Imagem Meu Decorado | Tenda Blog
Encontre sua inspiração em fotos reais de clientes

VOCÊ CONHECE O PAPEL DA ÁREA DE INOVAÇÃO CORPORATIVA?

#JeitoTendaDeSer

07/03/22

Durante um dia a dia repleto das mesmas tarefas, pode ser fácil cair na “mesmice”. Para além disso, no mundo corporativo estamos sempre buscando novas fontes de receita, alternativas para redução de custos e otimizar processos. Aqui na Tenda, temos algumas iniciativas para promover iniciativas que ofereçam um ambiente favorável à novidade. Uma delas foi a criação de uma área 100% focada em inovação corporativa.

Essa área conta com profissionais com foco em olhar para esse lado da nossa empresa e incentivar a criatividade por aqui. Uma dessas pessoas é o Diego Maeda, nosso coordenador de inovação aberta — e ele topou bater um papo conosco sobre o tema de hoje!

A criação dessa área é bem recente e aconteceu um pouco depois do nosso primeiro Shark Tenda. “Enquanto esse projeto acontecia, cutuquei meu colega de área e falei: como fica inovação na Tenda? Podemos ir além!”, nos contou Diego.

Foto de um homem palestrando | Inovação corporativa | Jeito Tenda de ser | Blog da Tenda

A área de inovação corporativa nasceu a partir de uma pergunta de um super colaborador nosso. Valorizamos boas ideias por aqui, e, com certeza, essa vai nos trazer novidades ainda mais bacanas no futuro, viu? (E, #FicaADica: você pode fazer parte disso também!).

Mas afinal, vamos lá conhecer o que essa área faz?

Área de inovação corporativa: o que faz? Do que se alimenta?

O nome já explica bastante coisa: é a área que incentiva a inovação dentro da empresa. Sendo assim, ela propõe iniciativas que movimentam as diferentes equipes e estimulam um pensamento fora da caixa em todas as áreas. Essas ações podem ser diversas, desde um webinar com um palestrante super inovador, até uma maratona de ideias com as pessoas colaboradoras. Claro que vale lembrar que inovar é parte da cultura de toda a Tenda, e mesmo tendo uma área focada nisso, todas as pessoas têm espaço para propor novas ideias por aqui.

Essa área tem tanto valor, que ele é sentido até pelos nossos clientes. Isso porque, quando a criatividade e o lado empreendedor de todo mundo é estimulado por aqui, conseguimos oferecer produtos e experiências ainda melhores.

Mais que inovação corporativa…

Por aqui, vamos além da inovação corporativa e fazemos a chamada inovação aberta. Se você ainda não conhecia esse conceito, pode ficar em paz que é bem simples! Basicamente, uma empresa que faz inovação fechada, segundo o Diego, é uma empresa que “cria, desenvolve e vende as suas próprias ideias”.

Já o que fazemos, tem um ritmo de troca bem mais intenso: “estamos sempre buscando maneiras de levar nossas ideias para o mercado, além de estarmos sempre em contato com a inovação feita por outras empresas”, conta ele.

As vantagens disso são muitas! A principal delas é abrir os horizontes dos colaboradores e colaboradoras. “A inovação tradicional traz limitações. Por mais moderna e relevante que uma companhia seja, ela não vai conseguir reunir todas as melhores condições para inovar sozinha”, explicou Diego.

Por estarmos do outro lado da inovação, por assim dizer, conseguimos experimentar muito mais possibilidades. E, com isso, ajudar nossos colaboradores e colaboradoras a terem ainda mais aprendizados nas suas rotinas. Muito melhor, não é mesmo?

Uma das nossas fontes de inspiração externa são as startups (empresas em estágio inicial), em geral. Isso porque elas têm entre as suas características a inovação, a incerteza, o clima de fase inicial e o crescimento rápido.  

Claro que elas enfrentam desafios bastante diferentes dos nossos, mas ainda conseguimos nos inspirar na capacidade de estar sempre se adaptando a novos cenários e de buscar sempre novas formas de resolver problemas.

Tem muito mais coisa boa vindo, viu?

Nós não podíamos deixar de aproveitar nosso papo com o Diego para perguntar quais são os planos para a área, né? Ele respondeu que “a primeira experiência de inovação aberta foi tão legal que queremos olhar pela jornada inteira, incluindo a de experiência do cliente”. E, para isso sair do papel, vamos precisar de ainda mais pessoas apaixonadas por fazer diferente. Não vemos a hora desta nossa área crescer ainda mais!

Curtiu esse conteúdo sobre inovação corporativa? Então, fica de olho: em breve, vamos publicar mais conteúdos sobre nossos projetos de inovação. Siga-nos no LinkedIn para ficar por dentro!

 

Autor do Post | Tenda Blog
Escrito por:

Tenda

Quer um desconto de até R$ 55 mil para comprar seu apartamento?

Clique aqui

Seta Ballon down | Tenda.com
Tais subsídio | Tenda.com Ícone fechar | Botão fechar | Blog da Tenda| Tenda.com

Saia do aluguel e conquiste seu apartamento. Dê o primeiro passo agora mesmo.


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

(0) Comentários
Este artigo ainda não possui comentário. Seja o primeiro.