Imagem Meu Decorado | Tenda Blog
Encontre sua inspiração em fotos reais de clientes

COMO COMPRAR UM APARTAMENTO NA PLANTA

Trilha da Conquista

20/06/22

Se você quer realizar o sonho da casa própria e não sabe por onde começar, saiba que comprar um apartamento na planta têm muitas vantagens. Porém, nesse processo, muitas dúvidas podem surgir. Então, para te ajudar, confira dicas essenciais de como comprar um apartamento na planta. Boa leitura!

Está sem tempo para ler agora? Então, ouça este conteúdo que está dividido em 3 partes para você! Aproveite a primeira aqui e, depois, confira as próximas no decorrer do artigo! Para ouvir é só clicar no play!

Tais, assistente virtual da Construtora Tenda | Blog da Tenda | Tenda.com

Entenda como comprar um apartamento na planta

Como comprar um apartamento na planta | Foto de um arquiteto medindo planta de apartamento | Guia da Tenda | Blog da Tenda

Para começar, um apartamento na planta é um imóvel que ainda está em construção ou que será construído. Nesse sentido, comprar um apartamento na planta é financiar a construção do imóvel. Ou seja, você irá pagar a construtora para fazer a obra, já que o imóvel ainda não está pronto.

Desse modo, para comprar um apartamento na planta, existem algumas formas de pagamento para este tipo de compra. Confira quais são as opções.

Pagamento à vista do apartamento na planta

A princípio, se você tem algum dinheiro guardado para comprar seu apartamento na planta à vista, vale muito a pena optar por essa forma de pagamento. Isso porque, com dinheiro em mãos você tem mais poder de negociação e pode conseguir descontos importantes na hora da compra.

Financiamento imobiliário para apartamento na planta

Entretanto, se você não tem dinheiro poupado para comprar um imóvel à vista, uma ótima alternativa para realizar o sonho da casa própria é o financiamento imobiliário.

Neste caso, no financiamento de imóveis o banco te empresta o dinheiro necessário e você devolve a quantia com alguns juros embutidos nas parcelas. Ou seja, você paga esse empréstimo através de prestações com juros acrescidos e a longo prazo.

Contudo, o financiamento para imóveis na planta é dividido em duas partes: uma parte antes da entrega de chaves e a outra depois da entrega de chaves. Logo, a primeira parte é voltada para o pagamento do valor de entrada e evolução de obra. Já a segunda é o pagamento do financiamento do imóvel.

Passo a passo de como comprar um apartamento na planta

Guia para financiar um imóvel | Foto de pessoas analisando condições de financiamento | Guia da Tenda | Blog da Tenda

Nesse sentido, pensando em te ajudar na conquista da casa própria, confira a seguir um passo a passo de como comprar um apartamento na planta.

Conheça o projeto e os materiais de divulgação do apartamento na planta

Em primeiro lugar, você precisa saber exatamente o que está comprando, para assim fazer um bom negócio com segurança. Dessa forma, na hora em que você for comprar um apartamento na planta, comece olhando o projeto do empreendimento.

Na mesma linha, confira as seguintes informações técnicas do imóvel na planta:

  • Metragens – tamanho do apartamento que você está comprando;
  • Posição solar – se o apartamento recebe a luz do sol durante o dia ou à tarde;
  • Vista do edifício – se a localização do empreendimento dá vista para alguma área (residencial, rodovias, parques, entre outros);
  • Vagas de garagem – se o empreendimento tem vaga coberta ou não para todos os futuros moradores.

Um outro ponto importante é prestar muita atenção nos materiais que a construtora ou incorporadora disponibiliza sobre o empreendimento. De modo geral, no lançamento, o empreendimento conta com imagens 3D das plantas dos apartamentos e das áreas comuns, como salão de festa, quadras e muito mais. Esses materiais são uma ótima referência de como vai ficar o imóvel assim que as obras acabarem.

Pesquise o histórico da construtora ou incorporadora

Pesquisar sobre a reputação da construtora | Foto de um engenheiro em uma construção de prédio | Guia da Tenda | Blog da Tenda

Acima de tudo, é de extrema importância analisar o histórico da construtora antes de fechar qualquer negócio. Além disso, pesquise a credibilidade da empresa e verifique o depoimento de outros clientes.

