DESPESAS FIXAS DE UMA CASA: CONHEÇA E ORGANIZE AS CONTAS

Economize

Com toda a certeza, conquistar a tão sonhada casa própria é o desejo de milhares de brasileiros. Entretanto, é preciso saber que, ao comprar um imóvel, é preciso separar uma parte do orçamento para lidar com algumas despesas fixas. Mas não se preocupe! Nesse artigo, vamos te explicar quais são essas despesas e como economizar com as contas. Confira!

Loja Virtual Tenda
Spotify Blog da Tenda

O que são despesas fixas?

O que são despesas fixas | Economize | Blog da Tenda

Basicamente, despesas fixas são aquelas que se repetem todo mês no seu orçamento ou então que variam muito pouco. São aquelas contas que já sabemos o valor. Entra mês, sai mês e elas estão lá. Em geral, elas não costumam causar surpresas. Por exemplo, ao assinar um plano de internet ou de TV a cabo, você está adquirindo uma despesa com um custo fixo. Ou seja, o valor cobrado será o mesmo todo mês.  Os principais exemplos de despesas fixas são:

  • Taxa de condomínio;
  • Conta de internet;
  • Assinaturas de serviços de streaming;
  • Assinatura de TV a cabo;
  • Plano de celular pré-pago;
  • Parcela de um empréstimo ou financiamento;
  • Prestação de um automóvel.

Dessa forma, quando você entende quais são os valores e datas dessas contas, se torna mais fácil montar um planejamento financeiro. Quer ver como? Continue a leitura!

Qual é a diferença entre despesas fixas e variáveis?

Contas a pagar | Economize | Blog da Tenda

Enquanto as despesas fixas variam muito pouco mês a mês, as variáveis oscilam e mudam conforme a frequência e intensidade do consumo. Por serem mais difíceis de prever, é preciso ter atenção redobrada com esses gastos. Alguns exemplos de despesas variáveis são:

  • Alimentação (supermercado, padaria);
  • Transporte público ou combustível do carro;
  • Farmácia;
  • Produtos de limpeza.

Em resumo, quando o custo da despesa depende do nosso consumo, ela é variável. Porém, vale ressaltar que, com um pouco de organização, é possível fazer uma média do valor a ser pago mensalmente com base nos gastos dos meses anteriores. Em outras palavras, você pode ter uma previsão do valor dessas despesas.

Quais são as despesas fixas de uma casa?

Despesas de uma casa | Economize | Blog da Tenda

Como você viu, existem diversos exemplos de contas fixas, que encontramos no dia a dia. Ao adquirir um imóvel, porém, é preciso se planejar para lidar com novas despesas importantes. Portanto, o primeiro passo para quem deseja ter a casa própria é conhecer os custos necessários. Descubra a seguir quais são os principais gastos!

Parcela do financiamento

Em primeiro lugar, você deve considerar o valor da prestação de financiamento do seu apartamento ou casa. Afinal, essa é uma despesa essencial e que pode comprometer uma parte significativa da sua renda.  O financiamento imobiliário é uma espécie de empréstimo que tem como objeto a aquisição da casa própria. Desse modo, para não comprometer seu orçamento, procure adquirir o hábito de pagar essa conta assim que receber o seu salário. Assim, você não corre o risco de gastar tudo o que recebeu com outras coisas e consegue ter noção do dinheiro disponível para os outros gastos.

Apesar de ser uma cobrança, o financiamento é muito mais vantajoso do que os custos com aluguel: com ele, você paga parcelas mensais, mas já passa a ter um imóvel em seu nome.

Condomínio

Sem dúvida, morar em condomínio garante uma qualidade de vida excelente aos seus residentes. Nele, você conta com toda uma estrutura de lazer e um forte esquema de segurança. Entretanto, isso requer um gasto a mais com a manutenção do local.

Normalmente, no valor do condomínio estão inclusos gastos com limpeza, segurança e manutenção, por exemplo. Por outro lado, todos esses custos são divididos entre os moradores. Dessa maneira, a parcela mensal não é algo exageradamente pesado. Ao buscar um imóvel, é fundamental conhecer todos os empreendimentos disponíveis e optar pelo local mais acessível ao seu bolso.

