Você piscou e nós já estamos quase na metade do ano! Que tal relembrar o que aprendemos no mês de junho? É só aproveitar o resumo do Eu Dou Conta de 2022!

Esse conteúdo também está disponível na versão podcast. Aproveite a praticidade do áudio que preparamos para você. Para ouvir é só clicar no play!

Tais, assistente virtual da Construtora Tenda | Blog Eu Dou Conta

O que é o Eu Dou Conta de 2022?

Eu Dou Conta de 2022

Sem dúvida, 2021 não foi um ano fácil, não é? A gente se empolgou com o “só se vive uma vez”, mas esquecemos que os boletos estão bem vivos todos os meses. Ainda bem que 2022 está aí pra você dar um jeito nas contas!

E pensando em “ano novo, vida nova”, nós criamos o “Eu Dou Conta de 2022”, um projeto que tem o objetivo de te ajudar a melhorar sua saúde financeira.

Nós vamos postar dicas e conteúdos que vão te ajudar a economizar, lidar com as dívidas e realizar seus sonhos. São 365 dicas, 365 oportunidades pra você mudar de vida. É só conferir lá nos stories do Instagram. Vamos juntos?

Dicas para manter o nome limpo

Dicas para manter o nome limpo | Homem segurando um celular | Como limpar o seu nome

Você sabia que cerca de 59 milhões de brasileiros estão com o nome sujo? Segundo dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), essa é uma realidade muito comum no Brasil, provocada por inúmeros motivos, que vão desde contas atrasadas até dívidas sem fim.

Portanto, se tem um assunto que não poderia ter ficado de fora das dicas do Eu Dou Conta de 2022 de junho, é sobre nome sujo! Vamos relembrar quais foram os principais temas? Continue acompanhando!

Qual é o problema de ficar com o nome sujo?

Se você acha que ter o nome sujo é apenas ganhar a fama de mau pagador, está muito enganado. Para esclarecer, além de ficar com as suas finanças comprometidas, as consequências podem resultar em:

  • Restrição de crédito;
  • Multas e juros altos;
  • Suspensão de serviços.

Ou seja, tudo isso já pode resultar em muita dor de cabeça, né? Logo, a melhor opção é consultar a sua situação e aprender como limpar o seu nome o quanto antes!

Quanto tempo leva para limpar o nome?

Nessa linha, se você descobriu que está com o nome sujo e quer sair dessa situação, o primeiro passo é pagar a dívida com o credor (a empresa para qual você está devendo, e que fez o registro do seu CPF em um órgão de proteção ao crédito).

Você conseguiu quitar essa conta? Maravilha! Então, a empresa credora tem até cinco dias úteis após a confirmação do pagamento para tirar o seu nome da lista de negativados. Dessa forma, vale ressaltar que: para quem paga através de boletos ou cheques, o valor pode demorar um pouquinho mais para ser liberado. Além disso, se você quitou a dívida em parcelas, a partir do pagamento da primeira prestação seu nome já volta a ficar limpo, dados os cinco dias úteis.

Entretanto, caso isso não ocorra, você pode pedir a exclusão diretamente no serviço de proteção ao crédito ou entrando em contato com a empresa. Mas, se mesmo assim o problema continuar, é possível acionar os órgãos e empresas de defesa do consumidor. Para esclarecer, em último caso você pode entrar com uma ação judicial por negativação indevida.

CPF cancelado é o mesmo que nome sujo?

Outro tema que vimos em junho foi sobre CPF cancelado. Na mesma linha, muitas pessoas possuem dúvidas sobre esse assunto, confundindo com o nome negativado. Afinal, será que é tudo a mesma coisa ou tem diferença?

Em primeiro lugar, o CPF é cancelado quando o seu cadastro de pessoa física apresenta alguma irregularidade, que pode ser motivada por muitos fatores, desde erros no preenchimento, perda ou roubo de documentos ou um pedido judicial. Acima de tudo, estar com o CPF cancelado é ter problemas com a Receita Federal, já que esse número não pode conter duplicidade.

