Imagem Meu Decorado | Tenda Blog
Encontre sua inspiração em fotos reais de clientes

COMO CUMPRIR A LEI DO SILÊNCIO EM CONDOMÍNIO E EVITAR PROBLEMAS

Viver em Condomínio

06/12/23

A conhecida Lei do Silêncio determina que fazer barulho é permitido apenas entre as 07h e as 22h, sendo que qualquer pessoa ou condômino que desrespeitar essa regra, estará sujeito a punição. Vamos entender juntos como realmente funciona a Lei do Silêncio em condomínio?

Como funciona a Lei do Silêncio?

Como funciona a Lei do Silêncio? | Foto de uma moça com um sorriso no rosto, usando o celular | Viver em Condomínio | Blog da Tenda

A fim de garantir o sossego, principalmente, sonoro dos condôminos, é essencial aplicar leis e regras mais amplas para garantir um bom convívio entre todos. Dessa forma, a legislação atual que cuida diretamente da qualidade sonora está presente em níveis nacional, municipal e interno nos condomínios.

Assim quando olhamos mais atentamente para o nível nacional, a Lei de Contravenções Penais, no artigo 42 (Lei nº 3.688, de 3 de outubro de 1941), diz que:

“Qualquer cidadão que perturbe o trabalho ou sossego alheio está sujeito ao pagamento de multa ou reclusão de 15 dias a três meses.”

Essa decisão, claro, pode variar de município para munícipio, por isso, é importante saber mais sobre as normas estabelecidas pela prefeitura da sua cidade ou então ler atentamente o Regimento Interno e Convenção do Condomínio do seu prédio.

Qual o nível de decibéis permitido por lei?

Qual o nível de decibéis permitido por lei? | Foto de uma moça dormindo na cama | Viver em Condomínio | Blog da Tenda

A Norma Brasileira (NBR) 10.151/2000, estabelecida pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), atua como um regulamento para a Lei do Silêncio, controlando os níveis de ruído em áreas residenciais. Sendo assim, a emissão de ruídos em áreas residenciais não podem ultrapassar os limites estabelecidos de 55 decibéis no período diurno e 50 decibéis no período noturno.

Mas, o que são decibéis?

A unidade de medida conhecida como decibel (dB) é frequentemente utilizada para avaliar a intensidade do som, conhecido popularmente como “volume” ou “altura”.

Em resumo: quanto mais alto o pico da onda, maior será o volume percebido e, consequentemente, maior será a quantidade de decibéis registrados.

Em seguida, veja abaixo alguns exemplos de objetos do nosso dia a dia e seus ruídos em decibéis:

  • Secador de cabelo (90 dB);
  • Britadeira (110 dB);
  • Torneira gotejando (20 dB);
  • Rádio ou TV (70dB);
  • Despertador de campainha (80 dB);
  • Caixa de som (130 dB).

Qual o horário da Lei do Silêncio?

O horário conhecido como “período de silêncio” pode variar de município para município, portanto, é essencial estar ciente das regulamentações específicas da sua cidade.

A Norma Brasileira (NBR) 10.151/2019, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), estabelece que a emissão de ruídos em áreas residenciais não ultrapasse os limites estabelecidos de 55 decibéis no período diurno, entre 7h e 20h, e 50 decibéis no período noturno, das 20h às 7h.

Pode fazer barulho em apartamento?

Pode fazer barulho em apartamento? | Foto de um grupo de pessoas fazendo uma festa no apartamento | Viver em Condomínio | Blog da Tenda

Um ponto importante, é que os ruídos em apartamentos podem acontecer, desde que respeitem o período de silêncio da sua cidade e do condomínio.

Apesar da lei, um ponto legal para se atentar é: ruídos excessivos que causem perturbação aos vizinhos, podem resultar em consequências legais, independentemente do horário. Portanto, é fundamental respeitar o sossego alheio e agir de acordo com as leis vigentes.

Lei do Silêncio em condomínio

Em seguida, entenda e aprenda todos os detalhes sobre como a Lei do Silêncio pode ser aplicada dentro do seu condomínio.

O que é considerado barulho excessivo em condomínio?

Quando o ruído causado interfere no conforto e na realização de qualquer atividade em casa, é assegurado por lei que os vizinhos incomodados possam tomar medidas para resolver a situação.

Então, em seguida, veja alguns exemplos de barulho em excesso:

  • Sinais de brigas e violência entre famílias;
  • Festas ou som/música muito alta;
  • Barulhos excessivos de ferramentas, eletrodomésticos, instrumentos musicais, entre outros.

Quantos decibéis são permitidos por dia? E quantos decibéis são permitidos durante a noite?

A variação de decibéis muda de cidade para cidade, por isso, é importante se atentar às regras específicas do local onde você e a sua família irão morar. Então, separamos algumas cidades para vocês terem uma base de como funciona a lei:

Caso você seja morador da cidade de São Paulo e queira seguir à risca, não pode passar de 71 decibéis pelo dia (7h às 20h) e 59 decibéis pela noite (das 20h às 7h).

Agora, se você estiver no Rio de Janeiro, os barulhos em áreas residenciais não podem ultrapassar os 50 dB, entretanto, em áreas mistas o “tolerável” chega a até 65 dB.

Já em Porto Alegre, a legislação municipal determina que ruídos mais toleráveis vão das 7h às 19h. Entretanto, durante o período vespertino (das 19h às 22h) e o período noturno (a partir das 22h), as normas são mais rigorosas.

Em Fortaleza, a legislação determina que são toleráveis sons até 70 dB no período diurno (6h às 22h), e de 60 dB no período noturno (22h às 6h).

