Imagem Meu Decorado | Tenda Blog
Encontre sua inspiração em fotos reais de clientes

PROTAGONISMO NA CARREIRA: SEJA DONO DA SUA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL

#JeitoTendaDeSer

17/02/22

Já pensou em assumir a direção da sua vida profissional? Sabia que isso está mais nas suas mãos do que você imagina? Pois é, o protagonismo na carreira também é sobre entender que seu desenvolvimento profissional depende muito mais de você do que da sua empresa ou da sua liderança. Mas, para isso, você precisa, primeiro, assumir responsabilidades, criar autonomia, ter comprometimento e coragem para tomar decisões.

Em um filme, por exemplo, o protagonista é o personagem principal, aquele que controla toda a história. E, é natural que, na vida real, a gente também pense que somos os protagonistas da nossa carreira, afinal, somos nós que entregamos nossas demandas, desempenhamos nossas funções e escolhemos nossas áreas de atuação. Certo?

Nem sempre. O protagonismo na carreira vai muito além do que apenas cumprir as suas atividades diárias. É preciso também tomar decisões, aprender novas competências, saber se auto gerenciar, assumir riscos e, principalmente, ter iniciativa própria.

Portanto, é preciso refletir:

  • Será que eu realmente estou onde eu queria estar?
  • Hoje, eu já consigo controlar e organizar todas as minhas demandas sem ajuda?
  • A minha posição atual é consequência de um plano arquitetado por mim?
  • Eu tenho noção de onde eu quero estar daqui alguns anos?
  • A área em que atuo realmente me satisfaz?
  • Será que já estou pronto para novos desafios?
  • Eu tenho as principais habilidades exigidas pelo mercado?

Se a resposta for sim, então muito provavelmente você já está no comando da sua carreira. Agora, se você não tiver tanta certeza assim, pode ser que você ainda precise se conhecer melhor e talvez desenvolver algumas habilidades, como por exemplo, o autogerenciamento.

Mas como alcançar o protagonismo na carreira?

1. Invista em autoconhecimento:

O autoconhecimento é a melhor forma de saber onde estamos e onde queremos chegar.  Uma vez que  ele nos ajuda a traçar um plano de carreira sólido e bem estruturado.

No entanto, antes mesmo de começar a traçar um plano, você precisa ter consciência das coisas que você gosta ou não de fazer e dos seus valores, do que te move. Um bom exercício é listar todas as coisas em que você é bom e também os pontos que você ainda precisa melhorar ou desenvolver.

Outra dica é fazer o teste das 16 personalidades, isso pode te ajudar muito a se compreender melhor. É um bom ponto de partida.

2. Amplie suas habilidades:

Já ouviu falar que conhecimento é poder? Então, realmente é.

Por isso, tente conhecer os processos de outras áreas, aprenda coisas novas, faça cursos, ajude pessoas de outros times com demandas pontuais e esteja sempre disposto a adquirir conhecimento. Logo, você irá descobrir habilidades que nem imaginava possuir.

Uma sugestão é começar a evoluir as habilidades que listou no exercício anterior.

3. Tenha foco:

Quanto mais cedo você descobrir o que te faz feliz, mais rápido você definirá os seus propósitos e assumirá a direção da sua carreira. Depois disso, basta traçar um plano e manter o foco para não desistir dos seus objetivos e nem esquecer das suas metas.

Um estudo publicado pelo Valor Econômico, por exemplo, mostrou que as relações de trabalho se transformaram ainda mais durante a pandemia. Isso porque as empresas mudaram suas formas de se organizar, relacionar e fazer negócios. Deste modo, os cargos e as funções também foram redistribuídas de acordo com as necessidades do mercado.

Mas, os profissionais que buscaram protagonismo individual, foram os mais inclinados a minimizar os impactos causados por essas mudanças. Isso porque eles assumiram responsabilidades e agiram rapidamente para traçar o seu próprio caminho.

E agora que você já entendeu melhor que o é o protagonismo na carreira e como colocá-lo em prática, que tal assumir as rédeas do seu futuro? Acredite: sua carreira está em suas mãos. Aqui na Tenda, por exemplo, nós prezamos pelo esforço e pelo empenho das nossas pessoas. E, por isso, queremos que elas participem ativamente das tomadas de decisões e colaborem com cada um dos nossos projetos. Afinal, juntos caminhamos melhor.

Aproveite para ler também nossos artigos sobre a transformação digital no mercado de trabalho e de boas práticas para liderar em períodos de grandes mudanças.

 

Autor do Post | Tenda Blog
Escrito por:

Tenda

Quer um desconto de até R$ 55 mil para comprar seu apartamento?

Clique aqui

Seta Ballon down | Tenda.com
Tais subsídio | Tenda.com Ícone fechar | Botão fechar | Blog da Tenda| Tenda.com

Saia do aluguel e conquiste seu apartamento. Dê o primeiro passo agora mesmo.


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

(0) Comentários
Este artigo ainda não possui comentário. Seja o primeiro.