Por outro lado, estar com o nome sujo significa que você não pagou uma conta e por isso o banco inscreveu o seu nome na lista de negativados de órgãos como a Serasa, SPC Brasil, Boa Vista SCPC e por aí vai.

Como saber se o CPF foi cancelado?

Sem sombra de dúvidas, ninguém quer passar pela dor de cabeça que é ter o CPF cancelado por irregularidades ou até mesmo por roubo. Para evitar isso, basta entrar no site da Receita Federal e digitar o número do documento e a data de nascimento. Então, será exibido o comprovante de Situação Cadastral no CPF, onde você pode verificar se está cancelado ou com outro status.

Assim, você também pode consultar os serviços de empresas como SerasaBoa Vista SCPC e SPC Brasil, que sempre terão informações sobre o seu nome e seu perfil como comprador.

Score de crédito

Score de crédito | Eu Dou Conta

Na mesma linha, em junho também falamos sobre score de crédito. Para esclarecer, o score é um indicador do seu perfil financeiro, que fica disponível para consulta por empresas e bancos. Com uma pontuação entre 0 e 1000, ele indica se você é um bom ou mau pagador.

Em outras palavras, a pontuação de score de crédito funciona da seguinte forma:

  • Até 300 pontos: alto risco de inadimplência;
  • Entre 300 e 700: risco médio de inadimplência;
  • Acima de 700: risco baixo.

Por isso, se a sua pontuação estiver abaixo de 700 pontos, já é legal ficar de olho e ver o que você pode melhorar.

Mitos sobre o score de crédito

Da mesma forma, o score é muito usado por empresas na hora de fazer empréstimos, financiamentos ou até mesmo conceder um cartão de crédito. Nesse sentido, muitas pessoas confundem os conceitos e acabam acreditando em mitos sobre o score. Em junho, nós desmistificamos os principais deles. Confira:

  • Consultar o CPF várias vezes diminui a pontuação;
  • Ter renda alta pode aumentar o score;
  • É possível pagar para aumentar o score;
  • Quem é jovem tem score baixo;
  • Colocar o CPF na nota fiscal aumenta a pontuação.

Verdades sobre o score de crédito

Para não cair em golpes, é muito importante saber o que é verdade ou não sobre score. Por isso, confira o que realmente vai te ajudar a aumentar a sua pontuação!

  • Limpar o seu nome;
  • Ter contas em seu nome;
  • Se possível, pagar as dívidas com antecedência;
  • Quitar as dívidas em atraso;
  • Ter investimentos em instituições financeiras;
  • Se inscrever no Cadastro Positivo.

Eu Dou Conta das dívidas

Dúvidas sobre dívidas | Mulher preocupada olhando para dívidas | Eu Dou Conta

As dívidas são um assunto que ninguém gosta de falar, né? Mas, também é verdade que acumular muitas dívidas pode gerar consequências sérias para a sua vida financeira. Acima de tudo, para evitar que isso aconteça, em junho nós esclarecemos algumas dúvidas sobre o tema.

Como funciona a prescrição de dívida

Você sabia que as dívidas têm data de validade? Pois é! Assim como quase tudo, aquelas contas que você atrasou o pagamento também possuem um período para deixarem de sujar o seu nome: cinco anos. Para esclarecer, estamos falando da prescrição de dívida.

Em resumo, a prescrição de dívida é o tempo necessário para que as empresas a quem você deve percam o direito de te cobrar. Ou seja, após esse período, o seu nome sai da lista de negativados. Mas atenção! Isso não significa a dívida não exista mais ou que o credor não tenha mais direito a cobrança! Ela continua, inclusive, acumulando juros.

Assim, o que realmente muda são os meios que o credor pode utilizar para cobrar. Ou seja, quando a dívida ainda não foi prescrita, o banco ou financeira pode acionar todos os meios judiciais disponíveis para fazer a cobrança. Depois desse prazo, os recursos ficam indisponíveis e toda a cobrança deve ser administrativa.

Vantagens de trocar uma dívida

Sabe aquela dívida difícil de pagar, que tá tirando o seu sono? Ela pode ser trocada por uma mais barata. Calma que não é conto de fadas, vamos te relembrar como a troca de dívidas funciona.

