Imagem Meu Decorado | Tenda Blog
Encontre sua inspiração em fotos reais de clientes

Leia isso quando você pensar em desistir da casa própria

Trilha da Conquista

02/08/18

Acha que nunca vai conseguir ser o dono de um imóvel e pretende deixar esse sonho para trás? Descubra 6 motivos para não desistir da casa própria!

Sabe aquela sensação de quando você deseja muito algo, mas sente que nunca vai conseguir? Talvez seja esse o seu caso quando pensa em se tornar dono de um imóvel. Entre tantas dúvidas, receios e obstáculos, desistir da casa própria parece ser o único caminho possível.

Contudo, há vários motivos que mostram que você é, sim, capaz de chegar lá. Ao vencer essas crenças negativas, já terá dado um passo importante para conseguir as chaves tão sonhadas.

Quer saber por que você não deve desistir da casa própria? Então, veja alguns argumentos para convencê-lo de forma definitiva!

Ter um imóvel traz conforto e segurança

Ao ser o inquilino de um imóvel, há muitas dúvidas e incertezas. Mesmo com o contrato extenso, o dono da propriedade pode solicitar a casa ou apartamento e cumprir a multa. Se isso acontecer, você terá que correr contra o tempo para buscar um novo imóvel.

Outro ponto a considerar é que pagar aluguel não é uma forma de investimento. Você, na verdade, desperdiça dinheiro, já que não há construção de patrimônio. Ao quitar um, o próximo já aparece para pesar no orçamento. Sem previsão de quando isso vai terminar, as suas finanças estão sempre comprometidas.

Para completar, se o imóvel não é seu, então não é possível mudá-lo. Esqueça aquela reforma que deixaria a planta redondinha para a família, já que o proprietário provavelmente não aceitará.

Ao não desistir da casa própria, você vence todas essas barreiras. Com conforto, é possível morar no lugar que realmente atende às suas necessidades. Além de tudo, há maior segurança para o patrimônio da família. Esse é um bem durável e importante para garantir que outros desejos se realizem.

Comprar um imóvel é uma forma de investimento

Para que a família tenha segurança, ter um patrimônio é muito importante. No entanto, vários bens perdem valor muito rápido — como um carro, que sofre depreciação a cada ano.

Já um imóvel é um bem durável. Seu valor de mercado pode ser mantido e até aumentado ao longo dos anos, com a valorização da área. Na hora de revendê-lo, por exemplo, é possível obter um bom retorno. Como consequência, esse é um dos melhores e mais seguros investimentos.

Além de tudo, a aquisição traz paz para a família. Ao final, você sempre terá um lar que é seu para morar, independentemente das condições.

Limitar seus sonhos pelo dinheiro não é uma opção

As questões financeiras fazem com que pense em desistir da casa própria? Então, saiba que esse não deve ser o obstáculo que vai pará-lo de conseguir o que deseja. Ao conhecer muito bem o processo, verá que não é preciso se preocupar.

Em primeiro lugar, considere o quanto paga de aluguel. O valor não constrói nada e, ainda assim, você consegue tirá-lo do seu orçamento. Não faria mais sentido destinar parte do dinheiro para a parcela de um financiamento? Mesmo diante das questões imprevisíveis, é possível dar conta do comprometimento.

Se conquistar esse sonho não fosse viável, não haveria tanta gente com o nome na escritura. Muitas pessoas que ganham a mesma coisa ou até menos conseguiram realizar tal desejo. Então, você também é capaz.

Além de tudo, não é preciso dar tanta entrada quanto parece. Ao buscar um bom empreendimento, como uma construtora com condições diferenciadas, iniciar o processo é mais simples.

Adotar o minha casa minha vida é uma possibilidade ampla

Tudo bem, você tem medo de perder o emprego ou de ter uma renda menor no futuro do que possui hoje. Se for o caso, dá para apostar no Minha Casa Minha Vida como um apoio especial.

