Como esconder fios de eletrônicos: veja 7 dicas

Dicas Domésticas

Tutoriais com dicas de decoração para apartamentos pequenos sempre orientam evitar emaranhados de cabos. Isso porque, em espaços reduzidos, por mais limpos e organizados que os cômodos estejam, fios para todos os lados dão a impressão de bagunça.

Loja Virtual Tenda
Spotify Blog da Tenda

Se você precisa se livrar desse transtorno, não se estresse! Neste artigo, ensinamos como esconder fios de eletrônicos, garantindo a beleza e a segurança do seu lar. Continue lendo e confira as dicas!

Quais são os perigos de deixar fios e cabos desarrumados?

Fios e cabos espalhados pelo chão podem provocar uma série de acidentes. Crianças e idosos — principalmente, mas não somente — podem enroscar o pé, tropeçar e cair. E nessas situações, muitas vezes, o aparelho também acaba indo para o chão.

Quem tem animais de estimação também pode passar por situações nada agradáveis envolvendo esses componentes eletrônicos. Ao roer um fio, o cachorro não apenas danifica o aparelho, como se coloca em risco.

Também existe o inconveniente acúmulo de poeira. Afinal, ao fazer a limpeza de rotina (aspirar o pó e passar um pano, basicamente), é difícil ter tempo para limpar fio por fio. Com isso, surgem colônias de micro-organismos que prejudicam a saúde respiratória.

Como esconder fios de eletrônicos de maneira eficiente?

De nada adianta investir no mobiliário e em objetos de decoração se o emaranhado de fios e cabos chamar mais atenção do que o décor. Pior ainda quando fica em um ponto focal, como abaixo da televisão.

Por isso, veja 7 maneiras de resolver esse dilema! Há dicas tanto para cabos fixos quanto para soltos — carregadores de celulares e de eletrodomésticos portáteis, principalmente.

1. Painel

Na sala de estar, os fios podem ficar atrás do painel de madeira usado para emoldurar a televisão. Esse tipo de móvel contém aberturas feitas, especificamente, para facilitar a passagem dos cabos.

2. Rack

Outro tipo de mobiliário muito usado em salas de estar, que ajuda a disfarçar os fios dos eletrônicos, principalmente aparelhos de DVD, videogames e receptores de TV a cabo, é o rack. Assim como no painel, os cabos vão para atrás do móvel.

3. Gavetas

As gavetas costumam ser o destino certo para miudezas de todo tipo. Carregadores de celular, cabos USB e outros fios soltos podem ser guardados nelas.

Usar colmeias ajuda a mantê-las organizadas. Outra dica é escolher uma única gaveta para guardar todos os tipos de fios, em vez de distribui-los em várias.

Já se não houver espaço nas gavetas, você pode usar caixas organizadoras. Há modelos que já vêm com régua de tomadas interna — ótimos para usar em estações de trabalho, em que computadores, celulares e outros aparelhos podem ser ligados.

4. Gesso

Caso esteja se mudando para um novo apartamento, é possível prever no projeto elétrico os pontos em que os eletrônicos serão posicionados, embutindo os respectivos fios no gesso. Isso é bastante comum com caixas de som usadas em home theaters.

Mas atenção: o layout do trajeto dos cabos deve ser elaborado com ajuda de um eletricista para evitar complicações na parte elétrica. Na hora da reforma, tome esse cuidado.

5. Canaletas

Existem canaletas finas, para passar um cabo, e mais largas, para esconder diversos fios. Em múltiplos fios é importante identificar, com uma etiqueta autocolante, qual pertence a qual aparelho para facilitar o uso no dia a dia.

Para disfarçá-las, escolha caneletas na cor da parede ou pinte-as para que fiquem no mesmo tom. Elas podem ser instaladas rente a algum móvel ou acompanhando o rodapé. Aliás, também há rodapés para embutir fios, chamados rodapés elétricos.

6. Organizadores

Não importa se os fios são fixos ou soltos, usar organizadores flexíveis evita que eles fiquem desorganizados e embaraçados. Opte por materiais não metálicos, como abraçadeiras de plástico e faixas de velcro.

Outra possibilidade é reaproveitar os rolos de papel higiênico. Encape-os com fita adesiva ou papel contact e guarde os fios enrolados dentro dos cilindros.

7. Integre os fios à decoração

Quando não for possível esconder o fio, ele deve ser integrado à decoração. Há prendedores charmosos para fixá-los nas paredes; objetos para segurá-los sobre os móveis de maneira divertida; entre outras peças criativas.

Também é possível usar ganchos para prender os fios embaixo de prateleiras e do tampo de escrivaninhas. Nesse caso, é importante que eles acompanhem as linhas do móvel.

Já se quiser dar um ar industrial ao décor, use conduítes. Deixar os eletrodutos aparentes está em alta nos projetos de arquitetura modernos.

O que fazer com os fios que já não têm mais uso?

Conforme os anos passam, os eletrônicos vão sendo trocados. Muitas vezes, os aparelhos nem existem mais, mas os seus cabos continuam pela casa, sem utilidade.

Para evitar bagunça e liberar espaço nas gavetas, descarte-os em postos de coleta presentes nas lojas das operadoras de telefonia e em supermercados. Além dos carregadores de celular, livre-se de todos os fios que não tenham mais função.

Por que vale a pena se preocupar com esses detalhes?

Sabemos que viver em uma casa bem-arrumada reflete no bem-estar e na qualidade de vida da família. Porém, a contrapartida também é verdadeira.

Da mesma maneira que deixar a cama desarrumada e a pia cheia de louça incomoda, os cabos bagunçados dão um ar de desleixo ao lar. Com isso, a sensação de paz se esvai e o estresse entra em cena.

Já um apartamento bem cuidado, por menor que seja, serve como fonte de inspiração para os seus moradores. Ambientes clean favorecem o aparecimento de ideias para o trabalho, para a escola e também para os projetos pessoais.

Assim, agora que você sabe como esconder os fios de eletrônicos, analise os locais mais problemáticos e coloque as dicas em prática. Ao mesmo tempo, não descuide da segurança. Cuidados simples, como não sobrecarregar as tomadas conectando equipamentos de potências altas em benjamins ou “Ts”, previne superaquecimentos, curtos-circuitos e até incêndios.

Gostou das dicas? Então, aproveite para ver os 7 maiores erros na decoração de pequenos espaços!

Loja Virtual Tenda
Spotify Blog da Tenda
Autor do Post | Tenda Blog
Escrito por:

Tenda

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

(0) Comentários
Este artigo ainda não possui comentário. Seja o primeiro.
Deixe seu contato

A gente quer compartilhar as novidades primeiro com você.