Imagem Meu Decorado | Tenda Blog
Encontre sua inspiração em fotos reais de clientes

O QUE É A LEI DO SILÊNCIO E COMO ELA FUNCIONA NOS CONDOMÍNIOS?

Viver em Condomínio

13/08/19

Viver em um condomínio requer respeito, tolerância e responsabilidade com o bem-estar coletivo. Afinal, são diversas famílias e pessoas, de personalidades e necessidades diferentes, convivendo em um mesmo ambiente. Nesse sentido, a lei do silêncio tem grande importância.

Está sem tempo para ler agora? Então, ouça este conteúdo que está dividido em 3 partes para você! Aproveite a primeira aqui e, depois, confira as próximas no decorrer do artigo! Para ouvir é só clicar no play!

Tais, assistente virtual da Construtora Tenda | Blog da Tenda | Tenda.com

Mas, você sabe o que é a lei do silêncio e o que ela diz sobre o barulho nas dependências dos condomínios? Veja a seguir o que está previsto na legislação e como usar o bom senso na hora de aplicá-la.

Afinal, o que é a lei do silêncio?

Afinal, o que é a Lei do Silêncio? | Foto de uma mulher ouvindo música em casa | Viver em Condomínio | Blog da Tenda

O termo “lei do silêncio” faz referência a uma série de leis, federais, estaduais ou municipais, que estabelecem limites para a geração de ruídos prejudiciais à saúde, especialmente nos casos de bares e casas noturnas. Confira abaixo algumas das principais delas.

Um dos artigos da constituição que abordam o tema é o nº 1277 da Lei 10.406/02, que diz que “o proprietário ou o possuidor de um prédio tem o direito de fazer cessar as interferências prejudiciais à segurança, ao sossego e à saúde dos que o habitam, provocadas pela utilização de propriedade vizinha.”

Bem como o inciso IV do artigo 1.336, também da Lei 10.406/02, que diz que são deveres do condômino “dar às suas partes a mesma destinação que tem a edificação, e não as utilizar de maneira prejudicial ao sossego, salubridade e segurança dos possuidores ou aos bons costumes.”

Já a Norma Brasileira (NBR) 10151:2019, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), estabelece que a emissão de ruídos em zonas residenciais não deve ultrapassar os 55 decibéis no período diurno (entre 7h e 20h) e 50 decibéis no período noturno (das 20h às 7h).

Há ainda o art. 42 da Lei das Contravenções Penais (Lei nº 3.688/41), que sujeita à multa ou prisão de 15 dias até três meses o cidadão que perturbar o trabalho ou sossego alheio com:

  • gritaria e algazarra;
  • exercício de profissão ruidosa ou incômoda em desacordo com o previsto na legislação;
  • abuso de instrumentos sonoros;
  • provocação ou não impedimento de barulho produzido por animal de quem tem a guarda.

Além dos artigos mencionados, alguns estados e municípios têm a sua própria lei do silêncio, prevista nas leis. Em outras palavras, isso quer dizer que as regras podem variar de um lugar para o outro.

Como funciona a lei do silêncio?

Com o objetivo preservar a saúde auditiva, e também manter um equilíbrio no barulho emitido por residências e comércio, a Lei do Silêncio busca manter o equilíbrio e a harmonia nos diversos ambientes. Dessa forma, ela define as responsabilidades e atitudes que as autoridades devem tomar para manter a poluição sonora sob controle. Para isso, estabelece o nível de barulho permitido para determinadas áreas e o horário permitido para que esse barulho aconteça, garantindo que exista um controle e organização no barulho emitido em moradias ou espaços comerciais.

Como é a aplicação da lei do silêncio em diferentes municípios?

Apesar de ter o objetivo principal de preservar a saúde e o bem-estar entre moradores e comércios, a Lei do Silêncio é aplicada de formas diferentes em cada local do país. A seguir, confira os exemplos de como a lei é aplicada nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba.  

