O período de férias escolares é aguardado com grande expectativa pelos pequenos e pelos jovens de todo o Brasil, especialmente as férias de final de ano, que trazem uma atmosfera única e mágica. Embora o recesso de julho também seja querido pela criançada, as férias de final de ano ganham um brilho especial com as celebrações natalinas e a contagem regressiva para o Ano-Novo. Este guia apresentará 10 dicas criativas para você e toda família aproveitarem ao máximo esse momento de descanso sem prejudicar as finanças.

Quando começam as férias escolares?

Quando começam as férias escolares? | Foto de uma mãe e filha sentadas enquanto leem uma livro | Economia e renda extra | Eu Dou Conta

O momento das férias escolares no Brasil, é com certeza um dos momentos mais aguardados pelos estudantes. Apesar de não possuir uma data exata para acontecer, as férias escolares costumam acontecer em dois momentos do ano, o primeiro entre junho e julho, sendo essas as férias de meio de ano, e o segundo momento entre dezembro e fevereiro, configurando as férias de fim de ano. É importante ressaltar, que a definição das datas de férias escolares varia de acordo com alguns pontos, como o cronograma de ensino da rede de ensino (pública ou privada) e a região do país.

Como economizar nas férias escolares?

Economizar durante as férias escolares é uma tarefa desafiadora, mas não impossível. Com um pouco de planejamento, dedicação e criatividade, é possível desfrutar momentos inesquecíveis, mesmo com o orçamento mais enxuto, e assim vivenciar experiências incríveis, nutrindo lembranças duradouras para toda a vida ao lado da sua família.

Então, para te ajudar nessa aventura, separamos 10 dicas fantásticas que irão facilitar esse desafio:

1. Use a criatividade durante as férias escolares

Muitas vezes a melhor opção para encontrar algo novo, divertido, e que não envolva gastar dinheiro, é inventar uma brincadeira totalmente nova e personalizada levando em consideração as características de cada integrante da família. Desse modo, essas atividades contribuem para fortalecer os laços familiares e também proporcionam um excelente exercício de conexão entre todos os membros do núcleo familiar. Assim, as possibilidades são muitas, desde jogos, sessões de contação de histórias, fantasiar-se de outros membros da família e muito mais. Aqui, ser criativo e espontâneo é a única regra.

2. Aproveite espaços públicos nas férias escolares

Aproveite os espaços públicos nas férias escolares | Foto de um parque | Economia e renda extra | Eu Dou Conta

Já parou para pensar se você realmente conhece todas as praças, parques e demais áreas de lazer e cidadania que a sua cidade tem a oferecer? Portanto, uma excelente forma de desfrutar esses espaços com seus filhos é elaborar um itinerário completo com todos os programas públicos disponíveis, englobando desde museus e bibliotecas até parques e outros atrativos oferecidos pela infraestrutura local. Essa prática proporciona à família a oportunidade de conhecer a cidade de maneira mais ampla e possibilita vivenciar descobertas que podem transformar cada passeio em uma experiência inesquecível.

3. Participe de eventos gratuitos durante as férias escolares

Fique sempre por dentro das programações gratuitas em sua região e planeje-se para aproveitar eventos comunitários, apresentações ao ar livre e atividades multiculturais. Afinal, durante as férias escolares, várias instituições promovem iniciativas voltadas para a população, desse modo, é sempre válido ficar de olho nas oportunidades que podem surgir ao longo desses meses de recesso. Assim, ao participar desses eventos, você e sua família têm a chance de desfrutar momentos culturais enriquecedores, além de participarem ativamente da comunidade local.

4. Faça um acampamento em casa

Faça um acampamento em casa | Foto de uma mãe e filha acampando dentro de casa | Economia e renda extra | Eu Dou Conta

Transforme sua sala de estar, ou o seu quintal, em um acampamento improvisado. Prepare barracas, conte histórias, separe alguns jogos e divirta-se sob uma nova perspectiva da sua própria casa. Assim como já foi dito, ser criativo é essencial para conseguir aproveitar ao máximo, e tá liberado viver uma aventura na savanna do Quintal de Casa ou explorar as cavernas na Ilha Remota do Sofá. Sua imaginação é o único limite.

