Imagem Meu Decorado | Tenda Blog
Encontre sua inspiração em fotos reais de clientes

FORRO DE GESSO E ILUMINAÇÃO: DECORAÇÕES IDEAIS

Casa e Decoração

02/05/23

Após a compra de um imóvel, uma decoração bem pensada é vital para tornar a nova casa mais aconchegante. No entanto, a escolha da iluminação e materiais fica mais difícil quando as possibilidades de estilos de decoração estão cada vez mais variadas. Mas como escolher em meio a tantas opções? Para te ajudar nessa decisão, separamos as opções de forro de gesso e iluminação mais populares nas construções de apartamentos atualmente. Confira!

O que é forro de gesso?

O que é forro de gesso | Foto de um forro de gesso com iluminação | Casa e Decoração | Blog da Tenda

Antes de escolher o forro de gesso ideal para cada cômodo do seu novo apartamento, é preciso entender do que se trata esse material. Ele é uma estrutura feita com placas de gesso fixadas em uma armação metálica utilizada para cobrir e decorar os tetos. Além disso, o material é utilizado com frequência na hora de esconder lâmpadas, vigas, fios e tubulações.

Com uma série de vantagens no quesito de flexibilidade, não é à toa que o forro de gesso é uma preferência entre os construtores e designers. Por ser versátil na criação de acabamentos, a possibilidade de transformar um espaço simples em um ambiente mais sofisticado e elegante, com funcionalidade, é o que o diferencia.

Além disso, é uma opção mais econômica e acessível em relação a outros materiais como, por exemplo, a madeira. Por isso, se o orçamento está baixo, mas abrir mão da qualidade não está nos planos, o material pode ser ideal para seu apartamento sem comprometer sua vida financeira.

Ademais, a manutenção do acabamento em gesso é mais fácil e rápida de fazer. Isso ocorre porque, em casos de necessidade, é possível remover apenas a parte danificada e fazer a emenda, sem a necessidade de trocar todo o forro, como é feito em paredes e tetos produzidos com outros elementos.

Ele ainda permite a instalação de diversos tipos de iluminação: spots, embutidos, lustres e pendentes. Desse modo, é possível criar uma iluminação personalizada para cada ambiente, desde que não ultrapasse o limite de peso do forro. 

Todo objeto que pesa até 10kg pode ser preso no gesso sem dificuldades. Porém, se tiver entre 10 e 18 kg, convém a consulta de um profissional para evitar acidentes. 

Como colocar o forro de gesso?

Outra grande vantagem é a facilidade na instalação. Em comparação a outros materiais, o gesso é mais fácil devido à sua maleabilidade, sendo assim, é possível economizar tempo e dinheiro na construção.

Para instalar o material é preciso apenas planejar o layout do forro para se adequar ao espaço, calcular a quantidade necessária de material, instalar as placas (de gesso) com suportes de apoio, lixar e pintar de acordo com seus gostos. Está pronto! 

No entanto, fique atento, pois, apesar da facilidade, a instalação exige a contratação de um profissional qualificado. Visto que, problemas de nivelamento e falhas são comuns no momento de aplicação do material.

Cuidados pós-aplicação

Após a aplicação do forro, é preciso ter alguns cuidados. Por exemplo, o contato da água no material. Isso porque, a água usada para limpar pode danificar a estrutura do forro e não deve ser utilizada em nenhum momento da higienização. O ideal é aplicar panos úmidos para remover sujeiras após ter tirado a poeira do gesso.

Outro cuidado é quando há presença de pequenas manchas em decorrência de bolores, comuns em regiões úmidas. Para retirar, pode ser necessário usar água sanitária diluída.

Em suma, para ter certeza que o material não será estragado, consulte sempre um profissional especializado para saber quais medidas tomar contra a umidade em seu forro.

Modelos de forro de gesso

O forro de gesso oferece diversas possibilidades no quesito decoração e construção. No entanto, há apenas dois tipos de forração: os de placas e o drywall.

A forração em placas de gesso pode ser vantajosa devido sua forma mais lisa e uniforme. Porém, a aplicação sem um profissional não é recomendada, uma vez que o modelo leva mais tempo para ser instalado. Outras desvantagens são a sujeira, alterações de cor e imperfeições devido ao tempo.

Já o drywall é composto de placas de gesso acartonadas e papel-cartão no revestimento. Ele é considerado uma evolução do forro gesso tradicional. Sua popularidade é devido ao método mais fácil e rápido de aplicar, isolamento acústico, falta de resíduos na instalação e uma maior resistência às alterações do tempo.

