Imagem Meu Decorado | Tenda Blog
Encontre sua inspiração em fotos reais de clientes

APARTAMENTO PEQUENO: 18 DICAS INCRÍVEIS DE DECORAÇÃO

Casa e Decoração

30/06/21

Ter um lar para chamar de seu é o sonho da grande maioria das pessoas, não é mesmo? O detalhe é que, nos últimos anos, o tamanho dos imóveis tem diminuído, e, hoje em dia, os apartamentos pequenos são muito procurados.  Pensando nisso, criamos esse post com as melhores dicas de decoração de apartamento pequeno para você conseguir encher sua casa de charme e estilo sem gastar demais.

Esse conteúdo também está disponível na versão podcast. Aproveite a praticidade do áudio que preparamos para você. Para ouvir é só clicar no play!

Tais, assistente virtual da Construtora Tenda | Blog da Tenda | Tenda.com

Afinal, independentemente do perfil do morador ou do tamanho do imóvel, um fato é incontestável: ninguém dispensa um cantinho confortável e aconchegante. Confira!

O universo das cores

Escolha das cores em apartamentos pequenos | Decoração | Blog da Tenda

Quando o assunto é decoração de apartamentos pequenos, uma das primeiras coisas a se fazer é escolher uma tonalidade diferente para criar uma nova atmosfera, certo? Isso porque cada cor tem o poder de provocar sensações diferentes. Que tal aproveitar para conhecer algumas delas? Veja:

  • amarelo: por ser um tom quente, o amarelo traz vivacidade e alegria;
  • vermelho: também considerado um tom quente, o vermelho transmite vivacidade, mas seu uso deve ser moderado, apenas em alguns pontos específicos, pois o excesso pode gerar irritabilidade;
  • azul: os tons de azul remetem a calma, paz e tranquilidade, sendo por isso muito usados em quartos — principalmente os de bebês;
  • verde: assim como o azul, o verde é uma cor suave que desperta esperança e frescor, também muito utilizada em quartos.

Mas lembre-se: mesmo que você queira provocar certas sensações, o melhor mesmo é não exagerar, especialmente quando se trata de um espaço pequeno. Para você acertar logo de cara, separamos algumas dicas relacionadas à escolha das cores. Anote aí!

Use tonalidades claras

Tons claros para apartamentos pequenos | Decoração | Blog da Tenda

Quando falamos em apartamentos pequenos, é preciso redobrar a atenção na hora de escolher os tons das paredes. Nesse contexto, o mais adequado é optar por cores que tragam sensação de amplitude. Para isso, o ideal é escolher cores claras.

Além de sofisticados, tons de bege e marrom clarinhos dão um ar clean para a casa. Outra sugestão é adotar a mesma tonalidade para o piso e a parede, criando assim um efeito ilusório de que o ambiente é mais amplo.

Em um corredor, por exemplo, se as portas forem de um tom diferente da parede e do piso, vão ficar ainda mais destacadas. Consegue imaginar? A dica para esses casos é pintar as portas com o mesmo tom da parede, que, por sua vez, deve estar também harmonizada com a cor do piso.

Insira cor em objetos

Almofadas coloridas em apartamentos pequenos | Decoração | Blog da Tenda

Quer acrescentar cores na sua casa? Pois saiba que não é obrigatório que elas estejam apenas nas paredes, viu? Especialmente em um apartamento pequeno, uma ótima saída é acrescentar toques coloridos na decoração em si.

Uma boa prática é escolher uma cor, inserindo-a no ambiente por meio de objetos decorativos, como almofadas e cadeiras. Para ficar mais interessante, varie os tons em cada uma das peças! Isso também aumentará a sensação de amplitude.

Entretanto, se for adotar essa ideia, evite inserir o tom que deseja em peças muito grandes. Aposte nos detalhes, em peças de menor tamanho. Caso contrário, você pode chamar muita atenção para as dimensões do objeto, trazendo o foco justamente para seu tamanho em comparação com o tamanho do ambiente — que, como sabemos, é reduzido.

Teste até acertar

Sala apartamentos pequenos | Decoração | Blog da Tenda

Uma boa dica para analisar as várias opções possíveis e conferir se as dicas que acabamos de passar realmente casam com seu apartamento é fazer testes.

Hoje em dia, muitos sites de marcas de tinta, por exemplo, oferecem aplicativos práticos para ajudar os consumidores nessa missão. Na maioria deles, você pode simplesmente tirar uma foto do ambiente que quer transformar e testar diversas opções de cores.