Lei do silêncio em São Paulo 

Na cidade de São Paulo, foi criado o Programa Silêncio Urbano, que ficou conhecido como a Lei do PSIU. O foco da Lei do Psiu é harmonizar a convivência entre estabelecimentos comerciais e moradores ao limitar a emissão de ruídos que possam incomodar ou interferir na saúde e no bem-estar da vizinhança. 

Dessa maneira, dentro do programa existem duas leis vigentes: a da 1 hora da manhã e a do ruído. A primeira determina que os estabelecimentos com funcionamento após a 1h tenham isolamento acústico. Já a segunda controla os decibéis emitidos por esses estabelecimentos durante o dia e a noite. 

A Lei de Zoneamento estabelece os limites, que são: 

  • nas zonas residenciais, o nível aceitável é de 50 decibéis entre 7h e 22h e 40 decibéis entre 22h e 7h; 
  • em zonas mistas, entre 55 e 65 decibéis (dependendo da região) das 7h às 22h e entre 45 e 55 decibéis das 22h às 7h; 
  • nas zonas industriais, entre 65 e 70 decibéis das 7h às 22h e entre 55 e 60 decibéis das 22h às 7h. 

A legislação prevê a fiscalização de bares, restaurantes, casas noturnas, salões de festas, eventos, salões de cabeleireiros, instituições de ensino, indústrias, templos religiosos e até bailes funk. No entanto, ela não considera os ruídos produzidos dentro dos domicílios. Assim, dessa forma que se caracteriza a lei do silêncio em São Paulo. 

Lei do silêncio no Rio de Janeiro 

Entretanto, na lei do silêncio carioca, estão sujeitos a penalizações os infratores que emitirem ruídos de naturezas diversas, como obras e reformas, animais domésticos dos quais têm a guarda, som alto e outros que ultrapassem o limite de decibéis estabelecido na legislação. Nesses casos, estão previstas multas da Lei do Silêncio de R$500 (para pessoas físicas) até R$5 mil (para pessoas jurídicas). 

Lei do silêncio em Curitiba 

Assim como em outras cidades brasileiras, em Curitiba, o limite de decibéis permitido por lei sofre alterações de acordo com o horário. Na capital do Paraná, no horário das 07h01 até às 19h00, o limite é de 55 decibéis, diminuindo para 50 decibéis no período entre 19h01 às 22h00, e finalmente, reduzido a 45 decibéis entre às 22h01 até 07h00.

Mas o que é um decibel (dB)?

Assim como a temperatura é medida em graus, a intensidade do som em um ambiente é medida em decibéis (dB). Para se ter uma ideia, uma conversa a dois em tom de cochicho emite em torno de 30 dB. O choro de um bebê emite um ruído equivalente a 50 dB. Já o som de um aspirador de pó, 70 dB.

Quais danos à saúde o ruído em excesso pode causar?

Nem todo mundo tem noção da seriedade do problema. Segundo a Organização Mundial (OMS) da Saúde, o barulho excessivo afeta diretamente a qualidade de vida de milhões de pessoas e traz uma série de consequências à saúde. Entre elas, estão:

  • dores de cabeça;
  • danos auditivos e surdez;
  • distúrbios do sono;
  • síndromes metabólicas decorrentes dos distúrbios do sono;
  • obesidade decorrente de síndromes metabólicas;
  • estresse crônico;
  • alterações cardiovasculares;
  • déficit cognitivo em crianças.

Qual é o limite de decibéis permitido por lei?

Como falado, a lei do silêncio varia de um lugar para outro. Entretanto, existe um consenso quanto ao limite máximo de decibéis ideal permitidos: 70 dB durante o dia e 50 dB no período entre 22h às 7h. 

Confira agora o segundo áudio do conteúdo! Assim, ao terminar de ouvir, aproveite o último trecho mais abaixo desta página!

Existe uma lei do silêncio específica para condomínios?

