b9cd Quarto multifuncional: 5 dicas para fazer um cômodo versátil – Tenda



Cadastre-se e fique
por dentro das novidades.





Criar um quarto multifuncional é uma tarefa possível, basta apenas seguir algumas dicas e ter alguns cuidados. Saiba como! Quem mora em um apartamento pequeno sabe da importância de aproveitar todos os espaços possíveis para desfrutar melhor de todos os ambientes. Nesse sentido, planejar e criar um quarto multifuncional é uma excelente saída. Porém, sabemos … Continued

Criar um quarto multifuncional é uma tarefa possível, basta apenas seguir algumas dicas e ter alguns cuidados. Saiba como!

Quem mora em um apartamento pequeno sabe da importância de aproveitar todos os espaços possíveis para desfrutar melhor de todos os ambientes. Nesse sentido, planejar e criar um quarto multifuncional é uma excelente saída.

Porém, sabemos que para algumas pessoas essa tarefa não é nem um pouco fácil, principalmente quando não se tem um ponto de partida. Neste artigo, vamos ajudar você com essa missão! Descubra quais combinações podem ser feitas e confira 5 dicas de como tornar um cômodo versátil!

Vantagens dos cômodos multifuncionais

Contar com cômodos multifuncionais é uma excelente estratégia para quem precisa de vários ambientes na casa, mas não tem um espaço dedicado exclusivamente a cada um deles.

Dessa forma, você tem uma área determinada para cada tipo de atividade, mas sem precisar investir em um novo imóvel (mais amplo e com todos os cômodos necessários).

Combinações que podem ser feitas

No que diz respeito a um ambiente multifuncional, existem algumas combinações que podem ser feitas na divisão. Veja quais são elas.

Escritório e biblioteca

Nesse caso, planejar a mobília e a divisão dos ambientes é uma tarefa mais simples, visto que são duas temáticas que combinam bastante. Assim, você pode fazer uma parede inteira com estante para colocar os livros, incluir uma poltrona para leitura e usar o outro lado do cômodo para colocar a mesa e os demais itens do escritório.

Quarto de hóspedes e sala de TV

Utilizar um sofá-cama é uma excelente pedida para esse caso. Dessa forma, quando você receber visitas, basta transformá-lo em quarto. Nos outros dias, o cômodo será usado normalmente como sala de TV.

Quarto de hóspedes e escritório

Aqui, a combinação já fica um pouco mais complexa, já que são duas atividades totalmente distintas. Porém, o que você pode fazer é contar com um sofá-cama, mais uma vez.

Assim, quando não houver visitas, ele pode ser utilizado como um sofá, para os períodos de descanso do trabalho. Quando for o momento de receber os hóspedes, ele vira uma cama.

Você pode planejar a decoração de forma que esses dois ambientes fiquem bem separados no cômodo. Nesse caso, usar cores diferentes nas paredes (mas que harmonizem entre si) ou uma estante vazada (dependendo do espaço disponível) são duas ótimas alternativas.

5 dicas para fazer um quarto multifuncional

Afinal, como criar e transformar um cômodo comum em um quarto multifuncional? A seguir, listamos 5 dicas que vão ajudar você com esse objetivo.

1. Escolha a iluminação com cuidado

Quando pensamos em um quarto, a primeira característica da iluminação que vem à mente é que ela deve bem aconchegante. Entretanto, se o cômodo for multifuncional, o cenário muda um pouco.

No caso de ter uma área de leitura, trabalho ou estudos, por exemplo, é preciso contar com uma iluminação direta e clara, focada em ajudar a manter a atenção e o estado de alerta.

Já na área em que as pessoas vão dormir, você pode colocar abajures com lâmpadas amarelas, que são mais relaxantes, e ainda ajudam a melhorar a decoração.

2. Utilize cortinas e persianas

Quanto mais você puder contar com a iluminação e ventilação natural, melhor. Isso ajuda a tornar o ambiente mais claro — o que é essencial quando atividade de trabalho ou estudos são realizadas — e a economizar na conta de luz no final do mês.

Contudo, utilizar cortinas ou persianas também é essencial, já que elas ajudam a controlar a entrada de vento e de luz. Considerando que o cômodo pode ser utilizado como quarto para as visitas, isso é ainda mais importante para trazer aconchego para o ambiente.

3. Priorize o uso de um sofá-cama

Você viu no tópico anterior como um sofá-cama é bem versátil e pode contribuir para compor o seu quarto multifuncional, certo? Portanto, na hora de planejar a decoração e a mobília do ambiente, dê prioridade a esse item sempre que possível.

Atualmente, há diversos modelos bonitos e sofisticados, o que ajuda bastante no quesito funcionalidade, mas que também não deixa a desejar no design e no seu objetivo com a decoração.

4. Utilize roupas de cama bonitas e aconchegantes

No dia a dia, você pode deixar o sofá-cama coberto com uma capa específica ou algum tecido, a fim de evitar que ele fique empoeirado. Porém, quando as visitas chegarem, é provável que você queira que elas se sintam bem recebidas e confortáveis, concorda?

Então, nesses casos, é importante que você invista em roupas de cama de qualidade. Escolha lençóis, fronhas e colchas que sejam de um tecido bom e aconchegante.

5. Invista em móveis multifuncionais

Ao utilizar uma mobília multifuncional, você consegue direcionar o ambiente para a realização de diversas atividades. Além do sofá-cama, muito recomendado, há várias opções para você investir. Entre elas:

  • mesas retráteis;
  • pufes que podem ser utilizados como assentos, mas que também servem como baú;
  • cômodas com gavetas em vez de guarda-roupas (ocupam menos espaço e também podem ser usadas para manter os documentos);
  • prateleiras, que ajudam a decorar, mas também podem servir para aumentar o espaço de armazenamento ou como suporte para livros;
  • cama box com baú (o espaço interno do box pode servir para guardar itens que não são utilizados com frequência).

A importância em escolher os móveis multifuncionais

Como você pôde ver, a utilização de móveis multifuncionais ajuda bastante na criação de um cômodo versátil, já que eles servem para diversos fins. Devido a isso, é muito importante que você pense na funcionalidade antes de fazer as suas escolhas.

Sempre avalie de que forma o móvel pode ser utilizado e como isso contribui para o espaço que você deseja criar. Caso precise, conte com a ajuda de um profissional para desenvolver os móveis planejados. Assim, eles serão feitos especialmente para as suas necessidades.

Um quarto multifuncional é uma ótima pedida para quem quer aproveitar o máximo possível do seu imóvel, tornando todos os ambientes úteis, e otimizar espaços em casa.

Gostou deste artigo? Então, que tal compartilhar o conteúdo em suas redes sociais? Deixe que a sua rede de amigos também saiba como tornar um cômodo em um ambiente mais versátil!

;



Todos os direitos reservados Tenda 2019
CPNJ: 09.625.762/0001-58

0