Imagem Meu Decorado | Tenda Blog
Encontre sua inspiração em fotos reais de clientes

6 passos para conquistar a casa própria antes de se aposentar

Trilha da Conquista

24/09/18

“Comprar um imóvel e não depender mais de aluguel é a grande meta na vida de muitos brasileiros. Conquistar a casa própria não representa apenas a realização de um sonho, mas é, também, sinônimo de mais estabilidade financeira e segurança.
Mesmo estando nos planos de muita gente, conquistar a casa própria antes de se aposentar nem sempre é fácil. Realizar esse objetivo exige disciplina, controle dos gastos, uma poupança de emergência e um planejamento financeiro em longo prazo. Além disso, é necessário que o objetivo seja adequado à sua realidade e coerente com seu salário.”

Ainda que exija planejamento e organização por um longo período, a conquista do primeiro imóvel não é um sonho impossível. O que acontece, muitas vezes, é que as pessoas acabam adiando esse projeto porque o imaginam como algo muito distante.
Pensando nisso, elaboramos este post com 6 passos importantes para quem tem o sonho de conquistar a casa própria antes de se aposentar. Confira nossas dicas!

1. Faça um planejamento financeiro

O primeiro passo é fazer um planejamento financeiro detalhado. Analise a sua situação financeira e entenda para onde vai o seu dinheiro. Para isso, é necessário que você tenha um controle diário, registrando todos os seus gastos em um caderno, um aplicativo ou em uma planilha.
Some todo seu rendimento mensal e subtraia o valor de todas as despesas. Feito isso, você saberá quanto sobra do seu salário no final do mês. A partir daí, o ideal é analisar seus gastos de forma detalhada, eliminar as dívidas supérfluas e ter uma poupança de emergência.
Dar esse primeiro passo é fundamental e mais fácil do que parece. A casa própria é um bem indispensável na vida de uma pessoa, capaz de garantir maior tranquilidade, qualidade de vida e estabilidade financeira, principalmente depois da aposentadoria.

2. inicie um financiamento o mais cedo possível

Depois de fazer um planejamento financeiro e descobrir o valor disponível todo fim de mês, é necessário iniciar um financiamento. O ideal é fazer isso o mais cedo possível, pois a compra de um imóvel vai comprometer seu orçamento por um longo período — podendo afetar cerca de 30% da sua renda por até 30 anos, por exemplo.
Antes de iniciar o financiamento, faça um teste prático e simples. Tente poupar a quantidade referente à parcela por, no mínimo, 3 meses. Se esse dinheiro fizer falta demais e seu orçamento ficar muito comprometido, é hora de procurar um imóvel mais adequado às suas possibilidades.
Nesse momento, é importante ter cuidado e pés no chão, avaliar a situação com calma, pesquisar e planejar qual será o melhor custo-benefício em longo prazo. Não tenha pressa, continue poupando e só faça o financiamento quando você tiver certeza que conseguirá pagar com segurança.

3. participe de programas que facilitem a compra da casa própria

Entre as várias possibilidades de programas de financiamento existentes no mercado, o programa habitacional Minha Casa Minha Vida, traz uma enorme vantagem para quem deseja ter a casa própria. O programa foi pensado para ajudar pessoas de baixa renda a conseguir realizar o sonho da casa própria e muitas famílias já foram beneficiadas.
Para participar é necessário que a sua renda familiar tenha renda mensal de até R$ 9.000. Lembrando que a renda familiar pode ser composta por você e outras pessoas da sua família, como marido / esposa, namorado / namorada, pai, mãe, irmãos e até amigos. As maiores vantagens do Minha Casa Minha Vida são que as parcelas do financiamento são decrescentes e as taxas de juros são mais baixas do que as praticadas no mercado.
Uma outra forma de facilitar o pagamento é utilizar do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O FGTS é um direito de todo trabalhador brasileiro e pode ser utilizado no pagamento de dívidas de financiamento imobiliário. Esse fundo, correspondente a 8% do salário do empregado, pode ser usado para amortizar o débito ou liquidar todo o saldo devedor quando o financiamento ocorre pelo programa Minha Casa Minha Vida.
Além desses benefícios, a adesão ao programa é facilitada e o financiamento pode ocorrer em um prazo de até 360 meses, com descontos e isenção do seguro e taxas de cartório. Viu só como é vantajoso?

4. faça uma análise real das despesas

Com uma análise detalhada e real dos gastos, é possível descobrir quanto vai gastar com sua nova moradia. Inclua todos os custos, como reforma do local, manutenção, valor do financiamento, IPTU, condomínio, contas de água, luz e internet.
Fazer a si mesmo essas perguntas é essencial para manter os pés no chão e tornar a busca pela casa própria uma empreitada segura e prazerosa. Se tudo der certo, você passará a viver com tranquilidade e dentro do seu padrão de vida!

5. avalie se é melhor comprar um apartamento novo ou um usado

Essa análise é extremamente importante, mas, muitas vezes, não é feita. No caso de imóveis usados, avalie quanto será preciso investir no imóvel para que ele se torne habitável, por exemplo. Já para um apartamento novo, pode ser necessário algumas finalizações, como a instalação de móveis planejados e de acabamentos (no piso, por exemplo).

Então, é preciso ficar atento às ‘maquiagens’ usadas para disfarçar a real situação do imóvel e conversar com pessoas que entendam do assunto. Por exemplo, existem apartamentos muito ruins, com problemas de infiltrações e na estrutura, que, ao fazer uma pintura, parecem estar em perfeito estado. Por isso, não tome decisões precipitadas e fique de olho nesses detalhes.

6. pesquise e compare as propostas de pagamento

Atualmente, existem muitas possibilidades de conseguir crédito imobiliário. Isso tem tornado a casa própria um bem mais acessível e ampliado a capacidade de escolha. Nesse cenário fica mais fácil analisar em qual condição seu perfil se encaixa melhor e conseguir um financiamento seguro e mais confortável com boas construtoras.

Faça uma pesquisa cuidadosa e compare as possibilidades de pagamento que estão ao seu alcance. Pense, também, nos detalhes como as taxas de juros e de cartório, o prazo de financiamento, os descontos e outras características de cada proposta e escolha aquela que mais se encaixa no seu bolso!

E aí, nosso post ajudou você a perceber que conquistar a casa própria antes de se aposentar não é impossível? Basta ter organização financeira, conhecer as opções do mercado e seguir os passos que indicamos neste texto!

Que tal se aprofundar mais no assunto agora? Entenda melhor sobre como funcionam os prazos de financiamento de um imóvel!

Autor do Post | Tenda Blog
Escrito por:

Tenda

Quer um desconto de até R$ 55 mil para comprar seu apartamento?

Clique aqui

Seta Ballon down | Tenda.com
Tais subsídio | Tenda.com Ícone fechar | Botão fechar | Blog da Tenda| Tenda.com

Saia do aluguel e conquiste seu apartamento. Dê o primeiro passo agora mesmo.


(0) Comentários
Este artigo ainda não possui comentário. Seja o primeiro.