Existe uma lei do silêncio específica para condomínios? | Foto de uma Mulher descansando na cama | Viver em Condomínio | Blog da Tenda

Afinal, quando acaba o direito de assistir ao jogo com o som alto e começa o direito do vizinho de relaxar em silêncio após um dia cansativo de trabalho? Ou, a dúvida de muitos condôminos pode ser: até que horas pode ficar com som alto no sábado?

Conforme mencionamos, não existe uma lei do silêncio que tipifique todas as contravenções nesse sentido. No caso dos condomínios, é função do Regimento Interno delimitar os horários em que o barulho é permitido — respeitando, é claro, as normas técnicas e a legislação.

Os moradores têm o direito a uma cópia desse regimento e podem consultá-lo em caso de dúvida. Entretanto, às vezes as regras podem ser muito genéricas e não abranger todos os casos.

Afinal, o que para uma pessoa é um barulho excessivo, para outra, pode não ser. Nem todas as pessoas têm o mesmo nível de tolerância com o barulho no apartamento de cima ou abaixo. Nesse caso, para ter uma boa convivência em condomínio, cabe o bom senso.

Cada condomínio tem as suas regras?

Embora 22h seja considerado o horário padrão para cessar o barulho na maioria dos condomínios, devido ao perfil mais jovem dos seus moradores, alguns empreendimentos contam com horários diferenciados.

Nesse sentido, é importante que os moradores entendam que, dependendo do bairro em que o condomínio está situado e do perfil do empreendimento, as expectativas sobre o barulho e o silêncio podem variar.

Um empreendimento em um bairro cheio de bares e casas noturnas, com apartamentos menores e destinados a pessoas mais jovens, não vai ter o mesmo silêncio de um condomínio localizado próximo a um hospital e ocupado majoritariamente por famílias ou idosos.

Mesmo nesses casos, é preciso seguir o Regimento Interno criado pelos moradores. Assim, para as ocasiões que fogem ao que está estabelecido no documento, para ser um bom vizinho, basta usar o bom senso.

Quais são as regras do bom senso?

Embora o Regimento Interno do condomínio deva cobrir as situações mais corriqueiras em que o barulho é esperado, algo parecido com a Lei do Silêncio para os vizinhos, geralmente o documento não estabelece o número limite para os decibéis emitidos.

Ainda mais, mesmo que um morador esteja fazendo algum tipo de ruído dentro do horário permitido, é legal considerar algumas particularidades, como vizinhos doentes, idosos e recém-nascidos.

Passou do horário permitido? Você sabe que horário é permitido som alto? Deixe para terminar a limpeza do apartamento ou mudar os móveis de lugar para o dia seguinte. Abaixo, destacamos algumas situações corriqueiras em que cabe usar o bom-senso.

Regras de condomínio: barulho de obras

O apartamento está precisando de uma reforma? Sem problemas, temos algumas dicas para não incomodar o vizinho com as obras. Primeiramente, o óbvio, mas não menos importante: respeite os dias e horários permitidos no Regimento Interno do condomínio.

Geralmente as reformas são permitidas em horário comercial, entre 8h e 18h, somente nos dias úteis. É comum que os condôminos trabalhem fora e tenham dificuldade em conciliar os horários, portanto, dependendo do que for acordado entre os moradores, pode ser que o sábado também seja liberado.

Nesse caso, apenas evite começar as obras antes das 10h. Muita gente aproveita o final de semana para dormir até um pouco mais tarde, e não tem nada mais irritante do que acordar com o barulho de uma furadeira.

O mesmo vale para quem pretende mudar os móveis de lugar: nada de arrastá-los pela casa após o horário permitido ou em um sábado às 8h da manhã, ok?

Agora, se você estiver respeitando os horários acordados e, mesmo assim, houver reclamações, talvez seja hora de tentar uma conversa na presença do síndico. Afinal, é preciso haver um mínimo de tolerância para situações como essa, já que todos estão sujeitos à necessidade de reformas.