Água e luz

Por mais que esses custos não signifiquem altas quantias no orçamento, eles também devem ser levados em consideração quando falamos de despesas. Ao optar por viver em um condomínio fechado, é importante se atentar à maneira de divisão dos custos. Isso porque existem condomínios que rateiam por igual a conta de água, enquanto outros já apresentam instalações com medidores por unidade.

Já em relação a eletricidade, saiba que essa conta é sempre individual. Por isso, observe os hábitos da sua família para entender o perfil de consumo e gastos de vocês. Como a água e a luz são cobranças que variam, é importante ter essa consciência para procurar pagar pouco.

Internet

Hoje em dia, a internet deixou de ser um gasto exclusivo de poucas residências para fazer parte do cotidiano de grande maioria das famílias brasileiras. Seja para a realização de trabalhos ou então para lazer, esse é um custo mensal praticamente essencial. Como ela é oferecida a partir de diferentes pacotes, o seu valor pode ser negociado e variar de acordo com as necessidades de cada família. De qualquer maneira, ao planejar seu orçamento, lembre de não deixar essa despesa de fora.

Por que é importante controlar as despesas fixas?

Contas mensais | Economize | Blog da Tenda

Apesar de mais previsíveis, é fundamental conhecer e organizar as despesas fixas. Dessa forma, você consegue entender melhor qual é a situação das suas finanças e buscar por alternativas para reduzir os gastos que estão prejudicando o seu orçamento.

Além disso, ao conseguir arcar com todas os seus gastos, fixos e variáveis, você poderá se programar para guardar o restante do dinheiro e montar uma reserva de emergência ou realizar outros sonhos, como viajar, conquistar a independência financeira ou então comprar o tão sonhado imóvel.

É o controle dessas despesas que permitirá que você faça um diagnóstico da sua saúde financeira e tenha clareza sobre o que está comprometendo o seu orçamento mais do que deveria.

Nesse sentido, saber quanto custa manter uma casa é essencial para quem deseja ter o seu próprio canto, seja para iniciar uma nova etapa de vida, seja para constituir uma família. Anote os gastos essenciais, entenda a importância do planejamento e economize nas contas para, assim, poder usufruir de todas as vantagens da nova residência.

Assim, você conseguirá economizar justamente com os pontos mais críticos e manter as suas contas em ordem. Quer ver como isso é possível?

Dicas de como economizar com as despesas fixas

Economizar | Blog da Tenda

É fato que estamos sempre buscando alternativas e maneiras de como economizar dinheiro. E acredite, a melhor forma para fazer isso é analisar as suas despesas para identificar o que pode ser reduzido ou eliminado. Geralmente, quando se trata das despesas fixas, esse é um desafio maior, pois muitas delas estão diretamente relacionadas às necessidades básicas de um orçamento familiar.

Porém, ainda assim é possível recorrer a algumas soluções. Veja a seguir algumas dicas que poderão te ajudar!

Saiba a importância da organização financeira

Antes de “colocar a mão na massa”, é preciso elaborar um planejamento. Nesse momento, a ideia é anotar todos os ganhos da família, somar as rendas mensais para, então, buscar diminuir os possíveis gastos.

Para facilitar esse processo, procure criar uma classificação para todas as suas despesas. Assim você conseguirá identificar com mais facilidade quais são as despesas fixas que de fato são essenciais e quais podem ser revistas quando for necessário economizar mais dinheiro.

Reveja seus planos de TV, internet e celular

Planejamento em dia? Então, que tal começar avaliando se o que você paga atualmente por esses serviços é um preço justo ou se outra empresa concorrente tem um custo-benefício melhor? Muitas vezes, ficamos tão acostumados com a recorrência dos pagamentos que nem sequer nos damos conta de que talvez aquele valor já não faça tanto sentido.

Por isso, tire um tempo para ligar para as empresas e tentar renegociar os seus pacotes. Caso não consiga um preço melhor, não hesite em procurar outras operadoras que ofereçam o mesmo serviço por um valor mais atrativo. Vale tudo para economizar!

Analise os serviços por assinatura

O pagamento recorrente de serviços por assinatura é um conforto no dia a dia e uma preocupação a menos, já que não é preciso ficar lembrando das datas de vencimento. Porém, pode acontecer de você estar pagando por algo que não usa mais.

Então, reveja também tudo o que você gasta hoje, de serviços de streaming a clubes de assinatura, e seja sincero com você mesmo para eliminar o que não for mais necessário.