5. Cozinhe algum prato com as crianças

Cozinhe algum prato com as crianças | Foto de um pai e filho se divertindo na cozinha enquanto cozinham | Economia e renda extra | Eu Dou Conta

Explore receitas desafiadoras e saborosas junto às crianças! Essa atividade proporciona valiosas lições sobre trabalho em equipe e também ensina habilidades básicas que serão úteis ao longo da vida de seus filhos. Você pode encontrar receitas em sites especializados em culinária ou, para uma abordagem mais criativa, criar um menu inspirado nos pratos de séries, filmes ou desenhos favoritos da criançada. Assim, ao envolver os pequenos na cozinha, você promove momentos divertidos em família e estimula os pequenos a se tornarem independentes.

6. Conheça museus gratuitos durante as férias escolares

Uma atividade frequentemente subestimada e esquecida é a visita a museus. Eles desempenham um papel essencial em preservar nossa história e podem ser uma excelente opção educativa e cultural para os pequenos. Embora alguns possam considerar o passeio monótono, a criatividade pode transformar a experiência em algo encantador. Então, desafie seus filhos a listar as histórias, personagens históricos e obras de arte que mais os intrigaram durante a visita. Assim, você pode sugerir que, ao final do passeio, eles criem uma nova história unindo todas essas informações ou façam um desenho inspirado em tudo o que mais os impactou. Além disso, vale lembrar que muitos museus relevantes do país oferecem entradas gratuitas pelo menos uma vez na semana.

7. Use cupons de desconto

Uma prática já muito adotada por famílias em todo o país são as pesquisas por cupons de desconto. Eles podem ser uma ótima maneira de economizar em diversas experiências e ainda podem auxiliar na hora de montar um itinerário, baseando-se nos locais onde eles são aceitos. Existem sites especializados com diversas opções para você aproveitar atrações locais, restaurantes, clubes e muito mais. Portanto, vale pesquisar e se manter informado.

8. Planeje atividades sem sair de casa

Sua maior aliada para economizar é a sua casa. Sempre que possível, transforme o seu lar com atividades dentro de casa, tornando atividades muitas vezes triviais com uma roupagem especial e inesquecível, isso vai te ajudar a economizar muito dinheiro. Portanto, faça sessões de filmes com temáticas diferentes, apresente aos seus filhos os filmes e desenhos que você gostava na infância, assista ao que eles te recomendarem, aposte em jogos de tabuleiros clássicos, leia histórias com interpretações teatrais ou invente novas brincadeiras.

9. Faça um piquenique nas férias escolares

Faça um piquenique nas férias escolares | Foto de uma família feliz fazendo um piquenique ao ar livre | Economia e renda extra | Eu Dou Conta

Crie momentos especiais organizando um piquenique no aconchego do quintal de casa ou até mesmo em parques públicos pela cidade. Faça uma força-tarefa para preparar lanches deliciosos, como sanduíches, frutas e sucos. Pegue a toalha mais bonita, almofadas para deixar o ambiente ainda mais acolhedor e leve jogos, bolas ou até mesmo cartas para aproveitar ao ar livre. O importante é viver um momento agradável com a família.

10. Participe de atividades esportivas

Por fim, mas não menos importante, o bom e velho esporte! Seja assistir a jogos locais ou até mesmo organizar um campeonato com vizinhos nas quadras públicas, praticar esportes se torna uma ótima forma para aproveitar o tempo em família e ainda economizar, além é claro, de usufruir de todos os benefícios que a prática esportiva pode oferecer.

Como planejar as férias escolares?

