Como organizar chá de panela? Confira 5 dicas!

Para Você

Pensando em preparar um chá de panela para dar o pontapé inicial na decoração do lar? Então, veja o nosso post e saiba como planejá-lo!

Saber como organizar um chá de panela de forma rápida, prática e ainda assim proveitosa e marcante para todos os envolvidos é um questionamento bastante comum. Afinal, mesmo com a ajuda de amigos e familiares, nos últimos anos se tornou comum que os noivos tomem a frente da preparação desse momento especial que é compartilhado com aquelas pessoas que são importantes e estão sempre presente na vida deles.

Porém, como é normal surgirem dúvidas a respeito do assunto e dos preparativos necessários, muitas pessoas ficam sem saber ao certo por onde começar. Por esse motivo, preparamos um artigo que vai ajudar você com o passo a passo para realizar um chá de panela inesquecível. Confira!

O que é e como funciona um chá de panela?

O chá de panela é uma tradição antiga que serve como um rito de passagem para os noivos. Nessa confraternização especial, reúne-se os amigos, os parentes, os colegas de trabalho e afins para celebrar o casamento que se aproxima e o mais importante: o início de uma vida a dois com a pessoa que escolheu para ter ao lado — geralmente, em um novo lar.

Por essa razão, os convidados levam, cada um, um presente para ajudar o casal a iniciar essa nova etapa com o pé direito e conseguir decorar o imóvel mais rapidamente. No entanto, não se trata de qualquer mimo. Na verdade, o foco aqui são os itens de cozinha, que vão desde os utensílios domésticos até os eletrodomésticos. Quanto mais variados forem os presentes, sem dúvidas, melhor. Assim, os noivos terão menos despesas no futuro.

Como organizar um chá de panela?

Há pouco, falamos o que esse momento é único e como ele funciona. Dessa vez, é hora de mostrar como organizar um chá de panela para que ele seja proveitoso do início ao fim. Para isso, reunimos 5 dicas que vão ajudar você nessa missão. Confira abaixo!

1. Escolha uma data para o chá de panela

Antes de mais nada, escolha uma boa data para reunir seus convidados para evitar que alguém não possa ir por conta do trabalho, da faculdade e demais afazeres do cotidiano. Uma sugestão é fugir dos dias úteis (segunda a sábado) e eleger o domingo, pois as pessoas, geralmente, ficam com a agenda livre.

2. Faça uma lista com os convidados

A segunda dica para organizar seu chá de panela (ou mesmo qualquer festa de casamento ou apartamento) é montar uma lista com os convidados. Isso é essencial para garantir que as pessoas caibam no lugar da confraternização e o espaço não acabe apertado, abafado e desconfortável, o que pode estragar toda a experiência do momento.

Lembre-se de que, após terminar a lista, é interessante confirmar a presença de cada uma das pessoas. Isso será essencial mais a frente — e você entenderá logo, logo o porquê.

3. Planeje os comes e bebes

Com a lista de convidados em mãos, é hora de passar para a próxima dica: o planejamento dos comes e bebes. Afinal de contas, não dá para estabelecer uma quantidade adequada sem ter ideia de quantas pessoas comparecerão à confraternização, não é mesmo?

O indicado é dar preferência a alimentos leves e fáceis de serem servidos, como petiscos e doces (bolos, tortas, pães de alho, biscoitos de arroz, dados de tapioca etc). Já em relação às bebidas, opte por sucos, águas aromatizadas e refrigerantes que são boas pedidas a qualquer hora do dia. Além disso, não deixe de personalizar a decoração do local para deixar o ambiente aconchegante.

Aqui vale a pena contar com a ajuda de amigos ou familiares para montar um painel de fotos, arrumar a mesa dos quitutes de maneira delicada e convidativa e posicionar alguns elementos decorativos (como flores, balões, luminárias, quadros etc.) no local.

4. Defina os itens de cozinha que você quer/precisa

Com um número certo de convidados, você também poderá definir os itens de cozinha que quer ganhar, garantindo que eles comprem itens diferentes e diversificados. A lista pode ser dividida da seguinte maneira.

Utensílios domésticos

  • Conjunto de talheres;
  • Conjunto de panelas;
  • Travessas e assadeiras;
  • Aparelho de jantar;
  • Escorredores;
  • Medidores;
  • Copos e taças;
  • Tábuas de corte.

Acessórios decorativos

  • Centros de mesa;
  • Aventais;
  • Quadros de notas;
  • Descansos de panelas;
  • Suporte para panelas;
  • Organizadores.

Eletrodomésticos

  • Liquidificador;
  • Sanduicheira;
  • Espremedor de frutas;
  • Mixer;
  • Cafeteira.

Não se esqueça também de definir cor e marca dos produtos desejados. Isso é necessário, pois assegura que os itens não sejam cada um de um estilo e formato, o que pode deixar a decoração da cozinha bagunçada e visualmente poluída.

5. Selecione uma loja de utensílios domésticos

Para facilitar a compra dos itens de cozinha, uma boa dica é selecionar uma loja específica para que seus convidados possam comprá-los por um preço que caiba no bolso. Se o local tiver e-commerce, melhor ainda. Isso porque você pode criar uma lista de desejos no site e repassar para todo mundo. Com isso, as pessoas já terão ideia exata de o que você quer e podem, inclusive, adquirir o produto online sem nem precisar sair de casa.

Quando e onde fazer um chá de panela?

O chá de panela não precisa ser uma festa grande, mas sim uma pequena confraternização que requer poucos gastos. Por esse motivo, ele pode ser feito no local que você desejar. Pode ser o seu antigo imóvel, o seu novo lar ou mesmo a residência de algum parente, por exemplo. O importante é que o espaço seja adequado à quantidade de pessoas convidadas e possa ser personalizado com a decoração escolhida sem dificuldades ou problemas.

Já em relação à data, comece a planejar o evento cerca de três meses antes de subir ao altar. Dessa forma, será possível realizá-lo com até 45 dias de antecedência da data. O motivo disso é simples: o chá de panela não deve tomar muito tempo da sua agenda, ainda mais quando se entra na contagem regressiva dos 30 dias para iniciar a vida de casado e sempre há preparativos finais para a cerimônia que precisam da sua atenção.

Agora que você já tem ideia de como organizar chá de panela, faça uso das nossas dicas e comece já a programar o seu para realizá-lo no período certo. Com isso, ele será um momento de celebração com as pessoas que você gosta e fazem parte do seu dia a dia, não um motivo a mais de preocupação.

Curtiu o post? Pois não perca tempo e compartilhe-o nas redes sociais com as pessoas que vão lhe ajudar a preparar o seu chá de panela!

Autor do Post | Tenda Blog
Escrito por:

Tenda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

(0) Comentários
Este artigo ainda não possui comentário. Seja o primeiro.
Deixe seu contato.

A gente quer compartilhar as novidades primeiro com você.