Regras de condomínio: vizinhos no andar de baixo

Móveis sendo arrastados, barulho de salto alto, crianças batendo bola e correndo pelo apartamento: esses ruídos frequentes podem incomodar bastante o seu vizinho no andar debaixo, principalmente se o imóvel não tiver isolamento acústico.

Para evitar desconfortos e contornar o problema, pense em soluções alternativas, como retirar os sapatos ao entrar no apartamento e substituí-los por chinelos, por exemplo. Aliás, o hábito de retirar os sapatos antes de entrar em casa também ajuda a manter o local limpo.

Sobre a recreação, será que é mesmo uma boa ideia bater bola e correr dentro do apartamento? Se o condomínio em que você mora tem um playground, procure orientar as crianças para que brinquem no espaço destinado para tal. Entretanto, se não houver um local apropriado, dá para diminuir o impacto dos ruídos com carpetes e tapetes de EVA, que isolam e abafam os sons.

Regras de condomínio: música alta

Quem é que não gosta de ouvir música, não é? Seja enquanto a gente cozinha, toma um banho ou apenas quer relaxar, é sempre agradável ter um sonzinho do lado. Entretanto, o som muito alto pode incomodar bastante quem quer descansar, assistir televisão, estudar ou para quem simplesmente não gosta do mesmo tipo de música que você.

Mesmo que esteja dentro do horário permitido para fazer barulho, é legal usar o bom senso e deixar a música em um volume razoável. Além de evitar advertências, multas ou cara feia, ter esse cuidado com o outro e com o bem-estar coletivo ajuda a construir um ambiente amigável e respeitoso.

Regras de condomínio: festas

Planejou uma festa para reunir pessoas queridas? Antes do evento, confira o Regimento Interno e siga estritamente o que ele diz sobre os horários permitidos para fazer barulho.

Os salões geralmente têm algumas regras de uso, entre elas o horário de devolução das chaves. Já as festas nos apartamentos são mais problemáticas, uma vez que os moradores têm o direito de receber visitas a hora que quiserem.

Se você quer que os convidados fiquem até tarde, é preciso que todos colaborem com o tom de voz baixo. Entretanto, como o fator alcoólico geralmente está presente nesse tipo de ocasião, fazer silêncio nem sempre é uma tarefa fácil.

Nesses casos, a melhor solução é acionar a portaria, o síndico ou o zelador, que deverá entrar em contato com o morador e pedir para cessar o barulho. O primeiro passo é sempre tentar uma conversa amigável. Se o problema persistir, o morador poderá ser advertido. Se ainda assim a situação continuar, ele poderá ser multado.

Confira agora o segundo áudio do conteúdo! Assim, ao terminar de ouvir, aproveite o último trecho mais abaixo desta página!

Qual é a penalidade para quem infringir a lei do silêncio?

De acordo com a Lei das Contravenções Penais, a penalidade para quem perturbar o sossego é de prisão de 15 dias a três meses ou multa. Geralmente o órgão que recebe as denúncias é a Polícia Militar ou a Guarda Civil.

A regra é aplicada às situações em que o ruído é resultado de atividades de lazer, comerciais ou religiosas. Mesmo que um templo tenha o alvará para a prática dos cultos, não poderá infringir a legislação. O responsável pela infração é primeiro advertido e solicitado a cessar o barulho. Caso o ruído persista, a pessoa poderá ser presa por crime de desobediência.

É importante lembrar que, embora os incomodados pelo barulho estejam dentro da lei ao acionar as autoridades, na hora de fazer valer os seus direitos, bom senso nunca é demais.

O ideal é tentar encontrar uma solução amigável para resolver a situação na base do diálogo. Recomendamos acionar a polícia ou recorrer às vias judiciais apenas para os casos extremos ou para aqueles em que as conversas não surtiram efeito.

