COMPROVAÇÃO DE RENDA: GUIA PARA CLTs E AUTÔNOMOS

Guia da Tenda

As formas de comprovação de renda aceitas na compra de um imóvel estão entre as principais dúvidas sobre financiamento imobiliário.

Loja Virtual Tenda
Spotify Blog da Tenda

Por isso, criamos esse artigo para que você saiba quais documentos são válidos para comprovar de renda e como esse processo te deixa mais próximo da conquista da casa própria. Confira!

O que é comprovação de renda e qual a sua importância?

Comprovação de Renda | Guia da Tenda | Blog da Tenda

Comprovar a renda é uma exigência dos bancos para que o processo de compra de imóveis financiados seja concluído com sucesso. Em resumo, é uma etapa que procura saber a capacidade de pagamento mensal do solicitante. É com base nesses dados que o banco determina o valor do financiamento.

Adquirir um imóvel é um compromisso a longo prazo que o indivíduo contrai com o banco e em uma quantia normalmente elevada. É até viável financiar um carro sem entrada e sem comprovante de renda, por exemplo, mas não uma casa.

Portanto, pedem-se documentos que mostrem às instituições que você e sua família possuem renda mensal suficiente para honrar a operação de crédito.

No financiamento, normalmente é exigida uma entrada de 20% do valor total do imóvel, que deve ser paga à vista. Já o restante deve ser pago em parcelas. Por isso, mostrar ao credor que seus ganhos mensais permitem essas prestações é tão importante.

Comprovação de renda para trabalhadores registrados

Carteira de Trabalho | Comprovante de Renda | Guia da Tenda | Blog da Tenda

Os meios de comprovar renda para financiar um imóvel variam de acordo com o perfil do comprador. Com toda a certeza, o holerite é o documento mais conhecido. Veja agora quais outros registros são aceitos para quem trabalha formalmente.

Holerite

Como falamos, o holerite é o documento mais utilizado para comprovação de renda. Fornecido pelo empregador, é ele que contém o pagamento mensal do trabalhador. No papel, estão registrados o salário bruto e salário líquido, e, para utilizá-lo como comprovante, é preciso apresentar os demonstrativos referentes aos três últimos meses.

Carteira de Trabalho

A carteira de trabalho também é um dos documentos aceitos nesse processo, uma vez que nela está registrado o valor do salário. Mas, é importante destacar que, se você ganha valores extras, como comissão de vendas e participação nos lucros, a carteira de trabalho não indica a quantia real da sua renda. Nesse caso, é preciso apresentar esses documentos adicionais.

Imposto de Renda

A Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física é outro documento muito adotado para conseguir a aprovação no financiamento de imóvel.

Porém, como a declaração informa os valores do ano anterior, que não necessariamente representam a renda atual do trabalhador, é comum que os bancos solicitem documentos adicionais, como carteira de trabalho e extratos bancários.

Comprovação de renda para autônomos

Comprovante de Renda para autônomos | Guia da Tenda | Blog da Tenda

Ao contrário do que muitos pensam, vários documentos são aceitos para comprovar uma renda informal. Então, se você acha que o sonho da casa própria está fora de seu alcance por ser um trabalhar autônomo, saiba que isso não é verdade. Veja quais são os comprovantes reconhecidos.

Extrato bancário

Fácil e de rápido acesso, o extrato bancário é uma alternativa para profissionais liberais que não atuam com carteira assinada. Em geral, as instituições financeiras solicitam extratos bancários dos últimos seis meses para conceder crédito.

É comum que eles não sejam aceitos sozinhos, mas servem como um comprovante a mais de suas finanças e da capacidade de honrar o empréstimo. Portanto, lembre-se de se informar junto ao banco para avaliar a possibilidade de usar os extratos.

Decore

Enquanto o holerite é o comprovante mais utilizado por quem trabalha em empresas públicas e privadas, o Decore é o mais adotado por trabalhadores autônomos. A emissão desse documento é feita por contadores profissionais.

Recibo de Pagamento de Autônomo (RPA)

Por fim, há também o Recibo de Pagamento de Autônomo, conhecido como RPA. Emitir esse documento é de obrigação da empresa que contrata os serviços do trabalhador. Por isso, fique atento e solicite-o sempre que possível.

Esses são alguns dos comprovantes de renda aceitos para financiamento de imóveis. Você pode utilizar qualquer um deles para conquistar sua casa própria. Viu como esse sonho está mais perto do que você imagina?

Outros documentos necessários

Documentos para financiamento | Comprovação de Renda | Guia da Tenda | Blog da Tenda

Além dos documentos citados, os bancos e instituições também podem pedir a documentação a seguir para aprovar o financiamento:

  • Documentos pessoais originais (RG e CPF);
  • Certidões (de nascimento ou de casamento/união estável ou divórcio);
  • Comprovante de residência;
  • Se for usar o FGTS: cópia de carteira da carteira de trabalho, extrato do FGTS e autorização para movimentá-lo.

Além disso, separamos algumas dicas de organização que podem te ajudar. Dessa forma, você já se prepara para que essa etapa de documentação não cause nenhuma dor de cabeça. Veja mais abaixo!

Dicas para facilitar a comprovação de renda

Como se organizar para um financiamento | Comprovação de Renda | Guia da Tenda | Blog da Tenda

Você já sabe que comprovar renda para um financiamento não é uma missão impossível. Para ficar ainda mais seguro, confira algumas ações que fazem a diferença:

  • Organize a documentação: tente não chegar ao banco sem saber as exigências e os documentos necessários;
  • Guarde sempre os extratos da sua conta corrente;
  • Invista no relacionamento com o banco: movimente sua conta e não atrase pagamentos;
  • Mantenha seu nome limpo: procure sempre renegociar e quitar seus débitos;
  • Evite fazer novas dívidas: tente fugir de despesas que comprometam a sua renda. Isso pode influenciar a análise de crédito e, consequentemente, a liberação do financiamento;
  • Reúna os registros de pagamentos extras: trabalhos temporários, bônus, participação nos lucros etc. Esses documentos podem aumentar seu potencial de financiamento.

Saiba mais sobre o financiamento imobiliário

Financiamento imobiliário | Comprovação de Renda | Guia da Tenda | Blog da Tenda

Por fim, agora que você já conhece quais documentos são aceitos como comprovação de renda, pode dar início a compra do seu apartamento. No Brasil, os financiamentos mais tradicionais são os programas do Governo Federal, como o Minha Casa Minha Vida e o Casa Verde e Amarela.

Acima de tudo, a dica aqui é encontrar uma construtora de confiança. A Tenda é uma das principais parceiras do Minha Casa Minha Vida, então, com a gente, você pode contar com todos os benefícios do programa.

Viu como o sonho da casa própria está sim ao seu alcance? Então, aproveite para conhecer nossos apartamentos à venda ou acesse a nossa Loja Virtual e dê o primeiro passo em direção a essa conquista!

Loja Virtual Tenda
Spotify Blog da Tenda
Autor do Post | Tenda Blog
Escrito por:

Tenda

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

(0) Comentários
Este artigo ainda não possui comentário. Seja o primeiro.
Deixe seu contato

A gente quer compartilhar as novidades primeiro com você.