Imagem Meu Decorado | Tenda Blog
Encontre sua inspiração em fotos reais de clientes

6 FATORES QUE INFLUENCIAM A VALORIZAÇÃO DE IMÓVEIS

Trilha da Conquista

28/05/21

Quando decidimos economizar dinheiro para comprar uma casa, precisamos considerar uma série de fatores. Um ponto muito importante ao longo desse processo é a valorização de imóveis.

Isso porque, para que a aquisição seja, de fato, a melhor possível, é interessante encará-la como um verdadeiro investimento. Assim, é preciso verificar alguns elementos que, no futuro, podem favorecer a venda ou locação do espaço. A localização, a infraestrutura, a segurança do bairro e outras questões fazem toda a diferença em uma negociação.

Por isso, antes de realizar o seu sonho da casa própria, entenda quais são os fatores que influenciam a valorização de imóveis. Neste post, contamos quais são eles e como avaliá-los corretamente durante a escolha. Boa leitura!

O que é a valorização de um imóvel?

Valorização imobiliária | Foto de um casal se abraçando e segurando a chave da casa própria | Trilha da Conquista | Blog da Tenda

No ramo imobiliário, muito se fala sobre a valorização de empreendimentos. Mas, afinal, o que isso significa? Basicamente, é um processo a que todas as construções estão sujeitas — sejam elas comerciais ou residenciais.

Com o tempo, elas tendem a passar por um reajuste no seu valor inicial, apresentando um aumento significativo em relação àquele que foi pago pelo primeiro proprietário.

Essa mudança pode ocorrer por várias razões, como reformas no próprio imóvel e alterações em seu entorno — uma nova avenida perto, por exemplo. Logo, esse é um dos motivos responsáveis por alterar o preço de investimentos em imóveis.

Existem outras razões externas para que aconteça uma valorização imobiliária. Entre as principais, destacamos:

  • aumento do número de habitantes da região;
  • melhores taxas de juros para quem pretende financiar um empreendimento;
  • boas ofertas e demandas de espaços na área;
  • melhorias de infraestrutura em seu entorno.

Quais os indicadores de valorização imobiliária?

Casa própria | Foto de uma chave com símbolo de casa | Trilha da Conquista | Blog da Tenda

Fora os fatores externos, há diferentes pontos capazes de valorizar um imóvel e que vão além de uma simples reforma. Para que você faça a melhor escolha, é importante conhecer esses elementos. Abaixo, contamos quais são os mais relevantes. Anote!

Localização

Sem dúvida, a localização é o fator que mais influencia a valorização imobiliária. Em geral, empreendimentos localizados perto das áreas centrais têm mais chances de ter o seu valor aumentado do que aqueles que ficam em regiões mais afastadas. Isso porque, nesses bairros, existem boas opções de comércio, centros médicos, transporte público e locais de lazer e entretenimento.

Ainda mais, é importante destacar que uma boa localização tende a apresentar ótima qualidade de recursos básicos distribuídos à população, como luz, água e esgoto.

Segurança

Logo depois, vem a segurança. Esteja você vivendo em uma cidade grande ou não, considerar a segurança da sua família é fundamental. Para tanto, vale analisar bem a região escolhida é vista com bons olhos pela população local.

Do mesmo modo, importante é verificar se o empreendimento em que você está de olho tem bons sistemas de segurança. Por exemplo, monitoramento 24 horas, controle de entrada e saída de pessoas, portaria, cercas elétricas e outros equipamentos para essa finalidade.

Infraestrutura

Quando falamos em infraestrutura, há quem confunda com localização. Entretanto, é interessante ter em mente que estamos tratando de termos distintos.

A infraestrutura diz respeito ao pavimento correto das calçadas, ao acesso a internet e iluminação e a uma vasta rede de estabelecimentos de diferentes serviços. Em outras palavras, locais como padarias, hipermercados, agências bancárias, shoppings e escolas ou universidades.

Quanto maior for a diversidade, maior será a qualidade de vida dos moradores.