Nos condomínios residenciais, os moradores deverão sempre seguir o que diz o Regimento Interno. O documento deve estabelecer os limites de ruído dentro dos apartamentos e nas áreas comuns, os horários em que o barulho é permitido, bem como prever advertências e multas em casos de descumprimento das regras.

Lei do silêncio: como denunciar?

Antes de tomar medidas drásticas, identifique se a situação é realmente abusiva e merece intervenção. Nesses casos, é sempre bom usar o bom senso.

Para ser enquadrado como um abuso, você pode considerar alguns fatores:

  • Intensidade do barulho;
  • Horário;
  • Reincidência (é a primeira vez ou o morador já tem um histórico?).

Se for realmente um excesso, você pode contatar diretamente o morador e solicitar que diminua o ruído ou formalizar uma queixa no momento em que ocorre o abuso por meio dos funcionários do condomínio. Caso o barulho persista ou quando a situação toma proporções maiores, o síndico deve ser envolvido.

Se mesmo depois de notificado o morador persistir com o barulho, o síndico ou a administradora do condomínio poderão ser acionados para que tomem as devidas providências — que deverão estar registradas no Regimento Interno.

Em alguns casos, o condômino recebe em casa uma advertência por correspondência formal — é uma forma que o síndico e o condomínio têm de respaldar as suas ações, principalmente nos casos em que não há resolução pacífica e a situação acaba em ação judicial.

Dúvidas frequentes sobre a Lei do Silêncio em condomínio:

Lei do silêncio: pode fazer barulho em apartamento?

Barulhos em apartamentos são permitidos, porém, o bom senso e respeito pela Lei do Silêncio e regimento do condomínio devem sempre estar presentes. Portanto, esteja sempre atento aos horários permitidos para barulhos e tome cuidado com o som emitido por eletrodomésticos, conversas altas e o volume do som em determinados momentos. Afinal, se todos colaborarem, a convivência em condomínio será pacífica e sem problemas.

Lei do silêncio: até que horas pode ouvir som alto no sábado?

A lei do Silêncio define um horário entre 07h00 até às 22h00 para realização de barulhos. Porém, é crucial ressaltar que os moradores devem consultar e respeitar também o Regimento Interno do condomínio.

Além disso, é válido lembrar que, mesmo que para muitos o sábado seja o momento ideal para aproveitar e se distrair dos dias estressantes da semana, usando toda a energia para ouvir música alta, dar festas e se divertir, para outras pessoas, é o contrário, e o sábado é o dia perfeito para dormir até mais tarde, descansar e recarregar as energias. Por isso, para garantir que todos aproveitem o seu sábado, o bom senso deve estar sempre presente.

Lei do silêncio: até que horas pode ouvir som alto no domingo

Aos domingos, a mudança no horário permitido para barulho sofre uma pequena mudança. Nesse dia, o período é entre 08h00 às 22h00. Portanto, atente-se aos barulhos fora desse horário, e lembre-se de respeitar os níveis de decibéis, não ouvindo som alto que ultrapasse os estipulados pela Lei do Silêncio e pelo Regimento Interno do condomínio.

Lei do silêncio: como evitar confusão com vizinhos?

Em condomínio, cada família tem seus próprios costumes e hábitos relacionados ao barulho. Por isso, a melhor maneira para todos viverem em harmonia, é sempre prezar pelo bom senso e respeito. Ou seja, seguir as normas estabelecidas pelo condomínio em relação ao barulho e ter empatia pelo próximo.

Porém, nos casos em que a situação do barulho incomode e seja constante, buscar uma conversa amigável com os vizinhos barulhentos, a respeito do assunto é sempre a melhor maneira. Entretanto, se a conversa não resolver o problema, uma opção é buscar o auxilio do síndico para intermediar o problema e estabelecer um acordo e harmonia entre os vizinhos.

Lei do silêncio: O que pode ser feito em casos extremos?