A mesma dica serve também para os objetivos decorativos. Há vários aplicativos de decoração que permitem simular o ambiente. Dessa forma, você confere como o espaço fica antes, sem ter de desembolsar dinheiro. Gostou da simulação? Então mãos à obra!

O poder da iluminação

Iluminação apartamentos pequenos | Decoração | Blog da Tenda

Se você gosta de ambientação de interiores, já deve ter reparado que a iluminação adequada faz uma enorme diferença. Mas sabia que a iluminação não traz só um efeito estético? Ela também pode ser usada para disfarçar imperfeições e dar destaque a certos pontos, gerando efeitos de amplitude.

Por isso, confira algumas dicas de como trabalhar com a iluminação em apartamentos pequenos!

Abuse do branco nas áreas de trabalho

Lavanderia apartamentos pequenos | Decoração | Blog da Tenda

Copa, cozinha e lavanderia são ambientes onde são preparados alimentos e providenciados os cuidados com as roupas da casa. Ou seja, são áreas de trabalho. Exatamente por isso, o uso de luz branca é ideal, pois facilita a execução das tarefas, além de trazer amplitude e conferir um ar de limpeza aos ambientes.

Invista em dimerização

Lâmpada dimmer apartamentos pequenos | Decoração | Blog da Tenda

Em resumo, dimerização é que um tipo de iluminação que possibilita a regulagem da intensidade do brilho. Pode até parecer algo extravagante, mas acredite: não é um serviço nada caro. Em uma lojas especializadas, você consegue adquirir um interruptor dimmer e instalar. Só é preciso verificar se a lâmpada em questão é do tipo certo,  olhando a embalagem.

O melhor de tudo é que, além de trazer um efeito estético de conforto e aconchego, a dimerização ainda gera, de bônus, uma economia na conta de energia. Afinal, com a intensidade da lâmpada diminuída, os gastos também caem.

Aposte em pendentes e abajures

Lâmpadas apartamentos pequenos | Decoração | Blog da Tenda

Em apartamentos pequenos, os pendentes e abajures são opções mais que recomendadas. Além de serem de fácil instalação, esses recursos ainda são econômicos, já que não demandam grandes mudanças na instalação elétrica. Isso sem falar, claro, que existem inúmeros modelos e designs disponíveis no mercado, nas mais variadas faixas de preço. Com esses acessórios, você consegue dar um toque de conforto e sofisticação ao apartamento sem gastar demais!

Além de escolher boas cores e investir em alguns truques de iluminação, também é possível ajustar alguns outros detalhes na decoração. E é sobre isso que vamos ver no próximo tópico. Acompanhe!

A sensação de amplitude

Espaço apartamentos pequenos | Decoração | Blog da Tenda

Agora que você já está perito em dicas sobre o uso de cores e iluminação voltado para ambientes pequenos, chegou a hora de aumentar seu portfólio de informações. Confira a seguir truques fundamentais para valorizar seu lar doce lar!

Instale espelhos

Espelhos apartamentos pequenos | Decoração | Blog da Tenda

Você já entrou em algum apartamento ou em alguma casa que usava bem os espelhos na decoração? Notou como eles costumam passar a sensação de que o ambiente é bem maior do que realmente é? Pois é isso mesmo! Os espelhos têm esse poder de trazer amplitude para os cômodos. Mas não é de qualquer jeito que se obtém esse efeito.

Se você quer provocar a sensação de aumento do tamanho do seu apartamento, experimente instalá-los nas paredes laterais do corredor ou em segmentos da parede da sala de jantar, refletindo objetos. Evite usá-los em locais que atraem demais o olhar, como a parede atrás da televisão. Isso altera o foco de quem observa, não causando o tão desejado efeito de amplitude.

Use portas de correr

Portas de correr | Decoração | Blog da Tenda

Em apartamentos pequenos,  cada centímetro importa. Até mesmo a abertura de portas e janelas.

Por isso, considere o uso das portas de correr. O simples fato de contarem com aberturas que correm no mesmo sentido da porta faz toda a diferença, trazendo uma grande economia de espaço. Está aí mais uma forma de trazer sensação de amplitude para sua casa.

Aproveite as paredes

Prateleiras apartamentos pequenos | Decoração | Blog da Tenda

Além das funções divisória e decorativa, as paredes podem se transformar em verdadeiros mobiliários verticais. Aproveite!

O uso de ganchos é a forma mais simples de colocar essa dica em prática. Neles é possível pendurar, por exemplo, bicicletas, instrumentos e utensílios de cozinha. Por outro lado, cuidado com excessos para não correr o risco de obter justamente o efeito contrário, sobrecarregando o ambiente.