O programa, criado pelo Governo Federal, oferece financiamento de imóveis para famílias com condições específicas. Em 2017, o valor máximo da renda foi aumentado para R$ 9.000,00, o que torna a possibilidade ainda mais ampla.

Para várias faixas de renda, o Governo Federal oferece subsídios. Isso diminui o valor total a ser pago, o que aproxima o sonho da realidade.

Além de tudo, dependendo das suas qualidades financeiras, é possível obter taxas de juros menores. Assim, dá para pagar menos, reduzir o tempo de financiamento e obter máximo sucesso na hora de adquirir o seu imóvel. Para facilitar o pagamento, é possível compor a renda com outra pessoa, como um cônjuge. Assim, o processo é aprovado com rapidez.

Ter planejamento facilita todo o processo

Se estiver pensando em desistir da casa própria, talvez não esteja considerando um elemento indispensável e de grande ajuda: o planejamento. Esse é um dos ingredientes principais para as grandes realizações da vida — e com a aquisição do imóvel não seria diferente.

Antes de abrir mão do seu sonho, por que não tentar fazer um bom plano? Ao colocá-lo em prática, é possível deixar de depender da sorte e contar com muito mais previsibilidade de atuação.

É o caso de montar um planejamento financeiro, em que você prevê a economia necessária para dar a entrada e pagar as parcelas do financiamento. Ao olhar o orçamento, notará que há como poupar dinheiro em alguns gastos e até eliminar outros. Assim, dá até para fazer sobrar dinheiro e se comprometer com o financiamento.

Assumir o compromisso não é tão difícil quanto parece

Quando o tema é a compra do imóvel próprio, é comum sentir que essa é uma grande responsabilidade. Ocupar parte das finanças por alguns anos e depender da renda no patamar certo assusta muita gente — e isso é natural.

Mas se parar para pensar, verá que desistir da casa própria pela importância do compromisso não faz sentido. Ao se casar, você também firma um laço que, espera-se, seja para toda a vida. Ao ter filhos e até ao cuidar de um bichinho de estimação há um comprometimento por muitos anos.

Realizar o financiamento da sua casa própria é apenas outro compromisso da vida adulta. E o benefício é que ele, diferentemente de vários outros, tem data certa para se encerrar. Depois, basta curtir o imóvel e a sensação de realizar o desejo.

Vencer as dificuldades e os medos leva a ótimos resultados

Já ouviu a frase que diz: “Daqui um ano, você gostaria de ter começado hoje”? Ela demonstra como o receio pode atuar na sua vida. Ao ficar com medo de dar início a algo, há o adiamento de sonhos que já poderiam estar em progresso.

Desistir da casa própria só fará com que perca um tempo precioso que poderia ser usado na aquisição do imóvel desejado. É claro que não se trata de uma tarefa fácil, mas ela vale a pena. Os grandes desafios e sacrifícios, em geral, são acompanhados de recompensas ainda maiores.

Ao desistir da ideia de desistir, você notará que a sua força de vontade e o seu planejamento são muito mais fortes que os medos e dificuldades. Assim, é fácil chegar ao resultado tão desejado.

Desistir da casa própria não deve ser a sua opção, principalmente se for baseada em receios e inseguranças. Ao considerar todos esses argumentos, você verá que está no caminho certo ao adotar um financiamento e buscar o seu sonho!

Para ter as inspirações e informações ideais, assine nossa newsletter e fique sempre por dentro!

Autor do Post | Tenda Blog
Escrito por:

Tenda

Quer um desconto de até R$ 55 mil para comprar seu apartamento?

Clique aqui

Seta Ballon down | Tenda.com
Tais subsídio | Tenda.com Ícone fechar | Botão fechar | Blog da Tenda| Tenda.com

Saia do aluguel e conquiste seu apartamento. Dê o primeiro passo agora mesmo.


(0) Comentários
Este artigo ainda não possui comentário. Seja o primeiro.