Imagem Meu Decorado | Tenda Blog
Encontre sua inspiração em fotos reais de clientes

Jeito Tenda de Ser | Uma jornada de 365 dias, que está só começando

#JeitoTendaDeSer

20/05/22

Cultura é igual eletricidade, você não consegue tocar, mas pode sentir. Há 1 ano unimos toda a nossa #gente para refletirmos, juntos, sobre o nosso passado e em como poderíamos seguir adiante com os aprendizados e conquistas que tivemos durante toda a nossa trajetória.

Pois é! Na verdade, essa jornada começou há mais de dois anos, quando notamos que a cultura da nossa empresa precisava ser atualizada para representar com mais fidelidade a nossa forma de ser, afinal a história da Tenda carrega muito aprendizado e marcos. Mas qual seria a nossa força motriz? Pensando em atualizar o nosso jeito de ser, nossa liderança se reuniu juntamente a uma consultoria para estabelecer os próximos passos para nos adequar ao futuro da empresa e estabelecer metas legítimas para a nossa #gente.

A nossa cultura é o nosso jeito de ser, é o que valorizamos e acreditamos, e ela está baseada em uma crença fundamental: a de que todas as pessoas merecem ter o seu lugar no mundo. É dela que nasce o nosso propósito, a nossa razão maior de existir. Desafiar o impossível para você conquistar o seu lugar no mundo.

Para isso organizamos 8 princípios que nos guiaram nessa jornada de 365 dias, e continuarão nos guiando nas próximas também:

Foto dos valores e missão de uma empresa | Cultura da Tenda | Jeito Tenda de Ser | Blog da Tenda

Cliente
Temos a conquista de nossos clientes como o nosso maior orgulho.

Gente
Valorizamos e reconhecemos os talentos que partilham da nossa cultura.

Audácia
Somos ambiciosos nos nossos sonhos e corajosos para persegui-los.

Eficiência
Somos obcecados por eficiência e baixo custo, que nos tornam acessíveis.

Inovação
Os desafiamos a fazer diferente para alcançar o que parece impossível.

Profundidade
Acreditamos que as decisões devem ser tomadas com embasamento.

Resiliência
Somos movidos por desafios e não jogamos a toalha.

Simplicidade
Valorizamos um jeito simples de ser e agir.

A partir de nosso propósito e princípios, iniciamos uma série de ações para embarcar e engajar todo mundo nessa história. Muita coisa aconteceu desde o dia 13 de maio de 2021, onde, diante de uma pandemia, conseguimos reunir toda a nossa #gente para dar o pontapé em nosso Jeito Tenda de Ser. Quem participou  de nossa Tendástica Live, com certeza se lembra o ponto de partida dessa tão importante jornada:

Imagem de pessoas apresentando uma empresa | Jornada de 365 dias Tenda - Cultura da Tenda | Jeito Tenda de Ser | Blog da Tenda

Que orgulho! Nesses 365 dias, construímos juntos diversas iniciativas em meio a muitos desafios. Mas sabíamos que juntos desafiaríamos o impossível e alcançaríamos o inimaginável.

Fit Cultura no Processo Seletivo

No ano passado, fizemos uma pesquisa com algumas pessoas do nosso time de colaboradores. A partir daí, construímos um questionário para implantarmos a cultura com #profundidade no processo seletivo de nossa #gente.

Adequação no OnBoarding

Implantamos o Jeito Tenda de Ser no dia T, onde ocorre a integração dos novos colaboradores, explicando de forma assertiva e clara sobre a nossa Cultura, além da criação e implantação do jogo Jeito Tenda de Ser, onde os colaboradores aprendem sobre a nossas crenças, propósito e princípios de forma divertida e descontraída.

Comunicação Visual nos locais de trabalho

Vimos a necessidade de deixar a cultura viva e presente no nosso dia a dia, não apenas nos nossos programa e projetos, mas também no nosso ambiente de trabalho.

Tenda para Todo Mundo

Um programa de Responsabilidade Corporativa, com ações de Responsabilidade Social e Diversidade e Inclusão.

Workshop de Negócios

Conversas mensais entre as áreas e os gerentes. Momentos em que os colaboradores da regional, se reuniam com os Gerentes das áreas para conhecer melhor, tirar dúvidas e se aprofundar, ainda mais, na nossa cultura.

Lugar de Líder

Três dos nossos princípios foram estudados de agosto em diante (Cliente, Gente e Inovação), com o objetivo de que os líderes do ciclo corporativo e regionais entendessem a fundo sobre o nosso Jeito de Ser e, assim, estabelecer metas legítimas para a área.

Diálogo Jeito Tenda de Ser

Foram preparados materiais para os líderes do ciclo financeiro, sobre a nossa cultura, explicando cada princípio uma vez por mês, com o objetivo de entenderem com mais #profundidade sobre eles e aplicá-los em conversas com a sua equipe.

Medalhas EvoluTenda

Colaboradores que entregam resultados consistentes, alinhados aos nossos princípios nos provocam a evoluir. Pensando nisso, abrimos um espaço para reconhecimento no EvoluTenda, onde permite que a nossa #gente reconheça seus colegas de trabalho através de medalhas referente a um princípio.

Reconhecimento Sou+

Após aprenderem sobre um determinado princípio, os Agentes de Vendas e Viabilizadores, reconheceram seus colegas de trabalho e através de medalhas disponíveis no EvoluTenda, com o princípio do mês em questão.

Foto de um funcionário numa obra | Como é o dia a dia da Tenda | Jeito de Ser Tenda | Blog da Tenda

Nossa cultura vem ganhando tanta força e engajamento que já começou a se espalhar pela outra marca da Tenda, lançando iniciativas também com Alea ao longo desse último ano, como:

Atitude Alea

Reconhecimento trimestral que acontece durante o evento “Review do Ciclo”, envolvendo toda nossa #gente e com objetivo de valorizar as atitudes de maior impacto para a Alea, naquele trimestre, alinhadas aos nossos princípios da cultura.

OnBoarding Alea

Pensando na profundidade do day one e na entrada de novos colaboradores Alea, o time de Desenvolvimento Organizacional estruturou o material de onboarding dedicado, além de criar uma dinâmica de cards onde o colaborador passa por cada princípio cultivando sua relação com a cultura da empresa desde o primeiro dia.

Foto de duas moças trabalhando numa empresa | Como é trabalhar na Tenda | Jeito Tenda de Ser | Blog da Tenda

Ufa! Quanta coisa, né? Ver toda nossa #gente reconstruindo a história e fortalecendo nosso #JeitoTendadeSer diariamente por nossas obras, lojas e escritórios pelo Brasil é o que nos motiva e impulsiona a gente construir muito mais:

Depois dessa primeira temporada, contamos com você para fazer os próximos 365 dias ainda mais #inovadores e relevantes para a nossa história. Jeito Tenda de Ser. Nossa cultura. Nossa gente. Nosso Jeito.

Autor do Post | Tenda Blog
Escrito por:

Tenda

Quer um desconto de até R$ 55 mil para comprar seu apartamento?

Clique aqui

Seta Ballon down | Tenda.com
Tais subsídio | Tenda.com Ícone fechar | Botão fechar | Blog da Tenda| Tenda.com

Saia do aluguel e conquiste seu apartamento. Dê o primeiro passo agora mesmo.


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

(0) Comentários
Este artigo ainda não possui comentário. Seja o primeiro.