Saiba como
sair do
aluguel.

Download grátis



Cadastre-se e fique
por dentro das novidades.





Você finalmente decidiu que é hora de sair do aluguel e realizar o sonho da casa própria?

Depois de muito pensar e fazer contas, você decidiu que já passou da hora de sair do aluguel. Mas a gente sabe que comprar uma casa ou um apartamento não é o mesmo que ir ao shopping e escolher uma calça jeans, certo?
Por isso, acompanhe bem as dicas abaixo. Elas vão fazer toda a diferença na tomada de decisão que vai mudar a sua vida e a da sua família.

 

Visite o imóvel
Faça uma visita minuciosa no imóvel. Leve fita métrica, meça cada cômodo, anote os pontos fortes e os defeitos. Leve um engenheiro ou arquiteto com você e juntos procurem por eventuais falhas, como rachaduras, mofo etc.
Outra dica de ouro: faça visitas esporádicas em diferentes horários. Assim você sabe se chega luz solar, como é a vizinhança, se a rua é silenciosa de dia, mas barulhenta de noite... enfim, não tenha preguiça. Visite, pergunte, pesquise.

Conheça seu futuro bairro
Escolher seu futuro lar também envolve conhecer a fundo o bairro em que ele está inserido. Pesquise sobre a vizinhança e possíveis problemas e faça diferentes caminhos do seu trabalho até o imóvel. Vá de carro e também de transporte público. Procure notícias sobre arredores e seus índices de violência, quais comércios têm por perto, escolas e hospitais próximos. Acompanhar notícias do mercado imobiliário pode ajudar na decisão.                                                                                                                                                                                                                    

Pense no futuro
Ao longo dos anos, nossa vida muda muito e um dos maiores erros de quem compra imóvel por impulso é justamente não pensar nessas mudanças. Por isso, pare e analise: será que esse apartamento que você amou hoje servirá para sua família daqui a 5 anos? Isso vale especialmente para os recém-casados que pretendem ter filhos em algum momento.

Avalie os custos
É primordial que o imóvel escolhido caiba no seu bolso, tanto na hora da compra quanto em relação a custos futuros, como manutenção, condomínio, IPTU, contas fixas etc. Parece óbvio falar isso, mas muita gente se empolga e acaba adquirindo algo que, na verdade, não pode bancar. Portanto, coloque tudo na ponta do lápis!

Leve em conta também o custo de vida do bairro da sua futura casa. Imóveis na planta podem parecer mais em conta, mas saiba que você vai acabar gastando pelo menos 20% do seu valor com o acabamento.

Busque ajuda
Nessa hora de decisão, contar com um bom corretor pode fazer toda a diferença. Um especialista no assunto pode te mostrar o caminho das pedras e te ajudar a tomar a melhor decisão da sua vida. Conhece algum? Se não, peça indicação a amigos e familiares que você confia.

Cuidado com o contrato
Antes de fechar negócio e assinar qualquer coisa, leia, releia e, se preciso, leia mais uma vez o contrato. Todas as cláusulas são importantes e você não pode deixar passar nada. Cheque tudo: possíveis atrasos no IPTU, alguma irregularidade. Nada deve passar despercebido.

 Nós da Tenda desejamos que você faça a melhor escolha.

Compartilhe essas dicas e até a próxima.

Conheça os principais benefícios da vida em apartamento. Você vai se surpreender!

Conheça os principais benefícios da vida em apartamento. Você vai se surpreender!

Minha Casa Minha Vida

Muitas pessoas pensam que é muito complicado viver em um apartamento. de fato, o espaço é menor, mas são muitos os benefícios desse tipo de imóvel! duvida? então, é hora de dar uma chance para a leitura deste artigo!

Composição de renda: como utilizar para o financiamento imobiliário?

Composição de renda: como utilizar para o financiamento imobiliário?

Minha Casa Minha Vida

A composição de renda pode ser a solução para quem deseja financiar um imóvel! Veja como usá-la no financiamento imobiliário e entenda como ela funciona. Na hora de financiar um imóvel é preciso demonstrar a capacidade de pagamento das prestações. No entanto, dependendo dos ganhos, é difícil ter a aprovação com apenas um salário. Por isso, é comum que membros da família adotem a composição de renda.

6 passos para conquistar a casa própria antes de se aposentar

6 passos para conquistar a casa própria antes de se aposentar

Minha Casa Minha Vida

Comprar um imóvel e não depender mais de aluguel é a grande meta na vida de muitos brasileiros. Conquistar a casa própria não representa apenas a realização de um sonho, mas é, também, sinônimo de mais estabilidade financeira e segurança. Mesmo estando nos planos de muita gente, conquistar a casa própria antes de se aposentar nem sempre é fácil. Realizar esse objetivo exige disciplina, controle dos gastos, uma poupança de emergência e um planejamento financeiro em longo prazo. Além disso, é necessário que o objetivo seja adequado à sua realidade e coerente com seu salário.

Estabilidade financeira: o guia completo para conquistar

Estabilidade financeira: o guia completo para conquistar

Minha Casa Minha Vida

Quer saber como se organizar e manter seu orçamento saudável? Preparamos um guia completo, cheio de dicas para você alcançar sua estabilidade financeira. Confira!

Conheça as condições TENDA para dar entrada em um apartamento

Conheça as condições TENDA para dar entrada em um apartamento

Minha Casa Minha Vida

Uma das maiores construtoras do País, a Tenda oferece ajuda de profissionais especializados para você conseguir ter seu financiamento imobiliário aprovado pelos bancos. Saiba neste texto como driblar a burocracia!

Acabamento da obra: o que é responsabilidade do novo proprietário?

Acabamento da obra: o que é responsabilidade do novo proprietário?

Minha Casa Minha Vida

A entrega das chaves é a hora mais aguardada pelos compradores assim que fazem a aquisição do apartamento dos sonhos. Contudo, o imóvel novo não é entregue totalmente pronto para morar, por isso, uma parte do acabamento da obra se torna necessária à funcionalidade da residência.
Todos os direitos reservados Tenda
CPNJ: 09.625.762/0001-58