be65 Comprar imóvel novo ou usado: qual é a melhor opção? – Tenda



Cadastre-se e fique
por dentro das novidades.





Decidir-se entre comprar imóvel novo ou usado depende da análise de uma série de fatores — que vão das facilidades nas formas de pagamento às condições da construção em si —, os quais impactam diretamente no presente e refletem no futuro da família. Os dilemas enfrentados por quem está em busca do imóvel ideal são … Continued

Decidir-se entre comprar imóvel novo ou usado depende da análise de uma série de fatores — que vão das facilidades nas formas de pagamento às condições da construção em si —, os quais impactam diretamente no presente e refletem no futuro da família.

Os dilemas enfrentados por quem está em busca do imóvel ideal são diversos. Depois de se decidir entre casa ou apartamento, ainda é preciso escolher entre comprar imóvel novo ou usado. Nessa hora, é necessário analisar as vantagens e desvantagens de cada opção para descobrir qual atende melhor às necessidades — atuais e futuras — da sua família.

Para ajudar, comparamos os prós e contras dessas aquisições. Antes de fechar negócio, veja qual lhe oferece o melhor custo-benefício!

Comprar imóvel novo ou usado faz mesmo diferença?

Com certeza. Esse tipo de escolha impacta não apenas na negociação em si, ou seja, nas condições do financiamento e obtenção da documentação. Trata-se de uma decisão que refletirá no futuro dos moradores.

Quer um exemplo? Imóveis usados costumam ter maior necessidade de receber reparos. Já proprietários de imóveis novos raramente têm essa preocupação, podendo destinar os seus recursos para outras prioridades.

Outro exemplo: imóveis novos, quando adquiridos na planta, geralmente valorizam-se após serem entregues. Já imóveis usados, quanto mais antigos, mais desvalorizados.

Quais são as vantagens e desvantagens de cada tipo de imóvel?

Tanto imóveis novos quanto usados têm prós e contras, e entendê-los é fundamental para fazer uma compra consciente e satisfatória. Para ajudar, confira o comparativo a seguir e conheça as diferenças fundamentais.

Vantagens de comprar um imóvel novo

Imóveis novos têm condições de financiamento facilitadas, principalmente quando adquiridos na planta. Além disso, algumas construtoras permitem o uso do programa Minha Casa Minha Vida.

Em relação aos projetos arquitetônicos, são imóveis modernos, com ambientes integrados de forma a otimizar o aproveitamento do espaço. Janelas e vãos privilegiam a iluminação e a ventilação natural, o que melhora o conforto térmico e ainda ajuda a baixar a conta de luz.

Outra vantagem são as instalações elétricas atualizadas. Isso significa que imóveis novos têm capacidade para receber eletrodomésticos sem risco de sobrecargas.

Também é preciso destacar a possibilidade de o proprietário personalizar o lar com o seu estilo, da maneira como sempre sonhou. Como a maioria dos empreendimentos é entregue com pisos e azulejos apenas nas áreas molhadas (banheiro, cozinha e lavanderia), é possível escolher os demais materiais de acabamento.

Em média, somente após três anos de uso é feita a primeira manutenção — geralmente, a pintura das paredes e tetos. Ou seja, imóveis novos dão menos dor de cabeça e gastos com reparos.

Por fim, condomínios novos têm uma infraestrutura mais completa do que antigos. Diferenciais como portão automático, área de lazer, salão de festa, churrasqueira e/ou espaço gourmet, entre outros aspectos, atraem, principalmente, famílias com filhos.

Desvantagens de comprar um imóvel novo

A principal desvantagem de comprar um imóvel novo é aguardar a entrega da obra, principalmente no caso de imóveis adquiridos na planta ou em fase de construção. Mas quem tem pressa para se mudar pode procurar por uma unidade já finalizada.

Ainda assim, será preciso esperar, pelo menos, a colocação do gesso e dos pisos antes de entrar. As demais etapas (pintura, instalação da marcenaria etc) são mais tranquilas, o que faz com que muitas pessoas optem por fazê-las aos poucos, já morando no imóvel.

Vantagens de comprar um imóvel usado

A grande vantagem de adquirir um imóvel usado é a possibilidade de poder se mudar imediatamente. No entanto, é comum ter que providenciar alguns ajustes — que podem ser, por exemplo, uma simples torneira pingando a um vazamento mais sério, nunca se sabe.

Outro aspecto positivo é que os proprietários costumam ser mais abertos à negociação do valor, principalmente se estiverem precisando do capital com urgência ou se o imóvel estiver à venda há muito tempo. Isso explica os preços mais atraentes para unidades usadas em comparação à similares novas já finalizadas (com a mesma metragem e localização).

Desvantagens de comprar um imóvel usado

Imóveis usados podem apresentar problemas com a documentação, o que implica em atrasos com a burocracia e gastos extras para legalizá-la. Há casos em que, mesmo com o interesse de ambas as partes, a venda esbarra em algum entrave jurídico e a compra não pode ser concluída.

Outro problema é o fato de imóveis mais antigos não estarem preparados para receber as tecnologias atuais. A falta de tomadas e de pontos de luz faz com que os moradores espalhem benjamins e réguas pelos ambientes — o que pode sobrecarregar a fiação e levar a curtos-circuitos.

Além disso, o estado de conservação desses imóveis pode deixar a desejar. Acabamentos (pisos, azulejos, revestimentos, louças sanitárias e metais hidráulicos) costumam ser datados, assim como o mobiliário embutido. Por isso, muitos optam por fazer uma reforma completa antes de se mudar

Qual tipo de imóvel é mais indicado para cada perfil de morador?

Quem pretende fazer do bem adquirido um patrimônio familiar, com melhor potencial de valorização no mercado imobiliário, deve optar por um imóvel novo. De preferência, adquirido na planta.

Se houver pressa para se mudar, o imóvel precisa estar pronto. Quem mora de aluguel, por exemplo, necessita da unidade o quanto antes.

Já quem deseja morar em um endereço tradicional, onde não há mais espaço para empreendimentos novos, tem as suas escolhas restritas aos imóveis usados. Nesse caso, deve-se buscar unidades com bom estado de conservação e que tenham sido reformadas recentemente.

Entendeu por que é tão importante refletir sobre se é mais vantajoso comprar imóvel novo ou usado? A escolha tem implicações que se estendem para além do momento da aquisição, por isso nunca deve ser pautada, exclusivamente, pelo preço. Sendo assim, analise qual é a situação da sua família, por quanto tempo podem esperar para se mudar e, então, decida com consciência qual oferece o melhor custo-benefício.

Se você gostou desse assunto e quer receber mais conteúdos exclusivos, assine a nossa newsletter. O seu conhecimento sobre o mercado imobiliário será digno dos melhores consultores!

;



Todos os direitos reservados Tenda 2019
CPNJ: 09.625.762/0001-58

0