FORRO DE GESSO E ILUMINAÇÃO: DECORAÇÕES IDEAIS
Casa e Decoração
02/05/23
Após a compra de um imóvel, uma decoração bem pensada é vital para tornar a nova casa mais aconchegante. No entanto, a escolha da iluminação e materiais fica mais difícil quando as possibilidades de estilos de decoração estão cada vez mais variadas. Mas como escolher em meio a tantas opções? Para te ajudar nessa decisão, separamos as opções de forro de gesso e iluminação mais populares nas construções de apartamentos atualmente. Confira!
O que é forro de gesso?
Antes de escolher o forro de gesso ideal para cada cômodo do seu novo apartamento, é preciso entender do que se trata esse material. Ele é uma estrutura feita com placas de gesso fixadas em uma armação metálica utilizada para cobrir e decorar os tetos. Além disso, o material é utilizado com frequência na hora de esconder lâmpadas, vigas, fios e tubulações.
Com uma série de vantagens no quesito de flexibilidade, não é à toa que o forro de gesso é uma preferência entre os construtores e designers. Por ser versátil na criação de acabamentos, a possibilidade de transformar um espaço simples em um ambiente mais sofisticado e elegante, com funcionalidade, é o que o diferencia.
Além disso, é uma opção mais econômica e acessível em relação a outros materiais como, por exemplo, a madeira. Por isso, se o orçamento está baixo, mas abrir mão da qualidade não está nos planos, o material pode ser ideal para seu apartamento sem comprometer sua vida financeira.
Ademais, a manutenção do acabamento em gesso é mais fácil e rápida de fazer. Isso ocorre porque, em casos de necessidade, é possível remover apenas a parte danificada e fazer a emenda, sem a necessidade de trocar todo o forro, como é feito em paredes e tetos produzidos com outros elementos.
Ele ainda permite a instalação de diversos tipos de iluminação: spots, embutidos, lustres e pendentes. Desse modo, é possível criar uma iluminação personalizada para cada ambiente, desde que não ultrapasse o limite de peso do forro.
Todo objeto que pesa até 10kg pode ser preso no gesso sem dificuldades. Porém, se tiver entre 10 e 18 kg, convém a consulta de um profissional para evitar acidentes.
Como colocar o forro de gesso?
Outra grande vantagem é a facilidade na instalação. Em comparação a outros materiais, o gesso é mais fácil devido à sua maleabilidade, sendo assim, é possível economizar tempo e dinheiro na construção.
Para instalar o material é preciso apenas planejar o layout do forro para se adequar ao espaço, calcular a quantidade necessária de material, instalar as placas (de gesso) com suportes de apoio, lixar e pintar de acordo com seus gostos. Está pronto!
No entanto, fique atento, pois, apesar da facilidade, a instalação exige a contratação de um profissional qualificado. Visto que, problemas de nivelamento e falhas são comuns no momento de aplicação do material.
Cuidados pós-aplicação
Após a aplicação do forro, é preciso ter alguns cuidados. Por exemplo, o contato da água no material. Isso porque, a água usada para limpar pode danificar a estrutura do forro e não deve ser utilizada em nenhum momento da higienização. O ideal é aplicar panos úmidos para remover sujeiras após ter tirado a poeira do gesso.
Outro cuidado é quando há presença de pequenas manchas em decorrência de bolores, comuns em regiões úmidas. Para retirar, pode ser necessário usar água sanitária diluída.
Em suma, para ter certeza que o material não será estragado, consulte sempre um profissional especializado para saber quais medidas tomar contra a umidade em seu forro.
Modelos de forro de gesso
O forro de gesso oferece diversas possibilidades no quesito decoração e construção. No entanto, há apenas dois tipos de forração: os de placas e o drywall.
A forração em placas de gesso pode ser vantajosa devido sua forma mais lisa e uniforme. Porém, a aplicação sem um profissional não é recomendada, uma vez que o modelo leva mais tempo para ser instalado. Outras desvantagens são a sujeira, alterações de cor e imperfeições devido ao tempo.
