Imagem Meu Decorado | Tenda Blog
Encontre sua inspiração em fotos reais de clientes

RESILIÊNCIA: SAIBA COMO DESENVOLVER ESSA SOFT SKILL E SE DESTACAR COMO LIDERANÇA

#JeitoTendaDeSer

23/02/22

Na física, a resiliência está atrelada a capacidade que um corpo possui de voltar à sua forma original depois de ser pressionado. No mundo corporativo, a resiliência é um sinônimo de adaptação, flexibilidade e capacidade de se superar e dar a volta por cima.

Essa soft skill, geralmente, possui um conceito muito amplo e  abrangente. Mas de forma geral, podemos dizer que ela está relacionada a nossa habilidade de manter nosso foco,  produtividade e positividade mesmo diante de situações de pressão ou adversidades.

E em mundo tão dinâmico, volátil e cheio de transformações como o nosso, essa habilidade passou a ser algo fundamental para as lideranças que querem se destacar.

A boa notícia aqui é que, diferentemente do que muitas pessoas pensam, a resiliência não é apenas uma característica pessoal que você nasce com ou sem. Ela é uma habilidade que pode (e deve) ser aprendida, exercitada e praticada no nosso dia a dia.

Por que os líderes precisam ser resilientes?

Foto de um chefe cumprimentando funcionário na frente da equipe | Resiliência: como desenvolver essa soft skill | Jeito de ser Tenda | Blog da Tenda

Como falamos anteriormente, nós vivemos em um mundo de constantes transformações. Nesse cenário, é essencial que as lideranças consigam enfrentar desafios, superar momentos de crises e demonstrar empatia ao lidar com os erros da sua equipe. Assim, quanto mais resiliente você for, mais fácil será conduzir e resolver essas questões.

Afinal de contas, o maior desafio enfrentado pelas lideranças é manter o engajamento dos times. Mas, sendo uma pessoa resiliente, você contribuirá para que seu time adote essa mesma postura, aumentando a confiança e a sensação de pertencimento.

O resultado? Um ambiente muito mais saudável, calmo e prazeroso para todos.

Características das lideranças resilientes

Foto de um chefe apresentando novo funcionário para equipe | Como desenvolver a resiliência | Jeito de ser Tenda | Blog da Tenda

Para ser um líder resiliente, você deve – primeiramente – entender os benefícios e a importância dessa soft skill, além de, é claro, estar disposto a sempre evoluir e implementar pequenas atitudes que, com tempo, vão otimizar tanto sua vida pessoal quanto profissional.

Nesse sentido, as principais características de um líder resiliente são:

  • Autoconfiança;
  • Otimismo;
  • Rede ou busca de apoio;
  • Trabalho com propósitos bem definidos;
  • Adaptabilidade;
  • Criatividade;
  • Vontade de ajudar o outro;
  • Inteligência emocional.

Mas, como desenvolver a resiliência?

Para se tornar resiliente, você pode apostar em algumas práticas, como:

Descobrir mais sobre você mesmo

É fato que ninguém desenvolve a resiliência sem antes se conhecer.

Você precisa ter consciência dos seus pontos fortes e fracos, saber o que te faz se sentir motivado, o que te desanima, quais são suas principais dificuldades, seus anseios, objetivos e etc. Aliás, no ambiente de trabalho, o autoconhecimento se relaciona diretamente com a forma que você vai se posicionar diante de algumas situações.

Pare e reflita um pouco: quais são os seus principais objetivos? O que te faz levantar todos os dias da cama? Quais são seus talentos? E as suas maiores dificuldades? Quais causas te impulsionam? Tem alguma atividade que você ainda não domina? Como você se comporta diante das adversidades? As respostas para essas perguntas vão te ajudar a moldar o seu comportamento, te tornando ainda mais otimista, criativo e flexível.

Uma coisa é certa: nem com todo esforço do mundo, você conseguiria controlar todos os processos. A tecnologia, a  vida e as pessoas estão em constante transformação e, se você não se adaptar a essa mudanças, perderá boas oportunidades.

Mentalizar seus propósitos, objetivos e valores

Para se tornar resiliente, você precisa, antes de qualquer outra coisa, ter consciência de quem você é, de onde você veio e pelo que você trabalha. Afinal de contas, ao mentalizar seus propósitos, você consegue potencializar seus resultados e sua produtividade, impedindo que sentimentos como a ansiedade e o estresse te dominem.

Por isso, experimente reservar um momento para lembrar do porquê de fazer o que você faz. Isso te ajudará a se manter focado, produtivo e motivado todos os dias.

Você não precisa dar conta de tudo sozinho

Muito pelo contrário, uma das melhores formas de lidar com as adversidades é contando com uma rede de apoio. Essa rede pode ser formada tanto pelos seus familiares, amigos ou colegas trabalho, quanto por um terapeuta.  Além disso, um bom líder precisa estar disposto a criar relações e vínculos verdadeiros e saudáveis com o seu time.

Dessa maneira, vocês poderão superar os desafios e obstáculos juntos, de forma espontânea e criativa. E acredite: o dia a dia de trabalho se torna muito mais fácil e produtivo, quando podemos compartilhar nossa rotina e dificuldades com alguém.

Trabalhe o seu controle emocional

Cultivar a inteligência emocional e conhecer os seus próprios limites é algo que ajuda a evitar muitos sofrimentos. Afinal de contas, como já falamos por aqui, refletir sobre seus comportamentos também permitirá que você olhe para dentro de si com mais clareza e cuidado.

Além disso, entender que você não pode controlar todos os processos, te ajudará a gastar menos tempo ou energia com situações irrelevantes. Lembre-se: antes de liderar os outros é preciso liderar a si mesmo.

E, ao desenvolver e praticar esses itens no seu dia a dia, você irá se tornar – constantantemente – uma pessoa mais resiliente e passará a perceber também que está apoiando, dando autonomia e incentivando a sua equipe a crescer junto com você. Através de um relacionamento no qual todos podem compartilhar problemas, desejos e realizações.

Isso porque uma liderança resiliente encoraja seus colaboradores, não sente necessidade de procurar por culpados, incentiva a sua equipe a tomar decisões e a resolver problemas, além de estabelecer metas realistas e manter o seu time inspirado.

Diante disso, não é difícil perceber como a resiliência pode desenvolver sua carreira e te destacar enquanto liderança, não é mesmo? E, agindo dessa maneira, você – certamente – será capaz de construir uma equipe muito mais motivada e produtiva.

Também aproveite esse momento de desenvolvimento, para ler os nossos artigos sobre mindset e propósitos, melhorando assim suas habilidades de gerir pessoas.

Curtiu esse conteúdo sobre soft skills? Então, fica de olho que em breve teremos mais assuntos sobre habilidades profissionais. Siga-nos no LinkedIn para ficar por dentro!

Autor do Post | Tenda Blog
Escrito por:

Tenda

Quer um desconto de até R$ 55 mil para comprar seu apartamento?

Clique aqui

Seta Ballon down | Tenda.com
Tais subsídio | Tenda.com Ícone fechar | Botão fechar | Blog da Tenda| Tenda.com

Saia do aluguel e conquiste seu apartamento. Dê o primeiro passo agora mesmo.


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

(0) Comentários
Este artigo ainda não possui comentário. Seja o primeiro.