Cadastre-se e fique
por dentro das novidades.





O ano passou rápido demais. Se lembra que em Janeiro você estava fazendo mil planos para 2017?

Prometeu que ia começar a se exercitar, que ia aprender um novo idioma, que ia guardar dinheiro... só que agora já estamos em Outubro e mais uma vez você não cumpriu com a promessa de poupar uma graninha.
Não fique triste! Abaixo, deixamos algumas dicas para que 2018 seja o ano que você vai aprender de uma vez por todas a lidar com os seus rendimentos.

Defina metas:
Para que você quer guardar dinheiro? Para comprar um imóvel? Trocar de carro? Comprar uma TV? Seja qual for o seu objetivo, ele precisa estar bem claro. Isso funciona como um estímulo para poupar dinheiro.

Reveja seus gastos:
Se acha que está juntando pouco dinheiro para atingir seu objetivo, então talvez seja hora de cortar algumas despesas. Então, o primeiro passo é anotar todos os seus gastos. Todas as contas, supermercado, lazer, tudo! Visualizando assim, ficará mais fácil de saber onde precisa apertar mais.

Anote tudo o que gasta:
Já demos essa dica aqui, mas é sempre bom reforçar. Monte uma planilha e tudo o que gastar, anote lá. Existem vários modelos de planilhas de orçamento espalhadas pela internet. Basta dar uma procurada e baixar a que melhor se adapte para as suas necessidades.
Pode parecer trabalhoso no início, mas valerá a pena.

Reserva de emergência:
Ao juntar dinheiro, guarde um pouco também para essa reserva de emergência, que servirá para o pagamento de IPTU, IPVA, matrícula de escola e outros imprevistos. Detalhe importante: nunca mexa nesse dinheiro. Finja que ele nem existe, ok?

Envolva toda a família:
Quando se trata de poupar dinheiro, todos precisam participar, inclusive as crianças. Faça com que eles entendam qual a importância de economizar e que, se estão apertando o orçamento agora, é para um bem maior no futuro.

Boa sorte.      

Como economizar na conta de luz? confira 12 dicas obrigatórias!

Como economizar na conta de luz? confira 12 dicas obrigatórias!

Economia doméstica

A despesa com energia elétrica abocanha boa parte do orçamento dos brasileiros. Para não ficar refém dos reajustes e valores exorbitantes, veja 12 dicas de como economizar na conta de luz. Na hora de pagar as contas de casa, é essencial ficar de olho nos gastos. Afinal, é isso que garante que o orçamento não fique no vermelho no final do mês. Nesse processo, saber como economizar na conta de luz é fundamental. Entre 2014 e 2017, o gasto com energia elétrica subiu mais de 30%. Em 2019, o valor pode subir mais 5% graças a um reajuste já aprovado. Então, gastar menos é fundamental para poder se manter com tranquilidade. Mas como conseguir esse resultado? Leia mais sobre o assunto, confira algumas dicas de como economizar na conta de luz e conquiste um alívio no orçamento doméstico!

Metas financeiras: como definir e cumprir?

Metas financeiras: como definir e cumprir?

Economia doméstica

Não basta apenas ter um sonho: é preciso elaborar um plano para chegar até ele. Para que o orçamento viabilize esse desejo, definir e cumprir metas financeiras é indispensável Aprenda como fazer isso e chegue onde deseja! Para alcançar os sonhos, o planejamento é fundamental.

Conheça os gastos desnecessários que não deixam você conquistar nada

Conheça os gastos desnecessários que não deixam você conquistar nada

Economia doméstica

Seu dinheiro simplesmente some antes que você consiga separar alguma parte para conquistar seus sonhos? Saiba que o grande vilão das suas contas podem ser os gastos desnecessários. Confira alguns dos mais comuns e saiba se você também perde dinheiro e qualidade de vida com eles!

Móveis planejados têm um bom custo-benefício para apartamentos pequenos?

Móveis planejados têm um bom custo-benefício para apartamentos pequenos?

Economia doméstica

Móveis planejados otimizam o uso de pequenos espaços, dando utilidade a locais que, muitas vezes, seriam desperdiçados — como áreas próximas ao teto, cantos entre paredes etc. —, além de conferirem mais harmonia à decoração dos ambientes. Quer saber mais?

Parabéns para a França e bon appétit para você.

Parabéns para a França e bon appétit para você.

Economia doméstica

A França abocanhou o título mais uma vez, mas nem por isso você vai ficar com água na boca. Aprenda agora mesmo a fazer um delicioso Petit Gateau e tenha um bom motivo para comemorar essa vitória dos franceses. Nem que seja na cozinha ao invés do campo.

Finanças para autônomos: conheça 5 dicas essenciais de organização!

Finanças para autônomos: conheça 5 dicas essenciais de organização!

Economia doméstica

As finanças para autônomos têm que ser muito bem planejadas para que esses profissionais consigam realizar objetivos em médio e longo prazo — mesmo com suas rendas variando mês a mês. Muitas vezes, autônomos têm rendas maiores do que profissionais com carteira assinada. Porém, somente por meio do controle rigoroso das receitas e das despesas é possível que quem trabalha por conta própria consiga realizar grandes projetos — como adquirir a casa própria. Se você faz parte desse grupo e deseja aprender a se organizar, este artigo sobre finanças para autônomos foi feito para você. Aproveite as dicas!
Todos os direitos reservados Tenda
CPNJ: 09.625.762/0001-58