Área de lazer

Nos últimos anos, as pessoas estão mais empenhadas em investir em questões que envolvem saúde e bem-estar. Isso pode ser percebido pelo aumento de empreendimentos com espaços próprios para o lazer, o descanso e o relaxamento.

É claro que, para conseguir uma boa valorização imobiliária, você também precisará ficar de olho nessa questão ao comprar um imóvel. Procure encontrar condomínios com salões de festas, churrasqueira, área gourmet, quadra poliesportiva etc.

Estrutura da residência e do condomínio

Ao mesmo tempo, não podemos deixar de citar a estrutura do imóvel e de seu condomínio. De acordo com o que for oferecido aos moradores, é possível que seja grande o impacto no valor final de uma negociação.

Isso envolve o número de cômodos, a metragem de cada um deles, se há a necessidade de realizar reformas e, até mesmo, o acabamento utilizado. Já em se tratando do condomínio, podemos ressaltar outros detalhes, como o uso de tecnologias em suas dependências.

Documentação do imóvel

Acredite, a documentação de um imóvel influencia diretamente sua valorização com o passar do tempo. A razão disso é que você somente conseguirá fechar um bom negócio caso toda a papelada esteja em dia. Ou seja, sem pendências, impostos ou taxas atrasadas.

Dito isso, é válido analisar se a propriedade tem algum débito na Prefeitura de sua região, assim como se ela está integrada a qualquer tipo de inventário.

Por fim, ao longo desse processo, lembre-se também de contar com o acompanhamento de empresas renomadas no ramo. A Construtora Tenda é uma delas. Há mais de 50 anos no mercado, temos o prazer de prestar um atendimento personalizado, disponibilizando unidades acessíveis e prontas para suprir as exigências da valorização de imóveis.

Gostou e quer saber mais a respeito do assunto? Então, aproveite a leitura e entre em contato com a gente agora mesmo. O nosso time de consultores especializados terá prazer em apresentar os melhores projetos do momento e ajudar você a encontrar o apartamento perfeito. Até já!

Sobre a Tenda

Tenda é uma das maiores construtoras do Brasil e  uma das empresas que integram a Bolsa de Valores de São Paulo.  Listada no Novo Mercado da B3, a companhia tem o mais alto nível de governança corporativa do país.   

Com mais de  50 anos de experiência  no mercado imobiliário, a gente sabe que comprar um  apartamento  muitas vezes parece impossível para  muitos brasileiros.  Por isso,  nossa missão  é  colocar a conquista da casa própria ao seu alcance.    

Acredite,  com as nossas condições exclusivas somadas à grande parceria que temos com o Minha Casa, Minha Vida, você consegue ter o seu cantinho.   

Nós já realizamos o sonho de mais de 160 mil famílias, provando que ter um imóvel próprio é possível. Para  ajudar  cada vez  mais  brasileiros, estamos presentes em capitais e regiões metropolitanas de nove estados do país. Existem  apartamentos à venda em São Paulo, Bahia, Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás e Minas Gerais.   

 Além de  diversas lojas físicas  nos estados onde atuamos, também oferecemos a comodidade da  Loja Virtual  Tenda, um ambiente seguro e com todas as informações que você precisa para conquistar o seu imóvel.  No nosso site, você também encontra ferramentas como o  Simulador de Financiamento  e a  Calculadora dos Sonhos, que ajudam você no planejamento da compra.    

Conte com a gente para realizar o sonho de ter o seu apartamento! Estamos prontos para tirar  suas  dúvidas e ajudar você nessa maravilhosa jornada.  

Autor do Post | Tenda Blog
Escrito por:

Tenda

Quer um desconto de até R$ 55 mil para comprar seu apartamento?

Clique aqui

Seta Ballon down | Tenda.com
Tais subsídio | Tenda.com Ícone fechar | Botão fechar | Blog da Tenda| Tenda.com

Saia do aluguel e conquiste seu apartamento. Dê o primeiro passo agora mesmo.


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

(0) Comentários
Este artigo ainda não possui comentário. Seja o primeiro.