Já o drywall é composto de placas de gesso acartonadas e papel-cartão no revestimento. Ele é considerado uma evolução do forro gesso tradicional. Sua popularidade é devido ao método mais fácil e rápido de aplicar, isolamento acústico, falta de resíduos na instalação e uma maior resistência às alterações do tempo.
Forro de gesso para sala
O forro de gesso mais indicado para salas de estar é o rebaixado, pois permite a instalação de luminárias embutidas e oferece um acabamento mais moderno e elegante ao ambiente.
Além disso, é possível ser personalizado em diferentes formatos e acabamentos, garantindo uma decoração única para cada projeto.
Forro de gesso para quarto
Normalmente, os quartos pedem algo mais personalizado e intimista. Por isso, o drywall com acabamento liso seria a melhor opção para o ambiente, uma vez que o mesmo é flexível diante das possibilidades.
Forro de gesso para cozinha
A cozinha é um ambiente bastante frequentado que geralmente possui muita umidade e gordura. Por isso, uma opção popular é o forro de gesso acartonado, drywall, liso com a inclusão de placas especiais para áreas úmidas, que evitam a absorção de água e permitem a limpeza fácil.
Forro de gesso para banheiro
Já no banheiro, o forro de gesso adequado, também acartonado, é aquele com tratamento antifúngico e impermeabilizante devido à umidade e proliferação de bactérias.
Além disso, é preciso ficar atento à facilidade de limpar o forro no dia a dia, pois a falta de higienização adequada pode contribuir para um possível dano na parede e/ou teto.
O que é sanca de gesso?
Uma opção muito utilizada nas decorações é a sanca de gesso, isto é, o encontro entre a parede e o teto com acabamento gesso. A estrutura de gesso é muito empregada em arquiteturas, pois, pode ser feita em diferentes formatos, geralmente com o objetivo de valorizar a decoração do local.
Como colocar sanca de gesso?
A inclusão da estrutura na decoração é bastante simples, já que após a produção da decoração desejada, basta aplicar cola própria para o material, instalar a sanca personalizada e alisar possíveis imperfeições com argamassa.
Sanca de gesso aberta
O forro de gesso que possui sanca aberta também é chamado de “luz indireta”. O nome se dá devido à iluminação, que é colocada na sanca, onde há o rebaixamento, permitindo a criação de formatos e modelos conforme a necessidade da decoração planejada.
No entanto, é preciso ficar de olho nos preços, pois, devido à sua personalização, o valor da aplicação tende a subir.
Sanca de gesso fechada
A sanca fechada é um rebaixamento muito mais simples, feito somente nas laterais do forro de gesso. Sua aplicação é muito comum para executar projetos com iluminação decorativa e em grandes ambientes.
Por outro lado, ambientes pequenos não recebem tanto destaque com a utilização da sanca fechada, sendo assim, não recomendado para a maioria dos apartamentos.
Sanca de gesso invertida
Por fim, quando a luz é instalada para se projetar nas laterais do forro, chamamos de sanca de gesso invertida. O nome se dá por causa da impressão que temos da luz estar saindo de dentro do forro de gesso.
O efeito visual é incrível e moderno. No entanto, é ideal somente para ambientes que não exigem iluminação direta e mais forte, visto que a luz estará apontada para o gesso.
Como escolher a iluminação do apartamento?
Em meio às diversas opções de decoração, a escolha de luzes, luminárias, lustres e as lâmpadas, por muitas vezes, acaba ficando em segundo plano.
Entretanto, a iluminação do seu novo apartamento afeta a decoração de várias maneiras e é importante ficar atento aos tipos de lâmpadas e posições para cada ambiente.
Além disso, a iluminação também pode alterar a percepção do espaço. Por exemplo, uma luz localizada no teto pode ampliar a sensação de altura do espaço, enquanto a lâmpada colocada em um nível baixo pode fazer o efeito contrário.