A dica é sempre optar por empreendimentos de construtoras que já estão no mercado há um bom tempo. Este é o caso da Construtora Tenda, que tem mais de 50 anos de história e já realizou o sonho da casa própria de mais de 120 mil famílias.

Como e onde pesquisar o histórico da construtora?

De início, um bom lugar para você pesquisar a reputação da construtora é no site do Procon do seu estado. Assim, ao entrar no site, procure a aba “Espaço Consumidor” e escolha a opção de “Reclamações Fundamentadas”. Ali, você terá a relação das empresas que tiveram reclamações nos últimos cinco anos.

Além do Procon, você também pode acessar o site do Tribunal de Justiça do seu estado, para verificar se a construtora ou incorporadora está respondendo algum processo.

Confira agora o segundo áudio do conteúdo! Assim, ao terminar de ouvir, aproveite o último trecho mais abaixo desta página!

Escolha uma boa localização do apartamento que você quer morar

Para começar, decidir onde você quer morar é um dos passos mais importantes. Então, veja se você prefere morar perto do seu trabalho ou da escola dos seus filhos, ou em um bairro mais seguro, ou em um local que tem muito potencial de crescimento, por exemplo.

A localização do seu imóvel deve estar alinhada aos seus objetivos pessoais, profissionais e principalmente financeiros. Afinal de contas, é necessário colocar tudo na ponta do lápis para saber o quanto você está disposto a pagar pela sua casa própria. Por isso, analise bem todos esses detalhes e pesquise apartamentos em construção ou que serão construídos no local que você deseja morar.

Visite o estande do apartamento decorado

Como financiar um apartamento na planta | Foto de uma sala de estar de um apartamento pequeno | Guia da Tenda | Blog da Tenda

Normalmente, no lançamento de um empreendimento, as construtoras oferecem uma visita em um apartamento decorado. Ou seja, é uma réplica de como vai ficar o apartamento pronto e mobiliado. É nesta visita que você vai ter uma noção completa de como será o imóvel depois de finalizado. Assim, verifique se o apartamento vai atender suas expectativas e necessidades. Portanto, nessa visita você pode chamar o vendedor ou o corretor do imóvel para analisar todo o material envolvendo o projeto.

Uma outra dica é visitar o estande de vendas em horários e dias da semana diferentes. Dessa forma, você vai saber como é a rotina daquela região. Além disso, procure passear no bairro para saber se tem algum comércio local que vai atender suas necessidades, se passa alguma linha de transporte público, se o empreendimento terá fácil acesso para os carros dos futuros moradores, e por aí vai.

Escolha seu apartamento na planta

Assim que você decidir em qual região deseja morar, é hora de escolher o apartamento na planta que mais te agrada. É nesse momento em que é preciso colocar a mão na massa e procurar as opções de apartamentos na planta mais interessantes que estejam de acordo com seu objetivo e que caibam no seu orçamento.

Verifique as condições de pagamento do financiamento imobiliário para apartamento na planta

Um dos primeiros pontos para verificar durante a busca pelo seu novo lar é o preço e as oportunidades de negociação que as construtoras e incorporadoras oferecem nos imóveis à venda. A dica é que você tenha em mente um orçamento definido e um valor limite que você sabe que vai conseguir pagar. Caso você não tenha ideia de quanto pode pagar nas parcelas de um financiamento, faça agora uma simulação gratuita no Simulador de Financiamento da Tenda.

Assim, com essa ferramenta, você vai descobrir os valores aproximados das parcelas do financiamento, se você tem direito ao subsídio habitacional (benefício do Casa Verde e Amarela) e qual valor você pode conseguir de desconto no imóvel, e principalmente, o apartamento que cabe no seu bolso. Para saber mais, assista o vídeo abaixo e faça sua simulação grátis agora!

Analise o prazo de entrega do apartamento na planta

A princípio, um ponto importante na hora de financiar um apartamento na planta é descobrir o prazo de entrega da obra. Porque, você precisa entender com calma o quanto você está disposto a esperar pelo período da construção até a entrega. Além disso, é necessário também analisar as condições de pagamentos e prazo de entrega oferecidos no contrato de financiamento imobiliário.