Atente para o tamanho dos móveis

Móveis compactos | Decoração | Blog da Tenda

Um erro bastante básico, mas que costuma acontecer frequentemente na decoração de apartamentos pequenos é não prestar atenção ao tamanho dos móveis. Então, não se esqueça: colocar móveis maiores do que o espaço comporta só vai atrapalhar a mobilidade, além de chamar mais atenção para o tamanho reduzido do ambiente.

Em outras palavras, nada de sofás grandes demais! Escolha uma peça só que seja confortável e tenha a dimensão adequada para a área disponível. Um bom truque nesse sentido é comprar um sofá que até pode ter o mesmo tamanho de um de 3 lugares, mas que tenha apenas 2 divisões, como se fosse um de 2 lugares. Com esse detalhe, você já garante a tão desejada sensação de amplitude para sua sala.

O hábito da organização em apartamentos pequenos

Organização apartamentos pequenos | Decoração | Blog da Tenda

Com toda a certeza, bagunça e ambiente pequeno é uma mistura que não combina em nada. Excesso de mobília e objetos espalhados por todo lado só vão reforçar a sensação de que a casa é pequena. Que tal se livrar desse problema com uma boa dose de organização?

Instale nichos e suportes

Nichos apartamentos pequenos | Decoração | Blog da Tenda

Uma boa forma de organizar o apartamento é deixando poucos objetos à vista, como livros e quadros, obviamente sem abusar. Nada de expor muitas coisas para não poluir o ambiente, combinado?

A vantagem do uso de nichos e suportes é que eles geralmente são instalados a uma certa altura do chão, o que permite liberar espaço para trânsito dentro do apartamento. Desse modo, pequenos nichos e suportes são a opção perfeita para encaixar objetos ao mesmo tempo em que promovem organização e otimização dos espaços.

Recorra a caixas organizadoras

Caixas organizadoras | Decoração | Blog da Tenda

Outra maneira de deixar sua casa sempre arrumada é apostando nas caixas organizadoras. Os modelos mais comuns são em madeira e acrílico, mas nada o impede de fazer você mesmo suas caixinhas!

Para tanto, você pode reaproveitar caixas de papelão, dando uma repaginada ao aplicar um tecido bonito ou outro tipo de textura. A depender do ambiente em que as caixas forem utilizadas, você pode aumentar ainda mais a organização com etiquetas indicativas coladas na parte externa.

Fazendo uso desse tipo de caixa, você consegue organizar seu apartamento de modo fácil e bem simples. Basta direcionar as caixas por temas. Assim, separe uma para produtos de limpeza e outra para itens de higiene pessoal, enquanto as maiores e mais resistentes podem acomodar roupas usadas. Pense nas categorias que mais fazem sentido para seu dia a dia e suas necessidades!

A utilidade dos móveis nos apartamentos pequenos

Moveis funcionais apartamentos pequenos | Decoração | Blog da Tenda

Os móveis são itens fundamentais em toda e qualquer casa, não importa qual for o seu tamanho. Em um apartamento pequeno, porém, esses elementos demandam atenção mais que especial.

Em primeiro lugar, saber exatamente a metragem do imóvel é fundamental para que você possa aproveitar melhor cada cantinho. Isso vale tanto para encaixar adequadamente os móveis que você já tem quanto para projetar aqueles que você está pensando em adquirir. Confira algumas recomendações básicas para acertar na escolha dos móveis!

Conheça bem seu espaço

Planta apartamentos pequenos | Decoração | Blog da Tenda

O primeiro conselho que podemos dar é: tenha sempre em mãos as medidas detalhadas do seu apartamento. Ainda mais, você pode pedir uma planta baixa do imóvel à construtora.

De toda forma, caso você não tenha acesso à planta, não precisa se desesperar. Com trena, papel, lápis e um tempinho você consegue fazer um esboço rápido do espaço, anotando suas medidas principais. Essas informações são fundamentais para você comprar (ou encomendar) tudo de acordo com sua disponibilidade, evitando assim o risco de adquirir um móvel e não ter como usá-lo depois.

Escolha mobília sob medida

Planejamento de espaço | Decoração | Blog da Tenda

Com as medidas do imóvel, é chegada a hora da decisão entre comprar móveis prontos ou investir em modelos projetados. Lembrando que, em relação aos móveis prontos, os projetados apresentam a imensa vantagem de serem totalmente adaptáveis, feitos sob medida, do seu gosto.

