Imagem Meu Decorado | Tenda Blog
Encontre sua inspiração em fotos reais de clientes

HOME OFFICE: COMO A EQUIPE DE TI DA TENDA SE REINVENTOU DURANTE A PANDEMIA

#JeitoTendaDeSer

15/06/21

Desde 2020 muitas empresas adotaram o sistema de home office por conta da pandemia da Covid-19. Neste novo modelo de trabalho, surgiram diferentes desafios e dificuldades.

No texto de hoje, falaremos sobre como a equipe de Tecnologia da Informação da Tenda conseguiu superar os desafios e dobrar as metas propostas em 2020 e como estão se planejando em 2021.

O modelo home office na Tenda

Em 2020 todos fomos pegos de surpresa pela Covid-19, e a palavra de ordem do momento foi: Fique em casa. Mas algo que muitos não imaginavam é que os profissionais de TI da Tenda já estavam habituados com o formato de trabalho remoto e sabiam o que era necessário para tornar ele viável para toda a empresa.

Esse conhecimento, a necessidade de garantir a segurança de todos e a força de vontade dessa equipe tornaram o trabalho remoto uma realidade para todos em tempo recorde.

Imagine a complexidade de colocar mais de 2.000 colaboradores espalhados em nove estados diferentes do país, online e simultaneamente. Agora acrescente a necessidade de disponibilizar o maquinário, acesso seguro à rede e todos os sistemas e plataformas da companhia, além de garantir a segurança dos dados.

Some isso tudo com a efetivação de novos funcionários e principalmente, com a implementação de uma nova plataforma de vendas digitais para garantir a entrada de caixa no período, passando desde o atendimento ao cliente à assinatura de contratos.

Em apenas quatro dias, toda essa estrutura foi feita graças ao time de Tecnologia da Informação, liderado por Leandro Costa, Danilo Carreiro e Igor da Silva Gomes.

Os desafios superados

Home Office | Guia da Tenda | Blog da Tenda

Para colocar todos os colaboradores online foi preciso disponibilizar um volume de máquinas muito acima do que a companhia já utilizou em 50 anos de atuação. Por isso, foi preciso agilizar o aluguel de maquinário, além do setup e entrega para os colaboradores. Por isso, o time de field service continuou indo para o escritório, para garantir a logística de entrega.

Outro grande desafio foi garantir a infraestrutura digital necessária para que as pessoas pudessem trabalhar e se conectar com a rede da Tenda, mesmo estando em casa. Configurar uma VPN (Rede Virtual Privada) para todos os colaboradores foi fundamental e precisou ser feita muito rapidamente para permitir que todos trabalhassem de forma interconectada e segura.

Como todos já tinham Skype disponível, a comunicação unificada foi mais fácil. Porém, para que a produtividade continuasse a mesma e o contato não fosse perdido no modelo remoto, foram usadas ferramentas, como o planner de Kanban, Microsoft Sharepoint para criar documentos de forma colaborativa e o Microsoft Teams para realizar videochamadas. Além disso, o time jurídico foi acionado para garantir que todas as leis trabalhistas fossem cumpridas.

Com o tempo, a equipe de TI notou que a empatia era essencial. Leandro Costa, head de Segurança da Informação, citou esse cuidado necessário, principalmente com as mães, que têm muitas vezes uma jornada tripla, pois cuidam da casa, filhos e trabalho.

Aprendizados e conquistas durante o home office

Home Office | Guia da Tenda | Blog da Tenda

Ao trabalhar em casa, muitas pessoas perceberam que fica mais difícil dividir as demandas do trabalho com as da vida pessoal e isso gerou um pouco de estresse em todos. Na Tenda, a compreensão, colaboração e empatia foram essenciais para que os colaboradores se sentissem acolhidos.

“Tentei tirar um pouco do peso das reuniões. A daily tem 30 minutos, mas fizemos primeiro um ‘cafezinho’, para ficar mais leve. Depois, batemos os temas que precisam ser abordados”, conta Danilo Carreiro, Gerente de Operações de TI.

Além disso, Danilo relata que a falta de contato impacta também na percepção do humor de cada um. “Se você está no escritório, você consegue perceber se a pessoa está com algum problema, mas no home office você não consegue ver isso.

Deixamos o time bem aberto para falar sobre os problemas e ajudar as pessoas que tiveram Covid-19. Demos um suporte mais pessoal, sempre disponibilizando o time de Gente & Gestão também para apoiar”.

Entre as conquistas, se destaca o fato de a Tenda ter sido uma das primeiras empresas no Brasil que conseguiu registrar um contrato digital de imóvel em um cartório, o que possibilitou a migração de todas as compras e contratos para a forma digital, e que hoje já representam 50% do faturamento da empresa.

Foco em gente

E com tantas notícias densas no mundo, a Tenda teve iniciativas positivas para ajudar a relaxar os colaboradores e manter o bom humor no período mais crítico da Pandemia e

isolamento social. Foram realizadas lives com médicos para falar sobre diferentes cuidados com a saúde, lives musicais com bandas diversas e até mesmo uma live de stand up comedy com o humorista Maurício Meirelles, a preferida do time de TI.

“As pessoas que trabalham na Tenda têm o viés de serem colaborativas no geral. Todos entenderam o momento. Todas as áreas que entraram em contato com tecnologia foram muito compreensivas e entenderam a complexidade dos esforços que tivemos no período para atender a todos”, relata Igor da Silva Gomes, Head de Tecnologia da Tenda.

Iniciativas da Tenda e planejamento em 2021

Para o ano de 2021, a equipe tem mais de 50 iniciativas e projetos desafiadores. Com o crescimento das demandas, o time também aumentou. Com mais maturidade, surgiram novas oportunidades, Igor da Silva Gomes se tornou nosso Head de Tecnologia, e Danilo Carreiro foi promovido a Gerente de Tecnologia e Operações.

Temos expectativas positivas para 2021, principalmente no cenário do trabalho remoto e todo o aprendizado que tivemos desde o ano passado. A equipe de TI aqui da Tenda está super orgulhosa com todas as realizações e se prepara para novos desafios!

Já imaginou trabalhar em uma empresa que tem toda a estrutura para receber você, além de contar com times de alto nível, que gostam de desafios e são totalmente focados em eficiência? Estamos em busca de talentos, confira!

Autor do Post | Tenda Blog
Escrito por:

Tenda

Quer um desconto de até R$ 55 mil para comprar seu apartamento?

Clique aqui

Seta Ballon down | Tenda.com
Tais subsídio | Tenda.com Ícone fechar | Botão fechar | Blog da Tenda| Tenda.com

Saia do aluguel e conquiste seu apartamento. Dê o primeiro passo agora mesmo.


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

(0) Comentários
Este artigo ainda não possui comentário. Seja o primeiro.