Imagem Meu Decorado | Tenda Blog
Encontre sua inspiração em fotos reais de clientes

Construir ou comprar pronto: aprenda como escolher entre eles

Trilha da Conquista

19/12/18

O que você precisa levar em consideração para decidir com mais certeza entre comprar imóvel pronto ou construir a própria casa? Leia este post e tire suas dúvidas!

Na hora de ter o próprio imóvel, muitas pessoas enfrentam um sério dilema: comprar um já pronto ou construí-lo?. Antes de tudo, é preciso entender, doponto de vista financeiro, qual escolha é mais viável. Além disso, é importante analisar o que você realmente deseja fazer, pois, assim, terá o imóvel que mais corresponde às suas expectativas.

Cada opção tem suas vantagens e limitações. Converse com a sua família, pense bem e avalie os prós e os contras antes de decidir. Leia este post e considere o que é melhor para você: construir ou comprar pronto!

As vantagens de construir um imóvel

A economia

Uma das vantagens de construir um imóvel é a possibilidade de economizar dinheiro. A aquisição do terreno e a realização da obra certamente vão implicar muito mais trabalho, mas esse inconveniente pode ser compensado, considerando que você pode respeitar seu orçamento e poupar nos custos com a construção.

É possível, por exemplo, escolher os materiais que serão utilizados, aproveitando promoções e investindo o dinheiro nos artigos que julgar mais importantes.

A personalização

Na hora de decidir entre construir ou comprar pronto, a possibilidade de personalização é outro ponto a favor da construção, pois você poderá definir a planta de acordo com os seus desejos e os da sua família.

Quem gosta de receber amigos, por exemplo, pode investir em um conceito amplo e criar um espaço gourmet ou uma cozinha americana. Quem tem muitos filhos, ou mora com os pais e/ou avós, pode construir mais quartos e banheiros. E quem não abre mão de animais de estimação pode destinar um espaço nos fundos para os pets.

As instalações novas

Imóveis usados são muito valorizados no país, inclusive em cidades grandes como São Paulo e Rio de Janeiro. Isso acontece porque, em linhas gerais, esses imóveis ficam localizados em bairros nobres. Mas alguns já apresentam décadas desde a sua construção.

Assim, muitos imóveis construídos não estão em conformidade com o estilo de vida moderno. Quem tem a oportunidade de construir seu próprio imóvel pode estruturar tudo de acordo com o gosto pessoal, com instalações totalmente novas e que não precisarão de manutenção por um longo período.

O prazo para mudar

Nos dias atuais, em que tudo precisa acontecer de forma rápida, gozar de um prazo a mais para se mudar é uma boa pedida. A mudança para outro imóvel envolve mais do que simplesmente contratar uma empresa para fazer o transporte das suas coisas e ter gastos com isso; trata-se também de uma mudança no estilo de vida, de uma adaptação a um ambiente diferente.

É importante analisar o novo trajeto para o trabalho e/ou para a escola dos filhos, os estabelecimentos comerciais disponíveis no bairro, tais como farmácias, supermercados e academias, entre outros fatores.

Considerando esses e outros pontos, o prazo mais longo para a concretização da obra acaba se tornando uma vantagem, favorecendo o processo de preparação para a mudança.

As vantagens de comprar um imóvel
O financiamento

É possível financiar uma construção, mas as facilidades para a aquisição de um financiamento são bem maiores para comprar imóveis prontos. Ou seja, é mais fácil conseguir um empréstimo para financiar um imóvel já construído que para construir um imóvel em um terreno que já existe.

Certos financiamentos propostos pelo governo federal procuram facilitar a aquisição de um imóvel já construído, por meio da cobrança de juros mais baixos e da oferta de prazos mais atrativos — é o caso do SFH (Sistema Financeiro de Habitação) e do programa Minha Casa, Minha Vida. Também há iniciativas dos governos estadual e municipal destinadas a funcionários públicos.

O consórcio imobiliário também é uma alternativa para quem deseja comprar um imóvel pronto. As parcelas costumam ser inferiores às de um financiamento, já que não existem juros. A contemplação acontece por meio de sorteios e lances. Também é possível participar de um consórcio para construir, mas a pessoa já deve contar, preferencialmente, com um terreno disponível. 

Tanto financiamentos quanto consórcios de imóveis residenciais permitem o uso do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. O uso do FGTS, contudo, não é permitido para construções.

A avaliação

Mesmo considerando que os gastos com uma construção sejam menores, é muito difícil saber com total exatidão quanto de recursos ela consumirá. Toda obra está sujeita a imprevistos, como a necessidade de comprar mais materiais ou de gastar por um período maior com mão de obra.

Um imóvel pronto, por outro lado, permite uma avaliação mais simples. Como ele já está concluído, é possível verificar todos os aspectos e analisar o que realmente faz diferença no preço: instalações, acabamento, tamanho, estrutura, manutenção, entre outros.

A mudança imediata

Para algumas pessoas, um prazo maior pode ser uma vantagem, mas, para outras pessoas, o mais importante é se mudar logo. Isso é possível, considerando que um imóvel pronto dispensa esperas prolongadas. Geralmente, basta finalizar o processo de compra, organizar suas coisas e se mudar.

Nesse caso, o trabalho do futuro morador consiste em procurar e escolher o imóvel que melhor atenda às suas necessidades e às de sua família. Depois, é necessário efetuar o pagamento conforme as condições previamente estipuladas.

Em vez de mergulhar em desenhos esquemáticos, projetos e negociações de mão de obra, o interessado poderá empregar tempo para avaliar qual dos imóveis visitados corresponde às suas expectativas.

A localização

A localização é um critério que pesa muito para quem está decidindo se pretende construir ou comprar pronto. Muitas cidades vêm crescendo, e os imóveis aparecem tanto em bairros nobres quanto em bairros periféricos.

No entanto, com o rápido crescimento, um bairro considerado desvantajoso pode se transformar no decorrer de alguns anos e abrigar imóveis prontos muito valorizados, ou seja, pode se tornar um bairro de elevada demanda e com muitos pontos positivos.

Assim, ao construir, a pessoa corre o risco de estar investindo em um loteamento que ainda não faz parte de uma das melhores localizações da cidade. Comprando pronto, no entanto, a pessoa pode já aproveitar os resultados de boas transformações que ocorreram ao longo do tempo e adquirir um imóvel em um local valorizado.

A Construtora Tenda

A Construtora Tenda oferece imóveis prontos e na planta para seus clientes. Em ambos os casos, oferece boas condições de pagamento, que satisfazem todas as necessidades. Os imóveis na planta tendem a ser mais baratos, já que o comprador está adquirindo o projeto e precisa ter um pouco de paciência para receber seu imóvel pronto.

A decisão entre construir ou comprar pronto depende de diversas circunstâncias. É preciso avaliar com calma e verificar qual é a melhor proposta para você e sua família.

Gostou deste texto? Aproveite para conhecer os produtos e serviços da Construtora Tenda; entre em contato hoje mesmo!

Autor do Post | Tenda Blog
Escrito por:

Tenda

Quer um desconto de até R$ 55 mil para comprar seu apartamento?

Clique aqui

Seta Ballon down | Tenda.com
Tais subsídio | Tenda.com Ícone fechar | Botão fechar | Blog da Tenda| Tenda.com

Saia do aluguel e conquiste seu apartamento. Dê o primeiro passo agora mesmo.


(0) Comentários
Este artigo ainda não possui comentário. Seja o primeiro.