LÍDER, DESCUBRA COMO TRABALHAR A SUA MELHORIA CONTÍNUA

#JeitoTendaDeSer

Para ser um líder, nos dias de hoje, não basta apenas saber demandar tarefas à equipe. Cada vez mais, os colaboradores desejam gestores que sejam capazes de dar feedbacks, compartilhem conhecimento e aprendizados e trabalhem para desenvolver seus liderados, proporcionando um ambiente de confiança entre o time.

Loja Virtual Tenda
Spotify Blog da Tenda

Sobretudo, quando a liderança é respeitada e vista como referência pelos funcionários, todos os processos fluem com mais facilidade. Além disso, essa é uma posição que vai além de delegar afazeres e assumir responsabilidades. É necessário saber como agregar e ter estratégia para desempenhar esse papel da melhor forma possível.

Como o líder pode trabalhar sua melhoria contínua?

Foto de uma mulher negra em uma reunião com equipe | Como trabalhar a melhoria contínua de um líder | Jeito Tenda de ser | Blog da Tenda

Ao falarmos em liderar, é preciso que o profissional que ocupa esta posição tenha uma visão geral dos trabalhos que estão sendo executados. Em especial, a liderança ainda precisa saber como se comunicar com todos, ter empatia e ótimo relacionamento interpessoal. No geral, precisa ser uma pessoa disposta a ouvir, que respeite as opiniões e estimule a equipe.

Para isso, é preciso que haja espaço para o líder criar e estimular a criatividade da equipe, de forma que todos trabalhem em desafios que possam propor soluções únicas e inovadoras. Diante desta iniciativa, conseguimos reunir um grupo de pessoas com diversas ideias, habilidades e experiências, em que a troca será fundamental para conquistar os objetivos.

Outro ponto que os líderes devem trabalhar é a inteligência emocional para saber como lidar diante de situações estressantes. Aqui, as emoções não podem atrapalhar a resolução dos problemas. Portanto, é necessário saber como lidar com elas. É um processo que envolve autoconhecimento e muita força para lidar com as fraquezas e com os próprios sentimentos.

Outros pontos importantes para a liderança

Foto de uma mulher em uma empresa | Como melhorar a gestão de um líder | Jeito Tenda de Ser | Blog da Tenda

Inicialmente, não é segredo para ninguém que os colaboradores trabalham com mais motivação quando há reconhecimento. De modo geral, isso pode começar com um simples elogio até chegar a um completo feedback. Os pontos de melhoria devem ser citados, mas também é fundamental saber reconhecer as ações positivas feitas por cada membro da equipe.

Justamente porque, é um exercício que faz toda a diferença na motivação dos liderados. Nesse ponto, ainda é importante avaliar como está a comunicação com o time. Além do mais, os diálogos devem ser claros, honestos e transparentes. Logo, as pessoas precisam saber exatamente o que a liderança espera delas para que não haja ruídos nas entregas das atividades.

Para liderar, é preciso estar disponível, ser capaz de admitir erros e ter ambição para conquistar suas metas. Tudo isso pode ser desenvolvido com base na autenticidade e na honestidade. Vale lembrar que o sucesso não acontece da noite para o dia. Portanto, é preciso ter determinação e perseverança para chegar onde desejar e aceitar assumir riscos.

Todavia, não há apenas um estilo de liderança. Isso porque, cada gestor encontra sua forma de liderar, com base nos seus pontos fortes, nas soft skills e no que planeja para o futuro. Por fim, faça uma autoanálise para se conhecer com mais profundidade e lembre-se que sempre há como colocar em prática táticas para exercer a  melhoria contínua das suas atitudes em um cargo com tamanhas responsabilidades.

Gostou do conteúdo que a Tenda preparou para você? Aproveite para seguir a página no LinkedIn e cadastrar-se para receber as nossas vagas.

Loja Virtual Tenda
Spotify Blog da Tenda
Autor do Post | Tenda Blog
Escrito por:

Tenda

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

(0) Comentários
Este artigo ainda não possui comentário. Seja o primeiro.
Deixe seu contato

A gente quer compartilhar as novidades primeiro com você.