PROPÓSITO: O SEGREDO PARA SER MAIS FELIZ NO TRABALHO

#JeitoTendaDeSer

Durante um discurso a uma turma de formandos de Harvard, Mark Zuckerberg (o fundador do Facebook) disse que o propósito é a “consciência de que fazemos parte de algo superior a nós mesmos, que somos necessários e que teremos algo melhor no futuro pelo qual se vale a pena trabalhar”.

Loja Virtual Tenda
Spotify Blog da Tenda

No trabalho, ele também está muito atrelado ao fato da gente conseguir encontrar sentido e valor no que faz. Além de, é claro, percebermos que não estamos trocando o nosso tempo e as nossas habilidades apenas por dinheiro, mas sim, por algo que nós realmente acreditamos e defendemos.

Por isso, é tão importante alinhar os seus interesses de carreira com uma empresa que, de fato, possua visões e valores parecidos com os seus. Já que, no final do dia, será isso que te fará trabalhar com mais força de vontade, foco nos resultados, criatividade e competência.

Como desenvolver um propósito na sua carreira?

Foto de uma equipe de trabalho feliz | Como ser feliz no trabalho | Jeito de ser Tenda | Blog da Tenda

Um propósito deve ser muito maior do que as coisas que você gosta de fazer. Pense nele como uma ideologia ou algo que dê sentido à sua vida.

Um boa forma de refletir e colocar isso em prática é respondendo algumas perguntas, como por exemplo:

  • Por que eu escolhi essa profissão?
  • O que me motiva a fazer o que eu faço?
  • Como estou alinhado aos valores da minha empresa?
  • O que me faz levantar cedo todos os dias?
  • Quais valores quero entregar ou construir com meu trabalho?
  • Hoje, eu posso me considerar uma pessoa feliz fazendo o que eu faço?
  • Senão, como eu posso melhorar isso?
  • Como eu desejo estar daqui há 10 anos?

Não conseguir responder essas perguntas pode ser um indicativo de que você ainda não tem um propósito definido e, para encontrá-lo, você precisará se conhecer primeiro. Pense nos caminhos que te levaram até onde você está e tente ver quais foram suas maiores frustrações, aprendizados e desafios. Também reflita sobre os momentos que você se sentiu mais motivado e as circunstâncias envolvidas naquela situação.

Imagine, por exemplo, que você está participando de um processo seletivo e o recrutador te pergunta o porquê de você querer trabalhar ali. Sem um propósito definido, certamente, será mais difícil responder o avaliador.

Agora, se você já passou por esse processo de autoconhecimento, conseguirá se sentir mais motivado e inspirado para conectar a missão da empresa aos seus objetivos profissionais, com muita mais clareza e sinergia.

É claro que, todo trabalho possui dias conturbados, mas se você está alinhado com os propósitos da empresa, será mais fácil evitar as frustrações.

Afinal de contas, saber quem você é e o que você quer para futuro também te ajudará a ser mais resiliente nesses momentos.

O propósito na Tenda!

Foto de uma funcionária da Construtora Tenda | Propósito: o segredo para ser feliz profissionalmente | Jeito de Ser Tenda | Blog da Tenda

A Tenda é composta por um time de profissionais que trabalha por um ideal e que se emociona verdadeiramente com as conquistas dos nossos clientes.

Por isso, nós ajudamos as pessoas a materializarem o sonho da casa própria, através da habitação social. Afinal de contas, essa ainda é uma realidade inimaginável para boa parte da população. Mas, por aqui, todos nós trabalhamos firme para construir e fortalecer esse projeto.

“A Tenda tem um papel social muito importante, nosso público é formado por famílias com renda média de R$2.400 por mês e, muitos deles, acreditam que ter sua casa própria é um sonho distante. O que oferecemos como empresa, através do programa Casa Verde e Amarela, é uma opção digna de moradia e isso é capaz de mudar a vida das pessoas”, conta Daniel Gobi Lopes, nosso Gerente de Diversidade, Marca Empregadora e Aquisição de Talentos.

Aliás, o nosso evento de entrega de chaves, traduz muito bem o nosso propósito. Nele, as pessoas vão para Assembleia Geral de Instalação de Condomínio (AGI) pensando que vão participar apenas de uma reunião e, de repente, elas recebem a notícia que já podem pegar a chave e se mudar para seu apartamento  novo.

“É impossível não se emocionar, parece que estamos em um estádio, as pessoas choram, se abraçam e, no fim do dia, isso faz tudo valer a pena”, resume Daniel.

Viu só?

Nós somos a prova viva de que quem trabalha com propósito também trabalha feliz e, se você se identificou com a nossa história saiba que estamos sempre crescendo e aumentando o nosso time de colaboradores.

Então, se você é apaixonado por realizar sonhos e quer fazer a diferença no mundo, por que não se juntar a nós? Estamos aqui te esperando.

Aproveite para ler também os nossos artigos sobre o porquê da resiliência ser tão decisiva para os líderes. Siga-nos também no LinkedIn para ficar por dentro  de tudo o que acontece aqui na Construtora Tenda!

Loja Virtual Tenda
Spotify Blog da Tenda
Autor do Post | Tenda Blog
Escrito por:

Tenda

Saia do aluguel e conquiste seu apartamento. Dê o primeiro passo agora mesmo.


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

(0) Comentários
Este artigo ainda não possui comentário. Seja o primeiro.