Troque o plano de saúde

O reajuste dos planos de saúde pesa no orçamento de todos. Por isso, é importante que você busque por alternativas que façam mais sentido para a sua realidade financeira hoje. Essa é uma das despesas fixas mais altas, e portanto deve ser analisada com cautela. Até porque sabemos que o processo de troca pode ser um pouco mais complexo.

De qualquer maneira, ainda assim é importante optar por opções que de fato caibam no seu orçamento e evitar problemas no futuro.

Solicite a redução da taxa de juros do financiamento imobiliário

Você sabia que é possível fazer esse procedimento? Se você acha que os juros do seu contrato são abusivos e tem visto ofertas melhores no mercado, existem duas opções: tentar renegociar o financiamento com seu banco ou fazer a portabilidade do financiamento para outra instituição.

Desde 2012, existe uma lei garante o direito de portabilidade de financiamento imobiliário com o objetivo de reduzir os juros e adequar a dívida à capacidade de pagamento. Analise bem sua situação e parta para as negociações.

Agora, se você pensa em realizar o sonho da casa própria e solicitar um financiamento, vale a pena conferir o Simulador de Financiamento da Tenda! Com ele, você descobre como ficariam as parcelas do seu apartamento e também quanto pode receber de subsídio. Assim, você já inicia essa conquista sabendo todas as condições que se encaixam no seu bolso!

Pare de pagar tarifas de cartões e contas bancárias

Se as taxas de bancos e cartões ainda estão entre as suas despesas fixas, está na hora de colocar um fim nisso. Busque alternativas mais baratas ou até mesmo gratuitas. Atualmente, existem diversos bancos e instituições financeiras que não possuem essa cobrança.

Reduza o pacote da TV a cabo

Chegar em casa e poder contar com uma variedade de canais televisivos é considerado um bom lazer e um grande diferencial para a maioria das pessoas. No entanto, esse tipo de divertimento não é gratuito e pode significar um aumento considerável nos seus gastos mensais.

Se a sua intenção é reduzir custos, a dica então é cortar algumas despesas supérfluos. Ou seja, aqueles que não são necessários e essenciais à sobrevivência da família. Nesse sentido, manter um pacote simples de canais de TV a cabo cumpre as duas funções: levar diversão e ao mesmo tempo proporcionar mais economia.

Faça as refeições em casa

Muitas vezes, durante a correria do dia a dia, nós optamos por comer fora ou pedir comida pelo delivery. Por mais que seja prático no momento, esse hábito acaba comprometendo suas finanças em longo prazo. Os gastos com restaurantes, se realizados com frequência, implicam em menos dinheiro sobrando no final do mês. Isso porque, ao almoçar ou jantar nesses estabelecimentos, você paga pelo serviço completo do local, e não apenas pela comida.

Para fugir de gastos com alimentação, uma solução é se planejar com antecedência para cozinhar suas refeições. Essa mudança auxilia (e muito) a tarefa de economizar dinheiro e, de quebra, a sua alimentação pode se tornar mais balanceada e saudável. Agora, se o seu horário do trabalho não permite o retorno à casa para o almoço, por exemplo, a dica é montar pequenas marmitas caseiras.

Troque o chuveiro elétrico

Pode parecer que não, mas o chuveiro elétrico é um dos itens que mais demanda energia para funcionar. Por isso, casas e apartamentos com esse equipamento podem sentir um peso bem maior na conta de luz, principalmente nos meses de frio. Uma sugestão para economizar nessa questão é trocar o chuveiro elétrico pelo aparelho a gás. Com esse sistema, todos os chuveiros passam a ser aquecidos e a conta de luz diminui.

Gostou de saber mais sobre as despesas fixas de uma casa? Agora você entende a importância de ter controle sobre elas e pode organizar melhor o seu orçamento! Ficou com alguma dúvida? Então deixe um comentário neste post ou compartilhe com a gente a sua experiência. Para mais dicas e conteúdos, curta nossa página do Facebook e siga nosso perfil no Instagram!

Loja Virtual Tenda
Spotify Blog da Tenda
Autor do Post | Tenda Blog
Escrito por:

Tenda

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

(0) Comentários
Este artigo ainda não possui comentário. Seja o primeiro.
Deixe seu contato

A gente quer compartilhar as novidades primeiro com você.