Aquecedores solares: o que são e como funcionam – Tenda



Cadastre-se e fique
por dentro das novidades.





Em tempos de consciência ambiental, ouvimos muito falar dos aquecedores solares. Mas você sabe como eles funcionam? Explicamos!

Em tempos de consciência ambiental, ouvimos muito falar dos aquecedores solares. Mas você sabe como eles funcionam? Explicamos!

Você sabe o que é um aquecedor solar? Como funciona e de que maneira pode ajudar você a economizar na conta de luz? Então acompanhe este post.

Para explicar melhor, vamos separar o aquecedor em duas partes:

Placas coletoras
Feitas de aço inox ou cobre, são elas que absorvem os raios solares que servirão para aquecer a água, que fica armazenada dentro de serpentinas.

Reservatório (boiler)
Depois de aquecida, a água passa para um reservatório feito de cilindros de cobre ou inox que garante que ela esteja sempre aquecida para consumo posterior. A caixa d’água tradicional serve para alimentar esse reservatório, a fim de que ele esteja sempre cheio.

É claro que nem sempre podemos contar com o sol, certo? Por isso, os aquecedores solares já contam com um mecanismo para os dias mais chuvosos e nublados. É uma espécie de apoio elétrico que é acionado automaticamente e que mantém a água sempre aquecida.

Além do benefício da economia na conta de luz, o aquecedor solar também impacta positivamente o meio ambiente. Ele evita o uso de usinas termelétricas e energia nuclear além de economizar 66 l de óleo diesel e 55 kg de gás de cozinha por ano.

Um dado muito legal: algumas casas do programa Minha Casa, Minha Vida já contam com esse tipo de sistema. Todos juntos buscando maneiras de cuidar do meio ambiente.

Até a próxima.




Todos os direitos reservados Tenda 2019
CPNJ: 09.625.762/0001-58