Como planejar as férias escolares? | Foto de uma mãe segurando sua filha no colo enquanto sorriem | Economia e renda extra | Eu Dou Conta

Também é válido considerar viagens curtas durante as férias escolares, para aproveitar destinos próximos. Com o planejamento certo e um roteiro bem definido, você consegue levar a família para um passeio bacana gastando pouco. Portanto, basta que você tome algumas medidas antes de sair para viajar como:

Definir um orçamento

Antes de tudo, é crucial estabelecer um orçamento realista. Desse modo, determine seus gastos para o transporte, hospedagem, alimentação e atividades, garantindo que a viagem seja agradável sem comprometer suas finanças. Além disso, separe uma quantia para imprevistos.

Pesquisar destinos próximos

Considere destinos próximos à sua cidade durante as férias escolares. Além de economizar tempo de deslocamento, escolher destinos próximos resulta em um passeio consequentemente mais acessível, permitindo uma experiência agradável sem a necessidade de gastar muito para chegar ao destino.

Criar um roteiro econômico 

Elabore um roteiro detalhado para otimizar o tempo durante a viagem. Inclua atrações, atividades e períodos de descanso. Um planejamento cuidadoso maximiza a experiência e ajuda a evitar gastos desnecessários e imprevistos. Portanto, pesquise opções de lazer gratuitas para a cidade ou o local onde vai viajar.

Optar por hospedagens econômicas

Ao escolher acomodações, escolha opções mais econômicas, como pousadas, aluguel de quartos ou campings. Além disso, comparar preços e reservar com antecedência também pode resultar em tarifas mais em conta.

Aproveitar esses momentos de tempo livre com a família é de extrema importância para fortalecer os laços que perdurarão por toda a vida. A construção dessas memórias cria um ambiente mais acolhedor e também contribui para a formação de vínculos duradouros e significativos entre os membros familiares. Essas experiências compartilhadas tornam-se a base de um relacionamento sólido, enriquecendo a conexão entre pais e filhos.

É importante destacar que este guia não consiste em regras que você precisa seguir a risca, e sim sugestões para te inspirar a pensar em formas de aproveitar as férias da criançada sem que você precise comprometer o orçamento da família. Considere os recursos disponíveis a seu favor e explore sua criatividade na elaboração do itinerário. Lembre-se sempre de que o objetivo principal é vivenciar momentos inesquecíveis em família. Adapte as sugestões conforme às necessidades e aos interesses do seu grupo familiar, tornando cada experiência única e memorável.

Sobre o Eu Dou Conta

O Eu Dou Conta é uma plataforma de educação financeira que vai te ajudar a sair do vermelho, conseguir juntar uma renda extra e lidar melhor com o seu dinheiro.

Nós, da  Construtora Tenda, criamos esse projeto para colocar ao alcance de todo brasileiro informações importantes sobre finanças. Queremos mostrar que o dinheiro não precisa ser um problema, mas sim um caminho para alcançar seus objetivos.

Por isso, nosso blog segue uma “trajetória” de conteúdos. Explicamos desde conceitos iniciais como negativação e score de crédito até as principais dúvidas sobre dívidas, como empréstimos e cheque especial, e dicas de como economizar.

Tudo isso em uma linguagem acessível e, por que não (?), divertida. Queremos que as pessoas consigam aprender, tirar suas dúvidas e, posteriormente, dar o próximo passo: talvez começar a investir, poupar ou então realizar sonhos como o da casa própria.

A Tenda é uma grande parceira dos programas habitacionais do Governo Federal como o novo Minha Casa Minha Vida, programa que substituiu o Casa Verde e Amarela. Isso quer dizer que, com a gente, o sonho da casa própria está mais próximo do que você imagina.

Pode acreditar, nós já ajudamos mais de 160 mil famílias brasileiras a conquistarem a casa própria por meio das nossas parcerias. Com mais de 50 anos de história, a Construtora Tenda está presente em nove estados e até mesmo na B3, a Bolsa de Valores do Brasil. Aproveite para conhecer a nossa Loja Virtual e encontrar um apartamento pertinho de você.