemente, morreram em 23 de abril de 1616.

No Dia do Livro, portanto, pessoas de todos os países celebram a literatura mundial. Além disso, essa também é uma data para refletir sobre a importância da leitura e também de conhecer novos autores e assuntos.

Por isso, que tal aproveitar esse dia e conferir nossa lista de livros de educação financeira? A leitura pode melhorar sua relação com o dinheiro e te deixar mais perto da realização dos seus sonhos. Temos ótimas sugestões de títulos, que você não pode deixar de ler!

Qual é a importância da educação financeira?

Planejamento financeiro | Livros de educação financeira | Economize | Blog da Tenda

Saber administrar o próprio dinheiro é fundamental, mas nem sempre as pessoas têm esse tipo de conhecimento — que deveria, inclusive, ser ensinado nas escolas! Portanto, para ter mais controle das finanças, vale a pena estudar e se informar.

Além de ser uma ótima maneira de passar o tempo livre, essa leitura faz com que você aprenda a organizar seus gastos e, com isso, ter uma vida mais tranquila.

Confira os títulos que selecionamos nesta lista e escolha suas próximas leituras!

1. Os segredos da mente milionária

Todo mundo que quer ler sobre finanças deveria começar por esse livro, do T. Harv Eker. Ele mostra como a cabeça de um milionário funciona, com exemplos práticos do dia a dia.

A ideia é fazer o leitor refletir sobre a seguinte questão: quais hábitos diferenciam uma pessoa milionária de alguém com comportamentos financeiros ruins? Pela leitura, dá para perceber a importância da mudança de atitudes.

2. O poder do hábito

Nesse livro, o autor, Charles Duhigg, mostra como simples hábitos geram mudanças enormes em nossa vida.

A obra nos ajuda a entender como os hábitos funcionam e por que eles são tão poderosos na vida pessoal e profissional. Essa leitura ainda mostra como é possível ter mais produtividade e prosperidade com pequenos ajustes.

3. Pai rico pai pobre

Outra sugestão de leitura é a do autor Robert Kyiosaki, que fala da importância da educação financeira dentro da família. Ainda mais, o livro fala do papel dos pais de ensinar sobre dinheiro aos filhos.

Assim, ensinar a poupar, economizar em casa, controlar gastos e lidar com o dinheiro de maneira inteligente e positiva é fundamental para evitar problemas financeiros.

4. A mente acima do dinheiro

Ted Klontz e Brad Klontz nos explicam a relação entre dinheiro e emoções. Eles abordam a educação financeira de uma forma diferente, mostrando que a mente deve controlar suas posses, e não o contrário.

O livro discute pontos como ansiedade e estresse em relação às finanças e a dificuldade de se fazer um planejamento pessoal sem considerar seus próprios sentimentos.

5. Terapia financeira

O autor Reinaldo Domingos explica em seu livro como colocar em prática uma verdadeira administração de finanças pessoais.

Além disso, você tem a chance de aprender a se planejar financeiramente e a criar um orçamento doméstico muito mais realista e seguro. Da mesma forma, o livro ajuda a reconhecer suas fraquezas em relação a dinheiro e ensina as melhores práticas para nunca mais perdê-lo à toa.

6. Detox das compras

E quando o problema é consumismo e comportamento impulsivo? A autora Carol Sandler discute com seus leitores as origens e os gatilhos das compras por impulso.

No livro, ela conta que já gastou muito sem pensar e que é preciso fazer um detox para perceber que a tentação momentânea não compensa tanto assim. Com um desafio de seis meses sem compras, ela ensina a fugir do consumismo desenfreado de uma vez por todas e repensar a nossa relação com o dinheiro.

7. Quem pensa enriquece

Apesar de ser um dos livros mais antigos da lista (foi escrito em 1937), Napoleon Hill também é uma leitura importante. Isso porque ele estuda as atitudes e mentalidades de pessoas que são bem-sucedidas e nos faz refletir sobre o que elas têm de diferente das demais.

Esse clássico vale muito a pena por mostrar como alguns conquistam a estabilidade financeira e se mantêm nela durante a vida toda. E o mais legal de tudo é ter uma visão que, mesmo vinda do século passado, ainda se mostra bastante atual.

8. Como organizar sua vida financeira

Em resumo, o livro de Gustavo Cerbasi contextualiza a questão financeira ao cenário e comportamento dos brasileiros.

Dessa forma, ele explica conceitos básicos e ajuda o leitor a dar os primeiros passos na sua organização. Sua linguagem é acessível, feita para o cidadão comum, que não é especialista em finanças, mas que tem a necessidade de saber administrar seu próprio dinheiro.

9. Me Poupe! 10 passos para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso

Nathalia Arcuri, criadora do maior canal no YouTube sobre finanças do mundo, o Me Poupe!, transmitiu suas experiências de vida e conhecimentos financeiros em um livro prático e divertido, dividido em 10 etapas — que encaminham o leitor rumo ao sucesso financeiro.

Coisas que parecem complicadas são explicadas com inteligência e humor pela autora, que ensina como economizar no dia a dia, poupar mesmo ganhando pouco e até mesmo investir o seu dinheiro.

Em conclusão, os livros de educação financeira, como os listados aqui, são um ótimo caminho para que você mude sua mentalidade em relação ao dinheiro e assim realize os seus sonhos — como adquirir seu imóvel próprio. Acha que já está pronto pra esse passo? Então aproveite e conheça nossa Loja Virtual e saiba mais sobre o programa Minha Casa Minha Vida.

Gostou das nossas dicas de leitura e quer uma ajudinha a mais? Então confira nossos artigos sobre planejamento financeiro e até a próxima!

Loja Virtual Tenda
Autor do Post | Tenda Blog
Escrito por:

Tenda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

(0) Comentários
Este artigo ainda não possui comentário. Seja o primeiro.
Deixe seu contato.

A gente quer compartilhar as novidades primeiro com você.