Forro de gesso para sala

Forro de gesso para sala | Foto de um forro de gesso com iluminação para sala | Casa e Decoração | Blog da Tenda

O forro de gesso mais indicado para salas de estar é o rebaixado, pois permite a instalação de luminárias embutidas e oferece um acabamento mais moderno e elegante ao ambiente. 

Além disso, é possível ser personalizado em diferentes formatos e acabamentos, garantindo uma decoração única para cada projeto. 

Forro de gesso para quarto

Forro de gesso para quarto | Foto de um quarto decorado | Casa e Decoração | Blog da Tenda

Normalmente, os quartos pedem algo mais personalizado e intimista. Por isso, o drywall com acabamento liso seria a melhor opção para o ambiente, uma vez que o mesmo é flexível diante das possibilidades.

 Forro de gesso para cozinha

Forro de gesso para cozinha | Foto de forro de gesso para apartamentos | Casa e Decoração | Blog da Tenda

A cozinha é um ambiente bastante frequentado que geralmente possui muita umidade e gordura. Por isso, uma opção popular é o forro de gesso acartonado, drywall, liso com a inclusão de placas especiais para áreas úmidas, que evitam a absorção de água e permitem a limpeza fácil.

Forro de gesso para banheiro

Decoração para banheiro | Foto de um teto decorado | Casa e Decoração | Blog da Tenda

Já no banheiro, o forro de gesso adequado, também acartonado, é aquele com tratamento antifúngico e impermeabilizante devido à umidade e proliferação de bactérias.

Além disso, é preciso ficar atento à facilidade de limpar o forro no dia a dia, pois a falta de higienização adequada pode contribuir para um possível dano na parede e/ou teto.

O que é sanca de gesso?

Uma opção muito utilizada nas decorações é a sanca de gesso, isto é, o encontro entre a parede e o teto com acabamento gesso. A estrutura de gesso é muito empregada em arquiteturas, pois, pode ser feita em diferentes formatos, geralmente com o objetivo de valorizar a decoração do local. 

Como colocar sanca de gesso?

A inclusão da estrutura na decoração é bastante simples, já que após a produção da decoração desejada, basta aplicar cola própria para o material, instalar a sanca personalizada e alisar possíveis imperfeições com argamassa.

Sanca de gesso aberta

O forro de gesso que possui sanca aberta também é chamado de “luz indireta”. O nome se dá devido à iluminação, que é colocada na sanca, onde há o rebaixamento, permitindo a criação de formatos e modelos conforme a necessidade da decoração planejada.

No entanto, é preciso ficar de olho nos preços, pois, devido à sua personalização, o valor da aplicação tende a subir.

Sanca de gesso fechada

A sanca fechada é um rebaixamento muito mais simples, feito somente nas laterais do forro de gesso. Sua aplicação é muito comum para executar projetos com iluminação decorativa e em grandes ambientes. 

Por outro lado, ambientes pequenos não recebem tanto destaque com a utilização da sanca fechada, sendo assim, não recomendado para a maioria dos apartamentos.

Sanca de gesso invertida

Por fim, quando a luz é instalada para se projetar nas laterais do forro, chamamos de sanca de gesso invertida. O nome se dá por causa da impressão que temos da luz estar saindo de dentro do forro de gesso.

O efeito visual é incrível e moderno. No entanto, é ideal somente para ambientes que não exigem iluminação direta e mais forte, visto que a luz estará apontada para o gesso.

Como escolher a iluminação do apartamento?

Como escolher a iluminação do apartamento | Foto dos tipos de lustre | Casa e Decoração | Blog da Tenda

Em meio às diversas opções de decoração, a escolha de luzes, luminárias, lustres e as lâmpadas, por muitas vezes, acaba ficando em segundo plano. 

Entretanto, a iluminação do seu novo apartamento afeta a decoração de várias maneiras e é importante ficar atento aos tipos de lâmpadas e posições para cada ambiente. 

Além disso, a iluminação também pode alterar a percepção do espaço. Por exemplo, uma luz localizada no teto pode ampliar a sensação de altura do espaço, enquanto a lâmpada colocada em um nível baixo pode fazer o efeito contrário.

