CRONOGRAMA DE REFORMA: COMO SE PREPARAR PARA A ETAPA DE OBRAS

Decoração

A reforma do apartamento é uma realização quase tão importante quanto a própria conquista do imóvel. Ela simboliza uma nova fase da vida. Por isso, que tal conferir algumas dicas de como organizar essa etapa? Descubra como o cronograma de reforma pode ajudar!

Loja Virtual Tenda
Spotify Blog da Tenda

Por que é tão importante planejar as etapas da reforma?

Sem dúvida, você conhece alguém que passou por apuros construindo ou fazendo reforma. A boa notícia é que grande parte dessa dor de cabeça pode ser evitada, com algo que faz toda a diferença: planejamento.

Colocar tudo no papel, antes de mais nada, ajudará você a calcular os recursos necessários e o trabalho que precisará ser feito a cada etapa.

Em resumo, o planejamento é o que definirá como serão os próximos meses e semanas. Se você não tirar um tempo inicial para se dedicar a ele, são grandes as chances de ocorrerem indecisões e mudanças no meio do projeto. Em outras palavras, gastos e imprevistos.

Para ajudar a reformar seu apartamento com mais tranquilidade, separamos algumas dicas que fazem toda a diferença. Curioso? Então confira:

Defina o projeto da sua obra

Quem não conta com um projeto inicial pode gastar mais do que o necessário, justamente por não saber bem os passos para realizar as modificações.

Assim, nada de comprar os materiais ou contratar mão de obra sem antes definir os objetivos da reforma. Saiba o que será feito em cada espaço, as mudanças estruturais, se as partes elétrica e hidráulica serão alteradas e assim por diante.

Elabore um cronograma de reforma

Como falamos, uma boa estratégia para facilitar o planejamento da reforma é fazer um cronograma do projeto e dividi-lo em etapas.

Essa medida otimiza o tempo e aumenta a organização da obra. Você pode, por exemplo, começar por um quarto, seguir para cozinha e depois para o banheiro. Prever esse fluxo simplifica até mesmo o suprimento dos materiais de construção e, claro, o controle dos gastos!

Contrate mão de obra qualificada

Antes de mais nada, não tente fazer tudo sozinho. Para evitar ter que lidar com retrabalhos e desperdícios, contrate pessoas habilitadas para a função.

Um profissional especializado consegue antecipar os transtornos e evitar erros e atrasos. Outra dica importante é procurar esses profissionais com antecedência.

Acompanhe a reforma de perto

Além de contar com profissionais de confiança, você deve acompanhar a obra de perto, como um meio de evitar transtornos. Com isso, a tendência é de que os trabalhadores tenham mais cuidado na utilização dos materiais de construção, o que previne diversos erros.

É possível evitar desperdícios durante as obras?

Durante a reforma, algumas simples ações são suficiente para evitar desperdícios. São elas:

  • criar um cronograma com o planejamento do material necessário;
  • deixar separado um espaço organizado para guardar o material da obra;
  • contratar bons profissionais;
  • evitar modificar detalhes durante o andamento da reforma;

Dessa maneira, além de se poupar de desperdícios, você também consegue economizar dinheiro, evitando perda de materiais e serviços mal executados.

Como gastar menos durante a reforma?

Ao criar um cronograma de reforma, é importante adicionar uma previsão de custos e a definição de gastos. Feito isso, avalie o quanto antes suas condições financeiras e estipule um teto para as despesas. A partir daí, procure não se distanciar desse limite de gastos.

Além disso, uma boa dica para economizar é pesquisar bastante na hora da compra de materiais. As lojas costumam apresentar grandes diferenças nos preços, formas de pagamento e nos juros.

Do mesmo modo, realizar muitas compras em locais diferentes é algo que pode encarecer consideravelmente a sua obra. Por isso, lembre-se: a pesquisa é sempre importante! Compare os preços e defina qual lugar tem as condições que se encaixam melhor no seu orçamento.

O que pode ser feito para evitar imprevistos durante a reforma?

Como vimos, um cronograma é essencial para manter a sua obra sob controle. Ainda assim, separamos mais algumas sugestões que podem te ajudar a fugir ou lidar melhor com imprevistos.

Uma alternativa interessante é reformar um cômodo de cada vez. Concentrar os trabalhos em um ponto da casa, gera bem menos transtorno.

Ademais, converse com amigos, familiares e vizinhos que já tenham realizado reformas. Qual foi o gasto estimado? Qual foi a quantidade extra de materiais? O que aconteceu durante o processo?

Com toda a certeza, saber de outras experiências ajuda a se preparar para diversas situações que podem ocorrer durante esse processo.

Como funciona um planner organizacional?

Cronograma da Reforma | Decoração | Blog da Tenda

 

Como você viu, orçar a obra pode dar um pouco de trabalho, mas traz muitas economias. Com o intuito de te ajudar a organizar todas essas informações, baixe agora o planner de reforma que preparamos para você!

Nele, você pode marcar o passo a passo da obra, as tarefas do dia e os lembretes. Tudo pra deixar seu apartamento Tenda do jeitinho que você sempre sonhou. Bacana, não é?

Por fim, para mais dicas sobre reforma, não deixe de acompanhar também nosso Instagram e Facebook.

Loja Virtual Tenda
Spotify Blog da Tenda
Autor do Post | Tenda Blog
Escrito por:

Tenda

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

(0) Comentários
Este artigo ainda não possui comentário. Seja o primeiro.
Deixe seu contato

A gente quer compartilhar as novidades primeiro com você.