Leia todo o memorial descritivo do apartamento na planta

Para ficar mais claro, o memorial descritivo é um documento oficial e obrigatório que a construtora deve ter antes de iniciar a construção do imóvel. Logo, este documento lista todos os detalhes da construção, como:

  • Todos os tipos de materiais que serão utilizados na obra;
  • A descrição das áreas sociais e privativas;
  • As etapas da obra;
  • O prazo de entrega do imóvel;
  • O comprovante de propriedade do terreno em que está o empreendimento;
  • A autorização da prefeitura para a construção;
  • Todas as informações que comprovam a regularidade do empreendimento que será construído.

Um ponto importante é que mesmo antes de comprar o apartamento na planta, você pode solicitar o memorial descritivo para a construtora. Desse modo, você terá a certeza de que está fechando um bom negócio com uma construtora séria.

Leia o contrato de compra e venda do imóvel

Como financiar um apartamento na planta | Foto de uma pessoa lendo contrato de financiamento imobiliário | Guia da Tenda | Blog da Tenda

Antes de mais nada, o contrato de compra e venda de imóvel é o documento que oficializa o negócio realizado entre a pessoa que está comprando o apartamento e a construtora ou incorporadora. Por isso, leia com muita atenção todo o contrato de compra e venda do seu novo lar. Isso porque, depois de assinar o contrato, tanto você como a construtora terão que cumprir obrigatoriamente as cláusulas.

Então, não deixe de verificar no contrato se ele possui todas as condições de pagamentos, prazos, taxas de juros, valor das parcelas, datas de entrega e demais detalhes acordados na hora que você fechou a compra do imóvel. Caso você não entenda os termos jurídicos, vale a pena consultar um advogado de confiança, para que ele possa te explicar com clareza as cláusulas do contrato de compra e venda do seu apartamento.

Esta é a última parte deste conteúdo em áudio! Ouça agora!

Peça toda a documentação do empreendimento

De modo geral, ter um imóvel é um sonho realizado que também conta com documentos que comprovam que você é dono daquela propriedade. Logo, solicite toda a documentação do empreendimento com a construtora ou incorporadora. Isso porque, esses documentos também vão te ajudar a confirmar se está tudo certo com o imóvel.

Em seguida, listamos os principais documentos do imóvel que você deve solicitar para a construtora quando financiar um apartamento na planta, ou até mesmo um imóvel já pronto para morar:

  • Matrícula do imóvel atualizada;
  • Certidão do IPTU;
  • Cópia do CNPJ da construtora e do condomínio;
  • Certidões negativas: executivos fiscais, municipais e regionais, falência e concordata da construtora (caso tenha);
  • Habite-se na entrega do apartamento.

Sendo assim, da mesma forma que o banco e a construtora te pedem vários documentos para financiar um apartamento na planta, solicite toda a documentação do imóvel que você comprou, que é sua por direito.

Entenda o custo-benefício do apartamento na planta

De início, um dos principais motivos que leva uma pessoa a comprar um apartamento na planta é o valor do imóvel ser mais em conta. Isso porque, em média, um apartamento na planta costuma ser de 20% a 25% mais barato que os imóveis já prontos para morar.

Porém, caso você compre o imóvel à vista, o valor inicial sofre uma correção até a entrega da propriedade. Isso se dá porque é levado em consideração o INPC (Índice de Preços ao Consumidor). Dessa forma, o ideal é que você escolha o parcelamento ou o financiamento do imóvel. Então, ao optar pelo financiamento imobiliário de um apartamento na planta, leve em consideração:

  • Quantas parcelas você vai pagar;
  • Qual o prazo do financiamento;
  • O valor de cada prestação;
  • As taxas de juros embutidas em cada parcela;
  • O percentual do valor de entrada que precisa ser pago para iniciar o financiamento.

Por fim, analise todas as opções que você tem de pagamento para o seu novo lar.

