Imóvel dos sonhos: ache o imóvel perfeito – Tenda



Cadastre-se e fique
por dentro das novidades.





"Escolher um imóvel nunca é fácil. Você pode perder muito tempo visitando apartamentos que nada tenham a ver com você. Por isso, é interessante seguir alguns passos para eliminar as opções que não agradam e priorizar aqueles que você gosta mais!
Já se sentiu perdido em meio a muitas opções?"

"Escolher um imóvel nunca é fácil. Você pode perder muito tempo visitando apartamentos que nada tenham a ver com você. Por isso, é interessante seguir alguns passos para eliminar as opções que não agradam e priorizar aqueles que você gosta mais!
Já se sentiu perdido em meio a muitas opções?"

O programa Minha Casa Minha Vida fornece aos possíveis compradores uma infinidade de imóveis disponíveis! No meio de tantas possibilidades, é normal que você se sinta um pouco desnorteado. Mas esperamos que isso não seja um empecilho para você conquistar o imóvel dos sonhos! Continue a leitura e saiba o que é necessário para fazer a melhor escolha possível!

Crie uma lista

É importante criar uma checklist antes de iniciar a procura por um imóvel, listando os pontos que você não abre mão em ter e aqueles que são dispensáveis.
Isso impede que você gaste muito tempo procurando imóveis que não se encaixam nas suas necessidades, focando nos apartamentos que estão dentro do esperado e direcionando as suas buscas.

Defina um valor 

Para começar, é importante definir o valor limite que o seu imóvel dos sonhos deve atingir. Para isso, é importante analisar a renda de todos os envolvidos na compra do apartamento, reunir os gastos atuais e fazer uma previsão das despesas futuras. Depois disso, institua um valor máximo que é possível pagar mensalmente.
Além disso, quanto maior for o valor dado na entrada, menores serão as prestações. O recomendado é que o valor das mensalidades não ultrapasse 30% de toda a renda bruta.

Analise as condições legais

Não se esqueça do mais importante: tenha atenção à regularização de todos os documentos. Pode ser muito complicado entender os termos técnicos utilizados na área de mercado imobiliário.
Por isso, se sentir muita dificuldade, peça ajuda a um advogado ou a algum outro especialista do ramo — o agente de vendas da construtora também será capaz de ajudar.

Planeje-se para gastos eventuais

Quando você compra um imóvel usado, é natural mudar algumas coisas para deixar o local com a sua cara, comprar uma mobília completamente nova ou fazer pequenas reformas no ambiente. Sendo assim, é importante se planejar para esses gastos. Se o apartamento for novo, comprado ainda na planta, pode ser necessário efetuar certos acabamentos. Como você receberá um imóvel totalmente branco, padronizado, possivelmente vai preferir fazer alterações na pintura ou nos pisos.

Escolha a localização

Pense no seu local de trabalho e nos ambientes que você mais frequenta antes de escolher um lugar para morar.
O importante, aqui, é pensar em um local que facilite sua saída para os lugares que você precisa e gosta de ir.

Lazer

Atualmente, os empreendimentos contam com cada vez mais zonas de lazer, seja dentro do condomínio em que o imóvel está inserido ou no entorno. Para os compradores mais festeiros, pode ser interessante procurar um local com um ambiente reservado para festas ou que tenha estrutura para comportar um número considerável de pessoas.
Além disso, famílias com crianças — ou que pretendem ter — costumam escolher espaços que forneçam segurança e diversão para os filhos. Por isso, procure saber se o local que você está considerando tem opções de lazer adequadas aos pequenos, como uma brinquedoteca, sala de jogos ou uma quadra para a prática de esportes.
Também analise se o empreendimento escolhido favorece a prática de exercícios físicos. A busca pela saúde é essencial para obter mais qualidade de vida.

Priorize os imóveis novos

Quando não existem irregularidades na obra, os imóveis mais novos apresentam vantagens relacionadas à menor necessidade de manutenção e maior disponibilidade de áreas de lazer, além de uma documentação que não apresenta tantas complicações.

Como um imóvel novo é geralmente vendido pela construtora responsável pela obra, todos os trâmites são resolvidos entre o proprietário e a instituição responsável, sem a presença de terceiros ou intermediários.

Verifique o comércio e os serviços próximos do local

Você pode ter escolhido o lugar perfeito, mas se ele não tiver uma boa rede de comércio e outros serviços, é provável que você gaste muito dinheiro com transporte (seja com o carro ou meios públicos) para conseguir os serviços que quer em outro local.
Nessa situação, o importante é ponderar: é realmente necessário morar no centro de um bairro, com tudo nas proximidades, ou isso é algo dispensável?

Pesquise a construtora responsável pelo imóvel

Uma boa construtora cuida não só do processo de venda, mas deve se responsabilizar pelo bem estar do comprador até que ele receba as chaves do imóvel. Para evitar problemas, pesquise o tempo que a construtora está no ramo e a quantidade de imóveis entregues. Isso pode indicar a solidez da empresa e sua capacidade de se manter no mercado.
Importante lembrar que construtoras bem posicionadas podem proporcionar aos seus compradores melhores condições de pagamento, facilitando a entrada e aumentando as parcelas do financiamento. Também é importante saber se a empresa está com as contas em dia, se há processos envolvendo multas ou outros problemas relacionados ao descumprimento de prazos.
Além disso, para se destacar no mercado, uma boa construtora precisa manter a qualidade e seguir certificações, como a ISO 9001. Tais certificações indicam que a empresa segue padrões e normas que culminam na qualidade das construções.

Encontre o seu imóvel dos sonhos no minha casa minha vida

O programa Minha Casa Minha Vida proporciona imóveis com um ótimo custo-benefício. Isso significa que você pode encontrar apartamentos de um ou dois quartos com suíte, por exemplo. Se o programa indicar que o imóvel escolhido faz parte de um condomínio, você poderá ter acesso a toda a área de lazer do local, que muitas vezes inclui piscina e área gourmet!

O imóvel dos sonhos não precisa ficar somente no campo das ideias: ele pode se tornar uma realidade! Você só precisa entender que a sua lista de requerimentos provavelmente mudará com o tempo e conforme for entendendo mais o mercado. Utilize as nossas dicas e siga em frente!

Agora que você já sabe como buscar seu apartamento, que tal aprender sobre como utilizar o FGTS na compra do seu imóvel dos sonhos? Vamos lá!




Todos os direitos reservados Tenda 2019
CPNJ: 09.625.762/0001-58