Quais são os tipos de moradia e como escolher a melhor opção?




Segundo pesquisa da ABRAINC (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias), 77% dos beneficiários do Minha Casa, Minha Vida percebem melhora na qualidade de vida após a aquisição do imóvel.
Mas, com tantas opções disponíveis, é comum surgirem dúvidas sobre qual é a mais adequada.
Esse conteúdo também está disponível na versão podcast. Aproveite a praticidade do áudio que preparamos para você. Para ouvir é só clicar no play!


Além disso, fatores como orçamento, localização, costumes, tamanho da família e necessidades específicas influenciam bastante essa decisão.
Neste guia, conheça as características dos diferentes tipos de moradia no país e como selecionar a melhor opção para o seu perfil.
Quais são os tipos de moradia?


Os principais tipos de moradia são:
- casas (isoladas, geminadas, sobrados);
- apartamentos convencionais;
- lofts;
- kitnets e studios;
- condomínios fechados;
- tiny houses.
Entenda sobre cada um!
Quer saber como conquistar seu apartamento?
Clique no botão e confira dicas pra tirar os planos do papel.
Casas
Esse é um dos modelos mais tradicionais e desejados pelas famílias. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 83% das pessoas residem em casas no Brasil.
É possível classificá-las em três tipos: isoladas, geminadas e sobrados.
As isoladas são independentes e convencionais, normalmente com um gramado ou jardim. Senso assim, são perfeitas para moradores que desejam áreas externas, mais privacidade e liberdade para reformas.
As casas geminadas, por outro lado, compartilham uma ou mais paredes laterais com outras residências, e são mais comuns em condomínios e bairros planejados. Além disso, trata-se de uma opção mais acessível, ideal para quem busca economia.
Já os sobrados são aqueles que possuem dois ou mais andares. Desse modo, esse formato é excelente para pessoas que precisam de espaço vertical, com cômodos em diferentes pavimentos. Ainda mais, é uma boa escolha para famílias em crescimento.
De modo geral, casas são ótimas para aqueles que:
- valorizam ambientes amplos e jardins;
- desejam personalizar o imóvel;
- têm filhos;
- têm animais de estimação.
Apartamentos convencionais


Os apartamentos são a melhor opção para quem prioriza comodidade, praticidade, segurança e localização próxima a centros urbanos.
Os convencionais contam com divisões bem definidas entre os cômodos, como sala, quartos, cozinha e banheiro. Esse modelo se adapta a muitos perfis de moradores, como famílias pequenas, solteiros, estudantes e tutores de pets pequenos.
No entanto, há outras versões que também são populares, como lofts, kitnets e studios.
Lofts
Loft é um estilo de apartamento com características bem marcantes: pé-direito alto, espaços amplos e abertos e poucas divisórias.
Em geral, casais jovens e profissionais que desejam ficar próximos ao trabalho ou em regiões centrais buscam esse tipo de moradia.
Kitnets
Kitnets também são habitações integradas, mas normalmente com um único cômodo que reúne sala, quarto e cozinha, além de um banheiro separado.
Trata-se de uma estrutura básica, ideal para pessoas que vivem sozinhas, estudantes e recém-formados que precisam de uma residência compacta e de baixo custo.
Studios
Studios (ou estúdios) também são locais reduzidos. Porém, a diferença é que esse estilo de apartamento conta com divisórias internas, que providenciam mais privacidade.
Além disso, oferecem menos ambientes e acesso a áreas sociais como lavanderia coletiva, piscina, espaço empresarial e academia.
Assim, esse tipo de moradia tem um público parecido ao das kitnets, como solteiros, estudantes, indivíduos no início da carreira e até quem passa pouco tempo em casa.
Condomínios fechados


Os condomínios fechados são conjuntos de casas ou apartamentos em um local cercado e com controle de acesso. Oferecem uma infraestrutura coletiva que pode incluir segurança 24 horas, áreas de lazer, academias, piscinas e espaços para convivência.
Famílias que priorizam privacidade e comodidade apreciam muito esse formato, principalmente aquelas com crianças ou que desejam um ambiente mais tranquilo e organizado para viver.
Tiny houses
Tiny houses é uma nomenclatura em inglês que significa “casas minúsculas”. Essa é uma tendência arquitetônica que gradualmente se torna mais popular no mundo todo.
São habitações extremamente compactas, com um projeto que aproveita ao máximo cada metro quadrado e oferece soluções inteligentes de armazenamento e funcionalidade.
Geralmente, têm menos de 40 m², e a construção pode ser:
- com estrutura fixa: em um terreno, como casas tradicionais;
- sobre rodas: em cima de um chassis, com documentação de reboque e transportável;
- sem fundação: como contêineres, que uma equipe pode içar e transportar com facilidade.
São ideais para pessoas que adotam um estilo de vida minimalista e até sustentável, ou então buscam reduzir custos com domicílio. Além disso, tiny houses também atraem quem valoriza mobilidade ou pretende morar em áreas mais afastadas e tranquilas, com menor impacto ambiental.
Tipos de moradia no Brasil
Os tipos de moradia no Brasil são:
- casas térreas e sobrados;
- apartamentos em prédios residenciais;
- condomínios fechados;
- repúblicas;
- casas e apartamentos pela Minha Casa, Minha Vida;
- outros programas do governo para famílias de baixa renda;
- moradias rurais (sítios e chácaras);
- fazendas agrícolas e pecuárias;
- casas em áreas indígenas ou quilombolas.
Moradia para pessoas de baixa renda


Políticas públicas e iniciativas oferecem opções de moradia para pessoas de baixa renda no Brasil, com o objetivo de garantir habitação de qualidade a preços acessíveis.
O destaque são os apartamentos do Minha Casa, Minha Vida (MCMV), que contam com infraestrutura básica e se localizam em áreas urbanizadas.
Esse programa do governo oferece subsídios, condições facilitadas e parcelas reduzidas para famílias com renda de até R$ 12 mil mensais, com prioridade para aquelas de menor poder aquisitivo.
Além dos projetos sociais, a Caixa Econômica Federal oferece linhas de financiamento com taxas especiais para quem deseja conquistar o imóvel próprio.
Quer encontrar o seu apartamento ideal?
Agora que você sabe quais são os tipos de moradia, está na hora de dar o próximo passo e escolher o melhor modelo que combina com o seu perfil.
A Tenda tem imóveis acessíveis pelo Minha Casa, Minha Vida, com condições facilitadas e ambientes bem planejados para quem quer conforto, segurança e praticidade.
São opções em vários estados do país, em condomínios fechados, com uma variedade de formatos, ideais para famílias, solteiros e pais e mães de pets.
Então, confira nossos apartamentos à venda e conquiste o sonho da casa própria com a gente!









![Quem tem direito ao subsídio do Minha Casa, Minha Vida? [2025]](https://www.tenda.com/blog/wp-content/uploads/2024/03/Capa-desk-Quem-tem-direito-ao-subsidio.jpg)









Comentários
0
Veja também
Mais lidos