Participe da convenção de condomínio

Geralmente, próximo a entrega do imóvel acontece a convenção de condomínio. Para ficar mais claro, a convenção de condomínio é um documento que define as principais regras para o funcionamento do condomínio. Logo, para que esse documento seja aprovado, é preciso que o dono do imóvel esteja de acordo com as normas. Por isso, é feita uma reunião com todos os futuros moradores do empreendimento antes da entrega do imóvel. Na sequência, confira os pontos essenciais da convenção do condomínio:

  • As funções do síndico;
  • Qual é a empresa que fará a administração do condomínio;
  • O valor da taxa do condomínio;
  • Qual orçamento que o condomínio vai estabelecer para o caixa;
  • Como vai funcionar a questão de obras e manutenção, tanto no apartamento, como nas áreas comuns;
  • Como será o uso das áreas comuns e dos itens coletivos do empreendimento.

Assim, é muito importante que você acompanhe as reuniões e dê sua opinião para aprovação desse documento. Além disso, esse encontro é fundamental para quem vai morar pela primeira vez em um condomínio. Por fim, essa é uma forma de você contribuir com a organização do seu prédio para que todos possam viver em paz.

Vantagens de comprar um apartamento na planta

Vantagens de comprar um apartamento na planta | Foto de um casal falando com corretor de imóveis | Guia da Tenda | Blog da Tenda

Normalmente, comprar um apartamento na planta tem muitos benefícios. Porque uma das facilidades é comprar um imóvel mais barato. A seguir, confira as principais vantagens de comprar um apartamento na planta:

  • Entrada parcelada: você pode parcelar a entrada no período de construção do imóvel;
  • Imóvel novo;
  • Personalização do apartamento depois de pronto: você poderá mudar portas, azulejos, pias, revestimentos e muito mais;
  • Poder de negociação: você poderá negociar as melhores condições de preço e pagamento;
  • Valorização do imóvel;
  • Condomínio com infraestrutura moderna;
  • O pagamento do IPTU só será feito após a entrega das chaves do apartamento pronto;
  • Tempo para organizar a mudança.

Viu só como comprar um apartamento na planta não é um bicho de sete cabeças? Saiba que é possível realizar o sonho da casa própria mais rápido do que imagina. Agora, se você ainda não escolheu seu novo lar, confira os apartamentos à venda da Tenda ou entre em contato com nosso time de atendimento para saber mais sobre as condições de financiamento dos apartamentos Tenda.

Sobre a Tenda

Tenda é uma das maiores construtoras do Brasil e uma das empresas que integram a Bolsa de Valores de São Paulo. Listada no Novo Mercado da B3, a companhia tem o mais alto nível de governança corporativa do país.

Com mais de 50 anos de experiência no mercado imobiliário, a gente sabe que comprar um apartamento muitas vezes parece ser algo impossível para muitos brasileiros. Por isso, a nossa missão é colocar a conquista da casa própria ao seu alcance.

Acredite, com as nossas condições exclusivas somadas a grande parceria que temos com o programa Casa Verde e Amarela, o substituto do Minha Casa Minha Vida, você consegue ter o seu cantinho.

Nós já realizamos o sonho de mais de 120 mil famílias, provando que ter um imóvel próprio é possível. Para ajudar cada vez mais brasileiros, estamos presentes em capitais e regiões metropolitanas de nove estados do país. Existem apartamentos à venda em São Paulo, Bahia, Ceará, Pernambuco, apartamentos à venda no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás e Minas Gerais.

Além de mais de 50 lojas físicas nos nove estados em que atuamos, também oferecemos a comodidade da Loja Virtual Tenda, um ambiente seguro e com todas as informações que você precisa para conquistar o seu imóvel. No nosso site, você também encontra ferramentas como o Simulador de Financiamento e a Calculadora dos Sonhos que te ajudam no planejamento da compra.

Conte com a gente para realizar o sonho de ter o seu apartamento! Estamos prontos para tirar as suas dúvidas e te acompanhar durante todo o processo.

 

Autor do Post | Tenda Blog
Escrito por:

Tenda

Quer um desconto de até R$ 55 mil para comprar seu apartamento?

Clique aqui

Seta Ballon down | Tenda.com
Tais subsídio | Tenda.com Ícone fechar | Botão fechar | Blog da Tenda| Tenda.com

Saia do aluguel e conquiste seu apartamento. Dê o primeiro passo agora mesmo.


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

(0) Comentários
Este artigo ainda não possui comentário. Seja o primeiro.