APARTAMENTO TENDA: VEJA COMO O IMÓVEL É ENTREGUE

Guia da Tenda

O momento de deixar de lado o aluguel e receber a tão sonhada chave da casa própria é muito aguardado, mas é bastante comum se deparar com algumas dúvidas. Afinal, como é entregue um apartamento Tenda? Pensando nisso, criamos este post para te explicar tudo sobre o imóvel. Confira!

Loja Virtual Tenda
Spotify Blog da Tenda

Esse conteúdo também está disponível na versão podcast. Aproveite a praticidade do áudio que preparamos para você. Para ouvir é só clicar no play!

O que acontece antes da entrega do apartamento Tenda?

Vistoria

Em primeiro lugar, o processo de compra começa logo após o futuro morador conhecer a planta do imóvel que tem interesse. Em seguida, assim que a pessoa fecha negócio, é possível avaliar o financiamento, buscar um programa como o Casa Verde e Amarela e realizar o pagamento. Embora a entrega das chaves seja aconteça após a conclusão da obra, um pouco antes você deverá comparecer ao local para realizar uma vistoria.

E olha que legal, essa é a primeira vez que você entrará no apartamento pronto, mesmo que ele ainda não esteja sob sua responsabilidade. O objetivo da visita é avaliar o imóvel e aprovar a entrega. Ou seja, esse é um procedimento para que você possa garantir que tudo está de acordo com o contrato.

Aqui, fique tranquilo. Se for necessário corrigir algo, a Tenda faz os ajustes e você faz uma nova checagem. Depois, o apartamento é entregue nas condições estruturais que vamos mostrar agora.

Como é entregue um apartamento Tenda?

Apartamento Tenda | Guia da Tenda | Blog da Tenda

A compra de um imóvel é uma conquista muito especial. Por isso, é muito importante que você conheça bem o seu novo lar. Você já começou a sonhar com a reforma e a decoração do seu novo lar? Claro que sim, é uma etapa muito esperada. Entretanto, antes disso, descubra como o apartamento é entregue.

Piso de um apartamento da Tenda

Sala, corredor e quarto são entregues sem piso, direto na laje, como é padrão entre a maioria das construtoras. Desse modo, a escolha e aplicação do acabamento fica por conta do cliente. Nesse caso, você pode precisar adicionar uma camada de contrapiso para finalizar o acabamento e iniciar a decoração.

A cozinha e os banheiros, por sua vez, são entregues já com piso cerâmico. Vale destacar que ambas são áreas molháveis. Ou seja, nas quais você pode passar água e um pano molhado. Entretanto, não são áreas molhadas! Isso significa que não são impermeabilizadas para suportarem grandes volumes de chuva, por exemplo.

A única área impermeabilizada é o box do banheiro, que já vem com resistência a muita água.

Paredes, portas e janelas de um apartamento Tenda

As paredes são entregues com uma pintura aplicada sobre uma textura. Isso significa que não se trata de uma parede lisa, mas com um acabamento de qualidade, o que também vale para o teto. As portas e janelas já vêm instaladas.

Tanto banheiro quanto cozinha já vêm com bancada e com a pia, bem como com as torneiras e maçanetas. Além disso, o apartamento já vem com o interfone ligado e em contato direto com as outras unidades e com a portaria.

Iluminação de um apartamento da Tenda

O imóvel já vem com o ponto de energia instalado (buracos e fiação), além de contar com as tomadas no padrão brasileiro (3 pontas), conforme manda a norma. Isso significa que você só precisará solicitar a ativação da energia junto à distribuidora e instalar as luminárias.

Para complementar, campainha e interruptores com capinhas brancas também já estarão instalados.

Gás do apartamento Tenda

O gás nos imóveis entregues pela Tenda é encanado. Em outras palavras, ele chega a cada unidade por um cano na parede. Assim, por questão de segurança, é proibido colocar botijão de gás dentro do apartamento. A instalação do fogão será feita por uma empresa que você deve contratar e o gás encanado pode ser natural (de rua) ou GLP (Gás Liquefeito de Petróleo).

Os cilindros ficam na área comum do condomínio e são substituídos pela própria administração.

Responsabilidades após a entrega do apartamento

A entrega dos imóveis também traz consigo algumas responsabilidades para ambas as partes. Quer entender melhor? Dá uma olhada!

É de responsabilidade da construtora

  • garantir o serviço de Assistência Técnica aos moradores, desde que solicitados dentro dos respectivos prazos de garantia;
  • garantir o serviço de Atendimento ao Cliente, com preparo para responder às dúvidas e fornecer as orientações necessárias.

É de responsabilidade do proprietário:

  • manter as condições de estabilidade, segurança e salubridade do apartamento;
  • conservar o imóvel e fazer as manutenções preventivas conforme orientações do manual;
  • cumprir as orientações da Convenção de Condomínio e do regulamento Interno, bem como as regras de boa vizinhança descritas na Lei nº 10.406 de janeiro de 2002.

Ainda mais, vale lembrar que, da mesma forma que acontece com um automóvel, a vida útil de um apartamento está diretamente ligada aos cuidados dedicados a ele. Assim como fazemos revisões anuais em nossos carros, é preciso dar a devida atenção à manutenção periódica e à preservação do imóvel. Ele é o seu novo lar, cuide bem dele!

Como é feita a entrega do condomínio?