Trocar uma dívida significa pagar uma conta que apresenta custos mais altos através de um crédito com custos mais baixos. Em outras palavras, trocar uma despesa que apresenta juros altos por outra com juros menores. Assim, o risco de você acabar ficando negativado, ou seja, com o nome em listas como a do SPC e Serasa cai, e a sua saúde financeira melhora.

A partir disso, trocar uma dívida possui muitas vantagens para o seu bolso, como economizar dinheiro, fugir dos juros altos e se organizar financeiramente. Maravilha, né? Então, agora é só se ajeitar e buscar oportunidades para trocar as dívidas e sair do prejuízo!

Tipos de dívida ativa

Da mesma forma, em junho também falamos sobre dívida ativa e os seus principais tipos. Mas, se você não conseguiu tirar suas dúvidas sobre esse tema, a gente lembra para você!

Dívida ativa é uma conta que deixamos de pagar para o governo (seja federal, estadual ou municipal), como impostos, multas e taxas. Na mesma linha, temos dois tipos de dívida ativa que podem te deixar nessa situação: a tributária e a não tributária. Nesse sentido, a primeira está relacionada à uma dívida de qualquer categoria de imposto (tributo), como IPVA, IPTU e Imposto de Renda. Por outro lado, o segundo tipo inclui multas de trânsito, contribuições, aluguéis, taxas de ocupação, indenizações, restituições, entre outras.

No entanto, o grande problema é que a pena para quem tem uma dívida ativa vai desde ter o nome negativado até mesmo ter bens confiscados, como casas e carros.

Empréstimo para quitar dívidas: vale a pena?

Uma das alternativas mais conhecidas para se ver longe das dívidas é através de um empréstimo. Afinal, ele é um valor que normalmente é liberado com facilidade e em muitos casos até no mesmo dia em que você pede. Entretanto, muitas pessoas não sabem se esse acordo vale a pena, já que o empréstimo não deixa de ser uma nova dívida que você vai assumir.

Apesar disso, quando há organização e planejamento para fazer um empréstimo e quitar as dívidas, ele pode ser uma boa saída. Antes de mais nada, vamos relembrar as situações em que vale a pena pegar um empréstimo? Confira:

  • Quando as dívidas são urgentes;
  • Se os juros são menores;
  • Se você está com o nome sujo.

Nesses casos, se o empréstimo resolver o problema, você vai conseguir pagar suas contas e não vai mais sofrer com as dívidas. Ou seja, basta ter foco e disciplina!

Cuidados ao fazer um empréstimo estando negativado

Agora que você já sabe que o empréstimo pode ser uma boa solução para quem está com dívidas acumuladas, vamos lembrar também dos cuidados que você deve ter antes de lidar com esse processo.

Em primeiro lugar, esteja atento para não cair em nenhum tipo de golpe! Em outras palavras, empresas fraudulentas se aproveitam dessa situação para cobrar depósitos antecipados, por exemplo. Portanto, nunca aceite condições como essa! Pesquise antes de fechar negócio e não pague nenhum valor antes de receber o empréstimo.

Além disso, você deve sempre prestar atenção no valor dos juros do empréstimo, comparando com os juros das dívidas e entendendo se vale a pena pagar. Em resumo, coloque tudo no papel e veja se o empréstimo cabe no seu orçamento.

Dúvidas sobre cartão de crédito

Dúvidas sobre cartão de crédito | Máquina e cartões de crédito | Eu Dou Conta

Todo mês o cartão de crédito acaba sendo o grande vilão das suas finanças? Sabemos bem como isso pode acontecer. Apesar de ser uma ótima ferramenta, o mau uso do cartão de crédito pode ocasionar em dívidas e até na negativação do seu CPF.

Por isso, em junho também falamos sobre boas práticas do uso do cartão de crédito e como não se endividar com ele. Veja a seguir!

Quando pedir para aumentar o limite do cartão?