Com essa opção, é possível encomendar, por exemplo, móveis em L, aproveitando bem cada cantinho do seu imóvel, até mesmo aqueles que pareciam praticamente perdidos.

Em contrapartida, na maioria dos casos, são um pouco mais caros que os móveis convencionais. Mesmo assim, vale a pena conferir os preços e fazer cotações com mais de uma empresa. Afinal, às vezes o custo-benefício compensa.

Invista em móveis multiuso

Moveis planejados apartamentos pequenos | Decoração | Blog da Tenda

Caso opte por comprar móveis prontos, é importante visitar muitas lojas ou fazer pesquisas na internet. Feito isso, antes de fechar qualquer negócio, lembre-se de que o objetivo é otimizar ao máximo os espaços. Dessa maneira, sempre que possível, opte por móveis que tenham mais de uma função. Além de geralmente serem muito bonitos, esses móveis facilitam (e muito) a vida em apartamentos pequenos.

Cozinha e quartos são lugares perfeitos para o uso desse tipo de mobília. Camas com gavetas, criados-mudos embutidos, escrivaninhas pequenas que também servem de mesas de apoio. Todos esses são exemplos de móveis que, com mais de uma utilidade, caem muito bem em quartos. Já as mesas dobráveis e prateleiras são opções perfeitas para cozinhas com dimensões mais enxutas.

Pense bem nas mesas

Mesa | Decoração | Blog da Tenda

Apesar de resultar em uma boa composição para os ambientes, o uso de mesas de canto, de centro e laterais podem, em alguns casos, acabar mais atrapalhando que ajudando.

Se você não abre mão de pelo menos uma mesinha de apoio, procure escolher um modelo menor. Proporcional, essa mesa não só vai harmonizar melhor com o ambiente como ainda vai evitar a ocorrência de quedas e trombadas.

O conceito de menos é mais

Decoração simples | Decoração | Blog da Tenda

Sobretudo, quando falamos de apartamentos pequenos, uma das regras mais importantes é valorizar cada espaço. Entretanto, essa regra não deve ser levada ao pé da letra. Caso contrário, ao tentar conseguir um bom aproveitamento dos ambientes, você pode acabar sobrecarregando o todo. Sem falar que você vai precisar de um mínimo de liberdade para se movimentar, não é?

Portanto, confira nossas últimas dicas para transformar seu cantinho em um lugar mais amplo!

Promova o desapego

Desapegando das coisas | Decoração | Blog da Tenda

O segredo para evitar o acúmulo de objetos é simples e objetivo: desapegue! A ideia é desenvolver a noção de aproveitamento junto de organização e planejamento. Essa é a famosa tendência minimalista.

Então, jogue fora tudo o que já não serve, que é desnecessário. Doe o que você não usa mais e que ainda está em boas condições para instituições de caridade, mantendo no seu lar só aquilo de que você realmente precisa. Acredite: isso traz uma sensação de conforto e liberdade. Ao mesmo tempo, sua casa vai ficar livre e desimpedida, um lugar tranquilo de se viver!

Adote linhas retas e iluminação natural

Decoração minimalista | Decoração | Blog da Tenda

Uma das principais características do estilo minimalista é a simplicidade. Por isso, é comum o uso de móveis retos e sem detalhes. O que acha de adotar esse padrão no seu apartamento?

Evite móveis com excesso de detalhes e curvas. Além de trazer um ar de modernidade e elegância, a simplicidade causa a impressão de organização, o que é perfeito para os apartamentos menores. Aproveitar a iluminação é mais um truque do estilo minimalista para arejar os ambientes.

Definitivamente, decorar apartamentos pequenos não é tão difícil assim, certo? Tomando os cuidados necessários e planejando tudo com bastante calma, é mais que possível decorar cada espaço de um jeito que não vai ficar devendo a nenhuma capa de revista!

Pronto para fazer sua decoração? Pode apostar: com um pouco de criatividade e uma boa dose de vontade, você conseguirá montar um espaço incrível!

Por fim, se você quer conhecer mais dicas sobre esse universo e acompanhar as tendências de decoração de apartamentos, não deixe de seguir também nosso Instagram!

Autor do Post | Tenda Blog
Escrito por:

Tenda

Quer um desconto de até R$ 55 mil para comprar seu apartamento?

Clique aqui

Seta Ballon down | Tenda.com
Tais subsídio | Tenda.com Ícone fechar | Botão fechar | Blog da Tenda| Tenda.com

Saia do aluguel e conquiste seu apartamento. Dê o primeiro passo agora mesmo.


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

(0) Comentários
Este artigo ainda não possui comentário. Seja o primeiro.