Propósito: o segredo para ser mais feliz no trabalho

Durante um discurso a uma turma de formandos de Harvard, Mark Zuckerberg (o fundador do Facebook) disse que o propósito é a “consciência de que fazemos parte de algo superior a nós mesmos, que somos necessários e que teremos algo melhor no futuro pelo qual se vale a pena trabalhar”.

No trabalho, ele também está muito atrelado ao fato da gente conseguir encontrar sentido e valor no que faz. Além de, é claro, percebermos que não estamos trocando o nosso tempo e as nossas habilidades apenas por dinheiro, mas sim, por algo que nós realmente acreditamos e defendemos. 

Por isso, é tão importante alinhar os seus interesses de carreira com uma empresa que, de fato, possua visões e valores parecidos com os seus.

Já que, no final do dia, será isso que te fará trabalhar com mais força de vontade, foco nos resultados, criatividade e competência. 

Como desenvolver um propósito na sua carreira?

Um propósito deve ser muito maior do que as coisas que você gosta de fazer. Pense nele como uma ideologia ou algo que dê sentido à sua vida.

Um boa forma de refletir e colocar isso em prática é respondendo algumas perguntas, como por exemplo:

  • Por que eu escolhi essa profissão?
  • O que me motiva a fazer o que eu faço?
  • Como estou alinhado aos valores da minha empresa?
  • O que me faz levantar cedo todos os dias?
  • Quais valores quero entregar ou construir com meu trabalho?
  • Hoje, eu posso me considerar uma pessoa feliz fazendo o que eu faço?
  • Senão, como eu posso melhorar isso?
  • Como eu desejo estar daqui há 10 anos?

Não conseguir responder essas perguntas pode ser um indicativo de que você ainda não tem um propósito definido e, para encontrá-lo, você precisará se conhecer primeiro. Pense nos caminhos que te levaram até onde você está e tente ver quais foram suas maiores frustrações, aprendizados e desafios.

Também reflita sobre os momentos que você se sentiu mais motivado e as circunstâncias envolvidas naquela situação.

Imagine, por exemplo, que você está participando de um processo seletivo e o recrutador te pergunta o porquê de você querer trabalhar ali. Sem um propósito definido, certamente, será mais difícil responder o avaliador.

Agora, se você já passou por esse processo de autoconhecimento, conseguirá se sentir mais motivado e inspirado para conectar a missão da empresa aos seus objetivos profissionais, com muita mais clareza e sinergia. 

É claro que, todo trabalho possui dias conturbados, mas se você está alinhado com os propósitos da empresa, será mais fácil evitar as frustrações.

Afinal de contas, saber quem você é e o que você quer para futuro também te ajudará a ser mais resiliente nesses momentos.

O propósito na Tenda!

A Tenda é composta por um time de profissionais que trabalha por um ideal e que se emociona verdadeiramente com as conquistas dos nossos clientes.

Por isso, nós ajudamos as pessoas a materializarem o sonho da casa própria, através da habitação social. Afinal de contas, essa ainda é uma realidade inimaginável para boa parte da população. Mas, por aqui, todos nós trabalhamos firme para construir e fortalecer esse projeto.

“A Tenda tem um papel social muito importante, nosso público é formado por famílias com renda média de R$2.400 por mês e, muitos deles, acreditam que ter sua casa própria é um sonho distante. O que oferecemos como empresa, através do programa Casa Verde e Amarela, é uma opção digna de moradia e isso é capaz de mudar a vida das pessoas”, conta Daniel Gobi Lopes, nosso Gerente de Diversidade, Marca Empregadora e Aquisição de Talentos.

Aliás, o nosso evento de entrega de chaves, traduz muito bem o nosso propósito.

Nele, as pessoas vão para Assembleia Geral de Instalação de Condomínio (AGI) pensando que vão participar apenas de uma reunião e, de repente, elas recebem a notícia que já podem pegar a chave e se mudar para seu apartamento  novo.

“É impossível não se emocionar, parece que estamos em um estádio, as pessoas choram, se abraçam e, no fim do dia, isso faz tudo valer a pena”, resume Daniel.

Viu só?

Nós somos a prova viva de que quem trabalha com propósito também trabalha feliz e, se você se identificou com a nossa história saiba que estamos sempre crescendo e aumentando o nosso time de colaboradores.

Então, se você é apaixonado por realizar sonhos e quer fazer a diferença no mundo, por que não se juntar a nós? Estamos aqui te esperando.

Aproveite para ler também os nossos artigos sobre a relação entre mindset e liderança e sobre o porquê da resiliência ser tão decisiva para os líderes.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
MOSTRAR COMENTÁRIOSFECHAR COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Nossa Política de Privacidade explica os cookies que este site usa e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.