Você acha que o limite do seu cartão de crédito é muito pouco para as suas contas? Ou, se deparou com uma emergência e precisa de uma ajuda financeira? Nesses casos, aumentar o limite pode ajudar. Ao mesmo tempo, uma boa dica é sempre deixar uma quantia do limite liberada por segurança, assim você pode se prevenir desses contratempos.

Dessa forma, você vai conseguir usar o cartão com maior liberdade. Acima de tudo, o mais importante é saber se você terá como pagar a fatura no final do mês.

Como não entrar no crédito rotativo

No Eu Dou Conta de 2022, nós já falamos também sobre o crédito rotativo, que é quando você não consegue pagar toda a fatura do cartão de crédito e acaba deixando uma parte para o próximo mês. Nesse sentido, apesar de parecer mais fácil, essa ferramenta pode ser muito perigosa, pois os juros são maiores, e em casos de não pagamento, pode haver multa e até restrição de crédito.

Ou seja, é melhor tomar conta do seu dinheiro do que partir para essa opção, certo? Por isso, veja a seguir algumas dicas que vão te ajudar nessa missão:

  • Entenda que o cartão de crédito não é dinheiro extra;
  • Evite o parcelamento de compras;
  • Não empreste seu cartão de crédito;
  • Controle os seus ganhos e gastos;
  • Avalie sempre a necessidade da compra;
  • Verifique se cabe no seu orçamento;
  • Pague a fatura em dia.

Boas práticas do uso do cartão de crédito

Taxas de juros altas, multas, restrições…as dívidas de cartão de crédito são um perigo, sendo inclusive os tipos de dívidas mais comuns no Brasil. Na mesma linha, muitas pessoas que usam esse recurso acabam se perdendo entre as parcelas e acumulando uma bola de neve de dívidas.

Mas, você não vai correr esse risco! Para esclarecer, em junho nós listamos as principais boas práticas para usar o cartão de crédito com consciência, e você vai rever elas agora mesmo:

  • Pague sempre a fatura total;
  • Não atrase o pagamento;
  • Tenha cuidado com compras em pequenos valores;
  • Não tenha muitos cartões de crédito;
  • Repense seus hábitos de consumo.

Tudo sobre contas bancárias

Tudo sobre contas bancárias | Homem segurando um cartão de crédito e um celular

Parte do processo de aprender como colocar a educação financeira em prática é saber quais são os recursos que mais poderão trazer benefícios para o seu bolso. Nesse sentido, conhecer os diferentes tipos de conta bancária é fundamental para cuidar melhor do seu dinheiro.

Em primeiro lugar, cada conta possui um objetivo diferente, que vai variar de acordo com as suas necessidades. A seguir, veja quais são e qual se encaixa mais no seu perfil:

Conta corrente gratuita

Qualquer banco é obrigado pelo Banco Central do Brasil (BCB) a oferecer contas gratuitas que incluem um pacote de serviços básicos, como:

  • Duas transferências bancárias entre contas da instituição;
  • Dez folhas de cheque por mês e consultas pela internet;
  • Cartão com função de débito;
  • Dois extratos bancários por mês;
  • Quatro saques por mês.

Porém, os bancos podem exigir condições para evitar a falta de movimentação. Ou seja, caso isso aconteça, a gratuidade será perdida. Além disso, a conta gratuita não anula o pagamento de taxas e empréstimos, como por exemplo o uso do cheque especial.

Conta corrente paga

Normalmente, a conta corrente com mensalidade costuma apresentar mais benefícios do que a gratuita, já que o cliente paga a taxa de manutenção.

Entre essas facilidades, podem estar inclusas taxas menores, descontos em produtos do mesmo banco e até aconselhamento gratuito. Porém, tudo vai depender das regras da instituição.

No entanto, a conta corrente paga exige um saldo mínimo para funcionar, especialmente para a cobrança da taxa de manutenção. Mas, para escolher a melhor opção, compare os benefícios e entenda quais serviços você realmente precisa.

Conta universitária

Dedicada especialmente para pessoas que estão fazendo faculdade, a conta universitária possui muitos benefícios: taxas menores, descontos e meia entrada em shows, cinemas, teatros e por aí vai.