Até que horas posso ouvir som alto de fim de semana?

Você pode aproveitar o fim de semana para ouvir suas músicas tranquilamente, desde que o período de silêncio da sua cidade e do condomínio sejam respeitados.

Barulho em condomínio: como mediar conflitos?

Barulho em condomínio: como mediar conflitos? | Foto de um homem com a expressão irritada, tampando os ouvidos | Viver em Condomínio | Blog da Tenda

O síndico é o responsável por responder rapidamente a situação. Sendo assim, buscando resolver o problema de forma pacífica e mediando a conversa entre os vizinhos envolvidos. No entanto, se o “acusado” persistir no comportamento, é necessário tomar as medidas adequadas e fazer cumprir as regras.

O síndico e a administradora responsável pelo condomínio estão autorizados a dar sequência da seguinte forma:

  • Advertir o causador do barulho;
  • Se a situação persistir, fazer uma advertência para ele;
  • Com a notificação e/ou a advertência assinada, caso o problema persista, pode-se acionar a o envolvimento da polícia.

O que pode ser feito em casos extremos?

Se a conversa amigável não for eficaz, o condômino que apresentou a reclamação pode optar por procurar a Polícia Civil para registrar um Boletim de Ocorrência e solicitar as ações adequadas no âmbito penal.

Além disso, em última instância, é aconselhável buscar o poder judiciário e exigir uma resposta mais séria por parte do condomínio.

Quando o síndico deve intervir em reclamações de barulho?

O síndico pode atuar em qualquer das uma das seguintes situações:

  • Barulhos excessivos recorrentes;
  • Reclamações constantes de mais um morador;
  • Sinais de brigas e violência entre famílias;
  • Indícios recorrentes de falta de cuidado com tom de voz;
  • Festas frequentes com som alto, entre outros.

Dicas para não desrespeitar a Lei do Silêncio em condomínio

Dicas para não desrespeitar a Lei do Silêncio em condomínio | Foto de uma moça sentada no sofá, ouvindo música com o fone de ouvido | Viver em Condomínio | Blog da Tenda

Agora que você aprendeu mais sobre a Lei do Silêncio e a sua importância para um bom convívio em condomínio, separamos algumas dicas para ajudá-lo no dia a dia:

Lei do Silêncio em condomínio: não ligue o som alto

Mantenha um volume moderado para não incomodar os vizinhos, mas, claro, sem deixar de se divertir com as suas músicas.

Lei do Silêncio em condomínio: cuidado com as conversas em tom de voz elevado

Nós sabemos que as vezes as visitas podem se empolgar, por isso, caso já esteja se aproximando do horário noturno de descanso, diminua o volume da conversa para não receber nenhuma reclamação por parte dos vizinhos.

Lei do Silêncio em condomínio: festas barulhentas

Essas não precisam de muita explicação, né!? Respeite o horário do silêncio do seu condomínio, e assim, aproveite sua festa sem maiores preocupações.

Lei do Silêncio em condomínio: barulho de obras

Vai reformar a casa? Confirme com o seu síndico qual é o horário limite para os prestadores trabalharem na sua obra. Assim, você pode seguir com sua reforma, não incomodar os vizinhos e ainda respeitar as regras do condomínio.

Lei do Silêncio em condomínio: faxina em horários inapropriados

Às vezes a vontade de limpar e organizar nossas coisas vem nos horários mais aleatórios do dia, por isso, tome cuidado para não exagerar no barulho e incomodar os vizinhos, principalmente com o som do aspirador de pó e outros eletrodomésticos.

Sobre a Tenda

A  Tenda é uma das maiores construtoras do Brasil e  uma das empresas que integram a Bolsa de Valores de São Paulo.  Listada no Novo Mercado da B3, a companhia tem o mais alto nível de governança corporativa do país.

Com mais de  50 anos de experiência  no mercado imobiliário, a gente sabe que comprar um  apartamento  muitas vezes parece impossível para  muitos brasileiros.  Por isso,  nossa missão  é  colocar a conquista da casa própria ao seu alcance.

Acredite,  com as nossas condições exclusivas somadas à grande parceria que temos com o Minha Casa, Minha Vida, você consegue ter o seu cantinho.

Nós já realizamos o sonho de mais de 160 mil famílias, provando que ter um imóvel próprio é possível. Para  ajudar  cada vez  mais  brasileiros, estamos presentes em capitais e regiões metropolitanas de nove estados do país. Existem  apartamentos à venda em São Paulo, Bahia, Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás e Minas Gerais.

Além de  diversas lojas físicas  nos estados onde atuamos, também oferecemos a comodidade da  Loja Virtual  Tenda, um ambiente seguro e com todas as informações que você precisa para conquistar o seu imóvel.  No nosso site, você também encontra ferramentas como o  Simulador de Financiamento  e a  Calculadora dos Sonhos, que ajudam você no planejamento da compra.

Conte com a gente  para realizar o sonho de ter o seu apartamento! Estamos prontos para tirar  suas  dúvidas e ajudar você nessa maravilhosa jornada.

Autor do Post | Tenda Blog
Escrito por:

Tenda

Quer um desconto de até R$ 55 mil para comprar seu apartamento?

Clique aqui

Seta Ballon down | Tenda.com
Tais subsídio | Tenda.com Ícone fechar | Botão fechar | Blog da Tenda| Tenda.com

Saia do aluguel e conquiste seu apartamento. Dê o primeiro passo agora mesmo.


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

(0) Comentários
Este artigo ainda não possui comentário. Seja o primeiro.