O QUE TEMOS FEITO PARA MELHORAR A INCLUSÃO E DIVERSIDADE POR AQUI

#JeitoTendaDeSer

Aqui na Tenda acreditamos que inclusão e diversidade deveriam ser preocupações de todas as pessoas. Afinal, todo mundo sai ganhando quando todos e todas têm um espaço seguro para serem as suas melhores versões, seja na rua, no trabalho ou em qualquer outro ambiente.

Loja Virtual Tenda
Spotify Blog da Tenda

Por isso, como você já viu no título, hoje vamos conversar um pouco sobre como temas relacionados à inclusão e diversidade vêm sendo trabalhados por aqui. Para falar sobre o assunto, contamos com o apoio de duas pessoas sensacionais: a Stephanie Guedes Rei, nossa analista sênior de responsabilidade social, diversidade e inclusão, e o Lucas Nichele de Moura, nosso coordenador de comunicação interna e responsabilidade corporativa.

Qual é o momento da Tenda hoje?

“As ações são recentes”, conta Stephanie. Por muito tempo, diversidade e inclusão eram assuntos que não faziam parte do nosso cotidiano, mas vimos em 2020 o ano perfeito para começar a fazer essa mudança. Agora, mais do que nunca, nosso foco é “construir um ambiente desenvolvido, favorável, responsável e humanamente justo”, conta.

Para isso, fomos tomando pequenas atitudes para realmente começarmos a acolher pessoas diversas por aqui. Uma delas foi criar a área de Responsabilidade Corporativa, que engloba as ações de Diversidade. Isso foi o ponto de partida para tudo.

Com a consolidação da área, passamos a contar com profissionais incríveis, que estão diariamente focados em melhorar o nosso ambiente, mesmo que a distância. “Pensando em diversidade, iniciamos o processo de contratação de uma consultoria para nos auxiliar sobre o tema. Além disso, realizamos um censo de diversidade para conhecer melhor nossa gente”, conta Stephanie.

O que encontramos nos mostrou que precisávamos romper a “bolha” e ajudar pessoas que estão distantes dessas pautas a se informarem sobre elas. A Stephanie destacou que, pensando nisso, “atualmente, o nosso foco é educar nossos times sobre esses temas. Iniciamos o projeto Tenda Para Todo Mundo e oferecemos internamente conteúdos informativos sobre as siglas e grupos minorizados”.

Inclusão e diversidade | Carreira e Cultura | Blog da Tenda

Além dessa oportunidade de informar e engajar as pessoas, também percebemos que o trabalho de cada um por aqui tem o poder de proporcionar transformação e mobilidade social para quem vive em situação vulnerável. “O nosso negócio é social por natureza. A gente coloca pessoas de baixa renda em uma habitação digna, em um lugar seguro. Tiramos pessoas de lugares de vulnerabilidade”, explica Lucas.

A ação mais recente de inclusão e diversidade que aconteceu por aqui foi durante o mês do orgulho LGBTI+. “Nós finalmente lançamos a bandeira do projeto Tenda Para Todo Mundo, o que é um enorme marco, especialmente quando olhamos para outras empresas de construção civil”, compartilha Stephanie.

“Também fizemos uma live exclusiva para os times da Tenda com o Vitor Martins — especialista em diversidade e membro da comunidade LGBTI+, que trouxe um pouco da história de vida dele, tirou dúvidas e apresentou conceitos importantes para a nossa galera. Outro passo importante foi a abertura de vagas de estágio exclusivas para mulheres cis e trans, visando contratar mais mulheres para a nossa empresa”. Isso, é claro, é apenas o começo.

Inclusão e diversidade na Tenda | Carreira e Cultura | Blog da Tenda

E quais são os nossos planos de inclusão e diversidade para o futuro?

A ideia é que cada vez mais nossas ações tenham um impacto que vá além da nossa empresa. Como pontuou Lucas, “é bom para todo mundo se as empresas como players da sociedade contribuírem para a construção de uma melhor realidade social”. Porém, para isso ser possível, precisamos cada vez mais tornar o ambiente por aqui mais inclusivo e diverso em todos os sentidos.

Conforme conta Stephanie, alguns de nossos próximos passos já estão mapeados: “estamos muito animados para implementar ações afirmativas, além de criar grupos de afinidade para garantir que cada um tenha um espaço ainda maior para que suas vozes sejam ouvidas”.

Reconhecemos que ainda temos um longo caminho a percorrer para tornar as pautas de inclusão e diversidade tão presentes por aqui quanto é o ideal. Por isso, estamos todos(as) dedicados(as) a nos unir para construir uma Tenda cada vez melhor. Se você se identifica com esse propósito, aqui pode ser o seu lugar! ?

Loja Virtual Tenda
Spotify Blog da Tenda
Autor do Post | Tenda Blog
Escrito por:

Tenda

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

(0) Comentários
Este artigo ainda não possui comentário. Seja o primeiro.
Deixe seu contato

A gente quer compartilhar as novidades primeiro com você.