Na mesma linha, com a conta universitária é possível até mesmo solicitar um cartão de crédito com zero tarifas. Mas, relembramos que tudo vai depender da instituição que você escolher.

Conta digital

A conta digital basicamente funciona como uma conta corrente comum. Logo, é possível fazer transferências, pagar boletos, receber e sacar dinheiro. No entanto, a grande diferença está na interação: não é necessário ir até o banco para fazer algumas solicitações, a maioria dos processos podem ser resolvidos digitalmente.

Por exemplo, para pedir o aumento do limite do cartão, ou abrir a própria conta, você pode fazer tudo pelo aplicativo. Apenas os saques que continuam sendo feitos em caixa eletrônico.

Conta salário

Aberta pela empresa no momento da contratação, esse tipo de conta possui como finalidade apenas o recebimento do salário, pensões, 13° e aposentadoria. Além disso, é isenta de tarifas, só pode ser movimentada com cartão de débito e permite apenas saque e consulta de extrato.

Como fazer a portabilidade da conta salário?

Quer transferir o seu pagamento para sua conta corrente? Então, a portabilidade vai te ajudar nesse sentido! Em primeiro lugar, comunique a instituição bancária que você deseja fazer a portabilidade. Pode ser via e-mail, aplicativo, internet banking ou indo até uma agência.

Depois, é só esperar a confirmação do banco e aguardar para que seu pagamento seja feito na nova conta escolhida. Ainda mais, vale destacar que não é necessário que as contas sejam do mesmo banco.

Assim, você consegue ter o seu salário na conta que preferir, já que a conta salário não possui tantas funcionalidades.

TED, DOC ou PIX: qual é a melhor opção de pagamento?

Hoje em dia, existem diversas formas de pagamento, transferência e movimentação de dinheiro. Por isso, é comum encontrar pessoas que têm dúvidas sobre como cada uma funciona. Ou seja, se você quer saber qual é a melhor opção entre TED, DOC ou PIX, se liga no que contamos no mês passado!

A resposta vai depender da urgência da operação. Por exemplo, se você precisa realizar uma transferência para o pagamento de uma conta no último dia do vencimento, se o destinatário precisa receber o dinheiro logo ou se a quantia é acima de R$ 4.999,99, o TED é a melhor opção.

Por outro lado, se a pessoa ou estabelecimento puder esperar um ou dois dias para receber o valor, o DOC pode ser uma boa alternativa. Em alguns bancos o DOC é mais barato, então essa é uma forma de economizar com tarifas bancárias.

De outra forma, com o PIX você pode fazer a transferência em qualquer momento, independente do dia e horário. Mas, se você não for adepto à essa forma de pagamento, pode usar o TED para operações mais rápidas e o DOC para aquelas que não são tão urgentes.

Regimes de trabalho

Regimes de trabalho | Eu Dou Conta

Cada vez mais, novos regimes de trabalho surgem no Brasil. Nessa linha, em junho também falamos sobre MEI, Pessoa Física e como trabalhar como autônomo. A seguir, veja o que aprendemos!

MEI 

Para muitas pessoas, se tornar um microempreendedor individual é a solução para sair da informalidade. Nesse sentido, além de ter direito a alguns benefícios da Previdência, o MEI pode emitir notas fiscais, pedir empréstimos, e por aí vai.

Mas, para se tornar MEI, é necessário se encaixar em alguns requisitos. Veja:

  • Ter faturamento anual de até R$ 81 mil ou proporcional aos meses trabalhados;
  • Não ser sócio, administrador ou titular de outra empresa;
  • Exercer uma das mais de 450 atividades permitidas.

Da mesma forma, quem é CLT e exerce uma atividade paralela também pode se tornar MEI. Em outras palavras, é o caso de quem faz freelance para complementar a renda mensal.

Dicas para trabalhar como autônomo

Você têm o desejo de trabalhar como autônomo? Ser seu próprio chefe e gerir seu negócio da forma que você achar melhor? Ter uma rotina flexível e não precisar de licença específica para atuar em algumas áreas são pontos que chamam muito a atenção, não é mesmo?