Entrega de chaves | Guia da Tenda | Blog da Tenda

A entrega do empreendimento é formalizada pela Assembleia Geral de Instalação de Condomínio (AGI). Nesse momento, são definidos os primeiros gestores: Síndico, Subsíndico e Conselho Fiscal. Além disso, a Tenda faz a indicação de uma Administradora de Condomínio. A empresa desempenha um papel fundamental de apoio técnico para manutenção e conservação estrutural.

É a partir desse momento que a garantia do imóvel passa a valer, bem como seus prazos passam a ser contabilizados. No caso de uma entrega por fases, o condomínio é instalado apenas na primeira fase. Daí em diante as demais fases são agregadas ao condomínio já existente, assim que toda a documentação de entrega é emitida.

Já a formalização de entrega do apartamento é feita por meio do Boletim de Vistoria de Unidade (BVU), que pode ocorrer antes ou depois da AGI. Trata-se de um processo fundamental para a segurança da Tenda e, é claro, dos proprietários. Isso porque é essa etapa que atesta que os imóveis estão sendo entregues em boas condições de uso.

Vale ressaltar que, caso a compra seja feita após a AGI, o proprietário não passará por essa etapa e receberá a unidade no estado em que se encontra, conforme consta no contrato. Em ambos os casos, após a instalação do condomínio, aprovação do BVU e quitação financeira do saldo devedor pré-chaves, você estará apto a receber suas chaves. A partir daí, você assumirá a responsabilidade de zelar pela integridade física do apartamento.

Como você pode ver, esse é um processo simples e as etapas visam a segurança jurídica de ambas as partes. Legal, não é? A Tenda entrega o seu apartamento em ótimas condições de uso e você pode desfrutar desse momento tão especial com toda a tranquilidade que merece!

O que você vai encontrar no condomínio do seu apartamento Tenda

Condomínio | Guia da Tenda | Blog da Tenda

Com toda a certeza, as vantagens de morar em um condomínio são muitas. Mesmo em apartamentos considerados mais simples, questões como segurança e qualidade de vida fazem toda a diferença. No seu apartamento Tenda, você vai contar com uma estrutura completa. Confira!

Segurança

Um dos fatores mais importantes para quem vive em condomínio é a segurança. Por isso, você pode ter a certeza de contar com uma portaria 24 horas. Além disso, tanto prestadores de serviços como visitantes têm que se identificar antes de entrar. Desse modo, no condomínio você irá contar com a proteção dos principais sistemas de segurança, como câmeras, portões e portas automáticas.

Ainda mais, toda essa segurança proporciona também uma tranquilidade maior para os pais. Afinal, as crianças podem brincar e socializar dentro do condomínio, sem nenhum risco. Dessa maneira, todos podem aproveitar e viver momentos de descontração e alegria despreocupados.

Lazer

A estrutura de lazer dos condomínios é um dos fatores que permitem que as pessoas vivam em apartamentos sem abrir mão da qualidade de vida. Afinal, ter espaço para caminhar, se exercitar, tomar sol e socializar no dia a dia tem grande impacto na nossa saúde e bem-estar!

Além disso, ter bons momentos em família é essencial, não é? Então, contar com uma área de lazer no condomínio é uma ótima maneira de reunir todos e aproveitar cada momento. Existe algo melhor do que poder compartilhar um tempo de qualidade juntos?

Seja comemorando no salão de festas ou se divertindo no playground, toda a família se beneficia com as facilidades proporcionadas pela infraestrutura de um condomínio Tenda. Nossa estrutura oferece desde churrasqueira, área gourmet até uma brinquedoteca e espaço para a prática de atividades físicas.

Nesses espaços, você também vai poder interagir com os outros moradores, o que facilita que as crianças socializem com amigos da mesma idade e que adultos ampliem sua rede de amizades. Imagine só, é como poder ter um clube, academia, parque e salão de festa, tudo sem precisar sair do lugar e sem precisar gastar também!

Seja para comemorar uma data especial, como um aniversário, ou apenas curtir a companhia uns dos outros, todos adoramos momentos de confraternização. Por isso, as áreas de lazer do condomínio permitem que sempre haja tempo e espaço para receber familiares e amigos a qualquer momento em um ambiente agradável e descontraído.

Como financiar um apartamento Tenda?

Financiamento | Guia da Tenda | Blog da Tenda

Ficou interessado e quer dar o primeiro passo em direção à compra do seu apartamento? Então aproveite para conhecer nossos apartamentos à venda e a nossa Loja Virtual!

A Tenda é uma grande parceira dos programas habitacionais do Governo Federal, como o Minha Casa Minha Vida e o Casa Verde e Amarela. Isso quer dizer que, com a gente, o sonho da casa própria está mais próximo do que você imagina.

Para financiar um imóvel, só é preciso ser um brasileiro acima de 18 anos, que se encaixa em um dos grupos de renda, que não tem imóvel próprio e que nunca entrou em nenhum programa habitacional do Governo.

Entre as diversas vantagens do programa, em primeiro lugar está o subsídio, que é um benefício que diminui o custo do financiamento. Além disso, você encontra as menores taxas de juros do mercado. Ainda mais, há também vantagens como a possibilidade de compor renda com outras pessoas, o uso do FGTS e o longo prazo de pagamento. Viu só como esse sonho tem tudo pra dar certo?

Para mais dicas, conteúdos e também para conhecer alguns dos apartamentos decorados dos nossos clientes, acesse nosso Facebook e Instagram!

Loja Virtual Tenda
Spotify Blog da Tenda
Autor do Post | Tenda Blog
Escrito por:

Tenda

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

(0) Comentários
Este artigo ainda não possui comentário. Seja o primeiro.
Deixe seu contato

A gente quer compartilhar as novidades primeiro com você.