Em suma, uma iluminação bem elaborada pode valorizar a decoração escolhida, ao mesmo tempo em que contribui para a funcionalidade do local. Por outro lado, ela também tem o poder de ditar o “clima” de cada cômodo. Por isso, fique de olho nos tipos de iluminação a seguir!

Tipos de iluminação

Iluminação direta

Se o seu objetivo é destacar a decoração do cômodo, o ideal é optar por luzes diretas. Geralmente, as lâmpadas brilhantes e frias trazem o efeito de destaque. 

Esse método energiza o ambiente e destaca itens decorativos, sendo adequado em cozinhas e escritórios.

Iluminação indireta

Já para ambientes mais confortáveis, como os quartos, as salas de estar e os banheiros, uma luz suave e difusa, criando um clima mais intimista é o ideal. Para isso, a lâmpada amarelada é a mais adequada.

Quando evitamos direcionar as luzes diretamente para o ambiente, conseguimos o efeito de iluminação indireta. Muitas vezes, posicionamos a luz indireta contra o teto ou a parede, refletindo a claridade de forma mais suave.

Uma opção muito popular para conseguir esse efeito é o LED, uma vez que a luz incide em uma superfície para que seja refletida e atinja o ponto a ser iluminado. Ela clareia o ambiente de forma suave e homogênea, deixando-o mais confortável.

O que é plafon?

Apesar do nome ser um pouco diferente, os plafons são luminárias de teto muito comuns nos apartamentos hoje em dia. Isso porque a luminária possui peças muito versáteis, variando do estilo moderno ao tradicional, com ótimo custo-benefício e que distribuem bem a luminosidade no ambiente.

Além disso, os plafons podem ser utilizados em praticamente todos os cômodos da casa: sala, cozinha, quarto, banheiro, varanda e escritórios.

Os principais tipos são:

  • Plafon quadrado: luminária de teto em formato quadrado;
  • Plafon retangular: luminária de teto em formato retangular;
  • Plafon redondo: luminária de teto em formato redondo;
  • Plafon de embutir: luminária de teto embutida no forro de gesso;
  • Plafon moderno: luminária de teto com formato design diferenciado.

Por fim, as opções são infinitas e o novo proprietário deve considerá-las com atenção para o melhor aproveitamento. Portanto, se ainda possui dúvidas sobre o que escolher na decoração, confira mais detalhes sobre como o forro de gesso e a iluminação podem transformar seu novo apartamento no canal do YouTube da Tenda!

Sobre a Tenda

A Tenda é uma das maiores construtoras do Brasil e uma das empresas que integram a Bolsa de Valores de São Paulo. Listada no Novo Mercado da B3, a companhia tem o mais alto nível de governança corporativa do país.

Com mais de 50 anos de experiência no mercado imobiliário, a gente sabe que comprar um apartamento muitas vezes parece ser algo impossível para muitos brasileiros. Por isso, a nossa missão é colocar a conquista da casa própria ao seu alcance.

Acredite, com as nossas condições exclusivas somadas a grande parceria que temos com o novo Minha Casa Minha Vida, programa que substituiu o Casa Verde e Amarela, você consegue ter o seu cantinho.

Nós já realizamos o sonho de mais de 150 mil famílias, provando que ter um imóvel próprio é possível. Para ajudar cada vez mais brasileiros, estamos presentes em capitais e regiões metropolitanas de nove estados do país. Existem apartamentos à venda em São Paulo, Bahia, Ceará, Pernambuco, apartamentos à venda no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás e Minas Gerais.

Além de diversas lojas físicas nos nove estados em que atuamos, também oferecemos a comodidade da Loja Virtual Tenda, um ambiente seguro e com todas as informações que você precisa para conquistar o seu imóvel. No nosso site, você também encontra ferramentas como o Simulador de Financiamento e a Calculadora dos Sonhos que te ajudam no planejamento da compra.

Conte com a gente para realizar o sonho de ter o seu apartamento! Estamos prontos para tirar as suas dúvidas e te acompanhar durante todo o processo. 

Autor do Post | Tenda Blog
Escrito por:

Tenda

Quer um desconto de até R$ 55 mil para comprar seu apartamento?

Clique aqui

Seta Ballon down | Tenda.com
Tais subsídio | Tenda.com Ícone fechar | Botão fechar | Blog da Tenda| Tenda.com

Saia do aluguel e conquiste seu apartamento. Dê o primeiro passo agora mesmo.


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

(0) Comentários
Este artigo ainda não possui comentário. Seja o primeiro.