Pensando nisso, trouxemos dicas para ter sucesso nos negócios como autônomo. Saiba mais:

  • Aprenda a se organizar financeiramente;
  • Crie uma rotina de trabalho;
  • Saiba divulgar os seus serviços;
  • Fortaleça suas redes sociais;
  • Busque sempre melhorar.

Pessoa Física

No mês anterior, também tiramos algumas dúvidas sobre Pessoa Física (PF). Para esclarecer, se você não trabalha como Pessoa Jurídica (PJ), então você faz parte dessa categoria! Mas afinal, quais são os impostos que uma PF paga? Confira:

  • Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF);
  • O Imposto sobre a Propriedade Territorial Urbana (IPTU);
  • Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI);
  • O Imposto sobre a Mortis e Doação de Bens ou Direitos (ITCMD);
  • Imposto sobre Operações Financeiras (IOF);
  • Por último, o Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA).

Ainda mais, vale destacar que essas cobranças variam de acordo com a situação pessoal de cada indivíduo. Ou seja, quem não tiver imóvel próprio ou automóvel está livre do IPTU e do IPVA, por exemplo. Assim como quem não receber bens ou heranças também não terá contato com o ITBI e o ITCMD.

Organizando suas finanças

Organizando suas finanças | Calculadora e cofrinho

Um dos motivos que podem estar fazendo você se perder no mundo das dívidas é a falta de uma organização financeira eficiente. Em outras palavras, controlar, conhecer e ajustar seu orçamento, de acordo com os objetivos que você deseja realizar.

Sobretudo, esse tema é tão importante que nós não poderíamos deixar de falar dele em junho. Quer descobrir como montar uma organização financeira? Então, pegue papel e caneta e anote todas as dicas a seguir!

  • Faça uma retrospectiva do ano anterior;
  • Reveja seus hábitos;
  • Defina metas;
  • Monte seu orçamento;
  • Quite suas dívidas;
  • Adquira o hábito de poupar;
  • Diferencie os desejos das necessidades verdadeiras;
  • Gaste de acordo com seu padrão de vida;
  • Tenha uma renda extra;
  • Pague as contas antes do vencimento;
  • Planeje suas compras;
  • Cuidado com o cartão de crédito;
  • Evite novas dívidas;
  • Comece uma reserva de emergência;
  • Aprenda sobre educação financeira.

Exemplos de metas financeiras

E já que estamos falando sobre organização financeira, que tal relembrarmos um pouquinho sobre metas? Afinal, elas são uma parte fundamental para aprender a lidar melhor com o dinheiro.

Basicamente, são as metas financeiras que vão te ajudar a se organizar para tirar aquele sonho do papel. Quer ver alguns exemplos? Olha só:

  • Quitar dívidas;
  • Criar um fundo de emergência;
  • Ser promovido ou conseguir um trabalho novo;
  • Aprender sobre investimentos;
  • Gastar menos;
  • Economizar mais;
  • Ter uma renda extra;
  • Escolher um programa de descontos ou pontos;
  • Melhorar sua pontuação de crédito;
  • Viajar;
  • Comprar um imóvel;
  • Aprender mais sobre educação financeira.

Uau! Quanta ideia bacana para se inspirar, né? Agora, é só escolher quais metas você quer cumprir e acreditar que vai dar certo. Você consegue!

Dicas para organizar as contas durante todo o ano

Na mesma linha, seu objetivo pra 2022 é organizar as finanças para o ano inteiro? Nós já estamos em junho, mas ainda dá tempo de fazer isso! Saiba como com as dicas que falamos no Eu Dou Conta de 2022:

  • Crie um planejamento mensal;
  • Crie uma meta para poupar dinheiro;
  • Pesquise os preços;
  • Renegocie se preciso;
  • Faça uma renda extra.

Acima de tudo, ao colocar essas dicas em prática, você já vai sentir uma grande diferença nas suas contas!

Aprenda a economizar

Aprenda a economizar | Mãe e filha colocando moedas em um cofrinho | Eu Dou Conta

Para concluir, vamos fechar o resumo de junho do Eu Dou Conta de 2022 com chave de ouro? Então, bora lembrar de um tema muito importante: economia!