De início, o recomendado é tentar uma conversa pacífica e respeitosa com o causador do barulho. Se esse contato não produzir efeito, é necessário envolver o síndico do condomínio para mediar a situação, utilizando como apoio a Lei do Silêncio e o Regimento Interno do condomínio.

Entretanto, se nenhuma dessas opções cessarem a situação, os incomodados com o barulho podem entrar em contato com a Policia Militar ou a prefeitura da cidade, e registrar um Boletim de Ocorrência, para que as medidas cabíveis sejam tomadas. Além disso, em casos mais extremos, é possível ainda, buscar o poder judiciário em busca de solução.

Lei do silêncio: Quantos decibéis são permitidos em área residencial?

A perturbação do sossego alheio é contra a lei, portanto, é importante entender quais horários e limites de decibéis permitidos em áreas residenciais. De modo geral, as áreas residenciais urbanas, assim como zonas hospitalares ou escolares, tem um limite de 50 decibéis no período diurno, e 45 decibéis no noturno.

A lei do silêncio e a harmonia no condomínio

A lei do silêncio e a harmonia no condomínio | Foto de pessoas sorridentes em uma confraternização | Viver em Condomínio | Blog da Tenda

Viver em um condomínio exige dos moradores respeito e um senso de coletividade. Como visto, não existe apenas uma legislação federal que regulamente a questão do barulho. A Lei do Silêncio é um termo popular que faz referência a uma série de leis, que determinam os limites para a geração de ruídos. Entretanto, como elas são legisladas nas esferas estaduais e municipais, as regras podem mudar de uma região para a outra.

No caso dos condomínios, valem as normas do município em que ele está inserido e as regras estabelecidas no Regimento Interno. Por isso, é importante que todos os moradores participem das assembleias e da criação desse documento. Ele é a principal ferramenta que garante os seus direitos como condômino.

Quer encontrar mais conteúdos como esse? Então acompanhe também nosso Facebook e Instagram!

Sobre a Tenda

A  Tenda é uma das maiores construtoras do Brasil e  uma das empresas que integram a Bolsa de Valores de São Paulo.  Listada no Novo Mercado da B3, a companhia tem o mais alto nível de governança corporativa do país.  

Com mais de  50 anos de experiência  no mercado imobiliário, a gente sabe que comprar um  apartamento  muitas vezes parece impossível para  muitos brasileiros.  Por isso,  nossa missão  é  colocar a conquista da casa própria ao seu alcance.   

Acredite,  com as nossas condições exclusivas somadas à grande parceria que temos com o Minha Casa, Minha Vida, você consegue ter o seu cantinho.  

Nós já realizamos o sonho de mais de 160 mil famílias, provando que ter um imóvel próprio é possível. Para  ajudar  cada vez  mais  brasileiros, estamos presentes em capitais e regiões metropolitanas de nove estados do país. Existem  apartamentos à venda em São Paulo, Bahia, Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás e Minas Gerais.  

 Além de  diversas lojas físicas  nos estados onde atuamos, também oferecemos a comodidade da  Loja Virtual  Tenda, um ambiente seguro e com todas as informações que você precisa para conquistar o seu imóvel.  No nosso site, você também encontra ferramentas como o  Simulador de Financiamento  e a  Calculadora dos Sonhos, que ajudam você no planejamento da compra.   

Conte com a gente para realizar o sonho de ter o seu apartamento! Estamos prontos para tirar  suas  dúvidas e ajudar você nessa maravilhosa jornada.  

Autor do Post | Tenda Blog
Escrito por:

Tenda

Quer um desconto de até R$ 55 mil para comprar seu apartamento?

Clique aqui

Seta Ballon down | Tenda.com
Tais subsídio | Tenda.com Ícone fechar | Botão fechar | Blog da Tenda| Tenda.com

Saia do aluguel e conquiste seu apartamento. Dê o primeiro passo agora mesmo.


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

(0) Comentários
Este artigo ainda não possui comentário. Seja o primeiro.