Em suma, uma iluminação bem elaborada pode valorizar a decoração escolhida, ao mesmo tempo em que contribui para a funcionalidade do local. Por outro lado, ela também tem o poder de ditar o “clima” de cada cômodo. Por isso, fique de olho nos tipos de iluminação a seguir!
Tipos de iluminação
Iluminação direta
Se o seu objetivo é destacar a decoração do cômodo, o ideal é optar por luzes diretas. Geralmente, as lâmpadas brilhantes e frias trazem o efeito de destaque.
Esse método energiza o ambiente e destaca itens decorativos, sendo adequado em cozinhas e escritórios.
Iluminação indireta
Já para ambientes mais confortáveis, como os quartos, as salas de estar e os banheiros, uma luz suave e difusa, criando um clima mais intimista é o ideal. Para isso, a lâmpada amarelada é a mais adequada.
Quando evitamos direcionar as luzes diretamente para o ambiente, conseguimos o efeito de iluminação indireta. Muitas vezes, posicionamos a luz indireta contra o teto ou a parede, refletindo a claridade de forma mais suave.
Uma opção muito popular para conseguir esse efeito é o LED, uma vez que a luz incide em uma superfície para que seja refletida e atinja o ponto a ser iluminado. Ela clareia o ambiente de forma suave e homogênea, deixando-o mais confortável.
O que é plafon?
Apesar do nome ser um pouco diferente, os plafons são luminárias de teto muito comuns nos apartamentos hoje em dia. Isso porque a luminária possui peças muito versáteis, variando do estilo moderno ao tradicional, com ótimo custo-benefício e que distribuem bem a luminosidade no ambiente.
Além disso, os plafons podem ser utilizados em praticamente todos os cômodos da casa: sala, cozinha, quarto, banheiro, varanda e escritórios.
Os principais tipos são:
- Plafon quadrado: luminária de teto em formato quadrado;
- Plafon retangular: luminária de teto em formato retangular;
- Plafon redondo: luminária de teto em formato redondo;
- Plafon de embutir: luminária de teto embutida no forro de gesso;
- Plafon moderno: luminária de teto com formato design diferenciado.
Por fim, as opções são infinitas e o novo proprietário deve considerá-las com atenção para o melhor aproveitamento. Portanto, se ainda possui dúvidas sobre o que escolher na decoração, confira mais detalhes sobre como o forro de gesso e a iluminação podem transformar seu novo apartamento no canal do YouTube da Tenda!
Sobre a Tenda
A Tenda é uma das maiores construtoras do Brasil e uma das empresas que integram a Bolsa de Valores de São Paulo. Listada no Novo Mercado da B3, a companhia tem o mais alto nível de governança corporativa do país.
Com mais de 50 anos de experiência no mercado imobiliário, a gente sabe que comprar um apartamento muitas vezes parece ser algo impossível para muitos brasileiros. Por isso, a nossa missão é colocar a conquista da casa própria ao seu alcance.
Acredite, com as nossas condições exclusivas somadas a grande parceria que temos com o novo Minha Casa Minha Vida, programa que substituiu o Casa Verde e Amarela, você consegue ter o seu cantinho.
Nós já realizamos o sonho de mais de 150 mil famílias, provando que ter um imóvel próprio é possível. Para ajudar cada vez mais brasileiros, estamos presentes em capitais e regiões metropolitanas de nove estados do país. Existem apartamentos à venda em São Paulo, Bahia, Ceará, Pernambuco, apartamentos à venda no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás e Minas Gerais.
Além de diversas lojas físicas nos nove estados em que atuamos, também oferecemos a comodidade da Loja Virtual Tenda, um ambiente seguro e com todas as informações que você precisa para conquistar o seu imóvel. No nosso site, você também encontra ferramentas como o Simulador de Financiamento e a Calculadora dos Sonhos que te ajudam no planejamento da compra.
Conte com a gente para realizar o sonho de ter o seu apartamento! Estamos prontos para tirar as suas dúvidas e te acompanhar durante todo o processo.