Dicas para economizar no supermercado

Com as contas lá no alto, é necessário repensar alguns hábitos financeiros. Nesse sentido, a alimentação é a terceira despesa que mais pesa no orçamento das famílias brasileiras, de acordo com o IBGE. Logo, ações simples como pesquisar preços e nunca fazer compras com fome podem fazer toda a diferença.

Assim, em junho nós falamos sobre como economizar no supermercado. Para aprender como você pode fazer isso, siga os passos a seguir:

  • Faça uma lista de tudo que você vai precisar;
  • Defina uma meta de orçamento;
  • Monte um cardápio para a semana;
  • Acompanhe as promoções e pesquise preços e marcas;
  • Não faça compras quando estiver com fome ou pressa;
  • Evite levar crianças para o supermercado;
  • Reduza os alimentos prontos;
  • Prefira os alimentos da estação para economizar no supermercado;
  • Evite as seções de produtos que você não precisa comprar;
  • Fique atento aos grandes descontos;
  • Economize fazendo compras em atacado;
  • Conheça os programas de fidelidade e cartões de desconto;
  • Anote todos os seus gastos para economizar no supermercado na próxima vez.

Logo, você já vai poder ter uma visão diferente das compras no mercado e conseguir economizar mais nessa despesa!

11 dicas para economizar dinheiro

Sobretudo, se você quer aprender a economizar não apenas no supermercado mas em qualquer situação, temos uma ótima notícia: em junho, trouxemos 11 dicas para fazer isso de forma fácil. Vem relembrar!

  1. Conheça seus ganhos e gastos;
  2. Corte algumas despesas;
  3. Crie metas para economizar dinheiro;
  4. Esqueça o cartão de crédito;
  5. Faça listas de compras;
  6. Dê adeus aos gastos por impulso;
  7. Use aplicativos de ajuda financeira;
  8. Use cupons de desconto para economizar;
  9. Leve marmitas para o trabalho;
  10. Crie uma reserva de emergência;
  11. Conscientize a família.

Agora é com você! Comece a colocar esses passos em prática agora mesmo, e depois conta o resultado pra gente, combinado?

Eu Dou Conta de 2022: até o próximo mês!

O resumo do mês do Eu Dou Conta de 2022 fica por aqui! Desde já, quais são as suas apostas para julho? É só ficar de olho no nosso Instagram para aprender ainda mais!

Sobre o Eu Dou Conta

O Eu Dou Conta é uma plataforma de educação financeira que vai te ajudar a sair do vermelho, conseguir juntar uma renda extra e lidar melhor com o seu dinheiro.

Nós da Construtora Tenda criamos esse projeto para colocar ao alcance de todo brasileiro informações importantes sobre finanças. Queremos mostrar que o dinheiro não precisa ser um problema, mas sim um caminho para alcançar seus objetivos.

Por isso, nosso blog segue uma “trajetória” de conteúdos. Explicamos desde conceitos iniciais como negativação e score de crédito, até as principais dúvidas sobre dívidas, como empréstimos e cheque especial, e dicas de como economizar.

Tudo isso em uma linguagem acessível e porque não (?) divertida. Queremos que as pessoas consigam aprender, tirar suas dúvidas e, posteriormente, dar o próximo passo: talvez começar a investir, conseguir poupar ou então realizar sonhos, como o da casa própria.

A Tenda é uma grande parceira dos programas habitacionais do Governo Federal, como o Casa Verde e Amarela, substituto do Minha Casa Minha Vida. Isso quer dizer que, com a gente, o sonho da casa própria está mais próximo do que você imagina.

Pode acreditar, nós já ajudamos mais de 120 mil famílias brasileiras a conquistarem a casa própria por meio das nossas parcerias. Com mais de 50 anos de história, a Construtora Tenda está presente em 9 estados e até mesmo na B3, a Bolsa de Valores do Brasil. Aproveite para conhecer a nossa Loja Virtual e encontrar um apartamento pertinho de você.